O Retorno

O Retorno Nicholas Sparks

Resenhas - O retorno

Celia.Mattos 30/12/2021

Encerrando as leituras de 2021, O retorno, de Nicholas Sparks é um romance tranquilo e cativante. Nunca havia lido nada desse autor, mas vi alguns filmes baseados em livros dele, o livro ficou bem dentro da expectativa que tive antes de começar.
A narrativa acompanha Trevor Benson, que luta contra as sequelas de um ataque sofrido enquanto servia ao exército no Afeganistão, e ao perder o avô herda a casa deste na pequena cidade de New Bern. Enquanto tenta decifrar as últimas palavras do avô, e decidir se deve vender ou não a propriedade, ele conhece Natalie Masterson, por quem se apaixona, e a adolescente Callie, que conhecia o avô de Trevor, e que parece saber algo sobre as circunstâncias da morte dele.
A escrita é fácil de acompanhar e muito sensível, com personagens simpáticos e uma história que te faz torcer por vários finais felizes. Leitura para deixar o coração quentinho.

Katy 16/07/2023

Existe uma hora certa para o amor?
Resenha feita à 1:20 da manhã depois de algumas taças de vinho, mas totalmente legítima. Que saudade da escrita do Nicholas!

Ele marcou a minha adolescência e início da vida adulta e suas histórias sempre foram o tipo de romance mais raro e bonito que pode existir.

Mas tio Nick também teve suas decepções e isso diminuiu um pouco a intensidade das suas histórias, ou talvez tenha sido só a minha visão que mudou. Ainda assim, amei "O retorno".

Como principal mensagem, a de que as coisas sempre têm uma hora certa para acontecer, o que é sempre um acalento para mentes ansiosas como a minha.

Nicholas tem uma escrita diferente, profunda. Hoje eu, beirando os trinta, vejo que pessoas dessa idade (idade aproximada dos seus personagens) não são exatamente como ele descreve, ou pelo menos eu não conheço ninguém assim, tão intenso. Era um sentimento que não tinha lendo Nicholas na adolescência: eu simplesmente acreditava que as coisas eram assim mesmo. Será que me tornei cética?

Mas o ponto é: a história é linda. Lenta, profunda, reflexiva e até um pouco surreal, dada a banalização que existe sobre sentimentos e relacionamentos hoje em dia, mas talvez por isso seja tão linda.

Também gostei como o foco não foi única e exclusivamente o romance, como se a vida das pessoas se resumisse a isso. Adorei a trama da Callie, adorei a história dos avós de Trevor, e Natalie foi, disparado, minha personagem favorita.

Previ o plot da Natalie de cara, mas não adivinhei o plot da Callie. Super recomendo a leitura. E pra quem acha que ele só escreve livros tristes, não achei esse um livro tão triste. Foi um nível ok de tristeza, tipo a vida.
bela 29/08/2023minha estante
amei sua resenha!!

Thamara 15/01/2021

Surpreendente
Que reviravolta essa história MDS, mais uma vez o Nicholas nos mostra que a vida é cheia de emoções e que ela sempre está pronta para nós surpreender. (Quando menos esperamos).

meiaxicaraliteraria 20/06/2022

De início achei que a história se concentraria apenas em Trevor e o seu avô, mas com o desenrolar da leitura percebi que era muito além desses dois personagens. Achei que acabou ficando mal trabalhado os dramas familiares de cada, não consegui me apegar a nenhum personagem porque envolveram tantas histórias diferentes, em um livro que considero pequeno com 268 páginas.?? A leitura foi bem arrastada e cansativa, não teve muita ?emoção? ou aqueles acontecimentos sabe? que não te deixam largar o livro. ??Literalmente faltou tempero, foi a primeira experiência negativa com o NS e olha que AMO e sempre panfleto esse autor.?

Mariana 09/08/2021

A história principal do romance me pareceu surpreendente mas um tanto superficial, não consegui me apegar ao personagens. Estava bem mais interessada no desenvolvimento da história secundária do livro, que foi boa.
É o meu primeiro livro do autor e me surpreendi bem com o desenrolar, mas o livro não me pegou muito pelo fato de não conseguir me apegar aos personagens.
Thais645 09/08/2021minha estante
Isso também acontece comigo. Às vezes é um livro bom, super bem cotado e tal, com uma trama instigante, mas não há química entre os personagens, ou pior: não acontece a química entre a gente e os persoagens. É como acontece as vezes numa novela. Tratam como a "tal química", mas eu acho que tem a ver com uma boa narrativa mesmo. Alguns autores têm o dom de dominá-la; outros não.

