Oito Detetives

Oito Detetives Alex Pavesi

Resenhas - Oito Detetives

Rafa 15/04/2021

Existem regras para mistérios em que há um assassinato. O matemático Grant McAllister resolveu esse raciocínio para escrever sete histórias de detetive. Vivendo recluso numa remota ilha do Mediterrâneo, ele é descoberto por Julia Hart que quer republicar o livro de Grant, mas nota muitos pontos inconsistentes. Aos olhos de uma profissional, parecem pistas de crimes reais... Ela decide investigar. Em uma batalha intelectual com um adversário perigosamente inteligente, Júlia percebe que há um mistério maior por trás do livro... Grant deixou as pistas para conectar seu livro a um assassinato da vida real? Toda investigação parte de evidências. Mas, e se elas fossem disfarces de algo mais grave?

SENSACIONAL!!! É assim que eu defino o que Oito Detetives foi pra mim quando eu terminei a leitura!!!! Fiquei de queixo caído com a engenhosidade com que esse livro foi construído!! Com toda certeza virou um livro favoritado!!

Preciso falar que nem todo mundo vai gostar da mecânica do livro. Um de cada vez, os sete contos são apresentados, seguidos da dicussão sobre eles em que Grant apresenta suas teorias e Julia as inconsistências que ela encontrou na história. É uma dinâmica repetitiva que pode incomodar e cansar algumas pessoas. Mas não aconteceu isso comigo. Eu gostei, por conta de serem bons contos e porque fui instigado a encontrar as pistas de cada conto que resolveriam o mistério.

Mas se você se incomodar, eu te peço paciência porque o final vai compensar toda essa repetição estrutural. QUE FINAL FANTÁSTICO!! Fui arrebatado com cada reviravolta ali presente. O livro vira um thriller simples de qualidade altíssima!! Não imaginei praticamente nada do que aconteceu nesse final. E a história toda ficou excepcional!! Amei ter sido enganado!!!

A construção de dois personagens muito inteligentes ajudou bastante na proposta que o autor criou. Toda essa inteligência fica evidente na parte final. Não subestime nenhum dos dois!!!

É óbvio que vou recomendar a leitura de Oito Detetives e torço muito que você tenha os mesmos sentimentos que eu tive quando li. Que ele seja pra você, o que foi pra mim!!
Kawany33 05/01/2022minha estante
Alguém sabe a classificação?

Silvana 09/01/2022minha estante
Concordo com tudo que foi escrito! O final foi surpreendente!

Mirian.Lima 02/03/2022minha estante
Meu ponto de referência para indicação de leitura. Obrigada pela resenha.

Bárbara 22/03/2021

Surpreendente e genial
Começo o post dizendo que este é um livro em que, tenho certeza, você não imagina o rumo da história, e duvido prever o plot que ele traz nas páginas finais. Um verdadeiro quebra-cabeças, em que cada detalhe é de fundamental importância.

Para haver um assassinato, quais seriam os ingredientes fundamentais que vêm logo à sua mente? Ao menos uma vítima, um suspeito e, em todo bom suspense policial, um detetive para conectar os pontos e descobrir tudo! Para Grant McAllister, tudo é uma questão matemática, como uma fórmula. Para respaldar sua teoria, escreveu um livro chamado Assassinatos brancos, abarcando 7 contos. Seu livro, entretanto, acabou não fazendo muito sucesso, e ficou meio invisível no mercado editorial. Até que Julia Hart, uma editora, entra em contato com ele, querendo fazer uma reedição da obra.

Ao fazer a leitura do livro, Júlia encontra algumas inconsistências em cada um dos contos, que fazem uma ponte com um assassinato real, ocorrido há décadas, e que não foi desvendado. São algumas evidências - meio que jogadas nos contos - que remetem ao Assassinato branco (até mesmo o nome do livro faz menção direta àquele crime). Então, ela decide encontrar pessoalmente o autor - que agora vive recluso numa ilha do Mediterrâneo - para checar e verificar suas suspeitas.

