O grande livro dos gatos

O grande livro dos gatos Vários autores

Resenhas - O grande livro dos gatos

Laura Brand 09/05/2020

Nostalgia Cinza
E se existisse um livro, escrito por gigantes da literatura, todo em homenagem aos gatos? O Grande Livro dos Gatos é uma coletânea com contos de alguns dos autores mais consagrados falando sobre esses felinos que tanto amamos. Um livro para quem ama contos, para quem ama ler, para quem ama gatos. Saiba mais sobre O Grande Livro dos Gatos!
Há quem diga que os gatos são os verdadeiros companheiros do ser humano. Com seu jeito desconfiado, personalidades fortes e independência nata, esses felinos conquistaram a humanidade há séculos atrás. Sendo reverenciado por algumas culturas, perseguidos por outras e aclamados pela literatura, os gatos fazem parte do nosso cotidiano e, como humana de três deles, é impossível imaginar um mundo onde eles não existem.
O Grande Livro dos Gatos nada mais é do que uma coletânea de contos, ensaios e narrativas que têm os gatos como ponto central. Alguns contos mais desconhecidos se mesclam com grandes histórias como a do famoso Gato de Botas em um livro que homenageia esses felinos misteriosos, fortes, espirituais e intensos. O resultado? Um apanhado de narrativas para todo tipo de leitor.
O Grande Livro dos Gatos é uma belíssima coletânea não apenas por homenagear os felinos mais amados do mundo, mas por reunir em um único livro nomes de peso dos mais variados gêneros literários. Um verdadeiro deleite para o leitor. Em um único livro temos contos de suspense, terror, romance de época, ensaio e tudo carimbado por nomes como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Arthur Conan Doyle, tudo para mostrar a universalidade da presença dos gatos e de sua presença no imaginário popular e na literatura.
A princípio pode-se cair na armadilha de acreditar que o ser humano seria capaz de, imparcialmente, trazer uma coletânea que busca, de forma altruísta, honrar os animais que fazem parte do dia a dia de muitas pessoas ao redor do mundo. Em grande parte do livro isso de fato acontece, entretanto, é possível perceber claramente a forma como projetamos nos animais algumas características que julgamos ser universais quando, na verdade, são algo de mais humano que carregamos. No conto de Lucy Maud Montgomery, por exemplo, isso fica explícito.
Os gatos são criaturas tão intensas que despertam o que há de melhor em seis companheiros humanos, mas também exaltam o que há de pior neles. O Grande Livro dos Gatos traz também alguns contos que mostram a maldade humana sendo descarregados nesses felinos de forma bem intensa e angustiante. É um alívio que a maior parte desses contos traga uma mensagem por trás dessa representação, mas não deixa de ser terrível.
Para contrabalancear essa intensidade macabra, alguns contos falam sobre o companheirismo entre homem e felino, como os gatos são companheiros mais silenciosos que os cachorros, por exemplo, mas cuja presença é responsável por gerar um amor profundo e sincero.
O Grande Livro dos Gatos é uma homenagem a esses felinos e seu papel fundamental na literatura e nas nossas vidas. O livro reúne uma coletânea de contos escritos por célebres escritores sobre a vida com esses felinos irresistíveis, incluindo narrações sob o ponto de vista dos próprios gatos. Incluindo autores como Edgar Allan Poe, O Grande Livro dos Gatos é um achado para amantes de gatíneos e de uma boa dose de literatura.
O Grande Livro dos Gatos também pode ser lido com um olhar de quem busca diversos arquétipos da psique humana, escritos e representados na pele de alguns dos gatos mais interessantes que iremos conhecer.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2020/05/resenha-o-grande-livro-dos-gatos.html
Kel59 09/05/2020minha estante
Boa resenha! ?

Beatriz.Queiroz 25/09/2023

Miau miau (lê-se: histórias gateiras)
Um livro de contos que giram em torno de grandes companheiros espertos, astutos e boêmios: os gatos!