Mariana 10/08/2021minha estante
Tem razão, é tão triste quando a gente não consegue essa conexão, o livro fica meio sem graça mesmo tendo uma trama boa.

Andréia 31/01/2021

História morna
A história achei bem triste mas com final de novela. Como o livro é pequeno a leitura flui bem mas não é nada marcante, tenho uma resistência com esse gênero e com o Nicholas Sparks, como veio na caixa do skoob encarei como um desafio. Se gosta de romance com certeza vai curtir esse livro.

Elbia.Valle 31/10/2023

Que delicia de história
Misteriosa
Faz uma descrição legal da realidade dos traumas psicológicos e da necessidade de terapia na vida das pessoas
Trás um romance diferente enforcando uma realidade muito pouco falada no mundo

Como todo romance dele.... Excelente!!

Daya.Souza 28/04/2022

Amei
Fiquei emocionada no final, final feliz para todos.
A história de Natalie e Callie me comoveram demais. ???

Bianca Camillo 05/01/2021

Um romance suave e envolvente
Eu gostei muito da leitura. Para mim o livro não foi como alguns que pareceram mudar a minha vida para sempre, ou que me proporcionaram muitas surpresas com a história, nem nada do tipo. É apenas um romance calmo e suave, tipo leitura de domingo à tarde, que nos abraça e nos conduz através de uma história simples e no entanto, muito envolvente.

Silvana.Tozetto 28/04/2021

O retorno
Há duas história no livro, uma principal entre Trevor e Natalie e uma secundária que envolvei Trevor, seu avô e Callie.
Até se descobrir o que Natalie esconde não gostei dela, era sempre evasiva com o Trevor chegando até a ser grosseira... Enquanto ele estava sempre se esforçando ao máximo para agradar. Depois que li sobre a vida dela entendi seu comportamento.
Quanto a Callie, ela é uma adolescente muito desconfiada e reservada, não gosta de conversar com ninguém. Trevor percebe que tem alguma errada com ela e decide investigar para, quem sabe, poder ajudá-la.
Acho que esse foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que eu não chorei. Dei três estrelas porque já li livros que gostei muito mais do mesmo autor.

Nanda 27/04/2021

Nicholas Sparks com novo estilo
Achei o livro maravilhoso. Sparks ainda mantém muitaas de suas peculiaridades nesse livro, porém houve um clima de suspense o que me prendeu demais, além de não ter focado somente no romance, mas ter apresentado uma história paralela que apesar das tragedias( típicas do autor) chamou muito minha atenção. O final me surpreendeu tendo em vista minhas experiências anteriores com o autor. Enfim, é Nicholas Sparks, não tem como não ser perfeito.

Gabi Padua 17/08/2021minha estante
Falou tudo!!!!!

Gusmão 31/12/2022

Primeira decepção...
Nunca imaginei que o Nicholas Sparks iria me decepcionar... Sempre gostei dos seus livros e da forma que ele escreve trazendo história de romance para aquecer o coração.

Neste aqui ele tentou fazer um suspense (nada de assassinato), ou seja, uma história onde você fica com várias dúvidas e só vai descobrindo quando chega perto do final. O que acabou sendo uma experiência ruim. Eu fiquei muito curioso pelas respostas e quando finalmente cheguei nelas achei muito bobas... Senti que perdi meu tempo e ansiedade pra nada!

Pra terminar o final ainda vem com o brinde de plot de traição, então com certeza este livro foi um desperdício de tempo. Até gostei da leitura porque eu gosto de como o autor escreve, mas a história foi decepcionante.

Leituras da Thata 07/04/2024

Esperava mais...
O início foi ótimo e com direito a uma aula de apicultura. Quando o mistério ao redor da Natalie foi explicado, eu fiquei bem receosa de como isso seria desenrolado... mas gostei da postura dela por ser firme ao que se comprometeu. Eu valorizo isso. O Trevor é um bom personagem, porém é muito emocionado ao meu ver rs. A situação da Callie , eu jurava que era uma coisa diferente, mas o desenrolar também foi interessante . É uma leitura boa. Mas é apenas isso mesmo.