Ao longo da trama, o livro se alterna de forma muito inteligente entre cada conto do autor e o embate intelectual da editora com ele. É como se o leitor acompanhasse cada conto juntamente com Júlia, que vai observando suas suspeitas serem confirmadas. De alguma forma, tudo leva a crer que Grant está envolvido naquele crime real. Ela vai fazer de tudo para descobrir a verdade, seguindo a fórmula que o próprio autor criou, tornando-se uma detetive. Mas, como toda boa clássica história policial, nem tudo é o que parece, e pode mudar num piscar de olhos.

Se você gosta dos livros de mistérios a serem resolvidos, este livro é pra você. Um enredo moderno, original e diferente de tudo. Um livro dentro de outro, e que, ao juntar os pontos e detalhes... é bem surpreendente!

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Talita 15/05/2021

"? Porque teorias nunca são fatos. E cada uma deve ser confirmada por várias provas."?
Grant McAllister é autor de ficção policial e matemático, e para ele um bom mistério de assassinato precisa de apenas três elementos: uma vítima, um suspeito e um detetive. ?
Autor de apenas um livro, atualmente vive em uma ilha completamente sozinho, até receber uma proposta de relançar seu livro, onde a editora Júlia Hart passa os dias com ele, lendo e destrinchado os mistérios, conto por conto, até que começa a perceber as inconsistências e também as coincidências a um assassinato que ocorreu há mais de 30 anos? ?
"? É isso que diferencia um romance de assassinato de qualquer outra história com uma surpresa no final. As possibilidades são apresentadas para o leitor desde o início. O final apenas recua e aponta para cada uma delas."?
Bom,  primeiro preciso confessar o quanto essa história despertou meu interesse em ler outros livros do gênero, mesmo que em alguns momentos tenha ficado incomodada com alguns dos contos.?
Oito detetives é uma história totalmente intrigante e diferente de tudo que eu já li, além do mistério envolvendo Júlia e Grant, também lemos os sete contos do livro de Grant  "Os assassinatos brancos", e com Júlia, vamos descobrindo as inconsistências em todos eles, pontos que Grant supostamente colocou, apenas para nos confundir. ?
E falar de um livro dentro de outro livro pode até parecer confuso, mas preciso dizer que em nenhum momento fica, a escrita de Alex Pavesi é fluída, além de ter me deixado intrigado pelo mistério central.?
Julia e Grant são personagens inteligentíssimos e a cada conto lido, ficava extremamente ansiosa para ler os diálogos onde eles debatiam as histórias. ?
"? É uma questão de lógica simples. Se houver apenas dois suspeitos, os dois sabem quem é o assassino. Isso deixa de ser verdade quando há três ou mais; nesse caso, apenas o assassino é capaz de ter certeza. Mas, com dois suspeitos, o inocente pode resolver o mistério através de um simples processo de eliminação: 'Eu sei que não sou o culpado, então o outro suspeito deve ser.' E aí apenas o leitor é quem não sabe a verdade."?

Enfim, uma ótima dica para quem ama um bom romance policial, com um final inesperado.

flávia 06/09/2022

adorei!
gente, que plot foi esse? CHOCADISSÍMA! como uma fã desse gênero, adorei o livro e a leitura foi bem tranquila. gostei de cada capítulo ter uma história diferente que leva ao plot no final, que foi sensacional. enfim, indico! ótima leitura

Fer Oliveira 18/04/2021

Oito detetives em @prologosdafer
Julia recupera um exemplar antigo de um livro com algumas histórias de assassinatos. Decidida a reeditar o livro ela vai em busca do autor. Ele se encontra em uma ilha remota, vivendo isolado e sozinho.

O livro intercala os capítulos do presente com Julia e o autor, Grant McAllister e os capítulos do livro, Assassinatos Brancos. Julia é muito perpiscaz e encontra algumas inconsistências nas histórias e algumas semelhanças com um assassinato real de uma mulher. Será que você é um bom detetive?

