Superinteressante N° 214 (Junho de 2005)

Superinteressante N° 214 (Junho de 2005) Abril

Resenhas - Super Interessante - Edição 214 (Junho de 2005)

Ana 11/05/2022

Curiosa a reportagem de capa.
Acredito que não seja a emissora o problema, mas nos anos 2000 acreditava-se que a TV Globo era uma rede de televisão usada para propagar os interesses da elite, o que não deixa de ser verdade. Mas creio que o tom da matéria seria um tanto quanto diferente, se fosse escrita hoje, não? Sim , pois agora há toda uma ideologia diferenciada sendo propagada nessa citada emissora, muito diferente do que era há quase vinte anos atrás.

OBS: A MATÉRIA FOI REMOVIDA DO SITE DA REVISTA !
z..... 12/05/2022minha estante
Tenho a edição, estou lendo em ordem crescente, agora no ano 2004, mas fiquei curioso sobre razões da retirada da reportagem do site. Pelo menos não eliminaram a revista na íntegra, como aconteceu com outras.

z..... 18/08/2022

Junho de 2005
"Globo"
O ponto mais interessante foi sobre a hegemonia da emissora no país. Obviamente existe o empreendedorismo, mas a história não se resume nisso... O crescimento da Globo ocorreu com diferencial que não tinha isenção política como outras emissoras que faliram (Tupi e Excelsior), fazendo vista grossa para o militarismo que, em contrapartida, privilegiava a global com vista grossa também para o escandaloso contrato da emissora, que tinha investimento de empresa estrangeira, o que não era permitido por lei na telecomunicação nacional.
O texto exemplificou com momentos em que a cobertura foi "mais leve" e tedenciosa ao governo (muitas vezes nem noticiando) em acontecimentos importantes no país (greves, represálias do governo, crises, etc e tal).
Outro aspecto na abordagem foi a influência cultural, de muitas formas e em várias gerações... e assim é até hoje...
Foram destaques no texto... Serão estas as razões da retirada da reportagem, na atualidade, do site da Superinteressante?

"Por que morrem as civilizações?"
Foram destacadas cinco razões: ecocídio (devastação ambiental), guerras (internas ou com vizinhos), mudança no clima (por intervenção humana ou catástrofes naturais), crise mercantil (ruptura de laços comerciais fundamentais para a sobrevivência) e estupidez (fato destacado por geralmente estar correlacionado aos anteriores).
Acredito que pandemias poderiam entrar nessa lista.

Entre as dicas de leitura, "Uma história de Saravejo", de Joe Sacco, basicamente um relato jornalístico em quadrinhos da guerra da Bósnia em 1995, segundo o parecer, de invejar qualquer repórter.

O Super Retrô trouxe Chaves e turma com algumas curiosidades. Por exemplo, Chavo (nome original) significa garoto.

Curiosidade final, banal, essa edição foi comemorativa aos 18 anos da revista e houve alterações editoriais. Uma delas foi a adição de "Essencial" na capa após Superinteressante (o que perdurou até Setembro de 2007). Rapaz, registro apenas como curiosidade na trajetória da revista...