O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas -

Naty 21/08/2020

Todos seres deveriam ler!
Simplismente maravilhoso! Amei! É um livro de extrema importância, pois fala de como foi iniciado o voto feminino no Brasil, mas ele fala do mundo de um modo geral também. Nos mostra como iniciou o sufrágio feminino no mundo principalmente no Brasil, e de como ainda temos muito o que lutar. Mostra pessoas que ajudaram na causa e indica livros. Fiquei chocada que somente em 1930 no Brasil que podemos ter direito ao voto. Porém o que mais me chocou foi que só em 2015 na Arábia Saudita as mulheres puderam participar das eleições mesmo que apenas municipais. Olha seres temos muito o que progredir e este livro nos mostra isso de forma clara! Esse livro(ebook)está de graça na Amazon então aproveitem e descubra um pouco mais do mundo e suas inovações e indiquem para mais seres para entenderem a importância da luta feminista e que não "somos todos iguais" perante o mundo nossas diferenças é um ponto principal para termos os tais direitos.

Gleysi.Bianchi 19/01/2021

Essencial
Todos deveriam ler, principalmente aqueles que dão o crédito total a Vargas por ter aprovado o voto feminino, menosprezando e ignorando toda a luta sufragista e seus fundamentos.
O livro passa diversas informações sobre o Brasil e o mundo de forma clara, sem muitas voltas. Obra que deveria ser obrigatória nas aulas de sociologia.

Luzi 20/09/2020

O livro conta toda a trajetória até a conquista do voto feminino, dando destaque as personalidades da epoca que lutaram por essa conquista

Gi Gotardo 27/08/2021

O tipo de livro que todos deveriam ler, principalmente as mulheres. O que eu mais gostei é que a história é contada de um jeito muito diferente do qual aprendemos na escola, ele mostra o quanto elas lutaram pra conseguir o direito ao voto, a quantidade de nãos que elas receberam. O que mais me deixou impressionada foi a linha do tempo no final, gente tem país que não faz nem 30 anos que as mulheres votam? que absurdo.

Tamyres016 17/11/2020

A luta pelo voto
"Em alguns lugares, as mulheres puderam votar ao final do século XIX. Já no Brasil, por exemplo, o voto feminino só aconteceu a partir de 1932."

O livro conta a jornada feminina em busca do direito ao voto, no Brasil e no mundo. Nos conta a história de mulheres que fizeram a diferença e marcaram o país, como Bertha Lutz, Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft e de homens que colaboraram com essa luta.

Bea 20/01/2021

Uau
É assutador ver como as mulheres foram negligenciadas, ignoradas e sem ser levadas a sério. Ver quanto tempo domorou para nós conseguirmos um lugar, conseguirmos ter fala. Não faz nem 100 anos desde o primeiro voto feminino aceito, gente, isso é realmente assustador, e achei importante essa leitura, ver que tinha homens que apoiavam, mas que, principalmente, mulheres lutavam pelos seus direitos e ainda lutam, desde muito cedo. Leitura necessária, eu diria.

Leolinda, tu tem minha admiração e meu coração KKKKKK

Karen.Avelar 30/09/2022

Fácil entendimento e riquíssimo em informações
Até eu que me considero leiga em questões políticas consegui entender super bem o e-book, recomendo muito.

Maria.Thereza 02/09/2020

Perfeito
Uma retrospectiva histórica de como o voto feminino foi previsto na constituição brasileira! Perpassa pelo voto tanto no Brasil como em outros locais do mundo!! Livro curto e fácil de ler.. História pura!! Recomendo a todos a leitura!

Nadson Cauã 25/03/2021

(22/06/2020) - (29/06/2020)

Bibi 27/03/2021

Super necessário este livro, as vezes não consigo acreditar tudo o que as mulheres tiveram que passar e batalhar para terem o direito de voto. O livro é super importante para percebermos a garra das mulheres que lutaram por nós, e que ainda precisamos fazer muito mais. Recomendo muito a leitura, ela traz várias informações como datas e uma rápida biografia de cada pessoa que teve um papel importante ao decorrer do tempo.

Valéria 11/06/2022

O livro é interessante para trazer um apanhado cronológico sobre a conquista do voto feminino no Brasil e conhecer os nomes responsáveis em deixar esse tema em pauta e, ou criar leis importantes para aproximar o Brasil desse avanço democrático tão importante ao país e as mulheres. Apesar disso, achei o livro muito breve e raso. Não gostei das minibiografias, preferia que o livro se aprofundasse mais nos acontecimentos históricos.

Eva Ev 10/06/2024

Sempre acharei curioso a ideia de que as mulheres não eram vistas como cidadãs, pois, do meu ponto de vista, se elas não eram aceitas como tal, por qual razão deveriam seguir as leis impostas pela constituição?

Esse livro, curtinho, traz um panorama geral da história do sufrágio feminino no Brasil e das principais personalidades que atuaram nessa luta.

É bem interessante ler algo mais regional, já que ao acessarmos livros feministas, não conseguimos ter mais noção do que aconteceu, de fato, no nosso país. Geralmente, vemos apenas o desenrolar dos principais representantes dos atos ao redor do mundo.

Além disso, podemos ter uma noção maior de que o direito ao voto nunca foi algo linear, nem pleno. Nossos direitos são recentes e ainda assim não são completos, todo dia é uma nova luta.

Jeanine 17/09/2020

O livro “O voto feminino no Brasil”, de Teresa Cristina de Novaes Marques, está sendo oferecida gratuitamente no Kindle e eu gostei bastante de ter lido. Nele encontra-se a história da trajetória pelos direitos do voto feminino no Brasil. A autora destaca sufragistas como Bertha Lutz, Carlota Queirós, Celina Guimarães, Josefina Álvares de Azevedo, Júlia Barbosa, Leolinda Daltro e Nísia Floresta.
Eu destaco a Leolinda. Sua história chamou minha atenção porque nasceu no recôncavo baiano, filha de mãe indígena e pai português, foi professora, sufragista e lutou contra a evangelização católica dos indígenas, pois defendia a incorporação na sociedade dos índios por meio da alfabetização laica, sem que eles abrissem mão da sua cultura e costumes.
A autora faz o percurso da historia do voto feminino, valorizando conquistas. Achei super necessária a leitura, enriqueceu meu aprendizado. Fiquei surpreendida com a conquista do voto feminino no Brasil ter sido somente me 1932, mas abismada com os Emirados Árabes e Arábia Saudita, que foi praticamente ontem essa conquista!

Juliana.Weitbrecht 27/10/2020

Inacreditável os anos de tentativas para conseguir aprovar o voto feminino, livro retrata as incontáveis lutas das mulheres para provar que não era de intelecto inferior ao homem e que merecia por direito exercer o voto e também ser votada.