Interlúdio

Interlúdio James McSill

Resenhas - Interlúdio

Marcelo 08/07/2010

Surpreendente!
O estilo direto, calculado, às vezes quase frio se contrapõe às fortes emoções e carisma das personagens.
Uma trama escrita nos detalhes, envolvente já do princípio, levando o leitor a sentir emoções muito diferentes, do riso ao horror, da ternura à surpresa, da intriga à alienação, da loucura à superação.
Um livro pra não largar antes de terminar, e sem arrependimentos!

Jéssica Malta 15/09/2010

Uma família americana de mórmons, os Betts, muda-se para o Brasil (mais precisamente para Pelotas-Rs) para acompanhar o ‘cabeça’ da família, o Adido militar John Betts. Dennis é o filho mais velho da família e é um pouco desajeitado, e machuca-se um pouco antes de uma viagem. Por esse motivo, o pai resolve deixá-lo em casa e contrata Lázaro Prata, um jovem de 17 anos que trabalha no ‘Instituto Cultural Norte-Americano’, para servir de acompanhante do filho enquanto estiverem fora.
O que Lázaro não imaginava era que sua vida iria mudar totalmente por aceitar esse convite. Os dois, Dennis e Lázaro, iniciam uma amizade que logo se torna um romance mais que proibido. Afinal, Dennis tinha uma religião e estava indo contra os princípios da mesma e também de muitas pessoas daquela época, 1978 (para não dizer que atualmente também estaria).
Entretanto, eles resolvem manter seu romance em segredo e para que possam passar mais tempo juntos Lázaro resolve se converter ao mormonismo e chegam até morar juntos. Mas por quanto tempo eles conseguiriam manter tudo isso em segredo? E o que acontece quando a verdade sobre eles vem à tona?
Isso você terá que ler para saber, mas o que posso garantir é que nada será fácil para Lázaro e Dennis. Uma família cheia de segredos ‘sombrios’, uma religião com uma doutrina um tanto complexa (para não dizer outra coisa), uma história cheia de desencontros, um romance que trará incontáveis ‘desgraças’ a vida de Lázaro por muitos anos.
"Interlúdio, quando uma aparente história de amor é uma velada história de terror."
Achei o livro bem interessante, de leitura fácil e leve, que alterna entre um narrador em primeira e outro em terceira pessoa. O que mais me chamou a atenção foi o tema bem diferente do que costumo ler e é claro, a abordagem de assuntos tão polêmicos como a religião dos mórmons (até agora não acredito que eles são proibidos de tomar café, chá e COCA =X) e o homossexualismo, que para eles é uma manifestação de Satanás.
É uma boa dica de livro para quem está procurando um livro com uma história diferente e ao mesmo tempo interessante.

Robson Souza 11/05/2011

Uma aula de narrativa
Interlúdio é um livro extremamente bem escrito. O autor, James Mcsill, é o maior consultor de escritores do mundo, um verdadeiro craque do texto. Isto fica bem evidente no livro.
Cobrindo mais de 30 anos da história dos personagens, Lázaro e Dennis, a trama começa no sul do Brasil e se estende para os Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Mistura romance, drama e um terror-denúncia, mostrando os bastidores da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Mórmons.
Com muitas reviravoltas e uma boa dose de suspense, a história de um amor proibido prende até o final. Vale a pena!

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Danilo Barbosa Escritor 14/01/2011

Religião, amor e Preconceito - Temas tão controversos e difíceis de discutir, mas que nas mãos de James McSill se transformam em uma pérola de amor e perseverança. Interlúdio (Editora Parêntese, 368 páginas) era o típico livro que aparece nas suas mãos e você não sabe nada... Aí você começa a ler. E se vê devorando as páginas! Uma grata surpresa. Na minha opinião, o melhor livro da editora que li até agora!
Em meio ao ápice da nossa ditadura vamos conhecer Lázaro, um estudante de 17 anos de Pelotas, Rio Grande do Sul, que recebe uma ligação curiosa no lugar onde trabalha: um americano, pastor da Igreja dos Mórmons, quer que ele cuide por uns dias de seu filho que não pode viajar, devido a um acidente.
Esperando encontrar uma criança, ele nem imagina que está indo ao encontro do seu destino: Dennis, um rapaz alegre e ingênuo que vai virar o coração de Lázaro de pernas para o ar. E dar início a uma das mais belas histórias de amor que já li...
A história destes meninos é uma prova de amor mediante as piores dificuldades. Cada capítulo desta história onde somos companheiros de viagem nesta jornada rumo ao amadurecimento, de meninos a homens, diante de um mundo também em crescimento.
Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Jean 08/04/2015

"INTERLÚDIO, quando uma aparente história de amor é uma velada história de terror".

