BLECAUTE - A VOZ DA ESCURIDÃO

BLECAUTE - A VOZ DA ESCURIDÃO Ronaldo Dalbianco

Resenhas - BLECAUTE - A VOZ DA ESCURIDÃO

Narry 07/11/2020

Uma trama interessante!
O autor traz uma história fluida e bem escrita, daqueles livros que facilmente se lê em um dia. Ao ver a sinopse acreditei ser um livro de suspense sobre uma situação apocalíptica, e, apesar de ter essa característica como plano de fundo principal da história, são as relações e os segredos entre os personagens dentro do apartamento que vão ser o foco principal e que mantêm o leitor querendo saber o que vai acontecer a seguir. Além disso, o livro trata de questões sociais muito importantes de serem discutidas, como homofobia e violência contra mulher, entre outras. E ao longo dos capítulos me vi mais e mais presa a narrativa. Recomendo a leitura!!

Bookworm 13/11/2020

Leitura rápida
O amanhecer não apareceu, tudo parou de funcionar,relógios, celulares e qualquer outra coisa que você imaginar parou de funcionar e nem o sol apareceu, o céu está preto. Um grande apagão. Ninguém sabe o que aconteceu de verdade e as pessoas estão desesperadas e agora as ruas estão perigosas, uma terra sem lei.
E agora?

Obs: o livro contém algumas cenas violência e pode conter gatilhos.

Opinião: achei o livro envolvente mas achei que aconteceu tudo rápido demais. Em poucas horas de apagão as pessoas já estavam desesperadas atacando umas às outras e saqueando os mercados acredito que faria mais sentido se isso começasse em alguns dias de apagão. Mas é um bom livro.

Astrid - @livros_e_contos_ 14/03/2021

O que você faria se, de repente, o dia não amanhecesse e ficasse uma escuridão total?

Tudo acontece na primavera carioca.
Roberto ao acordar percebe que seu despertador não tocou como todos os dias e, ao olhar pela janela vê que o dia não amanheceu. O relógio parou às 05:11 da manhã.

O livro começa dessa forma e todos os moradores de um prédio de 4 apartamentos só podem contar com eles mesmos para sobreviver a essa situação. Com o intuito de se defenderem de uma possível invasão , todos os moradores vão para o apartamento do Roberto que fica no último andar.
Enquanto esperam as coisas voltarem ao normal, a convivência não é fácil pois, apesar de morarem no mesmo prédio, são pessoas desconhecidas.

Muitos segredos são revelados durante o blecaute, o que gera situações emocionantes e conflituosas.

A história é muito bem escrita, explorando as características psicológicas dos personagens e consegue mesclar passado e presente de uma forma que torna a leitura fluida.. Durante a leitura você se surpreende com as atitudes de alguns personagens, o que torna a leitura ainda mais interessante.

O autor soube explorar temas importantes como violência doméstica, homossexualismo, homofobia, intolerância e relacionamento abusivo de uma forma clara e objetiva.

O livro está disponível no Kindle Unlimited.

Ju Meira 10/11/2020

Um up na literatura nacional contemporânea
A história tem uma carga muito forte, por se tratar de assuntos tão difíceis (mas necessários) o autor conseguiu aborda-los de forma cativante, sem assustar o leitor quanto a necessidade de ser abordado!
Iniciei a história achando que me depararia com um suspense intenso. Mas foi mais que isso, foi um drama familiar e da sociedade, foram críticas bem construídas.
Me sinto muito feliz de poder ter vivido esse momento do livro de estreia do autor! Que ele possa ir longe criando novos mundos e histórias. Valeu a pena incentivar o pequeno escritor brasileiro!!

Darlei.Amorim 10/03/2021minha estante
Excelente livro!

CiceroToniolo 12/11/2020

Surpreendente. História inovadora e cativante
A história do livro é muito boa, tanto o pano de fundo como os conflitos que se desenvolvem entre os personagem. A escrita e a narrativa são ótimas, flui muito bem, simplesmente não da aquela vontade de dar uma pausa, sabe? Tu quer continuar lendo sem parar até saber tudo que está acontecendo. Recomendo muito.

Darlei.Amorim 10/12/2020

Blecaute!
Que livro! História envolvente, realmente me prendeu na leitura, a cada capítulo um revelação de tirar o fôlego!

Evellin 10/11/2020

#Resenha: Blecaute - A Voz da Escuridão
Imagina, você acordar para ir trabalhar e perceber que o mundo está totalmente escuro?
O Sol não nasceu para iluminar o dia.
O relógio parou. O celular não pega mais.
Não existe mais energia.

Essa foi a situação que Roberto e os outros moradores do prédio - onde morava - acordaram. O mundo estava totalmente escuro, e a ideia de se juntarem surgiu quando Dona Niceia bateu na porta do apartamento de Roberto.

No apartamento de Roberto, sete pessoas se uniram e passaram por diversos problemas enquanto o mundo estava sendo tomado pela completa escuridão.

?Um livro repleto de surpresas que nos prende do início ao fim com personagens bem desenvolvidos. Além disso, o livro trabalha com problemas reais e atuais, como o preconceito, fanatismo religioso, depressão, ansiedade e outros.

?Blecaute, um livro inspirador. Que nos mostra a importância de declaramos nosso sentimento para alguém, de lutarmos por quem somos, de perdoar e amar o próximo.

?Foi uma experiência incrível! Amei a obra do autor Ronaldo Dal Bianco e já estou ansiosa para as possíveis próximas obras dele.

?Super recomendo. É um choque de realidade. O que você faria se o sol não nascesse amanhã? Se a terra ficasse escura e sem lei?

