O Príncipe e o Mendigo

O Príncipe e o Mendigo Mark Twain

Resenhas - O Príncipe e o Mendigo

Rebeca 29/03/2024

Fora do trono, imerso nas ruas: a base para um governo justo
Leitura fácil, com muitos elementos que enriquecem todo contexto e te coloca mergulhado em cada nuance. Os detalhes em que as celebrações reais são relatadas, por exemplo, contém detalhes das roupas, cerimônias e posicionamento de cada um que estivesse a cargo da realeza, seguindo toda regra de porte e etiqueta. Bem interessante.
A história é sobre o Príncipe: Edward Tudor e o Mendigo: Tom Canty, que trocam de vestimenta em uma simples brincadeira e terminam por ocupar, depois de uma confusão, um a vida do outro, por serem semelhantes fisicamente. O Príncipe vive os dilemas de uma vida longe do castelo e todas as suas regalias e o Mendigo vive o que ele sempre sonhara e brincava nas ruas, que também era seu lar, de ser um Príncipe. Quando percebem o que aconteceu, ambos são tidos como loucos quando falam da sua real identidade. No desenrolar da trama, temos como fruto que cada experiência serviu, em suma, para que as leis fossem mais justas em suas aplicações ou sendo criticadas quando não faziam o menor sentido. O Mendigo age com misericórdia diante de algumas condenações, uma vez que já esteve do outro lado e o Príncipe, ao se tornar rei, governa de forma mais justa quando recupera seu posto, já que havia vivido os problemas de quem não tem uma vida farta.
Outro ponto a se analisar é de que é muito mais fácil se acostumar com o poder do que com a pobreza, daí surge a corrupção, pessoas que antes seriam ?boas?, ficam corrompidas diante das regalias que agora fazem parte do seu cotidiano, seja em situações corriqueiras, seja em situações mais desafiadoras. Nos acostumamos a dormir em camas macias mais rápido do que imaginamos, mas somente os que são desapegados deste mundo, conseguem dizer não para o alto preço do coração corrompido.

É possível ser um príncipe e comportar-se como um mendigo (e vice-versa).

Independente de como as pessoas os viam, eles sabiam quem eram.

Kaylane29 27/02/2024

Só o básico 2
Também ganhei na escola e achei bem bom na época que li, tenho até hoje. A história também é curtinha oque é ótimo pra ressaca literária, eu gosto muito de ler!

JoiceCoutinho 30/11/2023

Um clássico ....
Que eu conheci esse ano!
Gostei da narrativa, com esse enredo muito interessante do plebeu vivenciar o dia a dia de um nobre , e vice-versa.
Envolvente.

Matheus 22/11/2023

O Príncipe e o Mendigo - Mark Twain
Publicado pela primeira vez em 1881, o livro apresenta uma trama envolvente que gira em torno da troca de identidades entre dois garotos, um príncipe herdeiro e um mendigo. Ambientado na Inglaterra do século XVI, a história oferece uma rica exploração das disparidades sociais da época.

A trama se desenrola quando o príncipe Edward Tudor e o mendigo Tom Canty trocam de lugar por acaso. Enquanto Edward experimenta a dura realidade das ruas, Tom é forçado a se adaptar à etiqueta da corte. A narrativa não apenas cativa pela intrigante inversão de papéis, mas também destaca as injustiças sociais e as diferenças entre classes.

Twain utiliza seu dom excepcional para criar personagens vívidos e cenários detalhados. A jornada de autodescoberta dos protagonistas proporciona uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a importância da empatia. Através de uma prosa envolvente, o autor aborda questões universais que transcendem o contexto histórico, tornando a obra relevante em qualquer época.

"O Príncipe e o Mendigo" não apenas entretém, mas também provoca a reflexão sobre as injustiças sociais e a fragilidade das convenções sociais. A capacidade de Twain de mesclar sátira social com uma narrativa envolvente solidifica o livro como uma peça fundamental da literatura.

Juuh 07/11/2023

Amei o livro
O Livro conta a historia de um príncipe e um mendigo,que são quase idênticos. Os meninos trocam de lugar e então várias aventuras acontecem. Super recomendo o livro!

Helô 07/11/2023

O livro é realmente muito bom .
Conta um pouco de cada realidade ,a realidade das pessoas nobres e a realidade das pessoas pobres .
Com isso aprendemos um pouco mais sobre a sociedade.
Eu gostei e recomendo.

João Sthevan 07/11/2023

Livro bom
Achei o livro bom super rápido de ler não tem muitas páginas o final não entendi muito, mais deu pra compreender o final da história recomendo a ler o livro.

Davi 07/11/2023

Legal
Achei o livro legal, ele conta sobre a troca de postos de dois garotos idênticos, um príncipe e outro um garoto pobre que vivia uma vida difícil.
Esse livro traz várias críticas muito interessantes, principalmente sobre a desigualdade social.

chér 07/11/2023

Eu acho muito legal q o livro aborda temas tão complicados de uma forma simples e fácil de entender

Tegon 06/11/2023

?????
O Príncipe e o Mendigo é um livro com bastante críticas, como a desigualdade social, preconceito e a infelicidade enfrentada pelas pessoas de classes baixas. Quando o príncipe assume a falsa indentidade de Tom, ele percebe como realmente é a vida fora do palácio e como é desigual.
Porém, Tom aproveita e realiza seu sonho de ser príncipe e viver em boa condições, mas logo seu sonho desaparece após perceber que quando trocou sua indentidade acabou trocando sua família.
Este livro trata esses problemas de forma leve e fluída.

Isabela Vitória 06/11/2023

A história é super interessante na minha opinião, a história te prende até você terminar de ler o livro, para alguém que se interessa por suspense e ficção vai ser super interessante de ler, para quem não gosta melhor ler outra coisa ?