A Sinestesia Entre Jeans e Café Em Dias de Chuva

A Sinestesia Entre Jeans e Café Em Dias de Chuva Mel Almeida

Resenhas - A Sinestesia Entre Jeans e Café Em Dias de Chuva

bianca 02/02/2021

Foram tantas marcações nesse livro que nem consigo escolher uma favorita para pôr aqui, mas que fique claro: o livro inteiro merece ser marcado.
Uma escrita melancólica, intensa e aconchegante, o livro me levou para dentro de uma biblioteca, caminhando pelos corredores e ouvindo os sentimentos de um livro especial.
Tin ajudou e marcou Alice, e esse me ajudou e me marcou.

Rafaela 20/08/2021

"O que não pode ser certo é passar a vida sem sorrir ao sentir o vento. Sem afeiçoar-se pelas folhas dançantes,
sejam das árvores ou dos livros. Se a companhia romântica não basta, amizade deveria bastar. Quando a vida
social, além de não ser suficiente, cega os olhos espirituais, uma nova rota precisa ser traçada."

@juliusverse 20/11/2020

Uma história com gosto de abraço.
SOBRE A HISTÓRIA: A coisa que mais me chamou a atenção logo de cara é o fato de ter um livro narrando um livro e se apaixonando por sua primeira leitora, enquanto tem crises de identidade e reflexões quanto a seu objetivo e passividade no mundo, ao mesmo tempo que suas vontades exigem movimento.

BREVES PONTOS POSITIVOS: A escrita da Mel é com certeza o maior ponto forte. Ela é sinestésica, provoca sensações abstratas e te conduz na narrativa não pela mão, mas através de um abraço quentinho, mesmo que a maior parte da narrativa seja pura melancolia. Com certeza, essa foi uma das minhas melhores leituras do ano e ganhou um espaço muito carinhoso dentro do meu coração.

BREVES PONTOS NEGATIVOS: Não é nem um ponto negativo, mas é algo que eu queria ter visto: Há um momento que deveria em que acontece um evento dramático com o protagonista-livro, mas acaba passando muito rápido e não tive preocupações reais com o evento, apesar dele deixar marcas permanentes no personagem e servir bem à narrativa. Gostaria de ter visto esse acontecimento explorado um pouco mais, com um pouco mais de peso.

"A sinestesia entre jeans e café em dias de chuva" é uma história poética, metafórica, com abstrações lindas e provocadoras com um narrador tão único e apaixonante que você gostaria de ter na sua estante, tanto o protagonista quanto a obra.

Iris 23/02/2021

A sinestesia entre jeans e café em dias de chuva
O livro apresenta uma perspectiva diferente, por mostrar o ângulo do livro e seus sentimentos e visões de mundo, assim como as possibilidades de finais diferentes para uma obra literária como ele. É sem dúvida um livro diferente e intrigante, com partes mais interessantes e outras nem tanto, mas curioso por seu personagem principal ser o Tin (livro Tinto sobre a mesa).

"Sou feito de páginas cheias de amor, linhas preenchidas com fervor de qualquer sentimento que possa te alcançar. Sou apenas um livro uma história em trânsito congestionado, com a vontade de estacionar. Não aqui, em meio à jornada exaustiva apenas busco o repouso que oferece ao peito o abrigo e o conforto de um lar. Lar que cuida, deixa viver e morrer Mudar e dançar. Nasci de um ventre sofrido, mas posso expandir através de seu olhar. Me permita colher suas lágrimas e teus próprios lugares sombrios te ajudarei a atravessar. Me encontre em qualquer livraria, biblioteca ou estante amiga e talvez um abraço te encontrará."

sarah 12/11/2020

Nem sei isso vai ser bem uma resenha, mas vamos lá.
Eu não sei bem o que eu estava esperando desse livro, mas de alguma forma não funcionou tão bem pra mim. Não é um livro ruim, é muito interessante a ideia do personagem principal ser um livro, ele traz algumas boas reflexões e boas referências musicais, te faz enxergar os livros com outros olhos e te lembra que livros mudam e salvam sua vida. Mas ao mesmo tempo que isso acontece ele é muito melancólico e arrastado, demora muito mesmo sendo um livro curtinho.

Sofia 15/09/2021

A Sinestesia Entre Jeans e Café Em Dias de Chuva
Já parou para pensar como os livros se sentem?
Por aqui vamos acompanhar os pensamentos de Tin, um livro novo em uma biblioteca.
Ele só quer ser lido e amado, ajudando outras pessoas.
Até que uma nova estagiária aparece e decide dar uma chance para o novato. Depois disso, ele vive muitas aventuras, mas quer encontrar seu lugar.

