Além Da Fronteira

Além Da Fronteira Mark Miller

Resenhas - Além Da Fronteira

juba 05/07/2022

tentei.
essa leitura foi de um começo muito promissor, com uma ideia de universo legal, para uma leitura que me perdeu completamente pelo caminho. além de não ter me apegado a personagem algum, ainda precisei lidar com uma romantização completamente imprópria da situação que o bellamy estava sendo submetido pelo alpheus. acho difícil que eu vá ler a sequência, mas quem sabe um dia.

mar.. 29/06/2022

Uma perfeição de obra!
Esse livro com certeza é uma das minhas melhores leituras de 2022! A história impecável, assim como os personagens. O Bellamy foi muito bem escrito e é um personagem que você se apega facilmente. Eu simplesmente não conseguia parar de ler! Cada página acontecia algo, a leitura era viciante. Uma coisa que me agradou demais foi em como a história contém representatividade lgbtq+ e racial. Enfim, ADF já está na minha listinha de livros favoritos e mal posso esperar para o segundo livro dessa trilogia incrível!

raconteurr 08/06/2022

Não. Só não.
Eu não vou me estender nessa resenha, mas que fique claro que esse livro poderia ter sido muito mais legal.
Estou dando uma estrela pois a escrita é muito boa, e a meia estrela é pela ideia do worldbuilding e essa coisa de Júpiter e suas Luas (só a ideia inicial msm porque, na prática, é notável que o worldbuilding é péssimo e eu vou explicar o porquê).
!! A RESENHA A SEGUIR CONTÉM SPOILERS.
"Além da Fronteira" realmente lembra Jogos Vorazes. Porém, é como uma ida eterna à capital.
O começo do livro é igual Jogos Vorazes. IGUAL. Fiquei até encucada porque é quase as EXATAS mesmas cenas, uma total cópia. Mas, depois, as coisas mudam (e para pior, viu). E talvez isso seja uma coisa minha, mas cada vez que Beethoven ou George Orwell eram mencionados eu queria revirar os olhos.
Eu amo quando livros de fantasia tem suas próprias lendas, folclore, mitos e etc. É o que torna o worldbuilding original, algo novo, longe da nossa realidade. E, querendo ou não, é o que FUNDAMENTA a cultura de um povo. Aqui, o autor resolveu trazer ícones da nossa realidade para o planeta Júpiter, como se esses artistas tivessem sido... jupterianos.
Eu acho que foi uma escolha mal pensada. Ver referência em um livro é legal? É. Mas não quando é feita de forma sem nexo, preguiçosa. Fazendo isso, o autor praticamente excluiu toda parte cultural, em que desvendamos os costumes e crenças de um novo povo, que um worldbuilding apresenta. Para quem lê, pode notar: não há religião, comidas típicas, feriados típicos, danças, MÚSICAS típicas ou esportes típicos de Júpiter nem de qualquer Lua. Por que? Porque tudo é uma cópia mal entrelaçada do que temos na Terra.
Bellamy é um protagonista muito, muito (e já me perdoem a palavra) burro. Ele fala mais que a boca, vive preocupado com a família mas tenta fugir da casa mesmo contra todas as chances e sabendo que sua família e amigos poderiam ser mortos. Ele dá o nome de seus irmãos e seu antigo namorado para os ditadores Simplesmente escapa da boca dele. Repito: E S C A P A da boca dele.
O protagonista, mesmo tendo sido raptado e mantido como cativo, escravo, da família ditadora, vez ou outra simpatiza com personagens racistas (que vivem agindo como se ser um "lunar" fosse quase um bicho exótico de zoológico) e sente pena deles. São passagens que me deram um pouco de raiva, não vou mentir. E eu vou ser bem sincera: toda vez que o Bellamy pensava no quanto gostava do Braedon eu tinha que respirar fundo pra não surtar. Toda vez que ele pensava que "não sabia mais se queria voltar para casa" e endeusava esse povinho, eu juro que só faltava eu cair numa cova porque morta eu já estava.
Mas agora vamos aos fatos: é possível que isso aconteça? Que um escravo, um cativo, passe a se sentir confortável com a situação que está e simpatize com os agressores? Sim. Muito.
Parece que Bellamy estava sofrendo um tipo de Síndrome de Estocolmo. O ser humano é um animal que busca felicidade. Ele não quer sofrer para sempre, então se acomoda. Tenta aceitar seu destino, ver conforto onde não existe, e isso claramente acontece com Bellamy em algumas passagens. É algo muito complexo que eu queria muito que o autor tivesse deixado claro.
A situação apresentada é bem verossímil, na realidade, mas foi feita de forma que não consegui gostar de nenhum personagem... e me dói MUITO ver gente que leu e fez resenha desse livro falando "ah, mas o bellamy foi injusto com o alpheus" ou "alpheus é meu personagem favorito! todo mundo que lê vai gostar dele!". Já dizia Isabela Boscov: ora, tenha santa paciência!
Aí temos um grande problema também.
Quem lê esse livro tem que ter uma cabeça muito bem resolvida para não passar a enxergar a loucura do Alpheus e seu "passado triste" como justificativa coerente para toda merda que ele faz. Gente, acordem. Ele ESCRAVIZOU uma pessoa e fez JOGOS MENTAIS com ela. Isso não é nem discutível!!!!!!!!!!!! É um crime muito perto da nossa realidade, completamente repudiável. ACORDEM!
(Menção especial para aquela cena do final. O que o Alpheus fez foi tão???? Que redenção anticlimática, mal construída, abrupta. Sinceramente, é tosco. Tudo é tosco aqui.)
Falei que não ia me estender, mas acabei falando demais... enfim. Tá aí para quem quiser saber.

