Ciência no cotidiano

Ciência no cotidiano Natalia Pasternak...

Resenhas - Ciência no cotidiano

1 | 2 | 3 | 4

Felipe.Camargo 02/01/2022

Um guia introdutório ao pensamento científico
Ao mesmo tempo que devemos ao conhecimento científico a chance de superar uma pandemia, percebemos o quanto o ceticismo em relação a ciência vem crescendo. O livro, ganhador do Prêmio Jabuti 2021, é uma tentativa dos autores de demonstrar as regras do método científico, assim como ilustrar que o mundo contemporâneo só é possível graças a ciência. O livro aborda vários temas, de forma bem introdutória, que pode ser lido por qualquer tipo de leitor.

Suy 09/04/2021

Achei o livro sensacional! Ele é bastante explicativo, de linguagem simples e faz uma breve introdução sobre qualquer citação/conceito científico abordado. Um livro bastante necessário na atualidade para desmistificar certas ideias difundidas na sociedade, com curiosidades básicas sobre o que vivemos no nosso dia a dia e talvez nunca tenhamos nos dado conta!

Julinhafox 20/03/2021

Questione
"Ciência no cotidiano" é um livro bastante interessante, compartilhando questões básicas da ciência, que se fazem presentes na nossa vida e que, provavelmente, nunca paramos para refletir sobre.
O livro ajuda muito a abrir nossa mente sobre sempre questionar questões que nós leigos temos como verdade, mas que nem sempre são, basta (estarmos abertos a) aprendermos um pouco sobre o assunto. Serve para fortalecer em nós nossa capacidade crítica e para reforçar a importância da ciência.
De fácil e rápida leitura, daqueles que te faz querer aprender mais.

"O poder maior da ciência não está em suas conclusões, descobertas e afirmações, mas em sua estrutura: trata-se da única atividade humana construída e projetada para reconhecer, revisar e aprender com os próprios erros. Filósofos debatem há decadas em busca de uma definição exata do que seria 'ciência', mas o critério mínimo é a disposição de mudar de acordo com a evidência: se os fatos acumulam-se contra uma teoria, pior para a teoria."

Thais Santos 13/06/2021

Utilidade pública!
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, as informações são muito úteis e desmistificam muitas histórias que passamos a vida ouvindo, mas não passam de crenças ou charlatanismo? as explicações são muito claras e didáticas! Vale a pena ler!

Tali 03/01/2023

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância!
Sem Física e Química, o livro não existiria. Não apenas este, mas qualquer outro livro: se o que você tem nas mãos é a obra impressa, o papel e a tinta são resultado da aplicação de conhecimentos de Química, agricultura (incluindo aí Genética) e Biologia; se estiver lendo numa tela ou ouvindo um audiolivro, agradeça à teoria matemática da informação e à Física Quântica.

Dijair Antonino 31/07/2021

Inforelativo, mas sem conexões
Um livro com muita informação, mas achei cada capítulo um pouco desconexo do anterior e posterior. O livro também acaba de repente e sem uma conclusão ou provocação para que os leitores procurem outros textos relacionados.

Marcos 05/08/2020

Um livro extremamente necessário
Essa obra é excelente para a desconstrução de paradigmas e tabus, e grande amiga para o desenvolvimento do senso crítico do leitor. Algo que me incomodou um pouco foi a diagramação, que parece ser utilizada como forma de deixar o livro maior. Uma obra que deveria ser lida por todos os brasileiros.

pimet800 31/10/2023

Temas importantes, mas pouco aprofundados
Os autores falam brevemente sobre diversos assuntos que fazem parte de nosso cotidiano, mesmo que às vezes não nos demos conta do impacto que possuem de um modo geral na vida do ser humano. Bactérias, vacinas, saneamento básico, GPS, transgênicos etc. são exemplos de temas abordados no livro.

A linha argumentativa é cientifista, ou seja, todo conhecimento verdadeiro é científico, porém, contraditoriamente, falta justamente aprofundamento científico no livro. Por exemplo, o último capítulo do livro traz o seguinte:

"(...) os objetos que melhor atendem a esses dois requisitos são os quasares. Esses são buracos negros imensos, com massas milhões ou bilhões de vezes maiores que a do Sol, localizados no centro de galáxias muito distantes, a mais de um bilhão de anos-luz de nós. (...) Esses buracos negros engolem o gás e a poeira que os cerca; no processo, ocorre a emissão de quantidades fantásticas de energia, brilhando com uma intensidade comparável à de vários bilhões ou trilhões de sóis (quando falamos em astronomia, quantidades como massa, distância e energia tendem a assumir proporções, digamos, astronômicas). A Nasa produz mapas com a posição celeste de milhares de quasares, que servem de referência para o GPS. Assim, se seu celular sabe onde você está, é porque os astrônomos sabem onde estão os buracos negros no centro de galáxias distantes."

Isso, basicamente, é o que o livro aborda sobre os assuntos GPS, buraco negro e quasar. Mas a abordagem é superficial, dadas as complexidades desses assuntos na física. Embora o que foi escrito não esteja incorreto, é notoriamente raso. Tanto buracos negros quanto quasares são conceitos profundamente complexos e enigmáticos na ciência da física, que não podem ser adequadamente resumidos em apenas dois parágrafos. O autor destaca a importância da ciência, mas é essencial explorar esses tópicos com maior profundidade para uma compreensão completa.

