Napoleão

Napoleão Adam Zomoyski

Resenhas - Napoleão

João 09/01/2022

Os desafios da biografia
Minha vontade de conhecer a figura de Napoleão nasce após a leitura de Crime e Castigo, em que o protagonista Raskolnikov se mostra obcecado pelo famigerado imperador francês. Dentre a ampla bibliografia disponível, que vai de autores clássicos como Dumas e Stendhal, a estudos recentes e à luz de relatos publicados muitas anos após da morte de Bonaparte, a obra de Zamoyski me pareceu ser a mais rica e completa disponível.

Talvez por esperar uma biografia muito superior às outras disponíveis, eu tenha me decepcionado um pouco com a forma do livro (digo forma, pois o conteúdo é o mais rico possível). E mesmo não sendo um grande leitor de biografias, consigo reconhecer os desafios que o gênero impõe ao biografo.

Um ponto no qual (para mim) o Zamoyski não fez uma escolha feliz foi nos extensos detalhamentos de nomes e personagens que em nada são relevantes para o entendimento da obra, o que torna a leitura mais cansativa. Além disso, alguns personagens que surgem no primeiro momento sem muita importância, mas que posteriormente surgem como atores na história e são reapresentados ao leitor sem uma contextualização que sublinhe sua importância.

O segundo ponto que me incomodou foi a ausência de imagens, como normalmente as biografias de fôlego oferecem ao leitor. E eu sei que estamos falando da vira do século XVI pro XIX, quando não existia fotografia, mas o texto cita obras de arte, manuscritos, monumentos que muito enriqueceriam nossa experiência se estivessem presentes no livro. Há apenas alguns mapas ilustrando os relatos de batalhas (que não poucos), os quais achei pouco didáticos (mas não tenho costume de ler mapas, então essa falha pode ser mais minha que do livro).

Por fim, gostaria de elogiar a obra por trazer um relato realmente completo sobre a vida dessa figura história que influenciou tanto a história ocidental, desde a preocupação em trazer detalhes sobre a origem de Napoleone até o relato interessantíssimo dos seus últimos dias na ilha-cárcere. As análises mais psicológicas que o biografo faz da figura realmente pintam o retrato do homem-por-trás-do-mito que ele buscou imprimir nas 700 páginas do texto.

Alan (@coracaodeleitor) 29/11/2020

Olá literários!!!

E hoje eu venho com mais uma indicação de livro histórico que vocês sabem que eu amo.

O selo Crítica da @planetadelivrosbrasil traz muitas obras incríveis e que toda vez eu fico desejando. Dessa vez temos a história de Napoleão.

O grande general que governou a França durante os anos de 1799 a 1815. Alguns o veem como Salvador e protetor dos ideais de igualdade outros o veem como um grande tirano.

Ainda criança ele começou a estudar artes militares. Ao sair da escola ele ingressou no exército onde sua carreira e Ascenção foi meteórica. Antes dos 30 anos ele já era general.

Após suas diversas campanhas bem sucedidas Napoleão se tornou adorado por muitos na França.

O país estava destruído, pobre e sem liderança. Napoleão se tornou cônsul e começou sua revolução que o fez o homem mais poderoso da França.

Fez muito bem seu trabalho a estabilizar a economia e a política local.

A história desse homem é muito rica e podemos ver nessa edição como sua mente ao mesmo tempo brilhante e ditatorial pensava.

Suas grandes sacadas e muitos movimentos que o levaram a consagração total.

O livro é muito didático e fácil de ser compreendido.

Sempre é incrível poder conhecer um pouco mais da história e ainda mais de uma figura que foi tão grande.
Brenda 25/02/2021minha estante
A leitura é repetitiva/cansativa? A quantidade de páginas me assusta kkkk

Graciano 24/08/2021minha estante
Excelente livro! Estou adorando a leitura. A infância e juventude de Napoleão são muito interessantes. A Córsega perdeu um grande general que apoiava sua causa para a França. Obra magnífica e muito boa de se ler.

Luís Gustavo 29/05/2021

Biografia escrita por um historiador
Embora o número de páginas possa assustar, o livro se trata de uma biografia. Então, não é uma leitura que exija conhecimento prévio ou um nível de atenção alto. O livro passa rápido e, pelo fato de a história do Napoleão se misturar com a da França (obviamente), também é uma forma de entender do período revolucionário e pós-revolucionário.

Sendo uma biografia, temos contato com o Napoleão civil, que tinha inseguranças no amor, que teve seus problemas na juventude, refletidos na vida adulta e todas as outras questões que compõem a vida humana. Também, é descrito como as diversas conquistas iniciais dele mudaram sua forma de se enxergar e como os seus próximos também mudaram ao longo dos anos. O livro deixa claro os motivos de ele ser uma figura tão gigante na história do ocidente.

