O quarto alemão

O quarto alemão Carla Maliandi

Resenhas - O quarto alemão

Ivandro Menezes 20/12/2021

Uma das minhas melhores leituras
Ha? livros que sa?o fa?ceis de falar, na?o e? o caso.

A estreia de Carla Maliandi remete ao exi?lio, seja no retorno da fami?lia da protagonista a Buenos Aires ou ao retorno da protagonista a Heidelberg trinta anos depois, numa fuga marcada pelo luto, pelo te?rmino de um relacionamento e a perda de sentido.

Na Alemanha, hospeda-se numa pensa?o estudantil. Para poder ficar precisa apresentar um recibo de estudante e circulando pela cidade descobre estar gra?vida, sem saber quem e? o pai, e encontra um antigo estudante de seu pai, tambe?m exilado, quem perdeu o seu grande amor durante a ditadura, decidindo por nunca retornar.

Ale?m de toda essa carga emocional, ela se depara com alguns personagens interessantes, como um estudante do interior da Argentina, uma estudante japonesa e sua misteriosa ma?e.

A tensa?o, a claustrofobia causada pelo espac?o cada vez mais reduzido pela gravidez, pelos novos relacionamentos, sentimentos e necessidade de retorno, uma vez que fugiu sem deixar rastros.

O deslocamento, a sensac?a?o de na?o lugar, permeia toda a tensa?o da narradora e alimenta a gangorra emocional que sente. A narrativa ganha tons melanco?licos, de medo, du?vida, angu?stia e ternura.

A capacidade de Maliandi em abordar temas recorrentes nos romances atuais trazendo um frescor e ampla capacidade de inovac?a?o surpreendente.

Uma das melhores leituras do ano.

oiamandah 17/06/2022

Acho que li errado
Termino essa leitura com a sensação de que faltaram páginas no livro ou que li errado kkk. Gente. A historia sai de nada pra lugar algum, não tem aprofundamento dos acontecimentos, assim como os personagens também são esvaziados... Toda vez que sinto isso de um livro acho que tô entendendo errado. Então é isso? A intenção era essa mesmo?

Não consigo nem descrever do que fala essa história, por que não fez sentido pra mim. Foi só confusão, estranhamento...era isso? Senti certo, então?

Bom, se ficarem curiosos podem arriscar a experiência...eu fiquei desapontada :/

Dilla.Martins 23/08/2022

Faltou folha
Estava gostando da história, a personagem principal faz com que você leia rapidamente as páginas já que não são tantas mas daí o livro não tem um final, não um que eu conseguisse entender.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 24/08/2023

Olá queridos amigos leitores! Esse ano conheci através da @editoramoinhos a primorosa escrita de Carla Maliandi, através do seu lançamento A Estirpe, e logo me apaixonei pela escrita da autora, e quis muito ler seu primeiro livro O Quarto Alemão.
Recebi ele essa semana, e devorei ele em tempo recorde, e agora estou aqui para falar dele.

??? Não deixa de ser uma cidadezinha, e nas cidadezinhas olha-se de modo estranho para as mulheres sós?

Neste livro acompanhamos a jornada de uma mulher que parte de Buenos Aires para a Alemanha, em busca de um conforto que tinha na infância quando morou lá por um período.
A vida dela está um caos e ela se hospeda com estudantes, mesmo não tendo intenção (nem condições financeiras) de voltar a estudar.
Lá ela conhece algumas pessoas que se tornam próximas, até que uma tragédia acontece.

?? ? Uma Pessoa esquecida é como um morto, ninguém quer os mortos de volta ao mundo dos vivos.?

O Quarto Alemão é um livro cheio de nuances interessantes tanto em relação aos personagens , quanto em relação a vida.

A narrativa nos traz diversos pontos da cultura Argentina, Alemanha e até do Japão, mostrando as diferenças gritantes entre elas.

Além disso, a autora levanta a questão da alta taxa de suicídio entre os estudantes japoneses, e um pouco da formação das famílias asiáticas e ricas.

Um dos aspectos que gosto muito na escrita de @carlamaliandi é o fato dela deixar em aberto alguns acontecimentos para que o leitor julgue se são sobrenaturais, truques da mente ou apenas algo para o qual não há explicação.

Mais uma vez o final me deixou boquiaberta, reflexiva e tentando entender tudo que aconteceu e como isso se encaixa com o destino que foi dado a protagonista.

O Quarto Alemão é com certeza um dos melhores livros que li esse ano, e também um dos favoritos da vida.

#laestirpe #aestirpe #editoramoinhos #oquartoalemao #lahabitacionalemana

Renata.Mieko 10/06/2022

Não sei se gostei muito do final. Acho que esperava uma epifania da personagem. Mas acho que a vida é assim mesmo, apenas um conjunto de acontecimentos, sem descobertas mirabolantes.