O universo, os deuses, os homens

O universo, os deuses, os homens Jean-Pierre Vernant

Resenhas - O Universo, os Deuses, os Homens

Ju Padilha 17/03/2009

Iniciação à Mitologia
Jean-Pierre Vernant se apresenta como um avô, que contava as histórias dos mitos gregos para seu neto... é assim, que este estudioso da mitologia escreve seu livro, como quem conta o mito para alguém que o escuta! O livro é muito fácil de ler e perfeito para quem ainda não conhece muito de mitologia. Ele aborda os mitos "clássícos" gregos como Gaia e Urano, Crono e Zeus, Posêidon, Èdipo, passando por Tróia e Ulisses... mas o que mais gostei é que ele faz também algumas análises de significação destes mitos para o incosciênte grego, como o mito de Prometeu, que deu ao homem o fogo e o trigo, o homem é separado da esfera divina e passa a ter que labutar por sua sobrevivência, é a civilização por meio da agricultura da técnica do fogo! Jean-Pierre é muito claro em sua escrita e muito descontraído!
Ernesto 07/08/2010minha estante
Gostei da comparação de um avô contando histórias para netos...
(risos)
É bem assim mesmo.

Felypuz 30/05/2017minha estante
mas q merda, vai jogar LOL q a sehorita ganha mais fica lendo esses livros d deuses pqp esse mundo esta perdido

;-;;-;-;--;--;;--;-;-;-;-;

tukaamaro 10/01/2021

Passo pano
Livro maravilhoso demais!!! Ao mesmo tempo que trata de uma linha cronológica absurdamente confusa e esquisita, o autor conseguiu um jeito de fazer isso sem nos deixar mais confusos ainda. Indico pra qualquer um? pois é uma leitura super fluída e leve!

Tha 15/09/2023

Resumo sobre a mitologia grega
O livro aborda de forma resumida os principais personagens da mitologia grega, desde o seu surgimento. Gostei muito da escrita e dos comentários que o autor vai tecendo ao longo do livro. Eu desconhecia o início da mitologia e gostei muito de me inteirar da história. Não espere um livro detalhado, ele é um breve resumo (mas muito muito bom), que despertará sua curiosidade para se aprofundar em cada história.

So 12/09/2020

Pode ser um pouco repetitivo e algumas vezes ?muito mastigadinho? mas achei um bom começo na mitologia, o autor é bastante didático.
comprido 19/01/2023minha estante
Não tô achando repetitivo.

Thamy 15/05/2020

Propedêutica indispensável àqueles que pretendem iniciar seus estudos em mitos - ou não; o livro também é ótimo para quem possui apenas uma curiosidade da qual não consegue se desligar acerca da mitologia. Esse último foi o meu caso.
Mitos são uma tradição oral, passada de geração em geração, e não podemos ignorar isso. Se puder, peça para que um amigo, familiar ou professor te conte essas histórias, se não puder, leia Jean-Pierre Vernant - é quase a mesma sensação.
O autor consegue proporcionar o acalento das histórias e da narrativa mesmo através da barreira de páginas e palavras escritas; não o escuto, mas o sinto. E isso considero impressionante.

Priscila Cysneiros 16/07/2021

Apaixonante!
Quem somos? De onde viemos? Existe alguma razão por trás dos acontecimentos da nossa vida? Essas e várias outras perguntas nos atormentam desde as nossas origens.

Em uma época longínqua, na qual sequer existiam a filosofia e a ciência, os gregos tentaram trazer respostas a questões dessa natureza utilizando-se dos mitos.

Essas estórias foram transmitidas para várias gerações por meio da oralidade, da memória e da tradição, que são, segundo o próprio Jean-Pierre Vernant, as condições de existência e sobrevivência do mito.

Exatamente tentando conservar essa essência da mitologia grega, quando narra os principais mitos gregos, o autor nos causa a sensação de que o faz pela via oral. É uma leitura leve, gostosa, daquelas que fazem os nossos sentidos se esquecerem do passar do tempo.

