Ogum

Ogum Reginaldo Prandi

Resenhas - Ogum

Daniel.Moreira 18/01/2024

Faces e fases de Ogum!
O livro Ogum de Reginaldo Prandi é excelente para aprender um pouco sobre a religião dos Orixás.

Sua escrita é leve e muito didática.

Ele nos conta um pouco sobre o orixá Ogum, sua mitologia e as crenças em torno desse orixá guerreiro.

Ele retrata ainda a força da Cultura afro-brasileira e a resistência religiosa de seus ancestrais! O sincretismo religioso ajudou muito nessa preservação/resistência.

A força da religião dos Orixás é a forma de buscar a superação das dificuldades sociais!

A busca pelo sustento, busca pela felicidade e a busca por ascensão forma a tríade do ser humano e Ogum abre caminhos, guerreiro, trabalhador, Valente, forte...

"Ogum é aquele a quem pertence tudo de criativo no mundo, aquele que tem uma casa onde todos podem entrar."

Lembrando que não é uma visão dualista do bem e do mal Ocidental, mas sim o reflexo da humanidade, onde o mesmo rio que dá o peixe imundas as casas e mata.

O orixá é essa natureza, sagrada e humana ao mesmo tempo!

RGreen 11/04/2024

Esse livro é perfeito para quem quer estudar um pouco mais sobre os Orixás tanto no Brasil quando o seu culto em outros países e descobrir um pouco mais de suas histórias e características.