Partindo dessa frase, podemos falar que este romance é uma tragédia onde os personagens Lázaro e Dennis são os protagonistas, quase um Romeu & Julieta. Durante as páginas do livro acompanhamos a luta de ambos contra o preconceito, o conservadorismo religioso e a buscar da felicidade. O enredo da história consiste na chegada de Dennis e sua família de mórmons os Betts – nativos dos Estados Unidos, no Brasil no ano de 1978, onde ficam hospedados na cidade de Pelotas - RS. Dennis passa a morar no país contra sua vontade, uma vez que foi obrigado a acompanhar seu pai, o militar John Betts, um homem bárbaro que trabalhava na School of the Americas - organização que funcionava até na década de 50 com o objetivo de treinar militantes e ditadores latinos americanos nas táticas de torturas, em uma missão religiosa. Dennis é o filho mais velho da família e é todo atrapalhado, no seu primeiro dia no Brasil conseguiu se machucar seriamente enquanto ia para uma reunião mórmon. A família havia agendado uma viagem com o intuito de fazer uma missão religiosa em outro estado brasileiro e, por conta do acidente de Dennis, o pai resolve deixá-lo em casa em repouso e decidi contratar Lázaro Prata, um jovem de 17 anos que trabalha como professor de Inglês no instituto cultural de Pelotas, sendo pago para servir de acompanhante de Dennis enquanto a família estivesse na missão.

"- Queria que entendessem que, apesar dos riscos que corremos, nosso relacionamento tem sido como uma frase que o Lázaro me escreveu num cartão: "A nossa é uma história cujas gostas são mais de orvalho ou de lágrimas do que de chuva.". Foi o cartão que ele me deu no nosso segundo aniversário. " Página 109.

Quando os dois se encontram no apartamento uma paíxão começar a surgir e, juntamente a esta paixão, diversos conflitos vão sendo apresentados na trama. Lázaro se aproxima tanto da família Betts que se converte a religião Mormon, deixando todos os seus planos e parentes no mar do esquecimento e começa a viver uma nova vida em busca desse amor, todavia ele não tinha noção do que teria que enfrentar para enfim, encontrar a felicidade. Brigas e mortes, dogmas e preceitos, imoralidade e ética estão presentes nas 414 páginas do livro.

Sabe quando você consegue aquele livro que queria a muito tempo ler, cria altas expectativas e no fim, todas as expectativas são supridas? Raro não?! Interlúdio de James McSill é um livro que te conquista do início ao fim, as divisões dos capítulos da narrativa são alternados em primeira e terceira pessoa, sendo os capítulos em primeira pessoa narrado pelo Lázaro e o em terceira, feitos por um narrador-observador, descrevendo os acontecimentos da vida de Dennis. A história é extremamente cativante, todos os personagens são muito bem construídos e além disso, a escrita do autor é extremamente fluída. O livro possui partes pesadas mas o James sabe suavizar muito bem com a presença de personagens engraçados e carismáticos. Infelizmente este livro não é tão conhecido nacionalmente, todas os amantes da literatura deveriam possui-lo em sua estante pelo fato de ser uma obra-prima, sou grato a Tatiany Leite do Cabine Literária pela indicação feita em um dos vídeos do LITERATUDO no canal; além de abordar temas polêmicos, homossexualismo, abuso físico e moral, lobotomia, etc.o autor não se perde em meios as temáticas e consegue fechar a história do livro com chave de ouro, com certeza, Interlúdio é meu livro favorito do ano. Recomendadíssimo.

site: www.literando-se.vai.la
Alison Bezerra 26/04/2015minha estante
Oi Jean! Você sabe qual loja virtual está disponível para venda? Sou louco por esse livro!

Dvs Editora 05/05/2015minha estante
Olá, Alisson. A segunda edição está sendo preparada e será lançada em breve. Olha só: https://www.facebook.com/events/449479351881785/ Abraços.

kortaz 22/06/2015minha estante
VC vende este livro . to procurando ele e não estou achando nas principais livrarias

Fernando Lafaiete 10/12/2015

Que toda forma de amor seja válida e que o respeito sempre prevaleça!
Falar deste livro é muito complicado, pois ele é um livro difícil de ser digerido. Primeiro, ele não é um livro pra qualquer um; segundo ele é um livro que te destrói emocionalmente e psicologicamente. E terceiro, mesmo não sendo um livro para todos, ele merece e deve ser lido por todos.