Talvez você pense que mitologia grega é algo bobo, mas a verdade é que, para compreender a filosofia de um povo, é essencial que conheçamos o contexto religioso, artístico e sociopolítico em que ele estava inserido*.

Ora, sendo a Grécia o berço da filosofia, é essencial que conheçamos os fatores que, de alguma maneira, contribuíram para o seu surgimento, e a mitologia, certamente, faz parte disso.

Eu sei que existem muitas obras (e até filmes) sobre esse tema, que, por ser tão popular, é quase impossível que você não já conheça algumas dessas estórias.

Mas eu posso te garantir que ler esse livro será uma experiência totalmente diferente de tudo que você já viu a esse respeito, e é provável que você, como eu, sinta ansiedade para saber mais.

Recomendadíssimo!

*Giovanni Reale e Dario Antiseri, na sua obra "Filosofia - Antiguidade e Idade Média - vol. 1" são enfáticos ao afirmarem que essa ideia é um consenso entre os maiores estudiosos.

Gabez 28/11/2020

A forma de narrar os contos gregos é um pouco diferente dos outros livros que já li, é um tanto mais leve, essa sensação que senti lendo e uma surpresa agradável é que ele não se foca tanto nos contos que já estou tão acostumada a ler indo desde do surgimento de Gaia e dando bastante foco para a história da Odisseia e de Perseu.
Em resumo é um bom livro para se ler se quiseres ver um pouco dos mitos gregos só por diversão.

estante.da.gabi 16/01/2021

O Universo, os deuses, os homens
Livro de não-ficção escrito por Jean-Pierre Vernant que nos conta e analisa alguns mitos gregos.

Este é um livro curto, mas bastante denso no quesito de conhecimento do autor acerca dos mitos gregos. Li-o com o objetivo de usá-lo em meu TCC, mas acredito que pode ser lido por todos aqueles que se interessam por mitologia grega.

Na perspectiva de Vernant, o mito é diferente da ficção e do fato histórico; na verdade "é um relato vindo do fim dos tempos e que já existia antes que um contador qualquer iniciasse sua narração. Nesse sentido, o relato mítico não resulta da invenção individual nem da fantasia criadora, mas da transmissão e da memória". (p.12)

Então, o que faz toda essa cultura permanecer entre nós é que os mitos lá na Grécia antiga encontraram uma forma de serem perpetuados através da cultura oral: eles foram transmitidos oralmente de geração em geração. Por isso, não podemos dizer que existe um autor que "criou" tais mitos, pois eles já "nasceram" com essa sociedade e foram passados oralmente com o tempo, até haver a transcrição escrita deles.

A partir disso, temos acesso a como se deu, na visão grega, a criação do universo, a geração dos Titãs, dos deuses, e a relação dos deuses com os humanos.

Muitos desses mitos que Vernant descreve em seu livro eu já conhecia a partir da leitura de Odisseia, de Homero; de alguns trechos que li de Metamorfoses, de Ovídio; e, principalmente, de Percy Jackson (Tio Rick Riordan foi o responsável pela minha paixão por mitologia grega).

Mas o que mais me impressionou no livro foram as análises de Vernant desses mitos. Entendemos que o ato de contar um mito não é o suficiente para compreendê-lo, de fato; é necessário que o estude.os criticamente para entender aquilo que está por trás deles. Assim, a gente pode entender, por exemplo, uma história que conta a vingança de um deus contra um titã que resultou na criação da mulher.

De qualquer maneira, esse livro me rendeu inúmeras marcações, anotações e reflexões sobre essas histórias que, à princípio parecem que estão enterradas no passado, mas que representam o berço da cultura ocidental.

JoAo.Padilha 24/05/2022

Esperava bem mais...
Uma coletânea de historias não lineares, sem conexão direta entre umas e outras e contadas de forma resumida e superficial. Serve de referencia para busca de mais profundidade em alguns obras e saber um pouco de algumas histórias que marcam a antiguidade.

