Colonialismo e luta anticolonial

Colonialismo e luta anticolonial Domenico Losurdo
Jones Manoel da Silva

Resenhas -

Rhuan Maciel 22/05/2021

Nessa coletânea de textos, Losurdo reafirma a importância de uma reavaliação da história, um balanço crítico que conceitue as nefastas ações estadunidenses, além de ser uma defesa do socialismo real, o qual é incessantemente atacado e demonizado pelas hagiografias dominantes. Denunciando as atrocidades imperialistas da nossa época, esse livro reflete sobre diversas experiências contemporâneas, como a Guerra do Golfo, o fim da Iugoslávia, o conflito Palestina X Israel, a Guerra ao Terror, a destruição da Síria, Líbia e Irã, reivindicando termos como neocolonialismo e imperialismo. Losurdo vai contra a narrativa hegemônica e liberal.

Lucca 07/01/2022

Ao abordar lenin e suas teses acerca do colonialismo e imperialismo, losurdo gera um debate que vale a pena refletir, produto de um estudo da visão leninista das guerras chamadas "coloniais" pelo próprio lenin, sendo ele o primeiro à analisar a primeira guerra mundial com ênfase na escravidão colonial. Aborda a questão dos povos coloniais e a influência da White supremacy norte americana no regime nazista do terceiro reich na Alemanha, tanto na questão dos negros como dos judeus, asiáticos, indígenas, ciganos e etc, além da prática discriminatória contra os palestinos por Israel que caminha passo à passo com a sua desumanização.
Não vejo a hora de ler "contra história do liberalismo" do autor!

Amelie 11/02/2022

o fato do livro ser uma coletânea de textos coesos entre si faz dessa obra ser extremamente completa e excelente pra entender uma infinidade de assuntos que giram em torno da luta anticolonial, antiimperialista. desde a atuação nos Estados Unidos, sionismo, relação do nazismo com o americanismo e as guerras neocoloniais, até argumentos importantes pra base teórica do marxismo e para a filosofia de Hegel. algumas opiniões são bem polêmicas, especialmente envolvendo a China, e também algumas breves opiniões sobre a poligamia, das quais eu tenho uma certa discordância. mas isso não torna o livro menos completo e essencial pros dias de hoje.

Lucikelly.Oliveira 20/01/2024

Elucidador
Uma leitura importante pra nós tirar os véu colonialista de bom moço dos Estados Unidos. Um texto bem denso e cheios de notas e referências para se entender o contexto histórico.

jp.diniz 13/02/2024

Comentários:
Achei a escrita de Losurdo bem tranquila, sem muitos termos rebuscados e cabeçudos, bom livro para entender o tema de uma maneira ampla. Achei que ele reafirmou certos pontos várias vezes, mas sem ser redundante. Livro extremamente atual, principalmente com a questão da Palestina e do Iêmen bem intensas.

Rhuan Maciel 22/05/2021

BetoOliveira_autor 04/01/2022

Leitura Impactante
É sempre bom lermos grandes pensadores. São eles que interpretam o movimento da História e apontam caminhos, além de destruírem mitos e falsidades.
Munido de uma máxima hegeliana (A verdade é o Todo), Losurdo desmonta as narrativas insidiosas das pretensas nações democráticas.

Ainda, demonstra a necessidade de um pensamento crítico ativo para combater o neocolonialismo, fenômeno este que atravanca países como o Brasil.

Ler uma obra não significa concordar com tudo o que o seu autor propõe. Entretanto, este livro vai, no mínimo, nos sacudir, nos acordar para ouvir o som das engrenagens da geopolítica. Refletir melhor, criticamente, sobre o mundo e suas urgências. Para tanto, não é a ingenuidade maniqueísta que nos guiará para o mais próximo da verdade.

Henrique 20/02/2022

Organização de livro excelente!
A organização desse livro é excelente. Dividido em quatro partes, cada um com um tema, mas que ainda assim gira em torno do colonialismo, Domenico Losurdo constrói bem suas análises.
Livro recomendadissimo para entender o colonialismo e as lutas anticoloniais
Com uma excelente texto sobre nazismo e suas raízes político-culturais.

Victor.Albuquerque 31/07/2022

A capacidade de Losurdo de contar uma contra-história é algo assustador, seus escritos sao capazes de nos fazer pensar sobre

Daniel.Sauruk 05/07/2023

Durante sua obra, Domenico Losurdo lança um olhar crítico sobre a história da construção do liberalismo e da democracia. A história moderna é marcada pelo colonialismo e imperialismo, deixando marcas profundas.
Seus escritos ajudam a entender melhor a dinâmica das relações internacionais, uma vez que preenche lacunas e dá explicações empíricas sobre a desigualdade no sistema mundial. Certamente é um contraponto para as teorias realistas e liberais, que não se propõe a analisar com profundidade a complexidade do mundo.
Por fim, o autor trouxe elementos que desconhecia, como por exemplo, a ligação da ideia nazista com o colonialismo estadunidense.

A colonização e imperialismo seguem cada dia mais atuais, é preciso entendê-los como fenômeno e combatê-los, uma tarefa urgente para a esquerda internacionalista

Alberto Pilati 15/02/2024

Um chamado à luta contra o imperialismo
Uma grande coleção de textos de Losurdo que mergulha nas mazelas causadas pelo imperialismo dos países capitalistas. Infelizmente, é uma leitura ainda muito atual. É uma obra de fácil acesso e curta, mas capaz de alertar e mover as pessoas na luta contra a exploração do homem pelo homem. Só queria que a leitura fosse um pouco mais fácil em alguns momentos. Ainda assim, leitura obrigatória!