Esse conto é um amor! O ponto de vista do livro é algo por fora de diferentes histórias, trazendo suas opiniões e frases muito boas. A playlist no final é ótima! Recomendo!

Lila 20/08/2022

Quentinho no coração e melancolia podem andar juntos?
Eu estou totalmente encantada por essa história. Me apaixonei pelo Tin, pela Alice e cada personagemzinho, que fez história a sua maneira. Continuo me perguntando se a autora do Tin conseguiu superar seus problemas, da mesma forma como ela ajudou a Alice, através do próprio Tin.
Espero do fundo do coração que sim. Mas falando como escritora, sinceramente, eu acho que não.

tteusbooks 17/03/2021

Em alguns momentos, para mim, a leitura engatava e super fluía, em outros momentos, não. Tem frases marcantes e com o passar das páginas vamos nos identificando cada vez mais com o livro.

Mônica Alves 08/03/2021

É bastante inusitada a ideia de um livro se apaixonar por uma pessoa. Mais inusitado ainda é que o livro tenha sentimentos tão concretos que possamos nos identificar com ele.

Com uma série de referências, principalmente musicais, e uma escrita melodiosa e melancólica (que eu amei, diga-se de passagem), a autora consegue nos transportar para o ponto de vista do livro de tal forma que, em certos momentos, senti que havia olhos azuis lendo a mim, e não ao protagonista. O cheiro da chuva, do café, o farfalhar das folhas... é um livro que mexe com nossos sentidos.

É possível fazer diversas reflexões sobre os sentimentos do protagonista e transportá-los para a vida real. Me identifiquei com ele em muitos momentos, embora seja clichê dizer isso.

E falando em clichê... a Alice parece ter sido feita sob medida para que se identificassem com ela. Não que seja ruim, mas a descrição dela somada as letras de músicas (sempre em inglês, aliás...) presentes no livro me deram a impressão de estar lendo uma fanfic.

Em alguns momentos achei que houve excesso de detalhes, penso que algumas coisas poderiam ser deixadas no ar. Mas isso é pessoal. Enfim, com certeza vale a leitura.

gabriela 01/02/2021

Surpresa
Eu não tenho ideia se a autora vai ler isso. Se ela estiver lendo, eu quero pedir para você nunca deixar de escrever, mesmo se um dia você não tiver tanta certeza assim, não deixe de escrever.
Embora o livro tenha um teor mais melancólico e reflexivo, eu me senti demais dentro da história. Eu consegui me projetar no Tin, compreender os sentimentos dele, entender suas angústias, seus questionamentos e as confusões.
Achei o enredo bem criativo, o livro todo é contado pelo ponto de vista de um livro, que mora em uma biblioteca. A escrita da autora é muito aconchegante, acolhedora e bonita, ela sabe transmitir as emoções através das palavras e das perguntas que rodeiam os pensamentos do Tin.
A Alice é outra personagem super importante na história que me trouxe muitas lembranças de quem eu já fui também, não entender a si mesmo, não entender o que o mundo quer que você seja, o que fazer da vida e que pessoas ter do seu lado e o porquê. Ela é uma personagem bem sensível e que sem dúvidas escolhe ouvir os sentimentos e o coração, ao invés de tentar ir pelo lado mais lógico, e eu admiro muito isso.
Mesmo sendo uma história curta, de 78 páginas, é repleta de construções fantásticas para um conto, você se sente tão imerso quanto seria em um romance. Vou abrir só um adendo para uns errinhos de revisão de texto, mas nada que tenha atrapalhado a minha leitura de fato.
Eu recomendo esse livro para todas as pessoas, se você estiver passando por um momento difícil, talvez esse livro te deixe mais confortável e mais compreendido.
(Deixei a mesma resenha na Amazon porque queria passar exatamente a mesma coisa que senti)

Mich 12/02/2021

Perfeito
O livro me surpreendeu desde o primeiro capítulo, porque as pistas sobre o narrador e também sobre os outros personagens são colocadas aos poucos, e acho que essa é a melhor coisa na escrita.
O desenvolvimento dos personagens é descrito da forma mais singela e clara possível, você até acaba se identificando muitas vezes com eles ou até mesmo pelo narrador.
Apenas leiam e desfrutem de uma história maravilhosa.

le_vieira 25/02/2021

LEIAM!
Que leitura mais gostosa. É aquele tipo de livro que você quer devorar porém não quer que acabe rápido. Queria ler mais livros no ponto de vista de um livro.

Cicin 28/05/2021

Amei demais a história, os personagens (tanto pessoas, como livros) e o fato de ser majoritariamente narrado por um livro?