Einstein

Incrível

Max 20/06/2020minha estante
Também achei muito bom

Marcus.Santana 13/08/2021

Simplesmente fascinante e envolvente.
Excelente trabalho de pesquisa de Walter Isaacson, abordando não só a dimensão da inigualável contribuição científica do gênio de Albert Einstein, mas também seu aspecto humano, no qual se destacam sua intransigência com a liberdade do pensamento e a generosidade.

EduardoCDias 03/06/2023

Genialidade incomparável
A história de Einstein parece cheia de altos e baixos. Um físico com status de popstar, mas que penou no começo da carreira e mesmo depois de famoso em alguns momentos. Um ?bom velhinho? na idade madura, mas que sempre foi considerado uma pessoa simpática, agradável e bondosa. Uma capacidade de raciocínio imensurável, mas de difícil convivência familiar. Brigou a vida inteira pela paz, mas ?colaborou? com a criação da bomba atômica. Polêmico em muitas situações, mas um gênio indiscutível.

Mayara Beatriz 15/03/2021

Uma mente brilhante
Quem um dia poderia dizer que aquela criança que mal sabia pronunciar bem as palavras podia vir a ser uma das maiores mentes do século XX e que sua existência ecoaria até os dias de hoje?

Desde sua infância Einstein manteve sempre o espírito criativo, curioso e rebelde contra qualquer autoridade. Além disso, com uma vida cheia de ironias do destino, como ter uma oportunidade de emprego recusada pelo mesmo homem que iria indica-lo ao prémio Nobel nove anos mais tarde.
Uma pessoa capaz de se fascinar com uma bussola que ganhara do pai, chegou a declarar que era a pessoa não crente mais religiosa que existe pois como declarou: “A emoção mais bela que podemos experimentar é o sentimento do mistério. É a emoção fundamental que está no berço de toda a verdadeira arte e ciência. [...] Sentir que por trás de qualquer coisa que possa ser experimentada há algo que nossa mente não consegue captar, algo cuja beleza e solenidade nos atinge apenas indiretamente: essa é a religiosidade. Nesse sentido, e apenas nesse sentido, sou devotamente religioso. ”

Esse homem “religioso” também era deslumbrado pelo sentimento que uma mulher poderia lhe causar, visto através das trocas de cartas com sua primeira mulher Mileva Maric e sua prima e segunda esposa Elsa. No entanto, sempre que o sentimento do seu coração falava mais alto se refugiava na ciência, criando um verdadeiro muro intransponível cuja concentração alcançava o ápice de sua existência.

Em 1900, lorde Kelvin chegou a dizer: “Não há nada de novo a ser descoberto na física, atualmente”, contudo, cinco anos mais tarde chegaria Einstein em seu Annus mirabilis com seus quatro artigos prometido a seu amigo Habicht. Apesar de tudo isso, ele sempre manteve uma vida simples regada de momentos solitários velejando sem rumo com apenas um bloco de anotações não desejando nada além de uma teoria unificada do universo.

Sua mente, contudo, nunca chegou a ver de fato o vislumbre de uma teoria unificada, e passou o resto da vida negado uma nova área que surgia: a mecânica quântica. E que, por mais uma ironia do destino, seus trabalhos ajudaram a desenvolver mais ainda essa área da ciência. Em troca de cartas com Schrödinger sobre a mecânica quântica foi capaz de ajudá-lo em seu experimento mental com o Gato e sempre manteve um círculo de amizade com seus opositores na área da ciência como o Planck.

É difícil falar em poucas palavras o que esse homem representou para o mundo. Durante sua vida, influenciou muitas áreas humanas. Em sua adolescência negou sua herança judaica, no entanto, durante a Segunda Guerra Mundial foi um defensor fervoroso do povo judeu, além disso passou parte da vida sendo um pacifista fervoroso e acabou sendo responsável pelo Projeto Manhattan.

Falar sobre sua vida não é fácil, assim como entender sua teoria da relatividade, porém, Walter Isaacson consegue fazer uma ótima biografia abordando cada momento de sua vida de forma bem fundamentada. Leia essa biografia e conheça Einstein, sua vida e seu universo.

Sassá. 30/04/2009

Leio tudo sobre Einstein, sou apaixonada por ele, mas este livro tem muitos capítulos que é incompreesível para quem não conhece física, devia ter menos conteúdo sobre física, mas é um bom livro.
Renata.Cevidanes 13/08/2023minha estante
Vc tem alguma indicação de outra biografia dele, para quem não é físico tb? Rsrs

eglair 25/09/2011

"Deus é sutil, mas maldoso ele não é." - Einstein
Namorei por alguns meses esse livro quando visitava alguma livraria. Observava os lançamentos, pegava um volume ou outro, mas quando percebia estava na seção de biografias com esse gigante livro nas mãos.