De Arthur Conan Doyle, passando por Edith Nesbit, Émile Zola e Poe, essa obra reúne alguns dos contos mais famosos de grandes autores, os quais possuem um enredo única e completamente focada em experiências e situações envolvendo felinos. É um livro com coletâneas esplendidamente selecionadas, trazendo visões tanto dos próprios bichanos quanto de seus donos e companheiros.

Para quem admira esses seres maravilhosos, é uma leitura incrível, principalmente por não ser linear. Acaba se tratando de diversos livros em um. E eu particularmente amei praticamente todos os contos, o que me fez adorar ainda mais a obra!

Giovana | Blog Dei um Jeito 23/04/2020

Entregou o que espero de uma coletânea
Este livro é o que eu geralmente espero de uma coletânea: gêneros diferentes abordando um tema em comum que são os gatos, estes danados com fama de preguiçosos e traiçoeiros deram material para histórias que entram no terreno das fábulas, das monografias detalhando visões sobre eles (que acredito que qualquer cat lady se tivesse a oportunidade teria uma apresentação pronta no Powerpoint analisando o seu felino) e um pouco de mistério e terror.

As histórias de autores familiares para mim foram as mais fáceis de guardar, seja pelo gênero abordado no conto, ou alguma referência familiar. Com destaques para:

A Gata Persa da Tia Cynthia de Lucy Maud Montgomery tem um breve crossover com Anne de Green Gables - que eu preciso ler depois do monte de edição que tem por aí e é da mesma autora - e me parece ser o puro suco de um romance de época, leria fácil uma história com esse povo.;
O Gato-Brasileiro de Arthur Conan Doyle não tem nada de Sherlock no meio do caminho, mas fiquei esperando uns twists na história enquanto reclamava “quem acha uma boa ideia ficar pegando bicho exótico do Brasil”;
Por mais que eu tivesse outra impressão em relação ao gato de botas, O Gato de Botas de Charles Perrault tem toda uma astúcia divertida e o clima de vila medieval que é o mundo de Shrek todinho (colocando All Star para tocar enquanto ler);
O Gato-Preto de Edgar Allan Poe me deu um pouco de paz de espírito por não ter muito interesse de ler as histórias, pois o cara é tenebroso mesmo.

Indo para os autores que desconhecia, mas o conto também me chamou a atenção:

O Gato que Caminhava Só de Rudyard Kipling,eu gostei bastante dessa fábula da domesticação dos animais e a astúcia do gato nessa empreitada;
A Gata Branca de Edith Nesbit que mostra uma gata bem leal, que ajuda a família em um momento ruim e ainda é amiga da criança.

Os contos com tons de monografia servem para enxergar com outros olhos o jeito dos gatos e o que os deixam tão fascinantes, me marcando estes contos: O Gato de Theodore de Banville, que tem um pé nos grandes heróis da literatura/teatro e Vida e Opiniões Filosóficas de um Gato de Hippolyte Taine.

O Grande Livro dos Gatos é uma coletânea que mesmo sendo de uma leitura rápida entrega de tudo e me deu um veredito: O Gato de Botas deveria ser o imperador e ganhar estátua e tudo mais, pois ele simboliza o que essa coletânea traz em conto atrás de conto: os felinos são astutos, habilidosos e folgados!

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2020/04/livros-o-grande-livro-dos-gatos-varios.html

FabyTedrus 01/07/2020

O grande livro dos gatos - Vários autores
Eis o grande livro dos gatos que, na minha opinião, de grande não tem nem número de paginas, nem grandeza de conteúdo. A ideia do livro é uma coletânea de contos variados sobre gatos, tem contos bonitinhos, tem contos de terror, tem contos BEM fracos, tem contos que me soaram como uma piada de mau gosto e me fizeram questionar se quem escolheu realmente gostava de gatos, e outros contos que me pareceram que foram escolhidos porque tinham a palavra gato no seu conteúdo sem se tratar de fato sobre os gatos.
Gostei de alguns, porém nenhum que eu possa dizer que amei. Desgostei de vários e não nutri nenhum sentimento pela maioria. Acredito que os gatos merecem uma coletânea de contos BEM melhores que essa.
Rafael.Dias 01/09/2020minha estante
Ótima resenha. Fiquei com a mesmíssima impressão. Um livro que não acrescenta quase nada ao leitor exigente e que soa como uma apelativa tentativa da editora de capitalizar em cima da paixão de grande parte da população pelos bichanos.

