O concorrente

O concorrente Stephen King

Resenhas -

skye 18/08/2021

mano do céu?
esse foi o primeiro contato com a escrita do king que tive de definitivamente muitas que virão, comecei por indicação do booktube e o que me chamou atenção foi o plot.

eu realmente não esperava que fosse gostar tanto, achei tão fácil de ler mesmo com as palavras chiques e a descrição de cenário super poética que aparecem.

meu coração ta apertado por tudo, me fez refletir sobre VÁRIOS assuntos importantíssimos e rever meus privilegios.

sei que não é perfeito, tem termos e expressões capacitistas sim, (talvez pelo formato que li) também alguns erros na continuidade dos diálogos, porém ponto positivo: capítulos curtissimos do jeito que o povo gosta e eu amo, num todo eu amei demais

ArthurmalariA 17/06/2021

17/2021

O Concorrente é o décimo terceiro livro publicado pelo Stephen King, o quarto sob a alcunha de Richard Bachman, foi lançado em 1982 e no Brasil compunha o famigerado "os Livros de Bachman", livro raríssimo lançado pela editora Francisco Alves, mais tarde relançado pela Suma de Letras como uma edição única, feia, de páginas brancas e tamanho diferente. O Concorrente narra um 2025 distópico dominado pela GratuiTV, ou FreeVee, uma rede de televisão que oferece "jogos" sangrentos, entre eles, O Foragido, que é um programa onde um concorrente é caçado e se sobreviver por 30 dias leva uma fortuna. Num futuro com o ar irrespirável e altíssimo índice de desemprego, onde drogas e prostituição são os meios para viver, Ben Richards decide entrar para o programa na tentativa de prover à sua mulher e filha alguma condição de sobrevivência. Vale lembrar também que até o momento que se passa o livro ninguém havia conseguido sair vivo dessa.
Impressionantemente eu não dava nada pra esse livro, achava que seria uma decepção como os outros livros de Bachman (quase, né? Já que eu gostei bastante de A Última Marcha e A Autoestrada, levando em conta a imaturidade de King quando os escreveu). Achei que seria um livro raso, com uma boa idéia, mas mal desenvolvida. Afinal, King o escreveu em 72 horas, e tendo o histórico dos outros livros de Bachman, enfim. Quebra total de expectativa. O livro é sensacional, o melhor de Bachman até agora, rápido, fácil de ler e angustiante. Acompanhar Ben Richards nessas páginas foi como estar lá junto dele, correndo pelas ruas e fugindo de seus algozes. Manipulada pela FreeVee, a população o vê como um sacripanta, Ben foge e se agarra à toda e qualquer ajuda que consegue encontrar, inclusive, em parte do livro você acredita que tá tudo bem e basta ele ficar quietinho, mas daí BAM, e cai tudo de novo e volta a fuga frenética. O Concorrente serviu, com absoluta certeza, como inspiração pra muitos livros que vieram depois com esse tema distópico / jogo mortal, esquecido por muitos que citam A Longa Marcha. Aqui você vê um "herói" insurgindo, o ensaio de uma revolução. Ben tenta denunciar que a população está sendo manipulada e o ar está sendo envenenado, mas a FreeVee atrapalha o áudio de todas essas denúncias, mantendo o público em seu torpor. Gráfico, eletrizante e rápido são minhas palavras finais pra esse livro, que teve uma adaptação em 1987 com Arnold Schwarznegger chamado O Sobrevivente. 9/10

P.S. Só um Easter Egg, ou fã service mesmo, o avião da FreeVee se chama C 1 9 8 4, pra mim, uma grata referência ao livro distópico de George Orwell.
Campos 17/06/2021minha estante
Li esse livro faz um tempo, e achei a trama fenomenal

Denise.Marreiros 14/03/2024

Foi uma boa experiência, deu para perceber que a escrita era experimental, mas ainda assim foi instigante.