Tenho muito curiosidade sobre a figura que foi popularizada, desta mente brilhante e personalidade provocativa que Sir. Albert Einstein veste com naturalidade. Mas confesso que estava com um certo receio de embarcar numa aventura densa pelo mundo da física e matemática, com suas 561 páginas (sem contar as notas e bibliografias).

Como previsto levei um texto excessivo para terminar o livro, mas foi puro prazer saber detalhes da vida pessoal e da maneira de pensar de Einstein. O livro começa e termina de maneira super agradável, o meio do livro é um pouco massante e complexo, afinal não existe biografia de um físico teórico sem longas explicações de suas teorias, debates filosóficos e posicionamento político.

Percebi, mais ainda, que Einstein faz parte de nossas vidas e não nos damos conta disso. Dentre os assuntos que mais gostei no livro estão: a maneira como a famosa equação E=mc2 aconteceu, sua relutância em aceitar a mecânica quântica, sua luta conta o anti-semitismo, a primeira guerra mundial e a bomba atômica. Pode-se dizer que é um livro que conta a história de uma época importante para toda a humanidade.

Além disso o livro é recheado de fotos e frases magníficas ditas por Einstein, uma pessoa bem humorada, humilde e cativante, apesar de intimamente ser um ser solitário. Gostei muito de saber que ele tocava violino, era galanteador, tinha o habito de caminhadas diárias e que ficou fascinado por uma bússula, presente que ganhou quando criança.

Para endender completamente o livro, acho que é necessário saber (ou refrescar a memória) um pouco com conceitos da física, mas nada que uma pesquisa rápida não resolva, pois depois de uma explicação científica, Walter Isaacson, faz um contraponto mais inteligível para leigos e reles mortais como nós :)

Separei alguns trechos e frases de Albert Einstein que gostei muito:

"Quando me pergunto como foi acontecer de eu, especificamente, descobrir a teoria da relatividade, a questão parece-me derivar da seguinte circunstância. O adulto comum nunca importuna a mente com problemas de espaço e tempo. Já pensou nessas coisas na infância. Mas eu me desenvolvi tão lentamente que comecei a refletir sobre espaço e tempo quando já era grande. Em consequência disso, aprofundei-me mais no problema do que uma criança comum o faria."

"A música de Mozart é tão pura e linda que eu a vejo como reflexo da beleza interna do próprio universo, como toda beleza extrema, sua música era pura simplicidade."

"Deus é sutil, mas maldoso ele não é."

"O valor da educação universitaria não esta em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar."

"O nacionalismo é uma doença infantil, o sarampo da humanidade."

"Não devemos cometer o erro de acusar o capitalismo por todos os males sociais e políticos existentes, nem supor que bastaria estabelecer o regime socialista para curar os males sociais e políticos da humanidade."

"A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso se manter em movimento."

"A monotonia de uma vida tranquila estimula a mente criativa."

"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação abrange o mundo inteiro."

"Não sei como será travada a Terceira Guerra Mundial, mas posso lhe dizer o que os homens vão usar na Quarta: pedras."

"O estranho no envelhecer é que a identificação íntima com o aqui-e-agora vai se perdendo aos poucos. A pessoa sente-se transposta para o infinito, mais ou menos sozinha."

Menina Ciria 16/10/2022

Que me conhece já me ouviu dizer que Einstein teve tempo para brincar. O livro conta pouca coisa da sua infância, mas traz detalhes de como o gênio desenvolvia seus estudos. Einstein não gostava de laboratorio, ele fazia todos os experimentos de forma mental. Seu primeiro emprego foi em já escritorio de patentes, ele gostava de adiantar todo o trabalho para poder ficar sozinho em sua sala refletindo, elucubrando e realizando grandes experimentos que resultava em complicadas equaçoes e teorias.
Einstein nunca gostou de se submeter a autoridades, na velhice ele reconheceu que esse modo de agir o prejudicou em alguns aspectos da vida. Amava tocar peças de Mozart no violino, únicas regras que respeitava.
Sua vida familiar foi sempre conturbada (ele tinha dificuldade de se envolver e raramente se sensibilizava. Mas era uma pessoa muito amavel que vivia rodeado de amigos.
Quando estabeleceu moradia em Princeton (EUA), algumas crianças o persuadia com pudins para que ele as ajudasse a resolver os problemas do dever de matemática. Tinha realmente uma mente brilhante. Conseguia desenvolver dois pensamentos ao mesmo tempo. Ganhou o prêmio Nobel, não pela teoria da relatividade, mas pelos estudos em fotoeletrica. Entregou todo o dinheiro do prêmio para sua ex mulher ???? em troca do divórcio. Casou-se com a prima Elsa e mesmo casado teve outros relacionamentos ?. Não importava para o quanto era famoso. Gostava de viver uma vida simples. Desembarcava do navio com um casaco desbotado, a caixa do violino na mão e os cabelos brancos desgrenhados abaixo do chapeu. Parecia mais um musico hippie do quê o grande físico.