C. Aguiar 14/11/2020

Nesse livro iremos encontrar uma coletânea de contos sobre gatos; é possível encontrar textos de diversos autores literários.
Alguns contos apresentam ao leitor personalidades históricas e suas visões dos felinos, alguns contos são tristes, outros mais divertidos e também existem contos com um ar mais sombrio, mas todos tem em comum narrar o protagonismo dos felinos e sua natureza.

Com uma escrita ágil - apesar de serem escritos por diversos autores - o livro vem encantando o leitor com sua narrativa fluida e sua sensibilidade ímpar. Foi uma leitura muito envolvente e interessante, eu realmente não esperava que fosse gostar tanto.

Por se tratar de uma história de contos, qualquer coisa que eu fale aqui muito além das minhas impressões sobre a leitura será spoiler, por isso estou sendo curta e direta.
Mas, vale citar o conto "O Gato" da autora Mary E. Wilkins Freeman. Nesse conto acompanharemos um gato que foi abandonado em seu próprio lar no auge do inverno, uma história muito tocante que nos faz pensar nos animais em situação de abandono.

Se você está afim de uma leitura curta talvez seja o momento de dar uma chance para esse livro, tenho certeza que algum desses contos irá cativá-lo.
Li o livro em ebook, o mesmo foi disponibilizado pela editora na plataforma netgalley; realço também que não encontrei erros enquanto lia.

Nick 31/12/2021

Ótima coletânea
O conceito desse livro é fantástico, pegar vários contos sobre gatos/com gatos ao longo da história da literatura e de diferentes nacionalidades. A seleção dos contos é ótima, contando com Guy de Maupassant, Poe, Lovecraft e muitos outros, evidência as diferentes perspectivas de cada autor tratando sobre esse assunto, ajudando a construir um livro com muitos contos excelentes.
P.S.: Inclusive gostaria de ler um sobre cachorros

Thaise Fonseca 12/03/2024

Atenção se você é fã de gatinhos!!!!
Tem muitos contos tristes sobre gatinhos ? gostei de poucos. claro que todos foram escritos até no máximo 1890, logo os pensamentos
sobre os felinos eram outros.

Ana 08/05/2020

"Nós, gatos, já nascemos pobres; porém, já nascemos livres [...]"
Livros de contos não costumam entrar com frequência no meu repertório. Não é que eu não goste, mas dou total preferências para histórias mais longas, com mais tempo de desenvolvimento, o que não é o propósito dos contos. Porém, como admiradora de gatos que sou, não podia deixar de dar uma oportunidade para O Grande Livro dos Gatos, o que foi muito bom, porque acabei aproveitando bastante a leitura.

Nessa coletânea foram reunidos 17 contos clássicos de autores muito conhecidos por nós, como Lucy Maud Montgomery — ela mesma, a criadora da tão amada Anne de Green Gables —, Charles Perrault, Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft e Arthur Conan Doyle, por exemplo. Então, sim, temos autores de gêneros diferentes escrevendo sobre esses bichanos que tanto amamos.

É sempre uma tarefa bastante complicada falar sobre contos, porque qualquer coisa que a gente fala pode ser spoiler, então só me resta falar sobre os meus sentimentos durante a leitura. Apesar de falar no parágrafo acima sobre gêneros diferenciados, acredito que o foco de O Grande Livro dos Gatos é a fantasia, com um pouco de mistério e terror. Eu adoro fantasia, mas fico um pouco desconfortável com coisas mais sombrias e macabras. Por exemplo, o conto de Edgar Allan Poe, O Gato Preto, me deixou até com um pouco de medo, rs.

