Uma Estrela Vermelha

Uma Estrela Vermelha Alexander Bogdanov

Resenhas - Uma Estrela Vermelha

Luizgustavo 26/03/2021

Ótimo livro.
Um livro que me surpreendeu muito, uma utopia ficcional. Pra quem curte ficção científica é um prato cheio, o livro é dividido em 2 partes a estrela vermelha e o engenheiro meni. Toda a trama é muito boa do começo ao fim.
Alcione13 26/03/2021minha estante

Alcione13 26/03/2021minha estante
Obrigada pelo retorno.
Vou procurar

Ricardo.Barroso 23/03/2021

Um sci-fi interessante, que consegue unir também política
Escrito por um dos pensadores por trás da revolução comunista russa, é incrível como esse livro não é mais conhecido. Em termos de inventividade sci-fi, lembra bastante HG Wells, Asimov, Clarke e outros ocidentais, mas o objetivo aqui é defender uma visão política. Talvez até por isso o livro fica meio cansativo do meio pro fim, quando a parte marciana fica indistinguível do que seria a Terra da época da revolução russa. Essa edição conta ainda com uma história que deveria ser uma pequela e outra que seria uma sequência (mas não são bem isso). Tem também poemas escritos pelo autor, mas que pela tradução perdem muito uma possível beleza. Livro recomendado para amantes de ficção-científica e tb para os que querem entender o pensamento dos comunistas da época.

Fabio Di Pietro 10/05/2021

Razoável
A edição da Cartola traz não apensas o Livro "Estrela Vermelha", mas uma continuação "Engenheiro Menni" um outro pequeno conto cdo autor, alguns poemas e uma breve biografia do autor.
Capa, papel e diagramação não tenho do que reclamar, mas muitos erros passaram (letras faltantes ou erradas).
As duas histórias principais eu achei bem razoável. Não há uma ficção original, mas apenas panos de fundo para que o autor tentasse propagar suas ideias (e ainda de uma forma mais superficial).
O conto mais curto é o que eu mais gostei no livro (sobre a conquista da imortalidade humana e o enfado que isso traz).
Acho que vale a leitura se você quiser entrar um pouco na cabeça de alguém que quase tomou a frente dos bolcheviques no lugar de Lenin (cuidado para não se frustrar). Porém, buscava uma ficção científica, ainda que baseada nos ideiais socialistas.