Devido a alguns comentários que já tinha lido e ouvido, já esperava que ele fosse um livro com momentos pesados, mas eu realmente não imaginava que esse livro fosse me desestabilizar como ele me desestabilizou.

Em Interlúdio, vamos acompanhar a estória de Dennis Betts e Lazáro Pratta, dois jovens que acabam se apaixonando. Dennis é americano e pertencente de uma família no minimo perturbada, por assim dizer. Por um motivo misterioso, ele se muda para o Brasil com a família. Durante a mudança, Dennis sofre um acidente e por consequencia disso, o pai dele resolve contratar um cuidador para ele. E é neste momento que entra o personagem Lázaro Pratta. Durante o período de recuperação de Dennis, ambos os protagonistas acabam se apaixonando. No começo tudo é uma maravilha e eles resolvem se relacionar as escondidas. Porém, nem tudo é flores e esta relação acaba sendo descoberta pelos pais de Dennis. E é aí que o inferno todo começa a acontecer.
Vale ressaltar que toda a família do Dennis é adepta ao mórmismo; e esta religião acaba exercendo um impacto muito forte na estória. Inclusive, com o intuito de se manter ao lado de Dennis, Lazáro acaba se convertendo a esta religião.

Até a descoberta do relacionamento dos dois, o livro tem momentos engraçados e a estória parece ser mais ou menos "fofinha". Estava lendo uma estória de amor. Mas quando esta relação vem a tona, esta suposta estória de amor, vira uma estória de terror.

Gente, vocês não estão entendendo o quão absurdas são as situações que acontecem neste livro.
Movido pela preconceito e fanatismo religioso extremos, o pai de Dennis se mostra capaz de tudo para separá-los. E quando digo tudo, é tudo mesmo. Durante alguns momentos, eu fiquei tão chocado e abalado emocionalmente, que ficava sem reação, desacreditando que aquilo realmente estava acontecendo com os personagens. O pai dele se mostra ser um monstro, praticamente a personificação do mal!

Você precisa ter estômago para ler este livro. Ele possui abuso sexual, fanatismo religioso (da pior maneira que vocês possam imaginar), estupro, incesto, tortura, tentativa de homicídio e uma linguagem sexual bastante explícita.

Alguns amigos meus choraram muito quando leram este livro, mas eu fiquei tão destruído psicologicamente, que nem fui capaz de produzir lágrimas.
Eu sou o tipo de cara, que acredito que toda forma de amor é válida. E independente das condições sexuais das pessoas, não precisamos e não somos obrigados a aceitar nada, mas somos obrigados sim, a respeitar os outros. Eu acho que Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua. E se esse pensamento fosse seguido por todos, as coisas monstruosas que acontecem neste livro, não aconteceriam.

Este livro se tornou uma das minhas melhores leituras do ano e um dos melhores livros que já li na vida. Ele me tirou da minha zona de conforto e mexeu comigo como nenhum outro livro já conseguiu.

E no final ele respondeu uma pergunta que eu formulei durante toda minha leitura. Será que o amor é realmente capaz de vencer tudo e todos?

Levarei este livro para toda a vida, ele com certeza colaborou para que eu me tornasse uma pessoa ainda melhor.

Ao James Mcsill, meu muito obrigado por ter escrito este livro. Como escrito na capa, ele realmente é um romance visceral que desafia dogmas e preconceitos!

Maria1691 11/10/2016

Interlúdio, de James McSill
Neste livro vamos conhecer Dennis Betts e Lazaro Pratta, dois jovens completamente diferentes mais que se unem através do maior e mais forte sentimento que existe: O Amor.

Dennis é americano e pertencente de uma família de mormons. Ele esta se mudando para o Brasil com a família por um motivo que desconhece. Lazaro é um professor de classe media que mora sozinho com a mãe. Durante a mudança para o Brasil, Dennis acaba sofrendo um acidente e por isso, seu pai decide contratar um cuidador para ele e é ai que os dois se conhecem.

Durante a recuperação de Dennis, eles se tornam muito próximos e a paixão parece algo inevitável; eles então decidem se relacionar em segredo; mas o que no começo parecia um romance tranquilo acaba se tornando um inferno na vida dos dois, com a descoberta do relacionamento pelos pais de Dennis.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/10/interludio-de-james-mcsill.html

fev 13/01/2021

4,5

Interlúdio foi um soco no meu estômago.

