Amélia Sem Filtro

Resenhas - Amélia Sem Filtro

1 | 2 | 3 | 4

Luiza | @itsluizayall 27/02/2021

Decepção total
Eu não tenho costume de fazer resenhas negativas. Geralmente quando não gosto de um livro, deixo pra lá e pronto, mas sobre esse eu vou ter que falar porque eu me decepcionei demais com essa história e preciso colocar pra fora.

Já no início a autora já me traz uma definição binarista da bissexualidade (e isso acontece mais de uma vez), além de também cenas em que personagens são chamados de falso bi/bi festinha. Esses momentos são sempre com os personagens "descontraídos", acredito com a intenção de ser "engraçadinho". Isso me trouxe um incômodo tão grande, porque apesar desses personagens não serem bis, esses termos são usados para invalidar a bissexualidade a todo momento. Mesmo assim decidi continar com a leitura, mas acho que isso serviu pra estragar a experiência pra mim. Não consegui apreciar nenhum aspecto da história e nem me conectar com nenhum personagem. E não consegui torcer pelo casal porque achei o romance chato, não vi química entre elas.

Como todas as resenhas que faço, essa reflete os meus sentimentos particulares em relação a leitura. E essa leitura definitivamente não serviu pra mim.
drago 27/02/2021minha estante
adorei a resenha. vejo poucas pessoas falando sobre essa definição binarista da bissexualidade que na verdade acontece em muitos livros...

Luiza | @itsluizayall 28/02/2021minha estante
Pois é. E nesse eu fiquei mais de cara pq além disso tudo, tanto a autora bi da mesma coleção quanto a editora sempre militam contra essa definição rs

Jamille.Priscila 29/08/2022

"Amor é amor. E ninguém pode impedir uma mulher de amar."
Livro super leve e de rápida leitura. Nessa história conhecemos um pouco sobre amélia, sobre seus medos, inseguranças que toda menina (ou pelo menos a maioria) já passou quando estava no seu momento de descoberta. Vemos a evolução da personagem e aprendemos que antes de se doar e amar outrem, o importante primeiro é resolver seus problemas, questionamentos e sobretudo amar a si mesmo.

sou_botelho 20/02/2021

Amélia sem filtro
Amélia é um livro muito curtinho e gostoso de ler, mas não é tão superficial. Trata de descoberta, de aceitação e de se permitir viver.

Eu fiquei apaixonada pelo casal. Amélia e Bárbara são incríveis e fiquei torcendo muito por elas. Lindas.

Ps eu me incomodei muito com o dicionário LGBTQIA+ principalmente por ter definido a bixessualidade como binária.

Lalalias 17/07/2022

"...o amor é também sobre recomeços..."
Ler "Amélia sem filtro" foi uma deliciosa jornada que me fez revisitar minha própria caminhada, minhas descobertas, minhas dúvidas e poder ter mais certeza que o amor só se multiplica.

Ceci 05/10/2023

"Meu Deus, Amélia! Espero que você não acabe como eu. Uma eterna solteira que se apaixona perdidamente uma vez por mês."

Achei uma leitura bem levinha e gostosinha de ler, interessante como a Amélia evoluí, e o pequeno plot com a mãe dela, achei mt fofo o final da história com tudo se resolve

Jessica858 11/06/2021

Nada como um livro com um romance clichê pra aliviar a semana e melhorar o dia. Muito bom mesmo.

Vanessa Garcia 14/01/2021

Amélia sem filtro
Adorei saber sobre a trajetória de Amélia. Mais um livro com a representatividade que gostamos.

Carous 25/06/2021

O que aconteceu aqui?
Eu terminei Arrisque-se , conto da mesma autora, tão empolgada, tão apaixonada pela escrita da Mariana. Logo que ela anunciou seu livro e que a personagem do conto apareceria novamente - mas não no papel central -, fui atrás de mais informações.
Cheguei tarde para apoiar o financiamento coletivo, mas consegui pegar o ebook gratuitamente na Amazon mais tarde o que me deixou menos chateada por ter perdido o prazo do apoio.
Agora estou aliviada por isso ou estaria muito frustrada por ter apoiado um livro que eu não gostei. Baixei os outros livros que compõem o box Amor Entre Garotas e espero que tenha mais sucesso. Mas confesso que após essa experiência estou bem receosa.

Bárbara, a tal personagem do conto, aparece aqui como interesse amoroso de Amélia, mas está irreconhecível. Muito apagada, tão enigmática que me deixou confusa (por que tanto mistério? Por que enrolar tanto para confessar seus sentimentos? Francamente achei exagerado e as explicações que vieram só fortaleceram minha opinião).

Acho necessário escrever um pouco sobre Amélia, mas nem queria. Acho ela fraca para uma protagonista.
No meio da leitura me dei conta de que pouco me importava com os conflitos dela porque a narrativa não me convenceu de que eram conflitos que importavam para Amélia. E é bem triste; se analisar a situação friamente veremos que são questões importante.

