O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Jhosi 16/11/2022

Um dos melhores do meu 2022
Comecei a leitura de forma despretenciosa...

E terminei simplesmente maravilhada!

Porque, sem delongas, que livro incrível!

Geórgui Jachmeneve teve sua vida pacata totalmente revirada após salvar, ainda que não de forma intencional, a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch em 1915.

E décadas depois, enquanto vela pela vida da esposa, sua memória o fará relembrar detalhes, pessoas, lugares já quase esquecidos que o levaram a chegar onde chegou.

As memórias nos levam a uma viagem incrível a eventos históricos que transformaram o século XX.

Eu realmente não vou me estender muito na sinopse/resumo/resenha para não estragar a surpresa que é ler este livro para ninguém.

Só posso dizer que a partir da minha experiência com a leitura eu vivi inúmeras emoções. A desolação, a tristeza, a alegria, o encanto, a admiração e sim, a surpresa que me fez AMAR e favoritar esse livro.

Uma leitura densa e intensa, mas muito fluida e maravilhosa.

Super recomendo!

Ps. Obrigada @livrosdaleka
pelo incentivo direto (nas nossas trocas sobre livros) e indireto (cada vez que o citou como um dos seus preferidos) ?

Súh 06/08/2022

Meu favorito para sempre
Não tenho palavras para descrever o tanto de riqueza é esse livro. Simplesmente me deixou chocada e eu acho que todos deveriam ler.

Mariane 14/07/2022

O livro é muito bom e os capítulos alternados no tempo prendem muito a leitura. Recomendo pra quem gosta ou quer saber mais sobre a história dos Romanov. Só não ganhou 5 estrelas porque achei a história fantasiosa demais, algumas cenas são muito forçadas.

Camila1856 13/07/2022

O Palácio de Inverno
É uma leitura muito tranquila, com alguns capítulos um pouco longos. A história se passa em dois eixos da vida de Geórgui, o protagonista: quando viva na Rússia, trabalhando como segurança do herdeiro do Czar, e sua vida pós Revolução Russa. A narrativa envolve vários personagens e acontecimentos históricos, tais como a Grande Guerra e a Revolução Russa. Recomendo muito, uma história com aventuras e romance.

@buenos_livros 07/07/2022

O Palácio de Inverno - John Boyne ??
?Só um bronco não tem segredos, e não creio que você seja um deles, certo? E, de qualquer forma, todos nós estamos escondendo alguma coisa. Todos, sem exceção. Nossos superiores, nossos iguais. Os que não tiveram nossas oportunidades. Ninguém gosta de revelar seu verdadeiro ser; nós nos atiraríamos uns contra os outros se revelássemos.?
. 51/2022
. O Palácio de Inverno (2009)
. John Boyne ??
. Tradução: Denise Bottmann
. Romance | 456p. | e-Book
. @companhiadasletras
. Um romance de fundo histórico que remonta à queda do Czar na Rússia revolucionária de 1918 e traça de modo não linear as aventuras de dois jovens apaixonados que fogem da perseguição bolchevique e se instalam em Londres para reconstruir sua vida. Uma história deliciosa com um protagonista carismático, me lembrou algumas das minhas leituras preferidas como ?O Homem Em Moscou? e ?Travessuras da Menina Má?.
. ????????

Dea Campodonico 02/07/2022

Que livro maravilhoso, emocionante, poético, lindo! Que preciosidade! Vai ter releitura no futuro com certeza.

Maria 16/06/2022

E os russos atacam novamente
Estou fazendo um grande esforço aqui para fazer uma resenha bonitinha e bem humorada desse livro (porque ele merece) mas saibam que eu estava chorando que nem uma condenada nos últimos 20 minutos. E isso não é spoiler! A sinopse já entrega que é um livro triste.
O Palácio de Inverno é um livro muito bom. Tipo muito mesmo. Provavelmente esse é o melhor livro que eu li em todo 2022 e um dos melhores que eu já li na vida. É até engraçado que os dois melhores livros que eu li esse ano falem sobre russos... acho que isso é um sinal para eu começar a ler livros realmente russos.
Bom, falando sobre as questões técnicas, essa é uma obra incrivelmente bem escrita. Ela é fluída, envolvente e te deixa visualizar a trama de uma maneira que você esquece que não é uma história real. É um romance histórico muito bem pesquisado e redigido (por mais que eu tenha percebido algumas mudanças de personalidade das irmãs Romanov quando comparadas com o que mostra a biografia kkkkkkk).
Além disso, os personagens foram retratados com maestria. Eles te fazem rir, chorar, refletir e entender outras perspectivas de vida. Um dos maiores exemplos pra mim é o Rasputin, que me fez sentir um nojo e um medo surreal (apesar de eu não como ele era na vida real).
Bom, acho que vou finalizar aqui porque essa provavelmente é a resenha mais longa que eu já escrevi. Mas LEIAM. De verdade, eu recomendo demais. É um estilo de livro bem específico mas é perfeito, virou um dos meus favoritos da vida!!

