Era um garoto: O soldado brasileiro de Hitler  Uma história real

Era um garoto: O soldado brasileiro de Hitler Uma história real Tarcísio Badaró

Resenhas -

Eros 02/10/2021

A Proximidade com um Desconhecido.
"Era Um Garoto" é uma história que beira o inacreditável, escrita de uma forma tão apaixonada que acaba por nos apaixonar também! A história é incrível, digna de um filme. Um descendente de alemães nascido no Brasil que retorna com a família à próspera Alemanha da pré-Segunda Guerra, ainda criança. E é como pouco mais que uma criança, que acaba enfrentando os russos e deles se vê prisioneiro. Graças a seus diários sua história veio à luz nesse fantástico livro, trinta anos após seu falecimento. O que Horst Brenke viveu no cativeiro dá uma amostra da experiência vivida pelos prisioneiros de guerra alemães nos campos russos, assim como elucida questões interessantíssimas como a da repatriação. Tarcísio Baldaró é um jovem escritor brilhante! Foi impecável em trazer toda a dramaticidade vivida pelo protagonista, assim como seus familiares. Fez uma pesquisa de campo incrível, inclusive na Europa, e teve o dom de trazer tanta humanidade nessas páginas que hora o leitor chora, hora o leitor ri. Um grande livro, uma inesquecível leitura!

Adri Crivelaro 14/06/2021

Soldado brasileiro lutando pelos alemães
Quando vi o livro, achei que ele tinha ido lutar por livre e espontânea vontade. Só depois, durante a leitura, vi que, morando na Alemanha, foi pego pelo exército alemão para lutar na guerra, que já estava perdida.
A história se passa no tempo que Horst foi capturado pelos russos, até conseguir votar para o Brasil.
Uma história de superação, que deveria ser mais conhecida.