A brecha

A brecha Arquimino dos Santos...

Resenhas - A brecha

lisboa 10/08/2022

realmente não estava esperando por isso, quando a história começou achei tão bobinha que nem dei valor mas esse livro é uma surpresa incrível.
os autores fazem você viajar por diferentes culturas sem sair de casa. as opiniões das pessoas sobre o fred mudando ao longo do livro é incrível, ele tentando explicar que não sabia de nada enquanto era massacrado e mesmo assim não desistiu de tentar se aproximar das pessoas.
a descrição dos quilombolas é simplesmente perfeita e durante a leitura me senti entre os eucaliptos, o barro e toda a alegria que é transmitida.
é um livro curtinho, muito gostosinho de ler e que te faz refletir sobre terras roubadas, racismo, escravidão e principalmente intolerância religiosa (o final é perfeito)
por mais que seja um livro "didático" acho uma baita leitura e recomendo demais

Alencar Lima 06/10/2023

A brecha
Que leitura incrível! Na primeira página, já me interessei muito pelo livro (algo raro de acontecer). A cada palavra que eu lia, sentia mais vontade de continuar a leitura sem parar. O livro foi muito bem escrito, a ponto de parecer que eu estava no cantinho da cena, observando tudo. A narrativa é muito imersiva.

A história em si é leve, mas ainda assim transmite uma importante lição sobre o racismo estrutural e a falta de interesse das pessoas em relação ao nosso passado de escravidão. Além disso, foi super divertido acompanhar a amizade de Fred e Viriato, assim como o romance de Viriato com Carolina. Enfim, tudo estava perfeitamente escrito e o final foi excelente.

karol.1 09/03/2024

Eu amei a construção da história e da amizade dos meninos e os acontecimentos o livro é simplesmente perfeito !! Há tantas críticas sociais além de ser um livro que te faz repensar sobre muita coisa MARAVILHOSO

bebela10 22/05/2023

É um livro muito bom e super fácil de ler. Achei incrível como eles expressaram a cultura quilombola e não só isso como também apontaram sobre a escravidão, racismo, crenças e muitas coisas bem interessantes. É uma pena um livro tão bom não ter o reconhecimento que merece.

laura3105 05/11/2023

Aprendizado
Traz uma boa crítica a diversos assuntos, e dentre eles o principal sendo a desigualdade.
sinto q consegui aprender bem sobre a cultura graças a esse livro, a única coisa que me incomodou levemente é como o final foi descrito de forma estendida, porém gostei da história mesmo assim.