O Esplêndido e o Vil

O Esplêndido e o Vil Erik Larson

Resenhas - O esplêndido e o vil

Paulo 05/01/2021

1940-41
Que personalidade foi Sir Winston Churchill!, ou como o próprio rei britânico escreveu admitindo: "I could not have a better Prime Minister."

Neste livro de Erik Larson percorremos meses entre 1940-41 em que Londres e algumas outras cidades britânicas estiveram sob um massivo e constante ataque por parte das forças aéreas nazistas, a Luftwaffe, além do suspense de uma provável invasão alemã; período esse que correspondeu ao primeiro ano de mandato de Primeiro Ministro de Winston Churchill.

Este livro relata como foi que o império britânico resistiu o império nazista e como o governo de Churchill dirigiu a política interna e externa para sobreviver ao avanço inimigo. Tanto as escritas em diários pessoais quanto os documentos oficiais da época serviram de base para que o autor montasse um excelente relato histórico daquele surpreendente e nefasto momento da história mundial.

O livro não se trata de uma biografia de Churchill, mas seria impossível falar daquela época sem comentar tão marcante personalidade. Aqui não só vemos o primeiro ministro enquanto político, mas também enquanto homem com suas virtudes, falhas e trejeitos. Além de uma bela exposição das pessoas que faziam parte do círculo mais próximo de Winston.

Vidal 17/06/2023

Visão diferente da segunda guerra mundial
O dia a dia da Inglaterra sobre ataques da Alemanha de Hitler e aqui mostra o primeiro ano do governo do Churchill.
Mostra as rotinas de Londres, o autor me fez ir pra Londres sob ataque em 1940.
Mostra pessoas ao redor do primeiro ministro, família, amigos e funcionários.

André 13/10/2021

Churchill, um exemplo de resiliência e liderança. Apresenta fatos históricos da resistência da Inglaterra contra a invasão nazista, além de relatos íntimos da família Churchill.

Ga 12/03/2021

Gostei muito
Lendo o livro eu aprendi muito, não como na escola estudando os acontecimentos, mas como alguém que realmente vivenciou a guerra; Conheci um grande líder mundial, Churchill, lutando na guerra mais cruel da história; um líder corajoso, determinado e também um grande orador.

@buenos_livros 11/04/2021

O Esplêndido e o Vil - Erik Larson ??
?Nada podia ser mais lindo e as luzes dos holofotes se entrelaçavam em alguns pontos do horizonte, os flashes estelares no céu eram cartuchos estourando, a luz dos tiros distantes, tudo se somava à cena. Era magnífico e terrível: o zumbido espasmódico das aeronaves inimigas em cima; o estrondo da troca de tiros, às vezes perto, às vezes distante; a iluminação, como de trens elétricos em tempos de paz, quando as armas são disparadas; e uma miríade de estrelas, naturais e artificiais, no firmamento. Nunca houve tal contraste entre o esplendor da natureza e a vilania humana.?
. O Esplêndido e o Vil (2020)
. Erik Larson ??
. Tradução: Rogério W. Galindo / Rosiane Correia de Freitas
. História / 623p.
. @intrinseca
. Com um enfoque diferente das biografias e livros sobre Churchill, a narrativa é enlaçada entre o primeiro ano do Primeiro Ministro britânico sob os bombardeios nazistas e a vida íntima da família Churchill. Uma leitura instigante que mostra a força do líder excêntrico que uniu o mundo contra Hitler e as particularidades de seu círculo familiar durante um dos mais difíceis momentos da história mundial.
. ??????????

Gustavo 27/04/2021

Uma obra a ser lida por diversas vezes
O nome Winston Churchill é de conhecimento notório para aqueles que gostam de história, enfaticamente na história do Reino Unido ou sobre a II Guerra Mundial.
Contudo, conhecer mais sobre a personalidade, as idiossincrasias e o primeiro-ministro Winston Churchill já é uma tarefa bem mais complexa.
Começo com uma fala do rei George VI: "Eu não poderia ter um primeiro-ministro melhor".
Nesse livro, Larson transporta o leitor para o início do mandato do premiê britânico, símbolo da resistência contra o Nazismo disseminado por Hitler, de como o gabinete britânico, familiares, amigos e cidadãos comuns da Londres de 1940 e seus arredores, suportaram o ataque feroz da Luftwaffe (força aérea alemã) durante o que foi o maior ataque ao Reino Unido em centenas de anos.
Com uma dedicação ímpar e com pulsos firmes, Churchill levou a Grã-Bretanha a suportar e superar as adversidades que se apresentaram no seu primeiro ano de mandato, coincidindo com um dos maiores ataques a um dos países que combatiam o Nazismo que se apresentava como uma forma de mudança radical no ocidente.
Uma obra riquíssima em pesquisa, dedicação e paciência para reunir todas essas informações e transmití-las ao leitor de forma concisa e, muitas vezes em linguagem mais leve do que a situação se apresentava realmente.
Deixar de ler essa obra definitivamente é um sério prejuízo ao conhecimento.

