Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas - Memórias póstumas de Brás Cubas

Denise 02/05/2021

Agradável, mas não prende
Leitura muito agradável. Escrita ótima, claro é M de A! Mas a história em si não prende. Não traz grandes reflexões ou dramas profundos! Mas sem dúvida é uma ótima leitura para momentos que precisam ser leves! ?

Madu 01/07/2022

?????
Esse foi um dos livros mais desafiadores que já li, tanto que quando estava perto de terminar resolvi voltar ao início e reler de novo para captar sua profundidade e tenho certeza que no futuro acabarei relendo novamente, pois é um livros cheio de camadas. Memórias póstumas de Brás Cubas inaugura o realismo no Brasil, com personagens mais profundos e críticas implícitas a sociedade.
O Brás Cubas é um personagem detestável, porém pior que ele só mesmo Quincas Borba, estou muito curiosa para começar o livro dele. Esse livro é bom curto, não tem nem 300 páginas, mas eu diria que deve ser lido devagar para ser melhor entendido e fazer análises.
Recomendo muito para quem for ler as lives gravadas das discussões da leitura coletiva desse livro no canal "vá ler um livro", foi uma grande ajuda para mim.

Grazy Nahon 26/05/2021

Gostei bastante e indico muito. A história é muito legal e tudo que o Brás Cubas passou desde os romances até perto de sua morte foi muito bom.

lluizxw 30/01/2024

Uma obra única, sem dúvidas!
Essa foi uma leitura um tanto difícil para mim, sendo o meu primeiro contato com a escrita de Machado de Assis.
É inegável a fama e prestígio que essa obra tem na literatura brasileira, e por isso, sempre quis lê-la. Na metade do livro eu já sabia que teria que ler de novo no futuro. Não pelo fato de ter adorado, mas porque senti que não conhecia o bastante do autor para entender todas as lições implícitas que essa obra possui.
Assim como outros clássicos a escrita não é fácil, cheia de palavras rebuscadas e que caíram em desuso, o que para mim, particularmente, toma mais tempo de leitura. Mas em suma, gostei, e espero revisitá-lo novamente após me familiarizar mais com outras obras de Machado.

kemi 17/03/2024

Um clássico que não prende
Leitura arrastada, difícil em alguns momentos, mas a história é muito boa, não vou falar que me cativou de primeira, mas em certo momentos os acontecimentos foram tantos que me fez querer mais e mais, já em outros quis deixar o livro de lado.
Eu amo que ele mesmo escreve a sua história, em muitos momentos ele é cômico, gosto muito da forma de escrita do machado, que me fez conseguir ter um pouco de empatia com Brás Cubas.
No final, a história de Brás Cubas é triste, estou meio abalada com o final, tristeza genuína. No decorrer da história as reviravoltas que a vida de Brás Cubas dá, é de se preocupar e rir de nervoso em outros momentos.

OBS: Comprei Quincas Borba em um sebo e não fazia ideia que ele aparecia nessa história, gostei muito! Vou ver em que momento posso ler, para saber mais do background da vida dele.