A odisseia de Hakim Fabien Toulmé

Resenhas - A odisseia de Hakim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jonas (@castelodepaginas) 19/09/2020

A odisseia de Hakim
Fiz a resenha dessa obra no meu blog. Confiram ! Temos também um Instagram literário

Instagram: @castelodepaginas

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/09/a-odisseia-de-hakim-vol-1-da-siria.html

Wagner47 08/11/2023

A falta de compaixão por 23 aviões afogados
Hakim tem que deixar a Síria. Nem seu patriotismo e o amor por sua terra são suficientes para que permaneça nela. Cercado da família, de amigos e de um trabalho próspero, se vê obrigado a deixar tudo para trás e buscar um novo lugar para si e sua família.

A obra começa com uma clássica indagação. Por que a queda de um avião compadece mais do que a morte de 3500 migrantes afogados em um único ano? Será que estamos acostumados à repetição de naufrágios desses migrantes e à frieza desses números? A partir dessa dúvida, Fabien Toulmé se encontra com Hakim, um sírio que tem muita história pra contar.

Contada de forma lenta, o autor cria um vínculo bem honesto entre o leitor e seu protagonista. Por mais que seja contada de uma forma branda, não deixa de ser trágica e desesperadora em determinados momentos.

Acredito que o autor poderia dar uma leve diversificada nas dificuldades encontradas por Hakim. Meio que resumiu que o único problema dele era encontrar um emprego em outro país. Acontece uma variável vez ou outra (como o preconceito sofrido por ser refugiado), mas poderia ser mais reforçado.

Foi um volume bem introdutório, mas com bastante conteúdo e o suficiente para preparar para o que está por vir. Abrangeu um pequeno período da vida de Hakim e mesmo assim pareceu ser bem longo.
Alec.Ferreira 29/12/2023minha estante
Me parece ser um ótimo repertório para redações! Irei ler!

Bastos 15/08/2022

Esse primeiro volume foi sensacional, logo no começo somos chamados a atenção para como as mortes de refugiados acabam se tornando apenas estatísticas e muita das vezes não sentimos empatia por esses casos, temos também uma aula de historia sobre a guerra civil da Síria e como isso impactou a vida das pessoas.

Aqui acompanhamos o começo da jornada de Hakim, vemos as conquistas que teve na vida e como de uma hora pra outra ele perde tudo, seu próprio negócio tomado pelo exército, o lar que morou sendo destruído e as torturas que passou na mão do governo e como isso levou ele a fugir do país.

Uma linda HQ reflexiva e comovente sobre a dificuldade que muitas pessoas passam.

trizisreading 24/04/2024

A odisseia de Hakim
"A Odisseia de Hakim" é uma trilogia de graphic novel do quadrinista francês Fabien Toulmê, que narra a jornada de um jovem sírio em busca de esperança e dignidade diante das adversidades de seu país. Desde os tumultuados protestos de 2001, até sua luta como refugiado em diferentes nações, acompanhamos Hakim em uma odisséia marcada por perdas, desafios e determinação.

O autor nos convida a refletir sobre a realidade dos refugiados, desafiando-nos a ver além das manchetes e reconhecer a humanidade por trás dos números num noticiário. Com uma narrativa envolvente e uma abordagem humanizada, este primeiro volume nos presenteia com uma visão profunda e comovente da vida de Hakim, prometendo uma jornada de descoberta e compreensão nos volumes seguintes.

Instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/

Gusta . 17/01/2023

O mundo é um lugar cruel.
Li o livro "Não era você que eu esperava", do mesmo autor que este livro, e gostei bastante. Quis conhecer outras obras, e essa foi a que optei primeiro.
Os desenhos dele que mais me chamou atenção.
A ideia pra esse livro, eu sinceramente achei um pouco aleatório vindo assim, mas foi legal que ele seguiu em frente com o projeto e, quem quer que seja Hakim, confiou no autor.

