Gadget

Gadget Jaron Lanier

Resenhas - Gadget - Você não é um aplicativo!

Fabs 26/01/2011

Um desabafo com gostinho de dor de cotovelo.
O Autor passa grande parte do livro criticando a forma como a tecnologia tem avançado na sociedade. A maioria dos pontos abordados são interessantes e relevantes. Porém, nenhum desenvolvimento sobre os temas é realizado, a maior parte das conclusões são tomadas sem nenhum embasamento.

É apenas nas últimas 5 páginas que o livro parece mostrar seu real propósito. É ali que o autor mostra seu desgosto em ver que a tecnologia da qual se considera pai (a realidade virtual) não tem tanto foco na atualidade.
Bruno 30/03/2013minha estante
Não terminei de ler, mas realmente se parece mais com um manifesto do que um desenvolvimento de ideias, embora muitas delas, na minha opinião, devem sim ser levadas em conta. Recomen do a leitura, de qualquer forma.

Gusma 08/02/2022

zero recomendo
Extraindo leite de pedra até que dá pra aproveitar alguns pensamentos do autor, mas em geral pra mim pareceu o tipo de pessoa que romantizou muito o início da internet e agora se sente culpado e lembra dos "velhos tempos" com saudade. A escrita dele é bem tranquila, mas o livro em si não vale a pena. Gostei da parte dos polvos.

enagumo 07/03/2011

Contraponto
Me inspirei a ler este livro por conta de um post no blog do Tiago Dória

Gostei de ler na sequência de "O Poder das Multidões" do Jeff Howe, porque dá um contraponto a ideia de que as multidões são mais importantes que os individuos.

Vale a leitura para ter uma visão crítica dos rumos das web 2.0.

Larissa 10/03/2022

"Inteligência" artificial?
Livro que trata além do superficial sobre tecnologia e ajuda leigos a compreender certas questões que estariam restritas ao ambiente da ciência computação. Por exemplo, a criação musical atual estar condicionada às possibilidades dos aplicativos digitais. O autor dedicou anos de sua vida à tecnologia e escreveu outros livros como "10 argumentos para você deletar agora suas redes sociais", sua obra mais conhecida. Um ponto relevante (e irônico) é que o livro está tecnologicamente defasado kkk fala de web 2.0 só, enquanto já estamos na web 4.0.

Sidélia 01/05/2023

Tudo novo de novo
O autor Jaron Lanier é um dos precursores da criação de ambientes para realidade virtual e também músico, nesse livro apresenta o seu olhar sobre a tecnologia e seus usos de modo articulado com as questões políticas, sociais, econômicas e culturais e como a tecnologia e seus usos impactam essas questões.

É uma imersão!

Particularmente, acho que é necessário um conhecimento ao menos introdutório sobre o funcionamento de algoritmos, aprendizado de máquina, biologia, música, física e economia de mercado (destaque-se: vale do silício) para entender alguns pontos mais profundos do desenvolvimento da argumentação de Jaron. No entanto, nada disso impede que a leitura seja feita e entendida.

Achei o texto meio truncado/quebrado, embora toda a argumentação esteja conectada. A falta de fluidez no texto, atribui isso aos diversos temas que são abordados ao mesmo tempo em camadas diferentes, oscilando entre introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas isso não tira o brilho do que é fundamental nesse texto: explicar o porquê as pessoas não são gadgets.

É surpreendente a forma como Jaron deixa nítido pontos que simplesmente esquecemos e nos deixamos levar pelo discurso da tecnologia como ferramenta de progresso infinito ou da destruição irreversível. O autor nos conduz muito bem por esses discursos dicotômicos e faz com que pensemos por diversas vias.

Devo dizer que esse livro é de 2010 e de lá para cá muita coisa mudou e é engraçado ver que algumas das preocupações do Jaron colocadas no livro simplesmente aconteceram da forma como ele tinha especulado, isso não é uma constante no livro, mas ao falar de mercados das redes sociais naquela época ele já previa a venda de dados e os perigos disso, além da intensificação de padrões.

Recomendo a leitura.