A segunda morte de Suellen Rocha

A segunda morte de Suellen Rocha Cláudia Lemes

Resenhas -

Tha 10/02/2022

decepção
Fiquei bem decepcionada, pois o livro começa MUITO bem, mas da metade para o fim vai sistematicamente cometendo deslizes que foram mais e mais me desanimando.

Vou começar pelos problemas. O menor de todos é que eu senti uma necessidade de mais edição, revisão, de reescrever algumas passagens, organizar melhor algumas frases - mas nada muito grave. O que realmente me incomodou foi o modo como a escritora trata uma das duas únicas personagens negras da história; o modo como ela trata superficialmente, mas perigosamente, a questão da homofobia; o modo como aborda a gordofobia, querendo parecer crítica, mas reforçando padrões de beleza. Tudo isso foi apresentado aos poucos, me fazendo desapegar cada vez mais do livro, me afastar da história - chegando a me irritar em alguns momentos (não com os personagens, mas com as decisões da autora).

Então, para não fechar com um gosto tão amargo, vou às qualidades. A escritora escreve bem, ela organiza bem os capítulos, a narrativa é dinâmica. Repito que o livro começa muito bem e me agradaram especialmente os capítulos que se passam nos tempos "atuais" do que os capítulos que trazem o passado das personagens. Gosto da história ser contada sob pontos de vista diversos, o que até "minimiza" alguns dos problemas apontados acima. Inclusive, os momentos em que a história se concentra no drama pessoal de Mariana são os mais realistas e bem desenvolvidos. Gosto muito também do cenário bem brasileiro, na cidade, na escolhas de nomes, na realidade que evoca.

Também acho pertinente avisar que o livro trata de temas pesados (como estupro, assassinato, etc) e de uma maneira bastante gráfica. Então, procure se informar sobre todos os possíveis gatilhos antes de ler.

Enfim, foi um livro que me deixou incomodada não pelos temas difíceis que aborda, mas pela maneira como são abordados. E decepciona por ter, de cara, me conquistado e me trazido a sensação de que poderia ter sido uma das melhores leituras do ano.

Ana Luísa 19/03/2021

Surpresa boa
Confesso que eu comecei lendo achando que não ia gostar, mas, desde o início eu vi que no final eu ia tá errada. Eu AMEI a ambientação, foi uma das partes mais legal do livro pq as vezes eu sinto que livro nacional não ambientaliza muito bem no Brasil, e esse eu senti como se tivesse acontecendo a história na minha cidade.
Achei a linearidade do presente meio confusa por retratar o ponto de vista de vários personagens, então eu achava que já tinha acabado x acontecimento mas dps algum personagem voltava pra falar sobre.
Os personagens são legais (as meninas, pois os homens tudo uns lixos, porém nada novo né), mas faltou aprofundar alguns como a Cacau, mesmo ela sendo uma das amigas ela mal aparece e eu queria saber mais sobre ela.
O suspense achei muito bom, chega um momento que tu já imagina quem é, mas eu acredito que não estraga pq o que é realmente interessante é como chegou nisso e como os segredos da própria cidade que desencadearam os assassinatos. Tem partes bem pesadas e agressivas, mas achei uma boa forma de retratar os assuntos que a autora queria.

Y a s 29/10/2021

A segunda morte de Suellen Rocha
Simplesmente viciante!
Queria que mais pessoas conhecem a escrita da outra, muito fluida com comentários pontuais e sarcástico na medida, não tem como não devorar esse livro.
Os personagens são odiosos na medida certa, mas ou mesmo tempo você se apega, entende se coloca no lugar deles.
Leiam esse livro! Sério

Maria 22/03/2021

Um thriller brasileiro muito bem escrito. Esse foi meu primeiro contato com a autora e de cara já me apaixonei pela forma como ela escreve, ela aborda assuntos sensíveis de forma delicada e consegue nos prender do início ao fim. Saber quem matou suellen rocha é apenas uma das grandes questões que o livro aborda. Traição, assassinato, corrupção e alienação, são alguns dos assuntos que irão ser tratados aqui. Essa é uma história que vai te fazer roer as unhas para saber o que afinal aconteceu com Suellen e, porque essa é a sua segunda morte.

sarah 17/02/2021

Gostei, mas...
O livro acompanha a vida de 4 adolescentes que fazem um pacto de guardar um segredo para a vida, mas suas vidas parecem ameaçadas quando uma delas aparece morta com o nome assassinas do lado do corpo.
O livro é intercalado entre passado e futuro onde vemos como o segredo que prometeram guardar afetaram suas vidas, o que achei incrível já que queria muito saber o que aconteceu.
O livro tem muito gatilho, o que foi uma surpresa para mim, pois a escrita da autora é muito forte e ela trata de temas como estupro, aborto, violência doméstica de uma forma muito crua.
O livro é cheio de tensão e quando você pensa que é uma coisa é outra completamente diferente, mas no final essa tensão se quebrou e eu fui com muita expectativas e não foi bem como imaginei.
Mas super recomendo esse livro para quem consegue ler temas muito fortes.

Era uma vez... 11/01/2021

Plot twist surpreendente!
Amei a leitura! Você lê achando que o motivo do crime é um, e fica extremamente revoltada, mas quando descobre o motivo real fica mais revoltada ainda.