E cara...
Que ódio.
O mundo é um lugar cruel mesmo. O livro te faz perceber isso em apenas 10 páginas. Quando as mudanças virão? O mundo é cruel com o ser humano, ou o ser humano é cruel com o mundo?

Esse livro me fez conhecer mais sobre a imigração e os problemas que a Síria vem enfrentando. É realmente cruel, muito cruel...

Não sei o que dizer muito, mas recomendo demais; É interessante, triste, cruel e informativo.

bibicortez 04/09/2022

Eu conheci esse escritor por acaso e agora não consigo deixar de ler tudo que ele escreve. Essa história é uma trilogia real e mostra as batalhas de pessoas que do dia pra noite recebem o título, a luta e o estigma de ser um ?refugiado?

Ulisses 21/03/2021

A história de um jovem sírio que teve deixar toda sua vida para trás e recomeçar em outro país outra cultura , superando o preconceito e as dificuldades que o mundo vai colocando sua vida. Como sempre Fabien Toulme conduz o quadrinho com seu toque magistral que aquece o coração.

Jessica599 17/08/2020

"Qualquer um pode virar um refugiado. Basta que seu país desmorone. Ou você desmorona junto, ou você vai embora.”
Em A Odisseia de Hakim, Fabien Toulmé nos conta a história real de Hakim, um refugiado da Síria que teve de abandonar família, amigos, trabalho e sonhos para buscar uma vida digna em outro lugar. Logo no início, o autor nos conta de onde surgiu a vontade de escrever sobre a realidade dos refugiados e eu fui atingida por suas palavras de uma forma singular e impactante. No preâmbulo, ao falar sobre o momento em que viu uma reportagem no jornal sobre 400 migrantes que morreram afogados tentando atravessar o Mediterrâneo, Fabien faz uma autoanálise e nos convidou a fazer o mesmo quando escreve:

"Será que a repetição desses naufrágios de migrantes tinha feito com que nos acostumássemos ao horror? (...) Porque, mesmo que isso pareça evidente, é bom sublinhar que os migrantes não são uma entidade. São um conjunto de indivíduos, de nacionalidades, de histórias, com razões diferentes para querer deixar seus países."

Cada capítulo narra uma etapa da jornada de Hakim. A história começa com ele contando ao Fabien como era sua vida na Síria um pouco antes de 2011 (ano em que a guerra começou) e a graphic novel traz uma breve, porém muito bem explicativa, contextualização sobre o assunto e só por isso eu já recomendaria a leitura, mas há muito mais coisa aqui para ser lida, conhecida e sentida.

A guerra na Síria teve seu início em 2011 dentro do contexto de Primavera Árabe quando várias manifestações de oposição ao governo de Bashar al-Assad começaram a acontecer. Civis armados, bloqueios de alimento, escassez de água... a sobrevivência das pessoas ali foi ficando cada vez mais difícil e é nesse contexto que Hakim sofre uns maus bocados tentando ajudar a família e, em seguida, torna-se um refugiado no Líbano, Jordânia e Turquia.

Desde os primeiros capítulos eu já sabia que A Odisseia de Hakim seria uma das melhores leituras do ano e que bom que eu não estava errada. Carregada de sentimento, de história e de conhecimento, a graphic novel é um grande exercício de empatia e proporciona um olhar mais profundo para as pessoas que vivem nessas situações. É preciso, sim, olhar para as vítimas da guerra e enxergá-los como pessoas, e não como um número, não como uma estatística.

Neste primeiro volume, acompanhamos Hakim da Síria à Turquia e assim que o próximo for lançado, pretendo ler logo que possível. Recomendo muitíssimo.

site: https://www.instagram.com/cjessferreira/

Mama 19/06/2022

A odisséia de um refugiado sírio
A odisséia de Hakin mostra o quanto é triste e difícil a vida das pessoas que são obrigadas a abandonarem seu país de origem. O livro é muito bom e deixa o leitor com vontade de saber o resto da história desse rapaz tão persistente chamado Hakin!