Leticia.kaynan 20/05/2022

Babado e Surto
O livro tem muito potencial e consegue construir todo um mundo complexo, com uma sociedade enigmática. Amei o protagonista, o Bell tem tudo que eu amo, fome de acabar com opressor e coragem, porém me decepcionou muito com a relação dele com o irmão mais velho do Alpheus (branden?), foi incoerente pra mim, mas ok. Sim Alpheus, você é tudo que eu odeio e tudo que eu amo, e na próxima obra estou completamente pronta pra te defender com unhas e dentes. Gostei muito da escrita do autor e já recomendei o livro no meu clube do livro. Estou ansiosa para o próximo volume.

giovanna.cristi 14/05/2022

2° favoritado do Ano.
Uma Distopia perfeita. Descobri esse livro no Kindle Unlimited por acaso e a melhor coisa que eu fiz foi dar uma chance para ele.
Fiquei completamente apaixonada pelo enemies to lovers inserido. E sou totalmente Team Alpheus (Desculpa Bell. Você é Maravilhoso também.)

Venuz 16/04/2022

Eu gostei bastante do livro e me envolvi bastante na história. Mas senti falta de mais momentos dele com o Alpheus, mais envolvimento deles. Também achei meio injusto ele julgar tanto o Alpheus e ser tão contrário a ele desde o primeiro momento, mas ser de boas com o irmão dele.

Douglas 11/02/2022

Além da Fronteira
Há tempos eu estava com vontade de ler esse livro, principalmente por se tratar de uma fantasia nacional e com forte representatividade LGBTQIA+.
Eu gostei bastante da história e do potencial de toda a trama e da mitologia. Bellamy é um bom protagonista e achei que sua personalidade foi muito bem construída e explorada diante de tudo que ia acontecendo. A leitura fluiu muito bem, e em nenhum momento tornou-se cansativa.
Fiquei particularmente surpreso com a coragem do autor em matar determinados personagens, embora todas as mortes tenham feito sentido e ajudaram a movimentar as engrenagens do enredo. Não é em toda a história que vemos isso acontecer, então considero como um fator diferencial de Além da Fronteira.
Enfim, em breve pretendo ler a sequência, e espero que ela consiga ser tão boa quanto este primeiro livro.

Mel 08/02/2022

Amei
Eu amei demais esse livro, a escrita é super fluida, li bem rápido e estou bem animada para a continuação!
Tem romance?? Kkk

Mel 16/03/2022minha estante
Não é muito o foco e tem só um pouquinho de nada kkkk

Poxa.. hahahaha mas obrigadaa

Sunshine 06/02/2022

Queria morar aqui pra sempre... aí lembrei que é distopia ?
Além da Fronteira possui,sem dúvida alguma,um dos melhores universos literários que eu já conheci. O livro apresenta ao leitor um ambiente distópico simplesmente incrível,com um desenvolvimento fabuloso,repleto de personagens maravilhosos e uma história fenomenal . Os capítulos geralmente são curtos,o que, particularmente, torna a leitura mais agradável, diga-se de passagem que a escrita do Mark Miller é esplêndida e aparentemente ele tem alguma espécie de encanto que nos faz não desejar parar de ler,pois cada novo acontecimento é um murro no estômago ou algo que te instiga a virar páginas e mais páginas.
E durante esse "vira vira" passamos a conhecer a vida de Bellamy Winterbourne,um garoto de 18 anos ,que sozinho sustenta a si mesmo e seus 3 irmãos em um planeta que vive sob a tirania dos Jupiterianos,um povo cruel que busca a dominação do sistema solar e escraviza suas luas. Seu império realiza A Seleção,um processo no qual classificam lunares para servir a sua causa e é justamente aí onde o leitor vai se ver mergulhado em dor,agonia e aflição. Submergi e agora me encontro deprimida. Sério,o nosso protagonista não tem um minuto de paz e a gente ,por consequência, também não. No entanto, é gratificante acompanhar essa trajetória,embora seja mais dolorosa do que qualquer outra coisa.
É com certeza um dos melhores livros que li esse ano. Foi indicação da minha namorada e eu não fazia ideia de que ia me apaixonar e me apegar tanto aos personagens e a obra como ocorreu. No final eu só desejei poder passar o restante dos meus dias ali, aí lembrei que provavelmente morreria de uma forma bem perversa. Quebrei muito a cara e me desesperei sim,mas faz parte da vida do bookstan, ao menos eu tenho o Alpheus pra ser meu consolo .
Alpheus supremacia sempre ???

Tatiana 01/02/2022

Além da fronteira
A trama é bastante dinâmica, onde a gente acompanha o Bellamy que mora em um satélite de Júpiter chamado Europa. Júpiter tem total dominação em relação aos povos que habitam suas luas e tratam os lunares com desprezo, preconceito e inferioridade, não se importando com suas vidas. Desta forma, podemos ver Bellamy, sua família e amigos passarem por situações horríveis e opressoras por conta da tirania de Júpiter. Além disso, uma guerra com uma outra potência, Titã, paira sobre Júpiter, assomado a conflitos internos gerados pela resistência que luta pela liberdade dos povos lunares e o fim do autoritarismo de Júpiter. Esse é o panorama geral, que por se passar em uma outra parte da galáxia, tendo uma sociedade futurística, torna tudo muito interessante. Somado a isso, Bellamy conhece pessoas em sua jornada que podem ser bastante ambíguas, além de haver bastante representatividade. O final é de tirar o fôlego, com algumas reviravoltas impactantes que nos deixam almejando dar continuidade.
Tem romance?? Kkk

Tatiana 16/03/2022minha estante
Tem romance, mas não é o foco principal. Mas o final me deixou a sensação que o segundo volume vai explorar mais esse aspecto, porém ainda não li para saber

Uhuu obrigadaa