Um romance funciona e eu torço pelos personagens quando há química, quando há uma interação bacana. Amélia e Bárbara passam longe disso.

Não vou me estender muito ao que diz respeito a representatividade bissexual e lésbica no livro porque não sou nem um nem outro. Francamente, eu vejo os memes de que ~ lésbica é tudo emocionada ~ e nem entendo direito. A autora é lésbica e deve saber do assunto muito mais que eu.
Mas as gozações amigáveis sobre "bi festeira" me deixaram na dúvida se isso era bacana e estranhei a definição de bissexualidade que aparece no livro (eu também achava que era atração por dois gêneros, mas descobri que bissexuais e pansexuais não gostam dessa definição binarista).
Então... não sei. Eu faço parte da comunidade queer, mas não são essas letras que me representam.

Espero que este livro passe por outras revisões porque os erros comprometiam a compreensão da história e, sem brincadeira, a personagem Leona é chamada por 2 nomes aqui (obviamente a autora mudou o nome da personagem na versão final da história, mas acabou não consertando tudo)

Nos Agradecimentos, a autora escreve que muitos diálogos foram tirados de situações reais, mas eles não pareceram assim pra mim. Às vezes eram formais demais, às vezes com uma palavra coloquial jogada no meio... Mas, principalmente, não pareciam naturais.
Nem vou me aprofundar no trecho em que as personagens ficam. Achei bem cafona, mas admito que tenho tolerância baixa para cafonice (as pessoas levam "elas se amaram a noite toda" a sério? Eu senti arrepios)

Tenho ciência de que minha resenha não é nem um pouco elogiosa. Mas não significa que odiei a leitura, só não curti. Prova disso foi levar tanto tempo pra ler míseras 154 páginas. E quando os capítulos finalmente terminaram ainda havia o epílogo!
Mas fiquei chateada a) pela expectativa não atingida, b) porque essa leitura embolou todas as outras que pretendia fazer este mês.

Amanda 13/02/2021

Tudo que eu precisava ler.
Amelia sem filtro é daqueles livros perfeitos para ler durante a tarde, em um domingo chuvoso. Um romance leve e envolvente mas com uma mensagem que deveriam ser entendidas por todos.
Amélia é mais uma garota tentando se encontrar nesse mundo louco que vivemos, e sua história carrega cada mulher que passou por sua vida, na luta por se encontrar, nos deparamos com cada etapa da nossa própria vida.
E no final Amelia sem filtro nos ensina a lição mais valiosa: ninguém pode nos impedir de amar.

Memy 08/02/2022

ótimo!
Foi um livro de aquecer o coração, a escrita é bem gostosinha e a história é muito boa. O romances é um slow burn e por isso eu sou suspeita pra falar, mas eu amei o livro.

Juli 30/05/2021

Chato demais
Começou bem e terminou meio...

Todo o livro não foi chato, mas mesmo sendo curto, ele enrola demais, e só começa a andar mesmo depois dos 45%. Alguns personagens são tão infantis, mas de uma forma forçada sabe, monótono demais, o que tirava o olhar da protagonista.

Eu entendo que foi o foco da história mostrar a transformação e descobrimento de si mesma da protagonista(o que demora), e por causa de tanto momentos ruins isso pode incomodar o leitor, porém os personagens não serem tão agradáveis, algumas coincidências do roteiro, entre outros problemas, torna a leitura cansativa, então quando acontece algo "fantástico", a gente nem consegue comemorar tanto. Poderia ter tido mais páginas, ajudaria demais o desenvolvimento e a conclusão.

Para maiores de 12 anos, não indico e achei o livro razoável.

Laryane.Santos 24/06/2021

Fofo
A personagem principal é nova, cheia de curiosidade, confusão e está em processo pra se descobrir porém cheia de receios e dúvidas quanto à sair do armário e se entender. Basicamente tudo que muitas pessoas da comunidade LGBTIA+ passa ao começar a se entender. A leitura é muito fluída e rápida, tanto que terminei em uma tarde, e eu me identifiquei muito com a personagem, consegui me conectar muito com ela, rindo muito em alguns momentos e chorando em outros. Apesar de gostar muito de muitos pontos nesse livro, como a construção da Amélia, tenho alguns pontos negativos à pontuar: a forma binarista que a bissexualidade é tratada na história, alguns termos muito relacionados com à bifobia que foram utilizados nesse livro como forma de brincadeira ou piada, a personagem da mãe da Amélia que poderia ter sido mais explorada bem como a treta familiar que considerei como "jogada" na história, a falta de construção de Bárbara e do relacionamento das duas. Fora isso considero uma boa história sim, principalmente por questão de representatividade de amor entre mulheres, abordando temas muito importantes.

analu_ 27/08/2021

Não sei?
Achei esse livro um pouco arrastado, apesar de ter uma boa premissa ele tem uma linguagem beeem jovial (quase infantil) e as vezes isso me incomodava. Talvez ele só não seja pro minha faixa etária ou sei lá. Gostei dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4