A leitura, como ilustrado, é fluida e leve. Qualquer leitor é capaz de compreender a exposição dos argumentos. O que incomodou foi a superficialidade com que os temas foram tratados. Para se abordar assuntos tão vastos, seriam necessárias muito mais páginas, em detrimento de tantos assuntos. Contudo, creio não ter sido esse o objetivo dos autores.

Recentemente, assisti a uma entrevista dos autores, pois estava inclinado a ler o livro recém-lançado "Que Bobagem!", que trata de pseudociências. Porém, confesso que me arrependi por ter assistido à entrevista, pois me tirou a vontade de ler o livro. Autor e obra tornaram-se um só pra mim, não no bom sentido.

Nota 3/5

Camila 20/02/2022

Cumpre o que promete
O livro aborda vários assuntos da ciência que estão relacionadas a coisas do nosso dia a dia. O nível é nem básico mesmo, então acho interessante pra pessoas que não sabem muita coisa. Pra mim as partes mais interessantes foram as relacionadas a biologia, visto que é a área que tenho menos contato. Outros assuntos pra mim foram básicos demais. Mas vale a pena a leitura e acho um bom livro para indicar para pessoas que não entendam mto de ciencia.

J..... 22/11/2022

A unica indignaçao é sobre ter mais dados vindos de fora (EUA) do que dados nacionais. Mas de no geral é um otimo livro pra situações gerais que envolvem ciencia no nosso cotidiano. Fora o alerta pra eventos importantes.

Lary 02/02/2022

Sobre colocar os estudos científicos no dia a dia?
Essa preciosidade literária traz de maneira muito didática, compreensível e especialmente acessível? conhecimentos científicos que fazem parte do nosso cotidiano, que são relevantes para a vida em sociedade, essenciais para compreensão do mundo, porém são ignorados ou simplesmente passam despercebidos.
Vacina, Importância das Bactérias, Transgênicos, Câncer, Satélites, Probabilidades e Estatística são alguns dos temas brilhantemente abordados.
Para quem gosta de curiosidades e ainda como uma didática fonte de estudo e pesquisa, eis uma excelente pedida.
??

William 14/01/2021

Um livro que ajuda a combater o negacionismo da ciência.
As vezes deparamos com pessoas no nosso dia a dia falando muito em energia positiva ou energia negativa do poder do pensamento quântico em mudar as coisas. Mas como no próprio livro comenta, a Física Quântica não interfere em nada em comprar um carro novo, de começar um novo emprego. Ciência no cotidiano é um pequeno livro, porém com ótimos textos abordando a ciência no cotidiano e como ela contribui para tornar as nossas vidas melhores e mais seguras, contudo também analisa como a grande maioria das pessoas negam a ciência. Quando a negação da ciência ocorre nas exatas, o mal provocado até é pouco, como afirmar que a Terra é plana. Agora quando o negacionismo chega na área da biologia, como negar a importância das vacinas, a questão se torna muito séria.
Uma vez vi uma foto na internet, datada final do século 19. Na foto havia uma família: pai, mãe e a prole. E havia um menino, que aparentava ter menos de 5 anos, mas olhos fechados. Pensei que menino fofo dormindo durante a foto. Depois lendo o comentário abaixo da foto, o menino não estava dormindo, estava morto. E o comentário ainda dizia que naquele tempo, como a expectativa de vida entre as crianças eram baixas, quando ela morria, o pai e a mãe, para guardar a imagem do filho ou filha, tirava uma foto dela ou dele com a família toda. Uma cena extremamente triste. Hoje devido ao avanço da vacina e dos antibióticos, essa cena bizarra não existe mais. Infelizmente existe muitas pessoas, até campanhas, combatendo as vacinas. É muita desinformação e irresponsabilidade andando de mãos dadas.
O livro ajuda a combater essas desinformações e irresponsabilidades. Ele aborda vários temas das mais diferentes áreas. Gostei de todos os capítulos. Cada título dá uma contribuição para entender a ciência no nosso cotidiano e como as pessoas a ignoram. Um bom exemplo foi sobre a falácia do jogador. Já vi muita gente nos meios de comunicação fazendo previsões que números podem sair nos próximos sorteios, contrariando a matemática e o próprio bom senso.
É um livro que pode ser usado nas escolas para gerar estudos e debates como também pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo sendo leiga. Lendo me fez recordar vários conceitos do tempo que estudei o ensino básico. É uma leitura bem proveitosa e recomendo a todos.

Carla 27/02/2022

Um ótimo livro. Ele traz conceitos interessantes e super aplicados no nosso dia a dia de uma forma de fácil entendimento e recheada de exemplos claros.

gcaldas2 18/07/2021

Viva a ciência!
Um livro perfeito para o entendimento básico da importância e desenvolvimento da ciência. Destrói falácias. Viva a ciência!

Mateus 01/07/2021

É um livro curto e superficial. Alguns tópicos eu já havia visto com mais profundidade em outros materiais. Apesar disso, dei 5 estrelas pois ele cumpre o seu propósito, que é divulgar o conhecimento científico de forma extremamente acessível para pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a ciência presente no nosso dia-a-dia.

É o tipo de livro que terei o prazer de indicar para qualquer pessoa.

1 | 2 | 3 | 4