Por já ter lido outros livros do autor, não me surpreendi com o final e até o imaginei de certa forma. Mas é King sendo King e quem lê suas obras sabe o que isso quer dizer.

livia | @librarycorridor 04/11/2021

Genial
Acho incrível e genial como King conseguiu construir, lá na década de 80, um futuro tão coerente com o atual. Nós vivemos no mundo distópico criado por ele.
O livro é cheio de ação e adrenalina. Definitivamente não faz meu estilo, mas não consegui largar o livro até terminar de ler. O final é genial e traz um gostinho de satisfação.
Simplesmente genial.

@shaneingrado 30/01/2022

Uma ideia ótima com uma execução Ok
Um thriller de ação distopico de qualidade. A história demora algumas páginas para engrenar, mas depois mete a quinta e só vai.
Se você procura um livro de ação frenética pra passar o tempo, este livro é uma excelente pedida. Se quer uma distopia mais aprofundada, talvez ele não seja a melhor escolha.
Vamos por partes. Por se tratar de um livro lançado sob o pseudônimo Richard Bachman, vemos as escrita do King um pouco mais crua e experimental, o que funciona em partes. O livro faz duras críticas ao capitalismo e a sociedade de consumo, mas não chega a se aprofundar muito nisso, focando mais na ação. Também pincela temas sobre poluição e meio ambiente, mas novamente não se aprofundar nisso. São várias ideias boas mal aproveitadas. Mas isso não reduz a potência do livro, ele ainda funciona (e muito bem) como um thriller de ação. Fico imaginando como seria essa história se o king a escrevesse com a maturidade que tem hoje, sem dúvidas teríamos um clássico da distopia.
Recomendo a leitura pra quem é fã de king e curte uma boa ação . Os fãs mais árduos de distopias não vão curtir tanto assim.

Anny 17/11/2021

? A filha de Ben Richards estava doente e ele não tinha como pagar o tratamento. Temendo pela saúde da filha, ele decide participar de um programa que é transmitido na tv em que os jogadores quando vencem ganham dinheiro. Porém o jogo ao qual ele foi selecionado para jogar não é tão simples. Ele precisa fugir, se esconder e não ser encontrado. Qualquer um na rua que o visse poderia dedurar a sua localização. E caso ele fosse pego, seria morto.

?? Mais um livro que o autor publicou sob o pseudônimo Richard Bachman. E esse, na minha opinião, foi bem melhor que o primeiro que li (A Autoestrada). Eu observei algumas semelhanças entre os protagonistas dos dois livros. Como exemplo ambos são pessoas rancorosas e sem carisma. E um ponto em comum também é a forma de escrita do King. Parece que quando é Richard Bachman, ele escreve com maior liberdade de se expressar. Essa é a impressão que me passa.

? O ritmo de leitura é bom. Com o personagem sempre em fuga tem ação o tempo todo. E os capítulos também são curtos, logo tudo contribui para a leitura fluir bem.

? Achei a premissa do livro muito interessante e a história de modo geral também foi boa. O que prejudica de certa forma é que o protagonista não é nada cativante, pelo contrário, ele se comporta muitas vezes de maneira bem rude. Entretanto isso não impediu que eu torcesse por ele, até pelo motivo que o levou a participar do jogo. O final foi surpreendente de forma positiva e negativa ao mesmo tempo, o que é difícil de explicar sem dar spoiler. ? No mais, recomendo a leitura.

AlefRamos 06/07/2023

Reality shows
O livro é uma distopia, onde reality shows são bem mais sangrentos dos que passam na nossa TV.

Acompanhamos a história de Ben Richards, que vai participar do reality O Foragido, onde ele tem que tentar sobreviver por 30 dias, com não apenas o programa o caçando, mas todo o país.

A história é bem empolgante, e há um desenvolvimento notável do nosso protagonista, com um final que não deixa nada a desejar.

O livro foi escrito por Stephen King, pelo pseudônimo de Richard Bachman.