8 detetives foi indicado para amantes da Agatha Christie e Sherlock Holmes e isso me deixou com a expectativa lá em cima, mas fiquei muito frustrada no fim. Esperava muito mais ação, principalmente na parte da Julia e Grant. A sinopse nos diz que há pistas de um assassinato nas histórias presentes no livro de Grant McAllister, mas elas são muito sutis. Você só consegue identifica-las por que a Julia explicita para nos quais são.

Julia é uma personagem muito inteligente e você só percebe isso ao final do livro, mas no decorrer do mesmo você só a acha chata e desinteressante. Grant promete ser um antagonista, mas fica só na promessa. Como eu disse anteriormente, esperava ação e recebi marasmo regado a vinho e sol.
O mais interessante dessa história é o livro dentro do livro. O primeiro capítulo é surpreendente e você fica imaginando que seria digno de um autor de romance policial real. São nas histórias do livro Assassinato Branco, o livro ficcional do livro, que você encontra o que se espera de histórias de detetive.

Assassinatos Brancos foi escrito como uma forma de demonstrar que todo romance policial pode seguir um padrão e que possui diversas possibilidades dentro disso para que uma história seja completa. Então, nas conversas entre Julia e Grant possui muitas explicações matemáticas que eu simplesmente não entendi, ?fiquei boiando?. Mais uma vez esperava ação e recebi explicações matemáticas que não faziam o menor sentido para mim.

Ao final do livro temos uma revelação tanto por parte da Julia como por parte do Grant. Por fim, o livro é ruim? Não. Então o livro é bom? Também não. Ele fica ali no meio termo por que podemos extrair partes bem interessantes dele. Mas como fã da Agatha Christie (inclusive uma das histórias foi inspirada nela) fiquei ligeiramente decepcionada.

Mas acredito que foi uma boa experiência a leitura desse livro e isso gerou um debate muito bom com o clube fer avellar.

site: https://www.instagram.com/p/CN5uRiMDLwZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Evy 27/03/2021

O matemático Grant McAllister escreveu sete histórias de detetive utilizando regras e teorias matemáticas, calculando as diferentes possibilidades de uma história de mistério e assassinato. Intitulou essas histórias de "Assassinatos Brancos" e por mais de 20 anos elas pareceram perfeitas e intactas aos olhos de todos. No entanto, uma editora esperta e ambiciosa, Júlia Hart decide que quer republicar o livro do autor, mas ao ler as histórias começa a notar coincidências que lembram muito um assassinato que aconteceu na vida real, muito próximo da data do primeiro lançamento do livro.

Conforme ela vai lendo as histórias e as discutindo com Grant, nós leitores também temos acesso ao essencial de cada uma delas o que torna a leitura extremamente empolgante, pois cada um dos casos é cheio de mistérios e reviravoltas e não tem como não querer saber como cada um deles se resolve e como cada um deles faz parte de um quebra cabeça ainda maior e mais sério. A sensação é que você tem vários livros dentro de um mesmo livro e você mergulha tanto em cada história que até se perde quando volta a original.

A narrativa do autor é bastante fluída e traz todos os ingredientes de um bom livro de investigação e assassinato: vítimas, suspeitos, detetives, crimes "perfeitos" e muito mistério e suspense. Os diálogos de Júlia e Grant são muito estimulantes, pois ambos se mostram extremamente inteligentes e disputam uma batalha intelectual que está além dos livros e suas histórias, mas na busca por encobrir ou encontrar um assassinato real.

Para todos aqueles que curtem uma boa história de investigação à lá Agatha Christie e Sherlock Holmes, esse livro é uma ótima pedida. Achei o enredo extremamente original e o desfecho é totalmente surpreendente. Apesar de todas as minhas teorias, que fui elaborando ao longo das histórias, não consegui chegar à conclusão final real.

Super recomendo a leitura!