Adriano 25/05/2021

É uma história íntima de um ano específico - e contundente - da Segunda Guerrra, de maio de 1940 a maio de 1941, pelo ponto de vista de testemunhas, usando fartamente diários e cartas. É uma espécie de cruzamento entre a micro-história e a história da vida privada. Temos o Churchill dos grandes discursos, da motivação, e também o das questões pessoais e excentricidades. À medida que vão se desdobrando os acontecimentos, somos levados a pensar que não haveria saída, e a Inglaterra seria completamente destruída por Hitler. Somente a motivação e deligência dos ingleses mantiveram os alemães longe. Não sei se qualquer outro país europeu conseguiria vencer o Terceiro Reich, nem se outro primeiro ministro conseguiria resistir por tanto tempo, tanto que Hitler odiava Churchill e fazia planos para tirá-lo do poder. Quando eu vi que esse livro ia ser lançado, eu imaginei que seria um livro ficcional, ainda que amplamente baseado em fatos reais, como os outros livros do autor. Mas esse se trata de uma biografia, mas difere de outras biografias porquê pretende mostrar a vida íntima do círculo do primeiro ministro, algumas vezes trazendo histórias não tão interessantes pra quem está interessado na figura central. Mas é um bom livro, principalmente pra quem quer conhecer um pouco mais sobre como estava a vida na Inglaterra durante os bombardeios alemães da Segunda Guerrra. O livro é fartamente pesquisado e bem escrito.
A lição é como uma boa liderança faz a diferença para uma nação.

M@g@ 05/08/2021

Realmente Esplêndido
O melhor conselho que posso dar é que você compre o livro físico, existem muitos pontos interessantes que merecem ser marcados. Me apaixonei pelo livro, ele me faz sentir como parte do círculo íntimo do Primeiro Ministro e me deixou mais curiosa sobre os acontecimentos, me surpreendeu por não ser monótono e por mostrar o quanto ele e seus amigos eram realmente incríveis. Vale muito a pena.

PITUCALELE 20/04/2022

O esplêndido e o vil
Livro de leitura mais do que necessária! Como o primeiro ministro inglês, Wiston Churchil conseguiu proteger o Reino Unido das investidas de Hitler na 2 Guerra mundial. Livro perfeito, muito bem escrito.

lodz 09/01/2022

Resistência e alienação
Causa-me admiração a capacidade crescente do autor, Erik Larson de transformar lances históricos em algo palatável em matéria de leitura, e ele vem desenvolvendo a técnica a cada livro lançado. Com um olhar mais íntimo sobre os acontecimentos, foge daquela estrutura rígida típica da maneira de narrar os fatos sobre determinado acontecimento.
Em o " esplêndido e o vil" narra por um ângulo inédito o dramático ano em que a Inglaterra se viu ameaçada pelas forças aparentemente invencíveis dos nazistas. Buscando fontes íntimas daquele período como diários, e mesclando-as com a cronologia dos fatos, temos um painel inédito daquele período marcado principalmente pela angustiada expectativa de uma morte que vinha dos céus.
Dois aspectos importantes me chamaram a atenção, o primeiro foi a resoluta e inabalável determinação de Winston Churchill em não ceder, em resistir a uma política de paz que no seu entender seria catastrófica e vexatória para o prestígio e poder do Império Britânico.
Evidentemente sua coragem em resistir baseava-se no poderio de seu país, na sua capacidade de arregimentar a rica nação, como aliados fundamentais como os EUA.
Outro detalhe interessante foi a percepção dos acontecimentos segundo as classes sociais, a posição que cada um ocupava na sociedade. Enquanto bairros de trabalhadores eram vítimas sistemáticas de bombardeamentos com intuito de diminuir, minar a capacidade industrial do país, (afinal um operário não produziria a contento se não conseguisse descansar o suficiente)as classes abastadas viviam praticamente suas rotinas normais com festas, bailes, preocupações fúteis enquanto as bombas caiam.
Como um fã da literatura de não ficção, fico no aguardo do próximo livro do autor que considero um dos melhores do gênero.

Paulo Henrique 11/01/2021

Uma lição de liderança
Um livro para entender a liderança quando parece que tudo está contra você. Um retrato do primeiro ano de Churchil a frente do Reino Unido contra um inimigo muito mais poderoso, e como ele conduziu o dia a dia mesmo diante da perspectiva de estar isolado, de colecionar perdas, de receber, sua habilidade de oratória e sua energia que contagiava as pessoas.

SLMM 17/02/2021

Churchill, a Blitz e o Reino Unido
Ler um livro de 600 páginas em uma semana é um bom sinal.

Inicialmente estava desconfiado, achava que seria um livro tipo romance histórico. Mas não, é de fato não ficção, mas escrito de uma maneira muito envolvente porque o autor fala de Churchill e do governo, mas também de sua família, amigos, e sobretudo da blitz e da guerra no primeiro ano de Churchill como primeiro ministro, usando documentos, cartas, diários, jornais, e extensa bibliografia para contar a história do Reino Unido quando este, nas palabras de Churchill, estava sozinho.

