Encantarias: Histórias de uma Amazônia Futurista

Encantarias: Histórias de uma Amazônia Futurista Carol Peace...

Resenhas - Encantarias: Histórias de uma Amazônia Futurista

Bruna2535 05/01/2021

Meu primeiro livro de 2021 e eu afirmo que eu não poderia ter começado o ano com uma leitura melhor! Eu tenho uma certa quedinha por livros nacionais e "Encantarias" exemplificou todo o motivo!
A cada palavra, a cada frase, a cada linha que passava só corria pela minha mente durante a leitura das distopias "isso não é algo impossível de acontecer se as coisas continuarem assim" e durante a das utopias eu imaginava que talvez não fosse algo tão impossível, esse livro me fez sentir esperança e medo sufocando na situação atual que vivemos do mesmo jeito que eu consegui imaginar tudo isso num futuro distante (talvez não tão distante assim).
Cada acontecimento era algo inesperado, fugia da situação que estávamos caminhando e ia pra outra completamente diferente e inesperada, no bom sentido, tratando, por meios dos contos e lendas, problemas atuais.
Assim como está escrito na última página dessa obra, há apenas um caminho a seguir e talvez esse conjunto de histórias, como foi citado, infelizmente não tenha tanta influência, mas de qualquer maneira ele me influenciou e chocou no melhor sentido da palabra, e por mim, continuarei a divulgar ele por ai pois essas histórias merecem.

B.norte 02/01/2021

Uma Amazônia Futurista
Adorei a leituras, os contos nos envolvem de uma maneira maravilhosa, por isso a leitura acaba sendo super rápida.
Recomendo para todos aqueles que querem ler um pouco mais da literatura amazonense, principalmente no gênero de ficção científica.

Fernando.Araujo 13/11/2023

O início agridoce de um movimento amazônico
Situados em cenários pós-apocalípticos ou super modernizados, os contos presentes na coletânea trazem nuances do movimento amazofuturismo. Gosto da ideia de trazer elementos desse tipo de narrativa para dentro do cenário amazônico, entretanto senti a falta de um desenvolvimento melhor em grande parte das histórias. Por serem contos, a história se torna limitada em tamanho, pedindo soluções e desenvolvimentos rápidos. Isso claramente afetou algumas histórias, que necessitavam de mais espaço para crescer. Duas delas me deixaram confuso quanto ao fim, em outra brotou acontecimentos sem uma explicação lógica, enfim algumas nuances narrativas que não me agradaram. Chamo atenção para o uso excessivo de metais, a Amazônia hoje já possui tecnologias advindas de recursos naturais, fibras de plantas, cosméticos, venenos, senti falta da incorporação desses elementos nas narrativas. Eliminar um pouco os metais que causam tanta destruição ao redor do mundo. Destaco o conto Projeto I.A.R.A. que trouxe uma narrativa diferente para a coletânea e isso foi muito bem feito. No fim, espero que mais projetos como esse sejam feitos e pesquisas possam aprimorar cada vez mais a escrita e desenvolvimento dessas histórias.

Carlusadrianu 22/09/2021

Amazofuturista
Para um livro experimental, achei muito bom. Reconhecer os lugares em que as histórias se passam e imaginar como o Norte do país vaj estar em um futuro tecnológico realmente foi fenomenal.

Marcio.Luiz 19/05/2024

Futuros distopicos no Brasil
Livro muito interessante sobre histórias de temáticas cyberpunk e distópicas em nosso Brasil, com protagonismo indígena. O futuro não é agradável, mas sempre a chama da esperança perpassa as histórias ambientadas em um futuro arrasador de nosso país. Mais precisamente, em nossa amazônia. É interessante notar que alguns cenários apresentados não estariam longe da realidade, com nossa imensa floresta arruinada. Percebi sempre o fio da esperança na recuperação da própria natureza, nessa força maior natural que supera qualquer avanço do homem. Muito interessante a proposta e ao final o autor nos conta e fica na cabeça como que nunca pensamos nisso antes? Como uma temática óbvia como essa não é melhor aproveitada? Por que insistimos em ir para temáticas de outros povos e não ambientar nossas histórias aqui em nossa realidade? Fica a pergunta ...

Kapri 06/01/2021

Amazônia Futurista
Essa é uma antologia com 6 contos, com histórias que apresentam cenários distópicos e utópicos, e mensagens que carregam muita esperança. Cada conto possui um protagonista diferente, o que garante representatividade para a obra. Foi uma incrível leitura e oportunidade de ver a Amazônia dentro da ficção científica

Pê Reck 09/01/2021

...
Na meta de conhecer mais autoras e autores nacionais, me deparei com essa coletânea de contos que se passa na Amazônia, em futuros próximos ou não. Gostei muito da proposta, alguns contos me fisgaram mais, outros menos e alguns mereciam virar livros.
Pensar "futurismo" com otimismo, nesse momento é de tirar o chapéu, mas acabei me pegando pensando nos pessimistas mesmos.
Sei lá, leiam vale a pena conhecer novos autores também

Allan220 04/02/2024

Razoavelmente bom
Algumas histórias mereciam mais, achei pouco para um conto. Fora que tinha uma lá que o final deixou muito a desejar, no mais o livro é bom, mas ainda falta um pouco mais. Além disso, a formatação, cada conto tinha uma diferença no uso de hífen e travessão, não tinha um padrão.