Jamilli Farineli 31/05/2023

Que livro odioso

vários capítulos de história diferentes sem rumo nenhum, em poucas páginas com o mínimo de desenvolvimento possível, fora que o que acontece por fora desses contos (sem sentido) é mais chato do que assistir um coach falando por 12 horas. uns debates sem nexo nenhum, sem fundamento, história não anda, não dá nem pra saber a premissa e que o autor quis fazer. pra mim parece que ele tentou fazer várias coisas de uma vez, nenhuma ficou boa e colocou todos os manuscritos sem revisão num livro só pra vender.

Ket 08/03/2021

Romance de assassinato ou equação matemática?
Em Oito detetives vamos conhecer Grant McAllister que nos idos da década de 40 publicou um artigo contendo variáveis matemáticas capazes de explicar as estruturas dos romances de assassinato. Para provar suas teorias, algum tempo depois, McAllister escreveu também um pequeno livro chamado Os assassinatos brancos contendo 7 histórias curtas que exemplificavam o artigo. Misteriosamente, porém, logo depois do lançamento, o escritor se mudou para uma ilha no Mediterrâneo, abandonando tudo e todos.

20 anos depois, ao ser confrontado pela jovem editora Julia Hart (que quer republicar o trabalho dele), Grant parece confuso sobre o livro que escreveu o que deixa a moça muito intrigada. Isso, somado à detalhes estranhos que ela encontra dentro das histórias faz com que Julia perceba que existe alguma coisa que ele está escondendo. Para entender o todo, devemos, junto com ela, ler os 7 contos de Os assassinatos brancos para chegar à equação final.

Esse é um livro muito ágil e divertido de ler e que bebe (de forma proposital) na fonte da Golden Era do romance policial. Fica muito nítido, conforme lemos, o fato de que o autor adora Agatha Christie por exemplo e a usa como inspiração em suas histórias. Acho que é uma estrutura narrativa que vai agradar quem gosta desse estilo! Há também um ótimo elemento de ludibriação no livro. Sabemos que estamos sendo enganados, a questão e descobrir: por quem?

Um bom e curioso livro. Minha única ressalva foi o finalzinho corrido. Quando a revelação chega (e é muito boa), o autor se apressa e nos tira o prazer de passar mais tempo com as consequências. No mais, fiquei animada com esse autor, acho que ainda podemos esperar ótimas histórias vindas dele. Afinal, variáveis matemáticas não vão faltar!

Sâmara 08/04/2021

Grant McAllister escreveu 7 contos que fazem parte da coletânea Os assassinatos brancos. Livro este que foi fruto de uma pesquisa do matemático, para mostrar aos leitores os passos para se construir um livro de investigação.
? Anos após o lançamento, ele descobre que uma editora interessada em relançar o livro. Para isso mandaram Julia, a responsável pelos lançamentos. Mas Grant não esperava ser acusado de cometer assassinato na época de publicação da obra.
? A escrita do autor apesar de bastante atual, se assemelha muito à Agatha Christie e Conan Doyle. A facilidade que o Alex Pavesi tem de nos fazer desconfiar dos suspeitos errados é enorme. Me peguei mais de uma vez apostando errado e ao fim de cada trama fui surpreendida com a esperteza desse autor.
?? O livro alterna pontos de vista, temos a visão dos contos como eles foram publicados, e a entrevista da editora com o autor. São nessas cenas que a gente tem vários indícios do assassinato verdadeiro, supostamente cometido por Grant.
? Os contos são quase impossíveis, e capazes de criar quebra-cabeças com nossas mentes. Achei muito engenhoso do autor ter criado uma matemática básica para explicar os passos de se criar livros do gênero. Ele refuta obras que utilizam a dedução para desvendar os casos. Em Oito detetives, teremos a investigação e a observação da cena como pontos principais.
? A trama é viciante e desafiadora, nos leva a questionar tudo, e não nos deixa soltar o livro. Digo com todas as letras que temos um autor de suspense/investigação digno de um posto perto do grandes autores clássicos, a escrita dele é de uma genialidade sem tamanho.
? O final foi um pouco decepcionante, esperava um desfecho com um clímax dramático, marcado por mais um caso para ser solucionado, porém sem respostas. Mas o que eu encontrei foi um final previsível e insosso. Ademais, deixo frizado que esse final não anulou a minha experiência com o livro.
?? Um livro que mostra a ganância como fator de ruína do homem.