Enfim, é uma leitura rica e que pode ser feita de forma descontraída. Está longe de ser uma leitura intrincada e enfadonha.
capanema 31/05/2021minha estante
caralho mané já leu tudo

Luís Gustavo 31/05/2021minha estante
Simmmmmm. Dá pra ler tranquilo! A diagramação é bem confortável e com aquele suporte de leitura fica melhor ainda kkkk

Danilo224 04/08/2023

Dividir e conquistar
Contar, recontar e desmistificar a história de uma das maiores personalidades da história é trabalho para poucos, e um deles é Adam Zamoyski.

Napoleão é uma biografia densa sobre um homem em uma época igualmente densa. Zamoyski revela ao leitor tudo que a história moderna pode nos oferecer sobre Bonaparte e o mundo ao seu redor.

"O homem por trás do mito" é a melhor definição dessa obra. A visão que tive sobre o imperador francês quando comecei e principalmente quando terminei, foram extremamente diferentes e isso é um elemento forte da narrativa: A ascensão e a revolução do próprio Napoleão.

Não tenho muitas críticas para a biografia mas senti falta de imagens de contextualização (com exceção dos mapas), como artes ou fotos sobre lugares, armas, uniformes... Mas de resto, apenas elogios.

É um livrasso, recomendo para todos que tem interesse no tema e além!

Marcio Coltri 18/05/2022

Livro excelente.
Misto de admiração e revolta. De qualquer forma é muito importante entender a história do homem que interfere na história das principais figuras mundiais do dec XVIII, se não para não se cometer os mesmos equívocos, para não cometer mais anacronismos, tão comum em releituras atuais.

gaba 21/11/2023

Fenomenal.
Comprei este livro com a intenção de conhecer mais Napoleão, e me aventurei em um livro riquíssimo de detalhes sobre a vida, desde o seu nascimento, até o seu trágico final.

Senti falta de uma melhor explicação de suas batalhas, mas tirando isso, o livro é muito bom.

Recomendo para quem estiver interessado em sua vida e sua trajetória.

Fernando 19/09/2022

Ensinamentos pra vida
Esse é um livro pra se ler mais de uma vez. Nunca pensei que biografia pudesse ser tão boa. Qualquer um que queira ter um cargo de liderança ou deseja mantê-lo deveria seguir algumas das práticas de Napoleão.

rrodolfo.lima 24/04/2023

Bom, mas longo demais
O livro traz myita informação sobre a vida de Napoleão, desde o início com sua família em Córsega até o fim da vida. Traz com muitos detalhes acontecimentos como cada batalha vivida, diálogos, pensamentos, anotações... e em alguns momentos, essa quantidade de detalhes chega a ser até demais. Consegui entender sobre a vida de Napoleão, as circunstâncias que o levaram ao poder e as que o tiraram de lá, então o livro cumpriu com seu objetivo

Olivier.Louhenhart 02/03/2022

Vive L'Empereur des français
Napoleão Bonaparte, coroado Napoleão I, imperador dos franceses (não confunda com imperador "da França"), é o segundo personagem histórico mais famoso da história - atrás apenas de Jesus Cristo - e com mais livros dedicados a ele que número de dias após sua morte.

Surgiu de uma ilha de uma família pouco relevante, Por seu méritos alcançou a coroa imperial francesa e conquistou a Europa, e por seus erros foi destronado e exilado.
Foi o general de algumas das mais brilhantes campanhas militares da todos os tempos e o general com maior número de batalhas vencidas registradas na história e também o autor do maior desastre militar que já aconteceu. Conquistou e foi conquistado.

Foi contemporâneo de uma das maiores e mais radicais polarizações políticas e sociais da história, a Revolução Francesa. Conseguiu reunir e um país em crise, acalmar os ânimos, medos e terrores do caos político francês e estruturou um novo um sólido e eficiente Estado, condenado por ele mesmo. General genial, Estadista memorável, administrador brilhante, diplomata limitado, político inconstante. Em seu governo alcançou liberdade econômica, sexual e religiosa e ideais de meritocracia, justiça civil e social. Seu Código Napoleônico é vigente na França até os dias de hoje e o principal espelho legalista do mundo secularista. As principais personalidades políticas, intelectuais e artísticas de seu tempo orbitaram suas ambições e seu gênio.

