Crônicas para jovens: de escrita e vida

Crônicas para jovens: de escrita e vida Clarice Lispector

Resenhas -

Leila 09/04/2022

Várias crônicas sobre o ato de escrever, textos curtos, de rápida leitura... Para quem é amante da escrita, vale tirar algumas horas para ler...

Nina 11/11/2022

Encantando-me cada vez mais por Clarice!
Algumas frases...

"Há um limite de se ser. Ja cheguei nesse limite."

"Voltando ao meu cansaço, estou cansada de tanta gente me achar simpática. Quero os que me acham antipática porque com esses eu tenho afinidade: tenho profunda antipatia por mim."

"A palavra é o meu domínio sobre o mundo."

"É como se o mundo estivesse à minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera."

"Este senso de aventura é o que me dá o que tenho de aproximação mais isenta e real em relação a viver."

"E vem a ideia que depois de morrer, não se vai ao paraiso, morrer é que é o paraiso."

"Me sinto fatal a despeito de mim."

"De agora em diante eu gostaria de me defender assim: é porque quero. E que isso bastasse."

"Com perdão da palavra, sou um mistério para mim."

"Arte não é pureza, é purificação, arte não é liberdade, é libertação."

"[...] esse grau é ainda mais liberdade: não ter medo de não ser compreendido."

"Mas aquele que tivesse completamente livre de soluções convencionais e utilitárias veria o mundo, ou melhor, teria o mundo de um modo como jamais artista nenhum o teve. Quer dizer, totalmente e na sua verdadeira realidade."

"Minha coragem, inteiramente possível, me amendronta."

Enfim, poderia deixar várias e várias né, Clarice me infinita.

Suyanee0 26/02/2023

Um pouco sobre Clarice
Se quer que eu seja direta, digo que esse livro é daqueles que todos os leitores e escritores devem ler. Com sua sutileza e sinceridade, Clarice Linspector trás um pouco de seus pensamentos sendo leitora e escritora. Seus desabafos, suas questões não resolvidas, seus problemas e o que acha de si mesma e de sua escrita.

Falando em sinceridade, é notável o quão íntimo o livro se torna. É uma leitura curta mas que trás muitos questionamentos da autora, e eu adoro isso, apenas diga o que pensa que já ganha meu coração.

Rápida leitura, linguagem simples e com um toque de "me identifiquei", se quer começar a ler livros, recomendo que leia este.

João 02/02/2023

Crônicas para jovens
É incrível a sensação de terminar algum livro da Clarice e não saber o que falar, por quê ela é indescritível. Apenas. O jeito único de entregar-se às palavras sem se preocupar com muita coisa, jogar-se em seus pensamentos e ainda conseguir transmitir sempre alguma mensagem pelos textos. Como ela mesma disse, a palavra é o domínio dela sobre o mundo. ?Sou um mistério para mim.? E disso Clarice é feita: mistério; da nebulosa que não pode expressar-se, e por muitos compreendê-la. Clarice, você sempre será lembrada.

carolina 20/10/2023

Incrível, esse livro me fez parecer entrar cada vez mais nos pensamentos de clarice, me identifiquei com muitas coisas escritas...

simplesmente muito bom

hevyy 15/09/2023

Clarice é arte!
Ao ler esse livro pude sentir o quão profunda Clarice era! E além de profunda era uma pessoa muito bonita também, que segundo suas próprias palavras amava amar as pessoas.

Maria1691 09/02/2023

Primeiro contato
Bom, este foi meu primeiro contato com a autora. Apesar de ter lido alguns contos em aulas de literatura na faculdade, afirmo que não é a mesma coisa.

O que Clarice escreve é tão sincero e bom de ler. Me vi em vários textos, principalmente nos que dizem respeito sobre escrita. Ela tem razão em tantos pontos. Escrever é libertador.

letscia 28/05/2023

Começa máquina e termina Clarice.
? Não se faz uma frase, a frase nasce.
Seria eufemismo dizer que eu fiquei encantada (mais uma vez!) com a escrita da Clarice, até porque foi além.
A espontaneidade dela é contagiante, o mais incrível talvez seja como ela vê o objeto como coisa viva.
A escrita, o objeto, o espaço, tudo vive por meio de Clarice. Em alguns momentos, quando ela fala sobre máquina, eu já não sei mais se ela está falando de si, ou da máquina. Não sei nem mesmo se são algo diferente, nessa relação tão simbiótica.
Essas histórias não tem a pretensão de criar personagens fictícios ou universos fantasiosos, são pensamentos, sentimentos e momentos.
Gostei da forma como ela colocou arte como um processo, não como um estado inicial, como uma jornada em rumo aos predicados.
Interessante as palavras 'respirarem', as frases 'nascerem', as histórias 'quererem ser ditas', é como se ela mostrasse a todo momento ao leitor que as palavras vivem e pulsam a cada página.
A história se apresenta, por si só, ela se desenvolve e Clarice Lispector apenas registra, ela é a máquina, e ao mesmo tempo também é a mensageira.

Beatriz2268 28/06/2023

Crônicas para jovens - de escrita e vida ??
Realmente, esse livro fala de escrita e vida. Mais precisamente de como Clarice escreveu alguns dos livros dela, de como foi o processo e de como é o processo de um livro. Nesse livro ela também conta sobre algumas histórias (crônicas).
Eu amei muito esse livro, pelo formato e pelas histórias, achei mais fácil de entender. Recomendo! Leiam.

Adrieli Volpato 07/03/2021

O livro de Clarice Lispector crônicas para jovens: de escrita e vida nos convida a navegar por reflexões em torno da arte de escrever. A partir de crônicas curtas a autora nos leva a refletir sobre a importância da escrita para expressar nossos sentimentos. Ótima leitura.

linne 08/01/2023

Uma declaração de amor de Clarice
Esse livro reune textos de Clarice Lispector sobre escrita e sobre vida. É basicamente uma declaração de amor da autora. Afinal, como ela mesmo disse: "Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever e nasci para criar meus filhos".

Jordana.Hartmann 12/02/2024

Crônicas para jovens de escrita e vida
Um livro paradidático do colégio, nem sei de que trimestre é, mas em meio as minhas filosofias diárias me deu vontade de ler. Achei bem complexo de compreender, ou eu me identifiquei completamente com a crônica ou tive que reler e mesmo assim não compreendi completamente.

jpmondoni 17/02/2023

Sobre escrever
Clarice consegue falar sobre escrever de forma tão leve e tão subjetiva ao mesmo tempo. Seja sobre suas máquinas de escrever ou sua visão de mundo, ela consegue trazer uma visão clara do que é a escrita pra ela e como isso tem intensidade em sua vivência.

Destaco a passagem "sobre escrever"

"Às vezes tenho a impressão de que escrevo por simples curiosidade intensa. É que, ao escrever, eu me dou as mais inesperadas surpresas. É na hora de escrever que muitas vezes fico consciente das coisas, das quais, sendo inconsciente, eu antes não sabia que sabia."

Jamily23 21/02/2023

Adorei!!
Eu amo muito ler clarice lispector, a alegria, e principalmente melancolia que ela carrega, consigo me encaixar em muitos de seus poemas, indico muito