Yvan 22/03/2023

Envolvente
HQ é muito bem escrita,está de parabéns. A história de Hakim deve ser muito similar a outros refugiados, muito triste como um governo totalitário é capaz de fazer com seu povo.

Vamos agora pro livro 2

Chuck | @rodrigochierici7 15/07/2020

Uma odisseia e tanto.
O incrível relato de Hakim, um sírio que vê seu país mergulhado numa guerra civil e é obrigado a imigrar para poder sobreviver.

A fala abaixo exprime exatamente a anormalidade da situação e me atravessou como um soco.
"Nunca pensei que isso pudesse me acontecer. Mas me dei conta de que qualquer um pode virar um 'refugiado'. Basta que seu país desmorone. Ou você desmorona junto, ou você vai embora."

A odisséia é dividida em 3 volumes, o primeiro acabou de ser lançado aqui no BR. Comovente, vale a pena.

Já conhecia o autor por "Não era você que eu esperava". Mas sua forma de contar histórias aqui se aprofunda e ele realmente melhora nos detalhes.

Mariana @amarilendo 28/07/2020

"Estavam matando pessoas que nem sequer exigiam a queda do regime, apenas um pouco de liberdade."
A Síria é comandada há anos por um governo totalitário. Em 2011, uma onda de protestos ocorrem contra os regimes dos países do oriente médio, chegando até a Síria. Os habitantes desse país já estão revoltados de serem governados de forma antidemocrática. Porém, o governo responde a essas manifestações com violência: prisões, torturas e desaparecimentos de qualquer pessoa que alguém pensar ter visto se manifestando.

Hakim vive com sua família, é um homem que construiu sua própria loja de jardinagem. Ama o que faz e está sendo bem sucedido. Mas o clima no país é cada vez mais pesado, o governo começa a tomar tudo de todos. Surgem grupos agressivos que saqueiam casas e violentam pessoas. Com isso, Hakim e sua família têm que ficar se mudando para casa de amigos e parentes que estão, temporariamente, longe das áreas de maiores conflitos.

Esse é o primeiro volume da história de Hakim, teremos até o terceiro e já estou ansiosa para conferir. Eu adoro quadrinhos que tenham temas mais sérios. Nesse temos informações sobre a história da Síria e as forças presentes desse país, a internacionalização desse conflito, o que é ser e viver como refugiado através da experiência de Hakim.

site: https://www.instagram.com/p/CDNMbATjzpe/

maryyup 15/03/2023

A história é sobre a guerra da Síria, e mostra a vida de um dos refugiados dessa guerra, uma narrativa feita com muita sensibilidade, mal posso esperar para ler o próximo!

Auud Herself 10/11/2020

Uma história verdadeira, uma história difícil. Gosto muito do estilo da ilustração e acho que me permite mergulhar na história e me sentir mais perto de Hakim.

Mauro.Carvalho 14/01/2022

A primeira parte da longa jornada de Hakim
Nesse primeiro volume de A Odisseia de Hakim, conhecemos o protagonista, tomamos pé da vida e dos costumes dos cidadãos sírios antes e depois de eclodirem os protestos e as violentas repressões por parte do governo de Bashar Al-Assad. Também é feita uma pequena explicação da organização política e da formação dos diversos grupos que se digladiam e disputam o poder local.
Mas como o próprio título do livro já deixa claro, o cerne da história é a peregrinação de Hakim mundo afora, em busca de um lugar seguro e que lhe oferte mínimas condições de sobrevivência, para que enfim possa trabalhar e constituir família.
Hakim, como refugiado, enfrenta várias dificuldades para se estabelecer em outros países: preconceito, desemprego, subvalorização de suas habilidades, saudades de casa e da família... E, via de regra, apenas experimenta alguma sensação de pertencimento quando está ao lado de outros refugiados sírios.
Achei excelente esse primeiro volume, tão bom quanto a tão famosa obra Persépolis, de Marjane Satrapi, e pretendo ler os próximos volumes em breve!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6