Rhuan Maciel 15/12/2021

Há tempos em que eu não ficava tão prendido em uma narrativa, esquecendo do presente e ficando imerso na história contada. Esse livro tem o objetivo de abordar alguns mitos gregos, os quais foram de extrema importância para o indivíduo ocidental. O mito não era apenas uma fábula inventada para entreter, ele foi uma das primeiras tentativas de explicar o mundo. Pode parecer meio estranho para o ser humano moderno, que possui todo o alicerce científico e o conhecimento de inúmeras gerações a sua disposição, porém a relevância da mitologia greco-romana é imprescindível para o avanço da humanidade hodierna. Mas como? Bom, os deuses antigos expressavam as crenças que aquela civilização tinha para a formação de objetos materiais, emocionais e morais. Porém isso não era de uma forma irracional, como muitos pensam, as explicações para os fenômenos eram de maneiras lógicas, existia uma conexão causa-efeito que conseguia demonstrar o porquê das coisas serem como são, obviamente os seres mitológicos não eram objetivamente factuais, no entanto isso demonstra o início de algo grandioso da alma humana, essa sede por saber/entender aliada a tentativa de explicar o mundo. Nessa época, não se dispunha de saberes matemáticos, físicos, químicos, biológicos e científicos no geral, portanto o que o grego deveria fazer? Ele fez o que as condições de sua época o permitiram, ele conjecturou acerca do mundo e universo. Além disso, os mitos gregos também representam o reflexo de seu próprio tempo, das concepções antigas sobre o cosmos, entretanto não se esgota aí, a poderosa literatura que foi criada, por ser esse reflexo de seu próprio tempo, também é um reflexo do próprio homem. Aliado a tudo que foi dito, não só é bom estudar esse tema pelo conhecimento do homem (tanto o atual como o antigo), mas também pelo entretenimento, Homero cantava a Ilíada e a Odisseia para o público, entretia-os. Então é muito bom poder ter contato com esses escritos. Ainda mais para mim que não sabia quase nada sobre esses mitos. Assim, depois de tudo que foi falado, fica evidente a importância desse livro.

Fernando Almeida 15/08/2022

Vários contos clássicos da mitologia grega que são contados por Vernant, sobre os quais ele faz vários comentários mesclados com interpretações filosóficas, é uma pena que no decorrer do livro seus comentários vão diminuindo.
Acho um livro excelente pra se ler antes de fazer o contato com as obras originais de Homero e Hesíodo. Livro de linguagem acessível e uma leitura muito leve.

Profº Bahiano 18/03/2011

Sem o brilho de uma visão heróica
A mitologia sempre é um tema fantástico, mas o autor contou usando passagens filosóficas, o que tirou o brilho do tema. A mitologia, sobretudo, a grega merece ser contada mostrando o lado fantasioso e heróico das estórias.

Natacha.Furlan 04/06/2022

Muito útil
Adorei a forma de escrita do autor. Me ajudou muito nos estudos sobre a minha religião. Ele fala de uma forma poética e de fácil entendimento.

karlota 19/04/2012

Universo mítico
Para quem não sabe nada de mitologia,está aí um livro que te faz conhecer bem ela.
O livro aborda as histórias que ouvimos de boca em boca.Mas é que ali,tudo está mais ''concreto''.A mitologia se mistura com tudo.Desde os principais acontecimentos históricos,como por exemplo,a Guerra de Tróia.
Para quem não conhece a história,vai pensar que foi uma coisa qualquer.Páris roubou Helena sem mais nem menos.Pelo contrário,Páris se mete numa encrenca de ter de escolher entre as deusas Afrodite,Atena e Hera dizendo qual delas é a mais bonita.Elas,claro,ofereceram algo em troca,e Afrodite,astuta,oferece a mulher mais bonita do reino,que no caso é Helena.Daí por diante é só tragédia.Páris captura Helena e seu marido muito possessivo se enfurece e começa a armar guerra.Vejam,teve um dedinho de divino aí.
Enfim,o livro é altamente bom,de uma cultura relevantemente alta.É impossível não lê-lo e ficar querendo explorar o mundo mitológico melhor.
Jean Pierre soube mesmo contar uma história todas as noites para seu neto.Contá-la desde o princípio.
Recomendo.