O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson

Resenhas -

B.norte 26/01/2023

Recomendo muito!
É tanta coisa que não sei por onde começar...

O livro é cinco estrelas. Por ser o depoimento de alguém que viveu todos os horrores da segunda guerra, não tem como fazer críticas ao livro. Não cabe a mim e a ninguém fazer isso. Toda a história de Leon me impressionou, me deu aflição, me fez chorar.

Leon, ainda criança, sentiu na pele o preconceito, o medo, a fome, a violência...
Ele viu seu mundo desmoronar de diversas maneiras.
Apesar de tudo, sobreviveu e construiu sua vida nos EUA, uma vida linda, que ele mereceu!

Eu recomendo o livro para todos.
Leiam! É uma história tocante e que vale a pena conhecer.

Disponível no kindle unlimited.
Vanessa.Castilhos 26/01/2023minha estante
É uma história inesquecível!

Lari 29/06/2021

Emocionante
QUE LIVRO!
Um dos livros mais emocionantes que li. O autor viveu a segunda guerra mundial quando era, literalmente, uma criança.
Precisou amadurecer, crescer... para sobreviver.
Todas as histórias sobre o Holocaustos são extremamente comoventes, esse livro teve um final extremamente emocionante.
É comovente saber que naquela época de atrocidades existiam pessoas se arriscando para ajudar os judeus.
O livro vale muito a pena a leitura. Recomendo demais.

Sidvania.Moraes 06/10/2022

Enxergar o holocausto sob os olhos de uma criança, torna tudo bem mais sem sentido, incompreensível e cruel.

Jéssica 04/03/2022

Jamais esquecerei essa história
Esse é um livro que merece ser lido por todos.
Muito bem escrito, tanto jovens quanto adultos, vão ser tocados pela história.
E que história.

Terminei o livro com um misto de sentimentos: muita tristeza, claro, mas também muita esperança.
A história de Leon e sua família é emocionante.
Mesmo já sabendo dos muitos horrores sobre o holocausto, é impressionante como cada história nos mostra ainda mais horrores sobre este período.

Leon começa nos ambientando sobre como eram as coisas para os judeus onde morava quando criança, em Narewka - Polônia. Nunca foi algo fácil, pois apesar de os judeus estarem por lá há mais de mil anos, o preconceito era grande. Tudo piorava durante a Semana Santa (que antecede a Páscoa), onde até as crianças que brincavam com eles, os agrediam; uma vizinha o apedrejava se ele andasse em sua calçada, sofriam muitos preconceitos.
Não sabia como as coisas eram tão difíceis para eles.
Quando vem a segunda guerra mundial, Leon narra os tantos horrores que passou - ainda criança! - e também temos notícias de sua família.
Claro, também narra como Oskar Schindler entrou em suas vidas. Que ser humano foi Schindler!
Já o conhecia pelo filme de 1993, mas ao ver tudo que Leon narra, minha admiração por esse homem só aumentou.
"Não sou filósofo, mas acredito que Oskar Schindler define o que é o heroísmo. Ele prova que uma pessoa pode enfrentar o mal e fazer a diferença."
"Campbell disse que um herói é um ser humano comum que “faz a melhor coisa no pior momento”. Oskar Schindler personifica essa definição."

Também vemos que após o fim da guerra, os judeus continuaram sofrendo muito com o preconceito, com a violência, com o desdém de muitos.
"Seria esse o nosso futuro? Tínhamos sobrevivido à guerra, ao gueto e aos campos só para continuar vivendo com medo?"

Leon cita também um episódio que passou após sua ida para os Estados Unidos, onde finalmente pôde dar seguimento à sua vida. Que mesmo com um contexto bem diferente, percebeu que cometera o erro de achar que aquela discriminação só tinha sido sofrida pelos judeus durante a opressão nazista. Nos EUA havia a discriminação fortíssima contra os negros.

Enfim, indico muito a leitura desse livro.
CPF1964 07/03/2022minha estante
Jessica não sei qual é a sua profissão porém tenho certeza de algo.... Você tem sensibilidade e escreve muito bem. ????

CPF1964 07/03/2022minha estante
Vou passar na frente de outros. Quero ler.

Jéssica 08/03/2022minha estante
Muito obrigada, amigo Cássio! Ter certeza... Esse foi o maior dos elogios. Me sinto lisonjeada.

Jéssica 08/03/2022minha estante
Fico feliz que irá ler. Espero que tenha uma boa experiência, assim como tive.

CPF1964 08/03/2022minha estante
Amiga, Jessica. Feliz Dia das Mulheres. Que o seu dia seja especial.

Jéssica 08/03/2022minha estante
Muito obrigada! Um feliz dia à sua esposa também, e a todas as mulheres que te cercam. Que todas nós possamos ter mais respeito sempre.

CPF1964 08/03/2022minha estante
Obrigado, Jessica.

