Espere até me ver de coroa Leah Johnson

Resenhas - Espere até me ver de coroa

Ana 03/04/2021

Incrível
Esse livro é tão fofo que da vontade de guardar num baú e proteger pra sempre, sério.
Amei as referencias, o jeito que é abordado a amizade, o casal (QUE CASAL), a representatividade, a Liz (que virou uma das minhas personagens preferidas), a narrativa, a história. Eu amei tudo, com certeza um livro que virou favorito.
Super indico, sério leia, é super rápido e cativante.
LEIA.

Aione 30/07/2021

Espere até me ver de coroa é o romance de estreia de Leah Johnson. Publicado no Brasil pela Globo Alt e traduzido pela escritora Solaine Chioro, foi o primeiro livro jovem adulto a ter sido escolhido para o Clube de Leitura da Reese Whiterspoon, além de ter sido indicado a diversos prêmios.

Liz é uma jovem negra e pobre estudando em um colégio predominantemente frequentado por alunos brancos e ricos. Assim, ela faz de tudo para não chamar a atenção. Porém, ao não conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade de seus sonhos, ela se vê obrigada a se candidatar como Rainha do Baile — que premia os vencedores com a bolsa que ela precisa.

Espere até me ver de coroa foi aquele livro delicioso de se ler. Extremamente divertido, me peguei dando risada em diversas passagens. O humor de Leah Johnson é ótimo e foi muito bem adaptado para o português na tradução. Também, como um bom livro YA, é repleto de referências da cultura pop, e gostei muito da caracterização de Liz como jovem negra, inclusive por suas referências. Como o livro é narrado em primeira pessoa, há uma fluidez muito grande na leitura, além de uma proximidade maior com a protagonista.

Mas, para além da diversão, Espere até me ver de coroa é muito sensível na abordagem de seus diversos temas, para além das questões típicas da confusa fase da adolescência: saúde mental, já que Liz é ansiosa; racismo; homofobia. É emocionante ver o empoderamento de Liz e sua compreensão de que ela tem todo direito do mundo de ocupar os espaços que deseja. Houve muita sagacidade de Leah Johnson em demonstrar o quanto espaços brancos e heteronormativos não buscam incluir a diversidade, mas forçar quem é diferente desse padrão a se encaixar nele.

Além de temáticas relevantes e uma representatividade essencial, Espere até me ver de coroa entrega um romance delicioso, daqueles de se encantar pelas personagens e torcer por seu final feliz; uma dinâmica muito sincera sobre a complexidade das amizades, com personagens que, mesmo errando, não necessariamente são pessoas ou amigos ruins; e um quadro familiar que nos deixa, no mínimo, com quentinho no peito. A Aione adolescente, mesmo que com uma vivência completamente diferente, se identificou com Liz por sua preocupação em não querer levar problemas extras para casa, procurando resolver sozinha aspectos que não necessariamente precisariam ser resolvidos por ela. Leah Johnson insere, também, a questão da anemia falciforme de maneira natural na narrativa, mesmo que não seja uma temática aprofundada.

Em linhas gerais, Espere até me ver de coroa me proporcionou uma leitura deliciosa, com sorrisos do começo ao fim e momentos de lágrimas nos olhos. Liz é uma protagonista incrível e poderosa, capaz de servir de exemplo para muitas jovens que precisam de alguém como ela em quem se espelharem. E, para aquelas pessoas mais velhas, que não tiveram a mesma representatividade quando mais novas, é — no mínimo — um afago no peito.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2021/07/09/resenha-espere-ate-me-ver-de-coroa-leah-johnson/

Arda :) 05/07/2022

Fiquei triste por não ter gostado :(
A leitura foi muito cansativa, só repetindo as mesmas coisas várias vezes???

Priscila 13/12/2020

Uma leitura estilo anos 90 misturado com...
A modernidade dos anos 2020, leitura leve porém um pouco clichê. Vale a pena quem gosta de filmes clichês dos anos 90.

lilabardy 17/07/2021

apaixonada
esse livro é uma delícia de ler do começo ao fim, a escrita é super leve e fluída, e a história maravilhosa.

me apaixonei pelos personagens, sobretudo pela amizade da liz e do jordan, que me dava vontade de chorar de emoção! sério eles são os maiores do mundo.

o livro inteiro é bem emocionante, toda a tensão do concurso, a vida agitada da liz, a montanha russa de sentimentos, não tem nenhum momento em que você fica entediado.

o romance também achei lindinho demais!! achei um pouco rápido e sem muito desenvolvimento, mas não era o foco do livro exatamente então vou deixar passar. a liz e a mack são com certeza goals demais aiai, mesmo com todas as confusões. amei demais < 33

Viick 23/04/2021

Espere até me ver de coroa
FINALMENTE EU ACABEI AAAAAAAAAAAAAA!!
A leitura é super fluída e gostosinha de ler, mas não era oq eu esperava.
É um clichê muiiito bom, ótimo pra da uma equilibrada nos livros mais pesados.
Bia 24/04/2021minha estante
Veio aí

CAntia51 10/01/2021

um quentinho no coração
O tipo de leitura que eu precisava pra começar bem o ano.

Carol 28/06/2021

Espere até me ver de coroa
Mdss que livro bom,super levinho. Li em 5 hrs e só parei pra ir ao banheiro. Eu realmenteeee amei amei amei. A gay q eu sou agradece mtt essa autora. Esse casal é simplesmente demaiss vei. MARAVILHOSASSS.
Amei mt,ctzz entrou pra minha lista de favoritos

Bia 26/03/2021

"Se eu quiser meu espaço, vou ter que reivindicá-lo."
Simples e gostosinho de ler e com pautas importantes. Só queria mais profundidades no relacionamento de Liz com a família e com Amanda.

brenda 03/09/2021

Esse livro me trouxe um conforto inexplicável. Muito fofo, muito lindo, um dos melhores clichês que li na minha vida. Fora que me identifiquei muitas vezes com todos os personagens.
Super recomendo pra quem quer ler uma coisa leve, com muita representatividade e com muito amor.

Mari 12/03/2021

Melhor YA de 2021 que já li com tema LGBTQIA+
Que história gostosinha de ler gente. Aqui nós vamos acompanhar a história de uma protagonista negra chamada Lyz, que almeja passar na universidade Pennington. Para cursar medicina. Porém pobre o que mais ela precisa é de uma bolsa de estudos. Ela faz a entrevista e recebi após a uns dias um e-mail da faculdade informando que infelizmente ela não passou. Como ela não tem como pagar a faculdade, pois é muito cara, ela precisa de um recurso que ela nunca ousaria querer na vida. Se tornar rainha do baile de formatura de Campbell City. Uma história envolver e com muitas surpresas. Logo mais resenha no canal.
Aurora28 12/03/2021minha estante
Parece ótimo, apesar de tratar de temas "fortes" parece ser bem leve

Mari 13/03/2021minha estante
É bem leve mesmo e rapidinho de ler.

Ana 19/03/2021

Lizzy é o tipo de personagem que eu seria amiga.
Apesar de não ter me tocado tanto, é um livro muito interessante.
Me encanta a nossa protagonista ser negra e LGBTQIA+, me dá todo um amorzinho maior no coração.
Algumas partes eu achei não tão bem exploradas ou explicadas. Apesar da leitura ser super fluida e rápida, em algumas momentos certas coisas não pareciam ser necessárias.
Achei fofo, rapidinho de ler e importante para refletir a respeito de diversos assuntos.

Acho que é isso..