Burnout

Burnout Emily Nagoski...

Resenhas - Burnout

Natalia.Tamaio 05/01/2022

Mulheres cansadas, para o alto e avante!
?Esse livro é para qualquer mulher que já se sentiu sobrecarregada e exausta com tudo o que precisa fazer, e ainda assim acha que não está fazendo ?o suficiente?. O que significa todas as mulheres que conhecemos ? inclusive nós mesmas.?
Assim começa esse livro maravilhoso, uma OBRA-PRIMA da explicação do que é o Burnout de uma perspectiva feminina ? e feminista.
Quando comprei a obra na @nobelsorocaba meu maior medo é que fosse algo maçante e muito técnico e que reforçasse ainda mais o cansaço e o quase burnout que já sentimos diariamente. Porém, foi o oposto: as autoras souberam escrever um bálsamo, algo que ao mesmo tempo nos explica didaticamente como a química do estresse se entranha em nosso corpo, mas também algo que faz você ler e pensar ?é isso! Eu não sou a única no mundo! Somos muitas MULHERES EXAUSTAS!?.
A obra fala como as mulheres estão constantemente tentando agradar e atingir o que se é esperado delas ? seja no trabalho, seja com a família, seja com os filhos, seja perante a sociedade. E que isso CANSA. E COMO CANSA (pra ser honesta, cansa só de escrever...).
Ao contrário do que pensam, o Burnout não é físico: ele é, antes de mais nada, uma exaustão emocional. E a emoção é algo automático e instantâneo que, se não cuidamos de ?fechar seu ciclo?, se instala em nosso corpo e nos adoece ? daí sim vêm os sintomas físicos. O Burnout é isso: um eterno ?não fechar? de emoções exaustivas, até que chegamos no nosso limite.
Esse livro elucida 3 pontos importantes:
1. Como fechamos o ciclo do impacto químico/emocional do estresse no nosso corpo (ou seja, depois que já nos estressamos);
2. A cultura da Síndrome da Doadora Humana (em que, quando pensamos em nós mesmas e nos priorizamos estamos sendo filhas da puta egoístas e como temos coragem de ser assim?) e o patriarcado que, sim, cansam QUALQUER mulher;
3. O que podemos fazer para nos estressar menos e nos abastecer mais energeticamente (e aqui entram conexão com outras pessoas, repouso e autocompaixão).
Eu não sei explicar o quanto o livro é incrível, mas eu resumiria dizendo que, se você é uma mulher cansada, deveria ser uma leitura obrigatória na sua cabeceira!
Anna Paixão 05/01/2022minha estante
Eu sou uma mulher cansada e depois da sua resenha sinto que preciso ler esse livro. Kkk

Natalia.Tamaio 05/01/2022minha estante
Nossa Anna ele é INCRÍVEL. Me ajudou num tanto...

Juliana do @jdeoliveiraa 08/03/2022

Esse livro me fez pensar sobre diversas atitudes minhas, e só por ter me instigado a entender meus comportamentos já achei merecer as 5 estrelas.
Entretanto, as autoras vão além e nos fornecem explicações sobre como o estresse afeta nosso organismo provocando inflamações e doenças variadas, explicam o porquê nos sentimos culpados por descansar (o que me identifico demais!) e revelam que internamente temos uma "louca do sótão", o que, apesar de parecer estranho num primeiro momento, faz total sentido. Sabe aquela sua parte interna que te enche de críticas sobre o quanto "você não está no corpo 'ideal'"? Sobre o quanto socialmente era esperado "mais" de você? Então, essa vozinha é a do que elas chamam de "louca do sótão".
Esse livro é focado no burnout em mulheres. Aprendi demais e recomendo!

Bárbara 07/02/2024

Como vencer o burnout para mulheres
Livro muito bem escrito e referenciado, cheio de dicas de como levar uma vida menos estressante, sempre levando em conta as nuanças presentes na vida de todas mulheres. Me senti acolhida pelas autoras. Recomendadíssimo.

Jully 16/07/2023

Muita informação boa em como administrar a ansiedade, esgotamento, estresse e solidão como mulher. Must read pra todas!

Beatriz3345 30/01/2024

A importância de viver em coletivo
O livro esmiuça a questão do burnout dando vários exemplos e nos mostrando como em sua grande maioria afetados por esse mal são mulheres! A rotina atribulada, atribuída muitas vezes da maternidade e sobrecarga mental nos leva a exaustão! Juntando a isso somos cobradas a viver em um padrão de excelência, em praticamente tdas as áreas da vida, inclusive a estética!
Vivemos muitas vezes o que o livro chama de síndrome do doador humano, onde colocamos o outro acima de nós! Hj o burnout não está ligado somente a quem está diretamente no mercado de trabalho, existe por exemplo o burnout materno, de uma mãe que equilibra todos seus pratinhos e em sua grande maioria ainda suporta os problemas do parceiro para que esse se desenvolva no seu trabalho!
A conclusão do livro nos leva a crer que precisamos um dos outros como sociedade para vivermos uma vez que ouvir alguém dizer e tb dizer alguém que ela é suficiente faz parte do processo de ser suficiente e assim nós sentirmos inteiros. Isso, ao contrário do que se pensa mts vezes não é sinal de carência, essa troca nos faz projetar para uma vida de alegria. O bem estar vem do fato de uma ação e a troca de apoio é uma forma essencial para manter se com bem estar. Por isso, qd uns cuidarem um dos outros a ponto de se deixarem ser cuidados tb e não apenas se doarem estaremos no caminho de achar a cura do burnout.

Joice.Yuko 24/04/2024

Mulheres, leiam. Homens tbm
De mulheres para mulheres com muita ciência. Que livro perfeito sobre burnout, sobre patriarcado (eca) - como dizem as autora kkkk o livro aborda diversos pilares da vida para vencermos esse mal. A que mais gostei foi sobre conexão. Rede de apoio. Não somos nada sozinhas. Que lindo!