@stoppajoao 25/11/2021

Emocionante.
Em sua autobiografia, Leon Leyson relata sua vida antes, durante e depois da guerra, nos emocionando com sua força, que desde muito cedo fora aflorada, e que mesmo em meio a desolação e ao caos, nunca perdeu sua essência, sua benevolência, sua esperança de dias melhores. Mesmo que sua família não tenha saído completa de pandemônio da época, Leon nunca deixou de agradecer por estar vivo, jamais quis vingança. A resiliência fora parte de sua vida durante todo o seu percurso.

Leon, fora o mais jovem sobrevivente da lista de Schindler, e viveu para contar o sofrimento que passou naquela época, e  sobretudo, para falar o quão valioso fora Oskar Schindler, o homem que fora um pai e herói para mais de 1200 judeus, que sob sua proteção tiveram a liberdade anos depois para poder, enfim, seguirem suas vidas e realizarem seus sonhos.

?Sobrevivemos ao Holocausto graças ao enorme risco que Schindler assumiu, às propinas e aos tratados escuros que ele formou, para manter cada um de nós, seus operários judeus, a salvos das câmaras de gás de Auschwitz.?

Gi Gotardo 17/01/2022

Muito interessante o fato de um nazista ter salvado muitos judeus. Não sabia que isso tinha acontecido. Gostei bastante do livro, parece que o sobrevivente realmente está sentado na sua frente te contando a história.
kath.stolze 17/01/2022minha estante
schindler era nazista?

Gi Gotardo 18/01/2022minha estante
Pelo q conta no livro sim. Mas eu acho q ele se fazia de nazista pra n ser preso (ou algo do tipo) pelos outros alemães e no fundo n era

Adri Crivelaro 16/03/2022

Já li alguns livros de memórias de sobreviventes do holocausto, mas nenhum contato por quem, na época, era uma criança. É impactante ver como a vida dele mudou e como, apesar de tudo, ele lutou para sobreviver e ficar junto com a família.

Luiza.Borba 23/01/2022

Um dos relatos mais fortes que já li sobre a Segunda Guerra.
"Sendo uma criança judia naquela época, todos os dias eu lutava para viver. Não havia escolha. Sendo um nazista influente, Schindler teve escolha. Inúmeras vezes ele poderia ter nos abandonado, pegado sua fortuna e fugido."

Sobre se doar.
Sobre amor.
Sobre superação.
Evolução.
Altruísmo.
E Sobre tudo, nunca desistir.

Renato_Tuda 18/02/2023

O menino da lista de Schindler é um livro que se lê com dor no coração por tudo que os judeus viveram. Quem dera se houvesse mais pessoas como Oskar Schindler na época. Recomendo muito esta leitura.

Luciana 21/11/2021

Impactante
Em tempos de negação da História, este é um livro que comove com as memórias de um sobrevivente de uma das maiores atrocidades da humanidade, que encontrou salvação em quem não esperava.

Stefania Matinha 11/02/2022

Um herói entre vilões
A vida de uma criança e sua família, judeus aprisionados no início da segunda guerra mundial, narrada sobre o olhar ingênuo de uma criança, que se vê obrigada a amadurecer rápido em meio ao caos e todos os horrores do nazismo. A humilhação e a degradação por qual passaram, próximos de morrer de inanição, mas seu pai tinha o conhecimento necessário para chamar a atenção do homem certo.
O conhecimento e o destino colocaram Oskar Schindler em seu caminho. Um nazista diferente dos demais, que apesar de manter alguns negócios escusos, via os judeus como seres humanos. Era contra a política nazista de torturar, matar, exterminar e se colocou em risco por diversas vezes para proteger "seus judeus". Embora tenha feito fortuna neste período, foi capaz de gastar cada centavo para mantê-los a salvo.
Cada pequeno gesto nesta época sombria se tornava um ato de coragem e heroísmo.
"- Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro."
Mesmo com o fim da guerra e a derrota dos alemães, o sofrimento dos judeus não havia acabado. Boatos, medo, preconceito e violência ainda acompanhou aquele povo por muito tempo...

Eduardo 07/05/2022

Impossível largar...
Uma história comovente do sobrevivente mais jovem da lista de Schindler, que se passa no holocausto vivido na Europa durante a segunda guerra mundial.

Sou suspeito pra avaliar, mas cada livro traz uma dose de tristeza, angústia e certeza que o ser humano é um câncer. Um câncer em forma de homo sapiens.

Livro impecável, história muito comovente, ao mesmo tempo interessante, pois o impossível acontece: uma criança sobrevive a todas as atrocidades concernentes a uma guerra discriminatória.

Chega a parecer ficção se não fosse baseada em fatos reais.

Thais 14/08/2022

Um livro extremamente necessário. Tanto por ser um relato de mais uma família que sofreu os horrores do holocausto como por honrar um nome tão importante como o de Schindler. Admiro a força que Leon teve para contar sua história, e deixa-lá eternizada na forma desse livro.