Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Marcelle Melo 27/01/2021

Drácula de Bram Stoker
Não irei me estender muito, pois a história de Drácula de Bram Stoker é bem conhecida.

Este livro foi escolhido como leitura conjunta e já iniciei sabendo que ele podia se tornar um favorito ou não ser uma experiência tão agradável. Infelizmente fui agraciada pela segunda situação, rs.

Quero frisar que gosto de livros descritivos, romance espitolar e que respeito muito o estilo de escrita do autor, bem como compreendo o contexto de época que muito contribui. Porém, neste caso achei tudo extremamente arrastado, pois as descrições do autor não me prenderam ou cativaram... Fiquei torcendo o tempo inteiro para aparecer diálogos e devo confessar que achei a troca de cartas muito maçante e tediosa.

Outro ponto negativo foi a edição do livro, pois a que está disponível no kindle unlimited não possui uma boa  tradução, o que provavelmente contribuiu muito para a experiência de leitura ser mais densa do que já estava sendo.

Apesar de não ter sido um favorito, tivemos (no grupo de leitura) discussões muito importantes sobre o machismo enraizado em diversas personagens, inclusive as femininas e em como isso ainda reverbera em nossa sociedade hoje em dia.

Caroliny 03/02/2021

Se eu tivesse lido essa obra em outro momento, eu teria com certeza me apaixonado, porém eu gostei, mas não tanto. Achei um pouco cansativo, não consegui ler com muita sede, mas o livro é muito bom, recomendo muito.

Mari 15/11/2022

Primeira experiência em ler um clássico. O autor é bem a frente do seu tempo e com certeza vem um importante contribuição para literatura. Um ponto importante em comentar é essa edição, tradução muito ruim.

anisios 09/03/2021

Imersivo e viciante
Escrito em forma de cartas entre pessoas estranhas as histórias vão cruzando até os personagens se conhecerem. Interessante o dinamismo de vários personagens para mostrar eficiência de usar o tempo escasso numa caçada ao Conde. Apesar de vários comentários machistas ( comuns da época ) do Van Hellsing à Mina e mulheres, a narrativa é das mulheres e com muitos destaques. As regras de Dracula são desvendadas aos poucos e são um pouco diferentes das conhecidas na cultura pop. Há vários momentos de horror e tensão que prendem a atenção e instiga a continuar a leitura. Se não fosse o final abrupto daria 5 estrelas.

Beloto 22/01/2022

Clássico, adoro histórias com vampiros nada mais justo que conhecer Dracula, valeu como experiência porém não gostei da forma como é feito através de cartas e diários que em alguns pontos se tornaram bem massantes.

Vivi 03/08/2023

Ótima história
Gostei do formato do livro ser de entradas de diários, mas esperava um embate final mais emocionante.