LairJr 12/05/2022

Um livro excelente. Não tinha criado nenhuma expectativa, então me surpreendi positivamente. Um bela obra,, tendo vários acontecimentos históricos como pano de fundo.

Sales 06/05/2022

o palácio de inverno.
Como sempre, John Boyne nunca deixa a desejar. Livro extremamente bem escrito e super flúido. Por mais que nessa narrativa não hajam muito plots e acontecimentos marcantes, o autor te prende do começo ao fim. Não me surpreendi com o suposto plot do final do livro, já era algo bem claro pra mim da metade para o final da história.
Achei que o John quis passar um outro lado, mais humano, dos Romanov. Se esse era, de fato, seu objetivo, conseguiu. Por muitos momentos senti uma compaixão a mais por personagens históricos que não mereciam esse sentimento.
Como sempre, John se consagra sendo, pra mim, o maior da ficção histórica. Simplesmente lendário.

Juh 13/03/2022

Bom, mas confuso
O livro foi indicação da minha vó, é um dos favoritos dela, ela fez tanta questão que eu lesse logo que me emprestou o exemplar que ela tinha em casa. Me surpreendeu de certo modo, achei que issa bem mais histórico do que realmente é, é um bom romance, histórico e fictício ao mesmo tempo, mas o achei confuso demais no começo.
Demorei a me adaptar com as mudanças de capítulos e com as datas, mas consegui antes que ficasse aborrecida.
Ele é um tiquinho entediante as vezes, com algumas reviravoltas surpreendentes e outra, no meu caso, nem tanto. Minha vó disse que não adivinhou o plot até o fim, por outro lado, pra mim, foi meio óbvio desde o início.
O final, a explicação para o final foi realmente boa, acabei me emocionando um tiquinho com ele

Fernanda 01/03/2022

Excelente
Fazia tempo que eu não lia um livro que me envolvesse tanto. Li com aquela ânsia de terminar, que nos traz toda boa história, escrita de forma que arrebata o leitor.
Gostei muito, muito mesmo.

Citações:
John Boyne - O Palácio de Inverno

"Pois querer mudar meu destino seria como querer mudar a cor de meus olhos. As circunstâncias me levaram de uma coisa a outra, e depois a outra, e mais outra, como acontece com todos os homens, e dei um passo após o outro sem questionar.
 E então um dia eu parei. E estava velho. E eles tinham partido."

"Ficamos em silêncio, simplesmente sentados um com o outro, como fizemos a vida toda, felizes de estarmos juntos, contentes de sermos um só."

"- Sua percepção, na hora em que sai do trem, de que sua vida já se acabou, que é apenas uma questão de suportar o tempo pela frente até chegar ao fim... isso não lhe parece familiar?" - Zoya

" ? Vocês não acham que é uma ironia ? replicou ela, avaliando minhas palavras ? que todos aqueles garotos concebidos num grande transbordamento de amor e desejo, quando a Grande Guerra terminou, estarão na idade certa de combater quando começar a próxima? É quase como se Deus só tivesse feito essas criaturas para lutar e morrer. Para ficar na frente dos rifles e tomar os tiros que voam até eles. E realmente uma piada."

"- Mas eles corrompem a história, não sabem nada de nossas lutas. Enxergam a Rússia em termos tão simplistas! Os privilegiados como monstros, os pobres como heróis, indistintamente. Falam de maneira tão idealista, esses revolucionários, mas têm umas teorias tão ingênuas... É muito engraçado." - Zoya

"- Sempre me espantou, Geórgui Danielovitch, que os mais contrários a governos autocráticos ou ditatoriais estivessem entre os primeiros a eliminar seus inimigos depois de chegar ao poder."

" E, quando surgem as lágrimas, eu penso aah...
Então é isso que significa estar sozinho."

brina.sa 26/02/2022

em minha primeira leitura de John Boyne, me senti extremamente extasiada. é uma leitura fluída, mas ao mesmo tempo com seus pesos. sou amante da história Russa, então por vezes tive que parar e respirar.
o livro é perfeito

sopiscuos 19/02/2022

um dos melhores livros que já li
esse livro me envolveu de uma forma incrível. gostei tanto que li com calma pra que não acabasse logo rsrrs
a forma como a história é contada, como todo o romance se estrutura é incrível! nem tenho palavras pra descrever esse livro. realmente mexeu comigo de uma forma muito muito empática!!!!!!