Pai contra Mãe

Resenhas - Pai contra Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Gabriella463 04/06/2021

Incrível!
Li por estar na lista de obras cobradas em um vestibular que irei fazer, esse foi o meu primeiro contato com Machado de Assis, antes tarde do que nunca, hein? o conto tem tudo haver com algumas temáticas do vestibular: a questão da marginalização das populações negras escravizadas, como pode ser notada na primeira parte do conto, em que o autor contextualiza sobre as crueldades, utilizando a ironia em algumas partes. Além da desvalorização de vidas negras, o que me deixou muito chateada, mas que não foge da realidade.
Já nesse primeiro encontro me apaixonei pelo autor, existem outras obras que preciso ler e estou muitíssimo ansiosa. Enfim, leiam Machado de Assis!!

Xingmi 20/07/2022

Eu tô???? Esse conto foi o mais estranho dos quatro eu diria. Retrata ações que, como dito no livro, creio que são realizadas pela pobreza e necessidade, mas mesmo com isso em mente, tenho muitas dúvidas sobre essas ações. Loucura.

Isabelli Diniz 09/06/2023

Pai contra mãe: uma vida vale mais que outra?
Pai contra mãe fala sobre a história de Candido Neves, um pai que constituí sua família em uma condição bastante difícil. Ele não tem emprego fixo e sua ocupação é caçar escravizados que conseguiam escapar dos seus Senhores.

Estou me acostumando com clássicos, esse foi um livro que fez com que eu pensasse muito sobre a realidade brasileira. A história ocorre durante o período em que a escravidão era, praticamente, um direito das pessoas brancas e mostra a crueldade com que as pessoas escravizadas eram tratadas.

Esse conto é muito marcante, o final é de partir o coração.

.Ju 31/05/2022

+1 conto de Machado
Uma narrativa completamente bem pensada, reflexiva e repleta de dilemas morais.

O conto nos apresenta um casal de brancos, Cândido e Clara, que dependem dos escravos "fugidos" para sua própria sobrevivência.

Quando o filho dos dois nasce, os protagonistas devem encontrar uma solução para a miséria que se encontram, uma vez que seria impossível sustentar mais um membro da família com a renda de caçador de escravos de Cândido.

O final é crítico e irônico, levando o leitor a questionar os valores da época e as justificativas das ações dos personagens.
Clara3322 31/05/2022minha estante
Óó que interessante

Elle 04/06/2023

Pai contra mãe. Esse conto irá alugar um triplex em cabeça.
Tenho que confessar possuo minhas indiferenças com o autor, geralmente sua leitura me é desafiadora. Com um conselho de uma amiga ( obrigada Danny) de conhecer as primeiras obras do autor para ir me adaptando a sua escrita , me desafiei a ler esse conto.
E somente lendo entendemos porque é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.
De uma maneira que se tornou uma de suas grandes características Machado traz uma crítica imensa a escravidão, a crueldade e a sociedade como um todo .
É difícil por em palavras a complexidade de uma obra tão curta rica em ironias e verdades " pois a dor do outro não me atinge ".
E ao ler esse conto o que fica em mim é a questão. O quão desumanos somos para somente olharmos para o nosso próprio umbigo?
Danny 05/06/2023minha estante
??

iara 05/09/2022

é um conto super curtinho, mas enfim
um dos poucos trabalhos do machado que abordam diretamente a escravidão no brasil e de uma profundidade e crueldade tamanha.
é impossível não se sentir incomodado e nauseado com os caminhos que a história dos personagens principais tomam, machado de assis totalmente necessário pra formação de qualquer pessoa.

Yasmin.Moraes 16/05/2024

Magnífico
Nesse conto Machado consegue te envolver desde a primeira página e mostra como a pobreza pode afetar o caráter das pessoas.

Najúlia 16/08/2023

A escrita em si é bem coloquial e lenta, mas com o tempo você se acostuma e pega o ritmo. Pai contra mãe é uma história extremamente realista e impactante.
Não é meu estilo de leitura, li para a escola, mas é um bom conto.

hta 07/09/2021

Lido para a facul
Quando vi que tinha esse conto na matéria de literatura fiquei muito empolgada para ler, sou completamente apaixonada por Machado e não me decepcionei. É um conto curtíssimo mas que denuncia muito mais quando se debate sobre. Conversar com meu professor e ver seu ponto de vista me ajudou muito na interpretação da obra. Assim como outros livros que li do autor, o conto brinca e critica a moralidade humana.
JurúMontalvao 07/09/2021minha estante
Esse conto ainda não li

Léo 20/05/2021

Razoável
Um conto ok para passar o tempo. Gostei bastante que resgata uma questão histórica, a roda dos enjeitados e sobre o sofrimento da pobreza no Brasil. Mas a escrita dificulta um pouco a compreensão e a fluída leitura.

cassy 27/07/2022

Conto Machadiano
Confesso que é minha primeira leitura de muitas outras que virão de Machado de Assis
Livro curtinho que conta a história de um homem (Cândido Neves) de baixa renda que captura escravos para sustentar a família e se preparar para a vinda do primeiro filho junto da mulher costureira (Clara)

edsonlucas 11/03/2021

"nem todas as crianças vingam" ??
sutileza machadiana cai como uma luva na podre realidade escravocrata carioca que gerou lucro desde antes de chegar à vida e até a morte.

Mafe 07/11/2022

Resenha - Pai Contra Mãe
Muito bom, as críticas que Machado faz a escravidão através da ironia são ótimas. O livro nos ajuda a compreender mais a nossa história

Monique 30/11/2021

Que final bizarro. Narrador bem esquisito e uma história complicada de se ler, não gostei muito, mas é no estilo do autor.

1 | 2 | 3 | 4