A Serviço de Exu

A Serviço de Exu Jean Gabriel Álamo

Resenhas - Feiticeiro de Aluguel (Bruxo Iago Lima #02)

Wall - Wallverso 13/01/2022

Uma história curta, impactante, mas densa. Não é para todos os gostos.
Assim que saiu A Serviço de Exu, corri para pegar a obra e lê-la o quanto antes.
Jean continua a saga do bruxo Iago Lima. Entretanto, diferente da obra anterior, o peso e a densidade do enredo escalona de forma tão abrupta que nos pega de surpresa.
Trabalhando com temas delicadíssimos - talvez uma espécie de ''assinatura autoral'' do próprio Jean - de forma bastante inescrupulosa, a história causa um forte reboliço na mente do leitor.
Ainda que eu tenha entendido toda a proposta e tenha me prendido do início ao fim - li a história de uma só vez em pouquíssimas horas - certas situações me deixaram bastante aflito e desconfortável (algo que, pra esse enredo, é muito bem-vindo), mas com a sensação de "exagero gratuito".
Depois de conversar um pouco com o Jean - e com os dialógos bastante expositivos dos personagens, que explicam muito bem o porquê das coisas - eu ''aceitei'' o exagero de certos casos, mas para alguns pode ser forte demais. Portanto, fica aí o alerta, pois tem fortes gatilhos na história.

Bruno 27/04/2021

O bruxo Iago ao lado de um Exu
O bruxo Iago é uma figura controversa: bruxo, bissexual, negro e com mãe conservadora e evangélica fervorosa. No meio de uma trama que envolve pedofilia, disputa por dinheiro e poder, tráfico em uma favela, intolerância religiosa e... serviços a mando de um Exu para um bruxo.

É um livro que prende quem tem bases da doutrina espírita e espiritualista e sabe um mínimo de fundamentos de religiões afro/européias. Simplesmente magnífico.

Davenir - Diário de Anarres 11/11/2020

Fantasia Urbana crua, violenta e relevante!
"Feiticeiro de Aluguel: A serviço de Exu" é a segunda história do bruxo Iago Lima. Já falamos dele na resenha do primeiro conto da série e agora ele retorna em uma obra de mais fôlego (112 páginas), um livro curto mas muito denso nos temas polêmicos e na violência. O autor aborda de forma desconcertantemente crua e direta passando por cima de qualquer pudor que o leitor possa ter com a suavidade de uma manada de búfalos correndo. A obra pode ser lida em separado dos contos, mas recomendo ler "Noite em Neon" antes e "Bruxo Tutelar" depois, pois é a ordem cronológica.

A história começa quando Iago vai tirar um "encosto ruim" de sua irmã, Cíntia e se vê em meio de uma trama que envolve uma tulpa, um pastor evangélico, um traficante e um terreiro de umbanda. A trama em si, não é complexa mas as relações são contadas ao leitor de forma inteligente, o que deixa tudo instigante. O sistema de magia é esmiuçado pelo autor que escolheu bem onde consegue inserir as explicações. Os personagens são o ponto forte da obra: complexos, profundos, marginalizados e essas características se ligam de modo profundo com a história e os temas pesados que aborda, e vemos isso principalmente no pastor Everaldo.

A intolerância religiosa é abordada na figura do pastor Everaldo e de Dona Geralda, mãe de Iago que não aceita a bixessualidade do nosso herói o que gera um conflito de gerações e crenças extremamente comuns por aqui. Além deste conflito familiar, conhecemos sobre os poderes de Iago dando a complexidade necessária ao protagonista. A maior qualidade na obra é que nenhuma das cenas fortes é gratuita, logo, todas tem alguma função na história e trazer reflexão. Concluindo, essa obra confirma que Feiticeiro de Aluguel é a série que mais me agradou do que pude ler do autor até agora. Recomendadíssimo!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/11/resenha-156-feiticeiro-de-aluguel.html

Lets 09/04/2022

Gente, o que falar sobre esse livro??? Só sei que não consegui largar até terminar.
Aqui a gente tem um bruxo incrivelmente arrogante (não sem razão) que vende seus serviços por preços nada acessíveis, mas com resultado garantido. Só que dessa vez, é a família dele que precisa de ajuda. Nós vamos nos enfiar no meio do Rio de Janeiro atual e ver o cenário caótico e urbano se misturando de maneira muito orgânica com seres sobrenaturais e magia.
É preciso ler com muito cuidado, pois os gatilhos não são poucos, mas quem decidir seguir em frente não vai se arrepender!
TW: Abuso infantil, pedofilia, violência extrema.

umbookaholic 15/06/2023

FRANCAMENTE??? EU AMEI

acho complicadíssimo recomendar essa série de contos do Jean, pq são leituras sujas, imorais e com muito personagem PODRE, mas, puta merda, é gostoso d+!!! os personagens são questionáveis, o cenário é MUITO vivo e a parte arcana da história é muito interessante, vey! eu leio sempre rápido demais e as páginas parecem passar sozinhas! ave maria, bão demais

gatilhos: todos os tipos de abuso & preconceito

maxxiezzx 08/07/2021

Eu achei um pouco pesado, talvez para mim apenas. Eu até gostei, mas não tanto quanto achei que iria gostar

Pedro 04/10/2022

Crítica social se une a fantasia urbana
Como estou amando essa saga do Iago. A cada livro uma nova crítica social. Nesse conto, que é um pouco mais longo do que os outros, o autor escancara a hipocrisia dos fanáticos religiosos. Todo o conto é muito bem estruturado e nenhuma ponta solta é deixada. Temos a explicação pra tudo. Outra coisa que gostaria de pontuar é o trabalho de pesquisa que o Jean fez sobre a umbanda. É simplesmente impecável. Sem sombra de dúvidas esse é o meu favorito.

Raphaela 04/11/2022

Decepcionante
Enquanto noite em néon me surpreendeu a serviço de Exu me decepcionou, a história n é ruim mas a escrita é. O autor por muitas vezes é repetitivo nun tanto q deixa a coisa meio cansativa. É ambientado no cpx da maré no RJ e tem um traficante falando "biqueira", mano, como carioca isso pra mim n tem condição, fora as gírias dos traficantes, isso e o autor ficar se repetindo foram as coisas q mais me pegaram.
Tem temas interessantes, mas podia ser melhor.