Eu já tinha lido a edição da Harpers Collins da obra de Churchill Segubda Guerra Mundial em dois volumes e a biografia de Churchill em dois volumes de Martin Gilbert, e mesmo com esta base este livro trouxe muitas informações novas, mas sob tudo um olhar novo.

Igor_Resenha 11/01/2024

Uma história emocionante !!!
Rapidamente se tornou um dos meus livros favoritos sobre a Segunda Guerra Mundial. A obra de Erik Larson é simplesmente incrível trazendo detalhes tão profundo de Churchill e sua família quanto das condutas de seu governo durante a guerra e resistência da Inglaterra. É um completo e com um trabalho de pesquisa bibliográfica monumental. Você se sente como se fosse o braço direito de Winston Churchill estando em seu lado em todos os momentos, das tomadas de decisões militares aos problemas familiares. Não existe livro melhor para descrever o primeiro ano de governo de Churchill (esse será o foco do livro - o período em que apenas Churchill enfrentou Hitler) e a resistência do povo britânico aos ataques constantes de Hitler (depois de ler o livro não acreditei como Londres ainda existia...foram toneladas e mais toneladas de bombas lançadas naquela cidade e mesmo assim ela se manteve no mapa....de fato não era para os britânicos perderem a guerra).
Quando o Reino Unido declarou guerra a Alemanha nazista em resposta a sua invasão a Polônia foi realizado toda uma preparação para resistir aos bombardeiros e a possível invasão. Afinal, a Blitzkrieg nazista ainda não tinha encontrado um "freio" na Europa (a maioria dos exércitos estavam esperando/adaptadas a uma guerra parada no estilo trincheira da Primeira Guerra Mundial. Algo bem oposto ao estilo e guerra relâmpago de Hitler. Por isso muitos deles sucumbiram apresentando pouca resistência). "Sozinhos, a Grã-Bretanha poderiam enfrentar e manter a Alemanha sob controle, mas apenas a força industrial e o poder humano dos americanos poderia garantir a erradicação final de Hitler e do Nacional-Socialismo alemão" (a impressão que temos é que se não fosse o ataque japonês em Pearl Harbor não haveria um comprometimento direto dos EUA com o conflito, apenas uma ajuda bem indireta - fica claro o enorme alívio de Churchill com a entrada dos EUA no conflito armado).
Nosso querido Churchill, do partido conservador, era desacreditado por muitos para comandar o país nesse contexto - incluindo o próprio rei -, mas, contava com o apoio da população, principalmente, por conseguir dar noticias ruins sem parecer derrotista. E era um político habilidoso e inteligente que sabia o quanto Hitler era perverso. Se a Inglaterra tivesse qualquer outro primeiro ministro nesse período, muito provavelmente teria assinado um acordo de paz com os nazistas e teria sido engolido pelo seu poderio posteriormente... parafraseando a frase do filme "Destino de uma Nação": não se negocia com um tigre quando sua cabeça está na boca dele.
Além disso, devemos dizer que os heróis da resistência da Inglaterra além de seu primeiro-ministro e de seu povo, foi a RAF. Embora praticamente pouco eficiente durante a noite, ela foi imprescindível para manter a Blitzkrieg impraticável em solo britânico e reduzir as possibilidades da Operação Leão Marinho - aqui destaco o papel fundamental de Lord Beaverbrook que conseguiu aumentar exponencialmente a produção de Spitfire e Huricans.
Somado a isso temos o inicio do fim para Hitler com a fuga de Rudolf Hess (número três no governo Alemão) para Inglaterra, a abertura de uma nova frente com ataque aos soviéticos em um período desfavorável, a entrada dos EUA no conflito etc.
Poderia ficar escrevendo por horas o quanto aprendi novas informações sobre a Batalha na Inglaterra e a guerra do ponto de vista britânico. Um livro que vale a leitura e releitura !!!!
"Eu nunca dei coragem a eles... Eu consegui que eles se concentrassem na própria coragem"
A única crítica que tenho para o livro é que o momento clímax do livro está cheio de passagens falando sobre as aventuras amorosas de John Colville, Mary Churchill e Pamela Churchill. Isso me incomodou um pouco e pulei algumas histórias de amor....

Andre.S 02/11/2021

O melhor livro sobre Churchill que já li! De modo envolvente e muito bem escrito , pesquisado de forma muito detalhada, este livro trata do primeiro ano de Churchill como primeiro ministro da Inglaterra. Perfeito!!

Ericarjflor 18/11/2021

O livro trata principalmente do primeiro ano de Churchill como Primeiro Ministro, quando nem a URSS, nem os EUA tinham entrado na Guerra e o bigodinho chegou muito perto de dominar toda a Europa.
A escrita é muito envolvente. O livro não perde o ritmo apesar das inúmeras referências.