Gabrielle 29/10/2023

Premissa e plots excelentes
Fiquei na dúvida entre avaliar com 3,5 ou com 4 estrelas. A primeira opção me parecia pouco e a segunda muito. Fiquei com 3,5.
Vamos aos motivos...
O livro tem uma premissa MUITO boa e original. Vários plots no final. Logo, mercearia até mesmo 5 estrelas. Recomendo a leitura.

Mas, contudo, entretanto, todavia, a execução deixou a desejar. A história ficou cansativa. São 7 assassinatos. O autor colocou as histórias intercalando as mesmas com as conversas entre a Julia e o Grant. Ou seja, um conto de assassinato + comentários da Julia e do Grant sobre ele + outro conto de assassinato e assim por diante.

No final, temos muitas reviravoltas bombásticas e o final de cada conto sendo colocado novamente (quem ler, vai entender o porquê disso).
Uma observação: a história termina de maneira abrupta, coisa que eu odeio. Cabia mais dois ou três parágrafos, sei lá. Só sei que achei que o livro estivesse faltando pedaço quando terminei rsrs.

Admito que eu pulei as 2 últimas histórias dos "assassinatos brancos". Estava maçante, os contos têm partes bem macabras e pesadas e não gosto desse tipo de coisa. Prefiro sutileza e delicadeza pra narrar esse tipo de acontecimento, coisa que esse autor não tem.

Vale mencionar que adorei a referência ao livro "E Não Sobrou Nenhum", da Agatha Christie em um dos contos.

Acho que não dei mais estrelas porque pulei quase 100 páginas do livro (era isso ou largar e não me arrependo ????) e simplesmente não fez diferença no final. E isso não acontece em livros 4 ou 5 estrelas.

Portanto, premissa e plots excelentes, mas execução mais ou menos.
Nota 3,75, se fosse possível rs.

P.S.: Acho que é um livro que ainda vai se popularizar nas redes sociais jovens por aí... Tem potencial pra isso, apesar dos pontos que considerei problemáticos.

Alan (@coracaodeleitor) 20/05/2021

Olá literários!!!

Hoje iremos conversar sobre ?Oito detetives? lançado pela @faroeditorial que é um livro que vem conquistando muitas pessoas.

Aqui temos um enigma dentro de um enigma e o livro se passa na década de 60. Aqui conhecemos o escritos Grant McAllister. Ele escreveu nada menos que um artigo descrevendo todas as possibilidades matemáticas existentes dentro de um livro de assassinato.

E para exemplificar ele escreveu um livro contendo 7 histórias que mostravam suas teorias. Logo após o lançamento desse livro ele se muda para uma ilha no meio do nada.

Até que Júlia Hart, que trabalha em uma editora vai atrás de Grant, mais de 20 anos depois do lançamento do livro. Pois a editora quer relançar a obra.

Ao revisitar as histórias para ver se precisavam de alguma mudança, Júlia começa a notar pistas que talvez remetam a crimes reais. E ela terá que descobrir se de fato aquilo se relaciona com a realidade ou não.

Achei um livro muito divertido e rápido de ler. Pois você tem a história principal mas também tem as histórias recorrentes. Que Júlia lê e nota essas incoerências.

O livro é cheio de homenagens a clássicos de suspense e o autor não faz questão de esconder isso. Pois as referências ficam bem claras.

É um livro que nos desafia como leitores nos fazendo questionar sobre os personagens principais até as últimas páginas. E isso é uma coisa que particularmente eu amo. Fica aqui minha indicação de um ótimo suspense.

