Orgulho e Preconceito (eBook)

Orgulho e Preconceito (eBook) Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Tai 08/05/2024

Orgulho e Proconceito
Conheci esse livro quando eu era criança através dos meus irmãos mais velhos, que eram apaixonados por esse clássico. Primeiro vi o filme de 2005 e agora finalmente estou lendo o livro e me encantando por ele.
Orgulho e preconceito como o próprio nome já diz se trata de como pessoas podem ser orgulhosas, ter preconceitos e trabalha também a mudança e construção de opinião. Acompanhamos a família Bennet, mais especificamente as irmãs mais velhas Jane e Elizabeth vivendo a sociedade e relações da época, como apresentação a sociedade, casamento, etc.
No começo do livro eu estava levemente perdida pela questão da tradução, o tipo de linguagem da época mas fui me acostumando. Eu amei fazer essa leitura e conhecer mais detalhes desse clássico.
Gostei muito da personalidade apocalíptica da Elizabeth e do Darcy. Me encantei por Jane e senti irca da mãe delas e da Lydia. Fiquei com mais irca das irmãs de Bingley e do Mr. Wickhan, o maior oportunista da história. Não preciso nem dizer o quão patético é o Mr Collins.
*** spoilers***
Fiquei surpresa por descobrir como o casamento entre a mãe e o pai Bennet era ?infeliz? da perspectiva do pai. No filme não ficou tão explícito quanto no livro onde o trecho diz algo como ? eles se casaram e ele percebeu que ela era sem profundidade ? em tradução livre.
Também senti muito mais ranço de Darcy, porque quando ele admite para Elizabeth que ele separou Jane e Bingley e não demonstra nenhum remorso eu senti a mesma fúria que ela sentiria. Também gostei da forma como foi construindo toda a quebra de orgulho dela quando ela descobre os verdadeiros fatos e recebe a ajuda dele na situação da irmã. Amei como ele se torna ao longo do livro outra pessoa, menos preconceituoso com a família Bennet, mais sociável e amável a medida que compreendemos que ele se apaixonou por ela. Fico querendo ler mais sobre os dois.

Não vou dar mais muitos detalhes com spoiler, porque a leitura vale muito a pena se você gosta de romance. Recomendo para todos que gosta de ler. Nota 5/5 e favorito da vida !

Sarah 07/02/2021

Ótima obra
Eu finalmente li o livro depois de ter visto o filme várias vezes. A história me prendeu em vários momentos, mas não aproveitei tanto a história por causa da edição, havia tantos erros de português que... Mas mesmo assim, se você ama o filme, precisa ler o livro!!

Angela 01/09/2021

É um romance que se passa no século XIX, período que as famílias apresentavam suas em festas para arrumar um bom casamento. Elizabeth Bennet conhece um cavalheiro com situação financeira bem elevada, porém muito orgulhoso.