The Rise and Fall of the Third Reich:

The Rise and Fall of the Third Reich: William L. Shirer

Resenhas - The Rise and Fall of the Third Reich:

Marcos606 08/01/2024

Repórter de jornal e rádio, o autor William L. Shirer viveu e trabalhou durante a década de 1930 e início da década de 1940. Ao longo do livro, Shirer baseia-se parcialmente em suas próprias observações e experiências em primeira mão. As suas principais fontes, no entanto, são os registros do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, das forças armadas, do Partido Nazista e da polícia secreta. Perto do final da Segunda Guerra Mundial, os Aliados capturaram centenas de milhares de documentos do governo alemão. Shirer utiliza estes documentos juntamente com os diários de altos funcionários nazistas e outros personagens chave para reconstruir a história do Terceiro Reich, em alguns casos hora a hora, nos seus momentos mais cruciais. A Ascensão e Queda do Terceiro Reich ganhou o Prêmio Nacional do Livro (EUA) de Não ficção de 1961.

O livro abre com um capítulo dedicado principalmente às origens de Adolf Hitler e termina com um breve epílogo sobre os Julgamentos de Nuremberg e o destino de quase duas dúzias de oficiais nazistas. Os 31 capítulos estão divididos em seis partes. Com algumas exceções, cada capítulo mantém uma narrativa cronológica.

Essa abordagem narrativa constitui um elemento importante do livro por duas razões. Em primeiro lugar, permite reconstruir, com detalhes meticulosos, alguns dos momentos mais cruciais da história do Terceiro Reich. Em segundo lugar, a intensa imersão nas evidências documentais contrasta com as suas interpretações históricas mais abrangentes.

A parte 1: “A ascensão de Adolf Hitler”, descrevem a história familiar de Hitler, a adolescência, a idade adulta e as atividades políticas até os 35 anos. O acompanham até Viena, nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, e depois da guerra até Munique, onde uma tentativa prematura de lançar uma revolução nacional-socialista em 1923 quase destruiu seu Partido Nazista e o levou à prisão por nove meses.

Na Parte 2: “Triunfo e Consolidação”, Hitler se recupera da revolução fracassada, espera a hora certa, emerge como uma força formidável na política alemã, lidera o Partido Nazista a uma série de vitórias eleitorais, torna-se Chanceler da Alemanha e começa a construir seu ditadura, eliminando a oposição e concentrando todo o poder em suas mãos. Aqui Shirer considera Hitler um gênio do mal. Em suma, Hitler aprendeu com a revolução fracassada e nunca mais tentou tomar o poder político pela violência. Ironicamente, ele desprezava a constituição da República de Weimar e estava determinado a erradicar a democracia, mas ele e o seu Partido Nazista ascenderam ao poder através do processo democrático. Através de uma série de vitórias eleitorais no início da década de 1930, os nazistas tornaram-se o maior partido no Reichstag, o parlamento alemão, o que levou à nomeação de Hitler como Chanceler em 1933.

Na parte 3: “O Caminho para a Guerra”, ilumina a política externa de Hitler nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Para efeitos de perspectiva, os capítulos que cobrem o período entre o Anschluss (anexação da Áustria) em Março de 1938 e a invasão da Polônia em Setembro de 1939 são mais longos do que as duas primeiros partes juntas. O tema emergente é a cumplicidade dos Generais Alemães e a estranha docilidade do Povo Alemão. As provas documentais mostram que alguns dos oficiais mais graduados das forças armadas alemãs reconheceram o perigo que Hitler representava para a Alemanha e queriam que ele fosse embora, mas nada fizeram. Da mesma forma, a evidência mostra que o povo alemão não tinha entusiasmo pela guerra, mas não a impediu, ou não pôde, impedi-la.

A parte 4: “Guerra: primeiras vitórias e o ponto de virada” descreve a agressão contra a Polônia, Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda e França, todas as quais resultaram em vitórias militares e ocupação. Destacam-se três desenvolvimentos em 1940-41 que significaram a ruína final para o Terceiro Reich: o fracasso alemão na guerra aérea conhecida como Batalha da Grã-Bretanha, a decisão catastrófica de Hitler de invadir a União Soviética e a entrada dos Estados Unidos na guerra. Em 1942, pela primeira vez desde que Hitler iniciou o seu ataque à Europa, os exércitos alemães sofreram reveses, no Norte de África e, o mais crítico de todos, em Stalingrado, na frente soviética.

Na parte 5: “O Começo do Fim”, descreve o Holocausto e outras atrocidades que as pessoas do mundo há muito associam ao reinado de terror nazista, e, a invasão aliada da Europa Ocidental e a tentativa de matar Hitler, tentativa fracassada de assassinato de 20 de julho de 1944 e as represálias brutais levadas a cabo contra os conspiradores e outros pela SS e Gestapo.

Por fim, na parte 6: “A Queda do Terceiro Reich” os exércitos aliados convergem em Berlim vindos do oeste e do leste.

O livro confirma a afirmação de que o nazismo é a continuação lógica da história alemã. Este argumento sustenta que o povo alemão, desde Martinho Lutero, mostrou uma predisposição peculiar para o antissemitismo e o autoritarismo – um argumento que antecede A Ascensão e Queda do Terceiro Reich e, portanto, não se origina com Shirer.

Igor13 13/11/2017

A 'intimidade' do Deutsches Reich, mas com foco que não atenderá a todos
Explico o título: o livro é uma referência sobre o regime nazista. Talvez o mais lido e aclamado. E não sem razão. Porém, sugiro que interessados no WWII e regime nazista leiam minha avaliação para não desperdiçarem dinheiro com essa obra.

Pontos positivos:
1) o autor, jornalista, que não só estudou sobre o regime, mas efetivamente acompanhou pessoalmente o surgimento deste na década de 30 enquanto ainda era correspondente na Alemanha antes do início da guerra, traz uma visão detalhada dos bastidores de poder que talvez nenhum outro autor pudesse apresentar;

2) Além da experiência pessoal que o autor trouxe, este soube transcrever extratos importantes dos 'documentos secretos' que teve acesso que estavam nas mãos dos aliados sobre o regime e preparar esta obra prima;

3) O livro é longo e destaco a parte que achei mais interessante: a trajetória de Adolf Hitler da adolescência até sua ascensão ao poder. Uma pessoa aparentemente medíocre, mas que com determinação inimaginável, soube chegar sozinho ao poder máximo. O livro traz uma descrição muito detalhada e interessante do psicológico deste líder que é de certa forma o símbolo do 'mal' desde então.

Ponto para reflexão:
Qual o 'problema' do livro então? O foco. Este é quase que inteiramente centrado nas reuniões dos líderes nazistas, trocas de documentos internos e internacionais e discursos. Se você quer um livro que conte mais sobre a guerra em si, o que acontecia nos países durante o conflito ou mesmo o que acontecia na própria Alemanha durante aquele período, este livro não vai atender. Como disse, ele descreve as relações pessoais e de poder dos principais líderes. Muito bem escrito por sinal.

Confesso que, apesar de interessado no assunto, houve momentos que quase larguei devido ao, talvez, excesso de detalhes e sem fim de reuniões, documentos e discursos, às vezes descritos hora a hora em momentos cruciais, como na véspera da invasão da Polônia.

Assim, sugiro este livro para aqueles que já tenham algum conhecimento sobre a guerra e queiram realmente adentrar no submundo do Deutsches Reich.