?Para conhecer os personagens e esse livro maravilhoso basta ir no IG @ronaldodalbianco_autor e adquirir o ebook pela Amazon!

Fernando 11/11/2020

A escuridão que ilumina
Livro de estreia do autor brasileiro Ronaldo Dalbianco, que nos brinda com páginas de tirar o fôlego, recheadas de questões q precisamos conversar, tais como violência, homofobia, falsas religiões, relações entre seres humanos e muito mais. Creio q esse blecaute foi providencial: iluminou as partes mais sórdidas do ser humano. O livro nos prende do começo ao fim com um final bem redondo! Sucesso ao autor e que venham outros livros. Fiat Lux!

Delma 30/11/2020

Um verdadeiro caos
Livro muito bem escrito, que aborda temas polêmicos. Leitura muito fluída e envolvente. Simplesmente impossível largar a leitura. Recomendo.

Cris Moraes 11/11/2020

Um bom entretenimento.
Esta historia fisgou minha curiosidade do início ao fim. Achei a sinopse bem interessante e tudo o que eu queria era descobrir logo que tipo de atitudes os personagens iriam ter ao se depararem com uma situação quase apocalíptica.
O autor desenvolve bem cada história de vida e conseguiu me colocar dentro do cenário em que os personagens estão. Também conseguiu me fazer sentir as dúvidas, as angústias e os medos de cada um. Nossa, torci muito para um final diferente, porque tentei me colocar no lugar de cada pessoa e fiquei me questionando se tomaria as mesmas atitudes. Aliás, me perguntei a todo o momento se eu conseguiria agir de alguma forma ou se, simplesmente, "ficaria congelada no tempo" de tanto pavor.
É uma boa história, de leitura rápida, enredo bem ágil, bem construído, com personagens comuns que acabam nos envolvendo com o seu passado. E também com o seu momento presente tão incerto e exigindo tomada de sérias decisões. Parabenizo o autor pela obra. Recomendo a leitura.

amandita 13/11/2020

Leitura fluida com narrativa surpreendente
Blecaute é um livro fantástico, nas entrelinhas conseguimos perceber as intenções do autor, é incrível como podemos sentir cada coisa que está sendo explicitada. O autor conseguiu criar uma narrativa bem estruturada, com perfeitas divisões de capítulos onde podemos conhecer cada personagem separadamente, além de possuir uma escrita impecável.
O livro discorre sobre como o ser humano pode ser cruel. São relatadas cenas de abuso, preconceito, ódio, ressentimento, agonias e estresse, e em cada uma conseguimos mergulhar nos sentimentos dos personagens. Outro ponto interessante é o fato de que somos constantemente levados a repensar e refletir sobre muitas atitudes.
Blecaute é uma narrativa perfeita, principalmente para os amantes de suspense e para aqueles que são fãs de uma narrativa sólida, bem escrita e repleta de surpresas. Para mim, sem sobras de dúvidas, foi um das melhores leituras que fiz, o autor soube bem como prender o leitor, resultando em uma leitura fluida e agradável. Com toda certeza recomendo a leitura a todos.

Nay 11/11/2020

Blecaute
Já imaginou você acordar e não ter a luz do dia? O sol não nascer, não ter lua, nem estrelas, sem energia elétrica, celular, baterias, os carros pararem de funcionar do nada, tudo ficar no completo breu?

Pois foi isso que aconteceu, e os moradores do Prédio Jasmim, terão que unir forças para garantir a segurança do prédio e deles mesmos.

Em meio ao caos, sem muitas certezas e o medo, segredos serão revelados, o passado será exposto. Será que sobreviverão ao blecaute?
Blecaute é uma história viciante, intrigante, com muitos mistérios e plots twists, que me deixou curiosa do início ao fim. Li o livro em um dia, deixando apenas o epílogo para ler no dia seguinte, pois eu não queria que a história acabasse.

Fiquei de queijo caído com muitos acontecimentos. Senti medo e apreensão junto com os moradores e fiquei morrendo de curiosidade para saber o que gerou o blecaute.

O autor não decepciona em nenhuma revelação, deixando o leitor extasiado e de queijo caído.

Um livro teve um fim, sensacional por sinal, mas eu amaria uma continuação.

A história varia entre o passado dos moradores e as horas durantes o blecaute. O que me fez aproximar, mesmo em poucas páginas, de muitos dos personagens. Entender suas dores, sentir empatia, desprezo.

Poderia ficar horas só elogiando, mas o que tenho pra dizer é que vocês precisam ler esse livro. História incrível!

Alê 12/11/2020

Uma trauma muito bem formulada
Em seu livro de estreia Ronald Dal Bianco não deixou a desejar, trazendo pra gente uma história misteriosa, com personagens cativantes.
Senti emoções em cada cena, e fiquei perflexa com a capacidade do ser humano em agir em situações de puro desespero e stress.
Uma leitura fluída, que a cada capítulo me deixou com mais curiosiodade para saber dos babados finais.

Rio de Janeiro, ano 2026
"... Neste dia o sol não nasceu..."

A história se desenvolve antes do blecaute e após o blecaute, intercalando seus capítulos.

Na trama conhecemos os moradores do prédio, pessoas comuns, que devido ao incidente do blecaute se tornam companheiros em busca da união para sobrevivência.

Com vários personagens, que assim como qualquer um, tem seus traumas e suas bagagens.

O que mais me chamou a atenção e que tive um certo apego foi Caio, um rapaz que mesmo sofrendo desde a infância, não deixou de sonhar em ter um futuro melhor.

Cada personagem descrito no livro teve seu papel fundamental para tornar a obra muito produtiva. Eu amei

Indicadíssimo.

Ronaldo, parabéns pela sua escrita que me prendeu por várias madrugadas.