Antes do Incal

Antes do Incal Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Antes do Incal

Lucas1894 23/02/2023

Just jodorowsky
Vemos um jodo mais maduro aqui, sabendo contar sua narrativa de forma menos louca e mais linear, confesso que prefiro mais a loucura do incal do que o comum do antes do Incal. O autor fecha alguns buracos e desenvolve alguns pontos que ficaram em abertos no próprio incal, q questão política, religiosa e social é mais desenvolvida por aqui também, temos uma exploração maior do micro desse mundo. Excelente continuação.

NandoFilter 30/06/2022

A história de John Difool
Achei a história do protagonista bem triste neste quadrinho, desde sua infância até a vida adulta. Não é melhor que o Incal mas é um ótimo complemento pra conhecer o personagem e o universo.

Manezera 31/12/2021

Antes do Incal apresenta como o título diz os acontecimentos na vida dos personagens antes do primeiro volume.

John Difool é um adolescente com uma mãe viciada.
Deepo uma Gaivota de pedra próxima da morte.
O Metabarão está próximo da aposentadoria.
Tanatah e Animah exercem a posição de guardiãs do Incal.

Aqui tem o início do plano para salvar o caótico e exagerado universo.

Jodorowsky mantém o nível de roteiro do primeiro volume, enquanto Janjetov substitui Moebius fazendo juz a arte do falecido artista.

Mais uma vez a Editora Pipoca e Nanquim faz um trabalho impecável na publicação.
Cristiano.Cruz 23/01/2022minha estante
E o ritmo é mais envolvente que Incal.

Manezera 24/01/2022minha estante
Sim. Acredito que conseguiram aperfeiçoar a "fórmula" criada no primeiro volume. Ansioso pra ler o ultimo l.

Cristiano.Cruz 24/01/2022minha estante
Somos dois ?

Jon 12/03/2023

Spin off
Nesse volume nos é apresentada as razões pelas quais a trama principal do incal se desenrola. Muitas questões deixadas pela obra principal são respondidas, explicadas ou simplesmente deixadas de lado.

Ju 03/02/2022

Esse volume diminuiu a carga mística e veio mais centrado no terreno. Várias cenas bem repulsivas, da pra ver que não tiveram pudor na criação

Erich Alves 22/03/2022

Bom DEMAIS!
Não sei se é porque eu já me acostumei, mas eu gostei até mais do que o primeiro! As ilustrações são sensacionais como o primeiro, e a única coisa que me deixa um pouco receoso são alguns diálogos meio mal feitos.. mas de resto, um universo incrível de uma mente incrível

Pol 27/04/2024

Jodo Direto ao Ponto (de partida)
O livro começa exatamente da onde parou o último volume, indo para um flashback da vida do JF desde que ele ainda era adolescente e mostrando todo o background dele até chegar nos fatos do começo do Incal propriamente dito.
O Jodo roteirizou esse volume de uma forma diferente do primeiro (maluquices, indas e vindas o tempo todo, sem muitas explicações pra nada complexo), ele seguiu uma linearidade mais direta, o que faz muito sentido para a obra e não deixou nada a desejar.
Graficamente ele também tá muito bonito, o Janjetov segue a linha de identidade que o Moebius criou mas sinto que da pra notar em alguns pontos que realmente não tem comparação com a maestria do Moebius (não por falta de habilidade ou algo assim, mas pelo Moebius ter na cabeça muito claro a visão do universo Incal).
O livro como um todo é bom, fechou muito bem a saga que se propõe e não faço a menor ideia do que esperar para o último volume mas já ansioso para ler.

É isso,
xx

Cristiano.Cruz 28/01/2022

A odisseia de Difool
Jodorowsky conseguiu, com Antes do Incal, construir - ou seria desconstruir? - de maneira sólida a personalidade e trajetória decadente de John Difool. Foi a partir dos álbuns contidos neste encadernado que sua importância e significância são compreendidas. Ansioso para descobrir se Depois do Incal se encarregará de lançar "luz" em uma trajetória tão conflituosa.

Guilherme 29/01/2022

Antes do Incal
"Antes do Incal" apresenta uma narrativa muito mais coesa do que o primeiro título da série, isso sem deixar de continuar com uma narrativa criativa e absurdamente rica. Aqui as aventuras de John Difool, nosso amado detetive medíocre de classe R, tem um apelo muito mais "terreno", sem mergulhar em simbolismos que beiram ao abstrato.

_Jorgeft 22/01/2023

Loucura, loucura, loucura e explicações
Antes do Incal é uma "viagem artística" pulsante e viva de conceitos. Sei que o termo usado pode ser meio baixo nível, mas essa HQ tem um linguajar baixo nível do início ao fim... E isso é genial! Os conceitos loucos do Jodorowsky continuam aqui bem como as loucuras e bizarrices surgindo do nada e sendo solucionadas em 5 páginas.

Aqui tem muuuuitas explicações do que acontece em Incal ela expansão de universo é gigantesca. É no fim... É como se os artistas tivessem escrevendo o nosso futuro! Futuro da humanidade como um todo. É impressão como essa obra consegue ser atual em diversos quesitos sociais, a crítica feita é válida e a política presente em cada página. A arte do Janjetov é muito parecida com a d Moebius ao ponto de eu achar que era o Moebius desenhando. Tem umas páginas lindas DEMAIS e outras escrotas demais também...

No geral Antes do Incal é um graaaande prelúdio do Incal ORIGINAL e é tão bom quanto!

PedroTOS Ribeiro 15/03/2024

Difool o tolo...
Ainda assim o real merecedor do incal, através dessa alegoria de um futuro distopico vemos o quanto o controle das massas t ao opressor derruba todos os sentimentos deixando espaço somente a desolação, e ainda assim o mais tolo de todos por querer nutrir o amor e a amizade, não conseguindo com os pais engolidos pela máquina da sociedade destrutiva e encontrando naqueles considerados subhumanos apenas para perder mais uma vez.

Quer ler mais sobre as minhas leituras? Vê no insta @pedrotosribeiro