Manuscrito Literário 05/04/2021

Bem, começo dizendo que Oito Detetives é um livro de ficção científica e suspense em que observamos o embaralhar de sequências de fatos. Com o passar das páginas nos é mostrado histórias diferentes sobre assassinatos e uma conversa sobre as regras existentes para se forjar um bom mistério.

Neste livro temos dois personagens inteligentes: Grant McAllister e Julia Hart, escritor e editora, ambos são perspicazes quando o assunto é histórias meticulosas, possibilidades e ordens de acontecimentos. Grant é o criador de uma série de histórias de detetives, sete ao todo, que por trinta anos pareceram perfeitas para todos que a leram, menos para nossa editora Julia.

(...)

Oito Detetives inova na narrativa. Temos um capítulo para narrar um conto de assassinato e outro para podermos desbravar os pequenos detalhes e explicações do autor (Grant) tanto sobre a sua obra quanto sobre sua própria vida que pode ter haver com o mistério, e é isso que torna o livro de Alex Pavesi diferente, totalmente original.

Há apenas algumas falhas, no caso, para mim, a narrativa as vezes tornava-se previsível, porém entendo que dentro de Oito Detetives há sete histórias de assassinato que demonstram os requisitos e estruturas de um romance clássico de assassinato, ou seja, vai conter histórias que logo iremos entender e resolver o mistério, mas o lado bom de Oito Detetive é que não para só nisso, dentro dessa previsibilidade teremos trechos a serem destacados para a solução de um mistério final.

Sendo sincera, comigo o livro não funcionou muito bem, mas acredito que esse possa ser um livro para aqueles que querem certa inovação narrativa, um quebra-cabeça diferenciado ou que estejam começando a se inserir levemente a esse tipo de gênero.

Fica aqui a indicação de Oito Detetives, um livro com uma reviravolta final que pode deixar muitos satisfeitos e surpreendidos.

*Leia a resenha completa no blog Manuscrito Literário

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-368-oito-detetives-alex-pavesi-faroeditorial/

Jaque @blogmalucadoslivros 05/04/2021

OITO DETETIVES
Romances polícias sempre me chamam atenção mas Oito detetives é diferente do qualquer livro do gênero que eu já li e superou todas as minhas expectativas.

🔍A PREMISSA:
Para Grant McAllister – um professor de matemática e escritor de romances policiais –, todos livros do gênero seguem as mesmas regras, de forma que depois apenas consigam enganar o leitor. E usou essa teoria para escrever sete histórias de detetives.

Trinta anos depois Julia Hart, uma editora perspicaz decide publicar as histórias de Grant, que agora vive recluso em uma ilha. Mas conforme vai conhecendo as obras do autor, Julia encontra pontos que a fazem suspeitar que talvez essas histórias não sejam apenas de ficção e sim, pistas de crimes reais.

💭O QUE EU ACHEI:
Oito detetives é o livro de estréia de Alex Pavesi, que começou com chave de ouro. A trama traz uma narrativa que me prendeu do início ao fim, além de ser uma obra totalmente original e que traz os contos de Grant dentro da história (ou seja, um livro dentro do livro). O que torna tudo ainda eletrizante porque conforme fui lendo estes contos, eu também tentava descobrir as pistas que podiam estar bem ali na minha frente, assim como Julia.

Julia é uma personagem inteligente bate de frente com suas suspeitas afim de descobrir a verdade por trás de tudo. Já Grant é um personagem intrigante e misterioso que nos faz questionar tudo sobre ele.

Oito detetives é uma obra genial, uma trama repleta de mistério com um final bombástico e que nos faz criar várias teorias. Uma ótima leitura para fãs de mistério.

IG: @blogmalucadoslivros

site: https://www.instagram.com/p/CNTLEkIj1En/

Carlos.Magnun 25/09/2021

Oito Detetives
Gostei bastante do estilo do livro. Leitura muito gostosa de se fazer. Desfecho foi muito surpreendente!!!