Antonia

Antonia Maria Peters

Resenhas - Antonia: Uma sinfonia

Sâmara 05/04/2021

Willy Wolters tinha um sonho: ser maestrina. Mas em 1926 as mulheres não podiam exercer essa profissão, muito menos ser musicista. Apesar de ter dois empregos, todo seu salário era entregue nas mãos de sua mãe. Willy era holandesa, mas vivia nos Estados Unidos há anos, e nunca soube a razão para ter saído de sua terra natal.

Quando descobre o real motivo para essa súbita mudança, Willy se descobre Antonia e vai atrás do seu passado e de seu sonho. Uma história real, que transcende o tempo e nos provoca admiração e respeito por essa mulher.

Esse livro conta a história de Antonia ao longo da década de 20 e 30, mas ao mesmo tempo consegue ser muito atual. Naquela época, ela teve que conviver com o machismo e o preconceito por querer uma profissão onde apenas os homens se destacavam. Isso não é diferente de hoje em dia, o que nos provoca uma reflexão, já que várias mulheres sofrem com isso diariamente, sendo julgadas de incompetentes.

Apesar do livro trazer um romance e girar em torno disso em grande parte, não gostei da figura do Frank (o grande amor da Antonia). Ele muitas vezes procurou manipular o rumo da história da maestrina, fazendo com que ela desistisse de todas formas de seu sonho. Ele se tornou uma figura egocêntrica, que não enxergava o melhor pra ela e sim para si.

Fiquei em choque quando vi que ela nunca conseguiu ser a regente titular de nenhuma orquestra, por mais que ela houvesse sido a pioneira, a Academia nunca admitiu isso para uma mulher. Em 2008 e 2017 saíram listas com os melhores regentes de todos os tempos, e nenhuma mulher compôs a lista.

O livro traz pontos de vista alternados, não só entre a Antonia e o Frank, mas também do Robin. Podemos conhecer mais de cada um, assim como seus medos e dores. Achei incrível os personagens secundários terem grande importância na trama.

A obra é recheada de fatos históricos! Mostrando a ascensão de Hitler na Alemanha, a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, e a grande crise provocada.

saraffranco 27/11/2022

As pessoas deveriam escrever mais biografias como histórias narradas, a funcionalidade é ainda maior e não creio que a confiabilidade seja reduzida.
Acompanhar os passos de Antonia Brico em seu sonho de se tornar maestrina, em uma sociedade absolutamente machista, nos leva a refletir sobre o quanto devemos as mulheres pioneiras que muitas vezes sequer são lembradas pela história. Em uma narrativa singela vemos a jovem Antonia descobrir sua história junto conosco e desbravar um novo universo, que também acaba de se abrir para nós.

Aline 17/10/2021

Gostei muito
Linda história de superação, garra, comprometimento! Derrubando as barreiras do menosprezo às mulheres e também da pobreza.

Ju!Reis. 09/09/2023

Sou uma heroina ?talvez ninguem ache isso.so eu mesma ...as vezes isso é o bastante.
Um livro que eu julguei pela capa mas que com certeza foi uma boa leitura.foi muito bomm
a escrita é muito fluida e gostei que foi com mais de um ponto de vista da historia.Teve um mini plot que eu surtei demais.o final foi fofo mesmo eu estando esperando por outra coisa (sofro).Mas a historia é muito boa e fica mais interessante quando vc sabe que é uma coisa veridica,mas esse tambem é um fator que entristece porque significa que naqueles tempos a mulher realmente nao tinha voz e que suas atitudes de revoluçao nao eram levadas a serio.

Conceicao.Sanchez 03/03/2022

Antonia - uma sinfonia é uma história maravilhosa sobre auto-estima, coragem, amor. O livro é uma biografia romanceada da holandesa Antonia Brico, uma das primeiras mulheres regentes de orquestra da história, sendo a primeira a reger a Filarmônica de Berlim e a Filarmônica de Nova Iorque. Um livro musical, com uma mulher empoderada e à frente do seu tempo.⁣

Lu Oliveira 09/08/2021

Recomendo!
"Uma leitura viciante. Durante toda leitura fiquei completamente absorvida pela vida de Antônia e sobre conseguiu realizar seus sonhos. Personagens cativantes e um enredo com base nos sonhos e na música, mas que também tem como fundo o cenário pós guerra e as dificuldades de ser mulher naquele momento. Super recomendo a leitura."

Malu | @dicas_de_malu 22/08/2021

Antes de ler esse livro, eu nunca tinha ouvido falar sobre Antonia Brico. Mas logo nas primeiras páginas eu fui conquistada por sua história e, principalmente, por ver o quanto o sonho dela era um desafio na sociedade da época. Mesmo com elementos ficcionais ao longo da trama, o preconceito e os obstáculos enfrentados por ela foram reais e isso fez com que eu me apegasse a ela rapidamente.

Além disso, a escrita da autora é muito envolvente e prendeu minha atenção desde o início. Ela também escreveu o roteiro do filme sobre Antonia e achei interessante como em vários momentos do livro eu me sentia realmente assistindo a um filme. Isso contribui para deixar a leitura mais fluida, e eu realmente nem sentia as páginas passando.

Mas o que mais gostei mesmo foi a forma como a autora aborda o machismo da época e todos os obstáculos enfrentados pelas mulheres. Ao acompanharmos tudo que Antonia precisou enfrentar para realizar seu sonho, é impossível não se revoltar e, ao mesmo tempo, refletir sobre o quanto esse assunto, infelizmente, ainda é atual.

Minha única ressalva é que, em alguns momentos, senti que a autora exagerou um pouco no lado ficcional da trama. Algumas cenas ficaram um pouco hollywoodianas demais e por isso, não convenceram muito. Porém, eu já estava tão envolvida com a história da Antonia que isso não chegou a prejudicar meu envolvimento com a leitura.