Patricia1080 03/06/2023

Uma experiência enriquecedora
Foi uma experiência de leitura incrível! Me permitiu conhecer mais camadas de quem foi esse cientista tão brilhante e inspirador, como ser humano multifacetado: com suas relações familiares um tanto complexas; sua simplicidade, criatividade e persistência; seu amadurecimento como pessoa e o processo de formação das suas visões políticas.

Walter Isaacson narra a história de maneira envolvente, rica em detalhes. E, apesar de se dedicar em alguns trechos a fazer digressões acerca das teorias nas quais Einstein trabalhava, o faz com maestria, de modo didático e compreensível (bem, pelo menos na maior parte, afinal estamos falando do trabalho científico de Albert Einstein!). Foi muito interessante conhecer um pouco mais e poder formar uma imagem mental mais clara de tantos nomes importantes da física como Niels Bohr, Erwin Schrödinger, Julius Robert Oppenheimer, Max Planck, Linus Pauling e tantos outros contemporâneos de Einstein!

O autor também se dedica à contextualização política da época, tão relevante para entender a trajetória de Einstein, como a ascensão do nazismo, a segunda Guerra mundial o governo de Stalin etc.

É um livro denso que, pelo menos pra mim, funcionou um ritmo de leitura mais lento, intercalando com leituras mais fluidas.

Enfim, recomendo!

Janaina.Farias 14/09/2023

Leria novamente ?? um gênio galinha, ótimo músico, importante, foi e continua sendo necessário. Conseguiu ser incrível de forma simples. O mais inteligente.
Seu fim foi solitário com rascunhos de equações e palavras ditas em alemão. Seu cérebro deveria ter ido junto com seu corpo, revoltante isso.

Cel 10/08/2009

Maravilhoso, para quem gosta de física
É um ótimo livro, principalmente para consulta, bastante completo e compreensível.
Para quem gosta de Albert Einstein e adimira-o imensamente, como eu, seria bom ler. Mas é bom também para os que simplesmente querem saber um pouco mais sobre esse homem encantador e que lê-lo só por curiosidade, vá em frente! claro que teve ter um pouco de paciencia, pois, confesso que é um livro um tanto cansativo, mas depois de lido saberá que valeu a pena, pois é muito rico em detalhes e em fotos, além de ser bonito.

Saber mais no blog:

Jumpin J. Flash 17/12/2009

Livro bom
Boa biografia sobre o cientista (e humanista nas horas vagas) Albert Einstein. Bom levantamento histórico.

O livro eu recomendo, mas, deixando-o de lado um pouco, digo a quem interessar que Einstein, um dos ídolos da minha adolescência, foi uma personalidade que para mim "envelheceu" mal. Para mim nunca foi bem explicada a carta que ele escreveu ao presidente norte-americano e que acabou deflagrando o Projeto Manhattan. Um verdadeiro pacifista, coisa que ele bradava ser aos quatro ventos, não teria feito uma coisa dessas. Também não se encaixa com a imagem de sonhador e bonachão que tentam lhe impingir o fato de que ele traiu e foi um bom patife para primeira mulher, Mileva Maric.

Voltando ao livro, a impressão que ele me deu é que Einstein talvez não fosse o cientista bonzinho, distraído e generoso cuja imagem querem passar. Ele podia ser cruel, interesseiro e vaidoso como qualquer outra pessoa. Não há nada demais nisso, mas é bom que lhe fixemos a imagem real e não a estereotipada.

saralima 20/04/2010

Maravilhoso.
Alguém já sentiu saudades de um livro terminado? Eu sinto deste. Uma companhia incrível durante o percurso casa/trabalho.

Felipe 17/07/2012

Uma biografia muito útil para um físico, pois possibilita contemplar uma vida do grande físico num tempo muito menor que uma vida exige para ser contemplada. Uma oportunidade para aprender a viver através da comparação, do paralelo e da experiência.
Em alguns momentos o autor tenta ser engraçado como que para compensar algumas idéias apresentadas, complicadas e não-intuitivas da física de Einstein, o que é irritante. Mas são poucos os casos, e as explicações são das melhores que já vi, com pouca ou nenhuma matemática.
O autor da biografia, W. Isaacson é exemplar, tendo construído um trabalho sem dúvida,invejável acima de tudo, muito honesto.
Einstein foi um rebelde que soube olhar acima de dogmas tanto físcos quanto políticos. Teve uma visão adiantada de diversos temas, e uma persistência tão teimosa que pode até mesmo ser inspiradora, no sentido que nos faz acreditar sempre primeiro em nossas próprias convicções.

PITUCALELE 16/11/2022

Einstein, sua vida seu universo
Biografia muito bem documentada, com várias fotos, achei cansativa as partes que ele fala muito sobre física e a teoria da relatividade, somente porque não gosto e não assimilo nada desse assunto
Excelente leitura para conhecermos um pouco melhor a vida desse gênio

1 | 2 | 3 | 4