Para quem gosta de distopias, esze livro é um prato cheio.

Mari Sync 24/01/2023

Até onde vc iria pra cuidar da sua família?
Richards comeu o pão que o diabo amassou pra proteger sua esposa e cuidar da saúde de sua filha.
Não é um WOW! de história, mas eu até que gostei.
Teve um final que eu não esperava. Foi um dos pontos fortes do livro.

Gabbi Benetti 17/01/2022

King não sabe fazer finais? :)
Esse livro me surpreendeu, confesso que comecei a ler ele 3x e parei kk na Quarta dei a devida oportunidade que ele merecia, gostei por entrar sem expectativa.

Foi meu primeiro livro do autor, e foi bom, só não me agradei com o final, esperava mais informações sobre esse mundo? será que os boatos são verdadeiros? king não sabe fazer bons finais?

O arco do protagonista tem começo, meio e fim, mas as coisas ao redor, faltou os desfechos, que farei com a minha imaginação kkk

Lorena.Arantes 10/08/2023

O Sobrevivente
Em um futuro distópico em que o mundo está assolado pela pobreza, pela violência pelas drogas, pela poluição do ar em que causa doenças pulmonares e deixam crianças com cânceres pulmonares, temos o personagem principal Ben Richards.
Ele é um personagem complexo, achei ele muito angustiado, meio amargo, muito irônico mas também muito inteligente e um ótimo estrategista.
É preciso ser um ótimo estrategista para poder participar do jogo, ele entra em uma companhia de jogos em que a sua vida é apostada por dinheiro. Ele tem uma filha que está com a influência que é uma doença muito debilitante nesse mundo distópico. E por causa disso ele precisa desse dinheiro já que ele está desempregado há muito tempo e não consegue trabalhar devido a uma desavença no seu emprego anterior. E que começa a história desse personagem que me intriga bastante e que eu não consegui definir se realmente eu gostei ou não.
Eu posso dizer que eu achei a história bastante interessante com personagens cativantes e que com um final excelente. Á partir dos 80% do livro fica muito frenético e você não consegue parar de ler até que acabe. Mas eu achei que demorou um pouquinho para engrenar, por isso que não dei 5 ?
NothingIsHere 12/08/2023minha estante
Estou ansiosa para ler essa história, amei a resenha.

Milene Wi 22/06/2022

O Concorrente
O livro é uma distopia interessante. Achei que demora algumas páginas para engrenar, mas, depois, ficou bem legal. Vamos até o final dispondo das mesmas informações que o protagonista tem, sempre temos a ótica do Ben Richards sobre a situação. Gostei bastante.

Johanna.Rodrigues 14/09/2023

Vários assuntos importantes abordados, capítulos curtos, leitura rápida, amei, mais um livro do king pra conta ??

V!nny 28/05/2024

Uma outra história do Stephen King sendo escrita pelo pseudônimo de Richard Bachman, que tem essa vibe de distopia, assim como A Longa Marcha, que também se passa num futuro distópico.

Porém, O Concorrente eu estava com pouco de expectativa devido ao Plot, que achei interessante, e assim como A Longa Marcha, esse aqui possui o mesmo defeito: um Plot interessante, que é mal executado.

Queria ter gostado mais da história, mas o livro não me deixou instigado, achei cansativo. Na verdade, esperava uma coisa e recebi outra totalmente diferente do que eu imaginava.

O protagonista é um porre. Um típico brutamontes sem carisma. Mas a crítica social colocada no livro é interessante. É uma mistura de Jogos Vorazes com o mundo apresentado em Fahrenheit 451, com aquela coisa de pão e circo. E onde em cada esquina existe uma tv para todos assistirem os reality shows para esquecer a pobreza que cerca as pessoas.

O que iria acontecer no final era bem nítido. A trama desde o início já dava indícios para aquele fim.

No mais, é outro livro mediano de Richard Bachman. Não é ruim, mas existem livros melhores do King para ler.