Um Imperador amado pelo povo e odiado pelos outros principais monarcas da Europa de seu tempo. Era um general adorado pelo seus soldados, um líder que liderava e participava ativamente no fronte de batalha, distante da segurança e conforto da corte, compartilhando as privações das campanhas com seus homens. Não se escondia atrás de supostos "direitos" ou títulos, chegando uma vez a desafiar "Eis-me aqui seu Imperador. Matem-me se assim o desejarem".

Foi chamado de ogro corso e pequeno cabo. Foi imperador dos franceses, rei da Itália, primeiro-cônsul vitalício, protetor da confederação do reno. Inteligente e temperamental, inseguro e orgulhoso, dedicado e ambicioso, impetuoso e generoso. Controverso, Napoleão foi um grande homem, de grandes qualidades e também com imensos defeitos. É símbolo de um período e de algumas das mais sangrentas guerras da história e visto como "warmonger", apesar de nunca ter declarado uma guerra ofensiva. Foi o último líder político a ter plenos poderes políticos e militares aos moldes de Alexandre e César moldando uma era e um continente, construindo uma dramática lenda, um gigantesco, conflituoso e polêmico legado fruto de uma vida que foi uma verdadeira epopéia, passando pelos Alpes da Itália, areias do Egito e neve da Rússia, estabelecendo um mito épico. Mas o que atrás dessa lenda que alça visões tão apaixonantes e calorosas, entre prós e contras, é verdade e o que é apenas parte do imaginário? Napoleão foi um herói ou vilão? E principalmente, quem foi o homem por trás do mito?

Adam Zamoyoski se propõe a contar de forma imparcial e definitiva, a gloriosa e trágica história do homem além da lenda de Napoleão Bonaparte, nascido Napoleone Buonaparte, desde suas origens até seu fim, sem demonizar ou defender o personagem histórico ou seu mito.
Apesar da proposta de Zamoyoski ser de uma biografia imparcial, senti um leve viés negativo, com opiniões mais negativas e mais críticas do que elogios e defesas, apesar de implicitamente elogiar constatando lados e ações positivas, mas sem se aprofundar muito. Um exemplo é a Campanha da Itália onde Zamoyoski não chega a tratar com grande ênfase os feitos de Napoleão, mas posteriormente a trata como exemplo do auge militar Napoleônico.
  As opiniões de Zamoyoski parecem tender a descreditar Napoleão. Discordo de concepções do autor, como a de que Napoleão não foi um gênio militar por exemplo, mas apesar disso, há alguma lógica por trás dessas opiniões. Em alguns casos sugere acusações muito graves sem evidências conclusivas ou pouco confiáveis, como sugere que ele estuprou uma amante - e que ele mesmo sugere que ela se apaixonou por Napoleão -.
Apesar disso, casos isolados não afetam o trabalho geral, que é uma biografia série, bem documentada, e em geral honesta, cuidadosa e responsável com suas fontes e evidências, humanizando o homem e seu contexto.

Adam também deixou um pouco de lado algumas outras personalidades, eventos, contextos e relações que poderia ter aprofundado, para entender melhor a época, as ações, o panorama, a influência, a situação as consequências e o legado do imperador francês. Apesar de achar um erro, entendo que é a biografia do homem, não do seu legado, carreira ou época.

A escrita do livro é fluída e particularmente prazerosa de se ler, fazendo a leitura de de várias páginas divertidas e não ser cansativo, chato ou arrastado, de uma forma clara, elucidativa e agradável. Um toque particularmente interessante é o nome atribuído a Napoleão em cada época, variar com os nomes que usou durante esse período.

Em geral, é uma biografia muito boa e eu recomendo. Um exemplo de trabalho acadêmico sério e o mais próximo de uma biografia definitiva, ainda que do homem e não do seu mito, de sua era e do marco que se tornou. Certamente irei reler com mais cuidado no futuro.

A edição é linda, bem editada, alguns poucos erros de tradução mas bem poucos. Capa dura e lombada especialmente bela com as cores da bandeira francesa, dão um grande destaque e um ar de biografia definitiva.

Hallisson 12/02/2024

Napoleão
Acredito que dentre todas as Biografias de Napoleão essa seja uma das melhores. Amo o trabalho da editora Critica, sempre com as melhores Biografias. Aqui o autor não vai fazer juízo de valor e concordar ou discordar com o que Napoleão fez, e sim, nos apresentar de forma bem interessante os fatos da vida dessa personalidade. Eu sei que não dá pra fazer um livro de Bonaparte sem falar das batalhas (que pra mim são as partes mais lenta do livro) porque é muito número de soldados, de artilharia, de cavalos e afins, a sorte é que existe vários mapas demonstrativos de como aconteceu as batalhas.