De um modo geral, Antonia: Uma sinfonia foi uma leitura apaixonante e emocionante. Mesmo com muitos elementos ficcionais na trama, a essência do livro é a história real de uma mulher que precisou desafiar a sociedade e todos os obstáculos impostos pelos homens para alcançar seus sonhos. Me comovi com o amor de Antonia pela música, mas principalmente por pensar em quantas mulheres ainda escutam que não podem fazer algo pelo simples fato de serem mulheres. Mas, assim como Antonia, não podemos desistir. Lugar de mulher é onde ela quiser.

site: https://www.instagram.com/p/CO3pYgSDa10/

JaniAli 21/05/2024

Ótima opção de leitura
Perfeito para quem gosta de um romance mas que não seja somente romance .Antônia é um livro muito rico ,com ênfase na música , superação
Baseado em fatos reais o que deixa tudo mãos especial.

Renata 01/03/2021

é um livro viciante! (mas não sei se é marcante)
comecei esse livro despretensiosamente, sem grandes expectativas, pois (confesso) tenho um certo preconceito com livros que têm imagens de suas adaptações para filme estampadas nas capas.

e depois que comecei a ler não consegui mais parar: admito que esse livro é bem viciante. mas, apesar de ser viciante, não sei se é uma obra exatamente inesquecível, porque ainda que a trajetória de antonia (personagem principal que dá nome ao livro) seja forte, a história contada no livro me pareceu um pouco... cinematográfica demais.

[não que isso tenha tornado o livro ruim. longe disso. a escrita é muito dinâmica, realmente prende e instiga a ler capítulo após capítulo avidamente pra descobrir o que vai acontecer com a 'mocinha'.]

isso porque a autora (maria peters) é uma cineasta, e a história de antonia brico foi inicialmente o roteiro de um filme (que foi escrito e dirigido pela autora), e só depois transformado em livro. talvez por isso muitos dos diálogos e cenas pareceram mais "coisa de filme" e menos "real": muitas frases de efeito, arroubos e entradas e saídas de cena impactantes, mas nem por isso a história tenha sido ruim.

antonia brico realmente existiu. no entanto, esse livro não é uma biografia fiel, mas um romance baseado na vida dela. isso não é um defeito, entretanto (na minha opinião): o livro é bem sucedido ao conseguir emocionar nos guiando através da trajetória de luta e superação de antonia, saindo da pobreza e anonimato e se tornando uma das primeiras maestrinas da história.

talvez as mulheres se comovam mais com a história (eu mesma me emocionei em alguns trechos), pois é impossível não se identificar, nem que seja um pouquinho, com as dificuldades que antonia enfrentou em sua vida simplesmente por ser mulher. se hoje em dia ainda é difícil ser mulher em algumas situações, imagine em 1926, quando havia ainda tantas outras barreiras a serem rompidas. traz certo regozijo ler cada pequena vitória que antonia conquistou naquele meio tão dominado pelos homens.

o livro é contado sob a perspectiva de três personagens: antonia, frank e robin, e vemos a história se desenrolar ao longo dos anos sob a visão deles três.

é um livro curto, rapidamente devorável e um ótimo entretenimento.

Aline.Macedo 24/06/2023

Antônia, exemplo de perseverança em seu sonho
Wow, que livro maravilhoso! Sem dúvidas um dos melhores que já li.
Retrata de maneira fabulosa a vida de uma mulher extraordinária que lutou muito pelos seus ideais, pelo que acreditava e que não desistiu perante às adversidades.
Certamente, mesmo depois de quase 100 anos, nós mulheres ainda temos que enfrentar desafios semelhantes aos dela para demonstrarmos que o gênero não define talento.
Muito a frente de seu tempo, nos demonstra nessa história maravilhosa que a vida nos desvia de nossos sonhos, mas temos que nos manter fortes em nossas convicções a fim de conquistar aquilo que almejamos.

Tercya 28/09/2023

Linda história, leve e cativante. Esperava um pouco mais do final, mas apesar disso dei 5 estrelas porque foi muito bem desenvolvida.

jdam295 22/03/2024

Gente que livro incrível. Tenho que dizer a protagonista é uma das melhores de longe e depois de saber que ela existiu de verdade me deixou mais feliz. No mais a história é coesa e anda muito bem. É uma leitura muito proveitosa e também ampli
a os conhecimentos culturais. Eu realmente n sabia quase nada sobre orquestra e afins e esse livro me trouxe uma nova perspectiva sobre essa temática.

Jessica 19/08/2021

Apaixonada por música, Willy sempre sonhou em ser maestrina, porém uma mulher alçar um cargo tão elevado na sociedade de 1926 era praticamente impossível devido ao machismo. Ninguém aceita que haja uma mulher que reja uma orquestra, apenas querem homens nessa posição.

Antonia Brico foi a primeira mulher a conduzir as maiores orquestras do mundo e falar sobre uma mulher lutando para ter seu destaque me deixou curiosa para conhecer a história.

Ver mulheres sendo tão julgadas por apenas serem mulheres é algo extremamente difícil, então já se preparem para torcer por Antonia que é determinada e vai atrás de seu objetivo encarando todas as barreiras e dificuldades, e ter raiva de algumas atitudes de outros personagens.

Vale a pena para conhecer e se inspirar com a força de uma mulher que não desistiu de seu sonho.

*Resenha completa no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CSKQLnjr0OK/

Luana 09/09/2023

História inspiradora
Precisamos de conhecer cada vez mais histórias de mulheres tão fortes, inspiradoras e pioneiras, como forma de nos mantermos firmes na luta pela igualdade.