*Antes de ler esse livro, você precisa saber que ele aborda: tortura, abuso, violência contra mulher, homofobia, estupro. Mesmo que não seja tão explícito pode ser considerado um gatilho para quem já sofreu algo parecido. *

Eu fiquei completamente sem chão ler esse livro. Em hipótese alguma imaginaria as atrocidades que percorreram ao longo da história. Tudo baseado em fundamentalismo religioso e autoridade familiar. O pior é saber que parte do que foi narrado aconteceu de verdade. Quanto é ficção quanto é ficção eu não sei dizer, mas tenho certeza que isso não tira o mérito da obra. O mais importante: nos mostra o quão insano é o fundamentalismo religioso.

Intérludio narra a história de amor, sofrimento e desencontros dolorosos entre Dennis e Lázaro. É sobre o primeiro amor, os primeiros sentimentos e os primeiros sofrimentos. Isso tudo ambientado em parte no Brasil da ditadura. O pai de Dennis, John, é um militar norte-americano e fundamentalista religioso Mórmon que não aceita a sexualidade do filho e faz de tudo para livrá-lo disso. DE TUDO MESMO.

Não irei enumerar os momentos pesados e tristes que acontecem ao longo do livro, mas vale salientar que eles perduram ao longo dos mais ou menos 30/40 anos. Não é fácil acompanhar ou aceitar o que acontece quando se está acostumado com histórias LGBTQ para jovens adultos. É mais cruel.

A história tem algumas reviravoltas que me agradaram e surpreenderam e outras que já eram de se esperar. O último capítulo e a última página do livro pode ser uma luz do túnel. Deixo que vocês descubram isso durante a leitura.

Interlúdio foi um dos livros que mais mexeu comigo durante esse ano. Primeiro porque trata de assuntos com os quais me identifico e também por abordar temas do qual sou completamente contrário e que me faz ficar louco, triste. Às vezes acredito que isso pode interferir nas nossas avaliações, mas nada que seja um grande problema. Interlúdio conta com personagens fortes, carismáticos e arrebatadores. Lécio é um deles. Deixo a minha recomendação para que gosta de livros que abordam temas LGBTQs, mas fica o alerta quanto aos assuntos que perpassam os capítulos.

Minha resenha pode ser tendenciosa e muito superficial, mas acredito que quem ler o livro terá uma mistura de sentimentos. Esse, com certeza, é o ponto alto. Não a nada melhor que um livro mexe com o leitor.
Fred Livros Gays 21/03/2021minha estante
Li 30% do livro, mas a história ainda não me prendeu.
Cheguei no momento em que o Lázaro desperta do coma.
A partir daqui a história melhora?

fev 21/03/2021minha estante
Se você não está gostando, não sei se vale a pena insistir. A história fica mais pesada.

Deivid53 22/02/2024

Acho que vai ser muito difícil falar sobre tudo o que esse livro me fez sentir. As situações encontradas durante a leitura são completamente absurdas, é inaceitável que tudo isso aconteça, ainda por cima em nome de Jesus e da religião, nos tempos atuais.

Tudo aqui é desenvolvido de maneira tão crua e verdadeira que muitas vezes eu me pegava sofrendo junto com os personagens como se eu estivesse ao lado deles.

Não sei se estava preparado para essa leitura, não sei como tive estômago para tanta cena forte e polêmica. Esse livro nos trás um turbilhão de sentimentos ruins, principalmente repulsa e revolta. Aqui vamos encontrar além de fanatismo religioso, abuso sexual, estupro, incesto, tortura, e muitas outras coisas que vão com toda certeza nos embrulhar o estomago e fazer refletir bastante sobre até que ponto a religião é uma coisa saudável.

Os personagens são muito bem desenvolvidos tanto física quanto psicologicamente, principalmente psicologicamente; a escrita do autor é muito fluida e envolvente, apesar de acontecer tanta coisa durante suas 432 paginas, a leitura não é cansativa em momento algum.

Infelizmente essa é uma obra ainda pouco conhecida no nosso pais, eu pelo menos quase nunca vejo alguém falar sobre ele.

Enfim, esse livro mexeu comigo de maneira que poucos haviam feito até agora, e com toda certeza entrou pra minha lista de favoritos da vida.