Metamorfoses do Espaço Habitado

Metamorfoses do Espaço Habitado Milton Santos

Resenhas - Metamorfoses do Espaço Habitado

Ogaiht 27/09/2021

Uma Leitura Leve
Milton Santos é, sem dúvida, um dos grandes nomes da geografia no Brasil e um dos responsáveis por sua renovação. Neste livro ele discute alguns conceitos básicos de geografia como território, espaço e paisagem. Diferente do que alguns dizem, acho seu estilo bem leve e rápido de se ler. É uma ótima obra introdutória pra aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos de geografia.

Rodrigo Arlindo 06/03/2024

Apesar de ser uma leitura feita por obrigação, não deixou de ser prazerosa.

Publicado no ano do meu nascimento (1988), Metamorfoses do Espaço Habitado não é, infelizmente, nem um pouco anacrônico. Os questionamentos sobre a existência e as implicações socioeconômicas da globalização material, social e cultural ainda são extremamente pertinentes, ainda mais num momento em que há tanto investimento dos "eternos imperialistas" na "camuflagem" das consequências de suas ações predatórias, especulativas e tecnocráticas mundo afora.

site: https://www.instagram.com/p/C3lCXq0xX_p/

Blackthorne 01/04/2023

Nesse livro, Milton Santos foca em apresentar e reforçar os principais conceitos da Geografia, mas agora no contexto do capitalismo globalizado.

Esse foi um dos muitos textos que consolida a fase de renovação da Geografia mundial e brasileira, e é muito interessante que ele é um livro curto e direto, mas é bem completo. Apresenta metodos, conceituação, numa escrita deliciosa e acessível tanto pros geógrafos em formação - feito eu, quanto para o grande público.

Meta do dia: escrever tão bem quanto o mestre Milton!

jistired 13/11/2021

muito bom! o autor revisita alguns importantes tópicos conceituais de seu pensamento. só achei um pouco fragmentado, mas nada que prejudique a qualidade do livro.

Ana 22/12/2021

Indispensável
Embora seja Milton, que costuma possuir uma leitura mais robusta, recomendo esta em particular para os ingressantes em geografia (claro que não somente). Nela, Milton aborda os conceitos clássicos de uma maneira didática, trabalhando com exemplos e explorando debates importantes para a formação de geógrafos. Em especial, nos últimos capítulos, debate a importância de evitar determinismos geográficos, um vício em comum em ciências buscando sua legitimação, justamente por o espaço geográfico e suas dinâmicas serem únicas em cada região, não aceitando este tipo de análise estática.

Nana 09/06/2022

Sem comentários
Amo ler Milton Santos! Mesmo tendo uma linguagem por vezes complicada, ele consegue explicar de maneira contundente com o assunto os conceitos fundamentais para o entender geográfico.
Este livro aborda os principais conceitos da geografia, como paisagem, espaço, território?
Recomendo demais a leitura.