Tolstoy: A Russian Life (English Edition)

Tolstoy: A Russian Life (English Edition) Rosamund Bartlett

Resenhas -

Maíra 28/01/2022

Por que ler biografias?
?Se o mundo pudesse escrever sua própria história, ele escreveria como Tolstói ?, disse o jornalista e escritor russo Isaac Babel.

Considero biografias um ótimo gênero literário, pois ao ler sobre alguém de uma era, país e cultura diferentes, é possível descobrir novas percepções e abordagens. Ademais, as biografias, geralmente, costumam ser livros mais leves, e no decorrer desse ano tenho como meta realizar a leitura de mais algumas.

A biografia de Liev Nikoláievitch Tolstói foi a escolha de abertura para 2022.

Rosamund Bartlett, tradutora e importante pesquisadora da cultura russa, apresenta um retrato completo da personalidade de um dos maiores escritores do século XIX, e também, um panorama da rica e complexa Rússia tzarista.

Adorei descobrir seus grandes feitos e ver como ele usou a própria vida como matéria prima, como acontece com quase todas as obras de ficção que publicou. Com relação aos spoilers, não acredito que irá atrapalhar minhas experiências futuras de leitura, mas pelo contrário, penso que essa experiência despertou meu interesse, e tornará suas obras mais contextualizadas e enriquecedoras.

Gostaria de mencionar também, a importância que sua esposa, Sônia, teve em seus escritos, administrando suas vidas, servindo muitas vezes de inspiração e revisando suas estórias para que elas sempre alcançassem o máximo de seus potenciais.

Assim, afirmo que a leitura desse texto foi
agradável, prazerosa e surpreendente, foi uma ótima experiência que espero repetir e indico a qualquer um que deseje renovar a estante.