Em compensação gostei especialmente das duas histórias de Edith Nesbit, A Fase Felina de Maurice e A Gata Branca. Ambos são bem levinhos e carregam um tom de fábula muito agradável e nostálgico. E por falar nesses sentimentos, impossível não citar O Gato de Botas, conto de fadas tão presente na infância de várias pessoas, inclusive na minha. Fiquei deveras feliz, porque são sensações como essas que gosto de ter ao ler um livro.

Com exceção de dois ou três contos, O Grande Livro dos Gatos me agradou bastante, algo que não esperava em tamanhas proporções, diga-se de passagem. Apesar de carregar narrativas bem distintas, elas possuem algo em comum: agilidade na escrita. A gente mal pisca e o livro já terminou. Ah, além disso, de alguma forma, todos exaltam esses habilidosos e astutos felinos.

site: http://www.roendolivros.com.br/

Carol 15/05/2020

Quando soube que esse livro seria lançado esse ano, quase dei um grito. Era tudo o que eu precisava! Gateira que sou, como poderia não me emocionar e desejar profundamente uma antologia com a temática “Gatos”? E foi com muita felicidade que recebi meu exemplar, em versão digital, através da plataforma NetGalley, em parceria com a Companhia das Letras, que publicou essa obra tão maravilhosa pelo seu selo Alfaguara.

O livro reúne textos dos mais diversos autores, todos homenageando esses belos animais que a natureza projetou. Alguns textos são leves, divertidos e próprios para serem apreciados com as crianças, como O Gato de Botas, de Charles Perrault; outros são mais sombrios e densos, como Os Gatos de Ulthar, de H. P. Lovecraft. Porém, todos deliciosos e muito bem escritos, capazes de transportar o leitor e a leitora para outra realidade.

O livro perfeito para os amantes de gatos e também para presentear aquele amigo que precisa se convencer da palavra felina. Deixe o seu exemplar por perto e leia quando seu gatinho subir em seu colo, ronronando. Deixe-se encantar por essas criaturas formidáveis!

Leia a resenha completa no blog

site: http://papoliterario.com.br/2020/05/15/resenha-o-grande-livro-dos-gatos/

vasilisamorozko 15/12/2020

Muito Bom
“Ele e o Gato se encararam através daquela barreira intransponível de silêncio posta entre homem e fera desde a Criação do mundo.”

#150 - Eu nem gosto muito de gatos, mas eu adoro contos sobre eles - vá entender - e quando vi esse livro eu corri para ler, adorei, pois tem vários contos bacanas, e meu favoritos e meus novos favoritos.

@leituras_sa 01/02/2021

“O Grande Livro dos Gatos” proporciona uma leitura muito prazerosa sobre o universo desses felinos. Ao longo das 216 páginas, o leitor encontra contos que oscilam entre terror e aventura, mistério e magia, e ainda tem a oportunidade de conhecer grandes autores da literatura, tais como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft e Lucy Maud Montgomery. ✍️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confesso que achei aterrorizante o conto de Edgar Allan Poe, nunca tinha lido nada do autor. Lendo “A face felina de Maurice", senti-me como uma criança e uma nostalgia enorme surgiu ao ler “O gato de botas”. De todos os contos apresentados pela @editora_alfaguara, "O paraíso dos gatos" é, sem dúvidas, o meu favorito. 💯
Abaixo um trecho do conto “O gato”, de Banjo Paterson:
“Muitas pessoas acham que os gatos são animais desprovidos de inteligência, afeitos a sossego, interessados unicamente em ratos e leite. Mas a verdade é que gatos têm mais personalidade do que muitos seres humanos e extraem consideravelmente mais prazer da vida.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em linhas gerais, “O Grande Livro dos Gatos” é indicado para aqueles que são fãs desses felinos, e por que não conquistar novos admiradores desses seres tão independentes e inteligentes?
Por @varlene.santos

site: https://www.instagram.com/p/CAJNZJyjihj/

Biblioteca Álvaro Guerra 25/11/2021

O grande livro dos gatos

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556521002

Barbara.Bailey 02/01/2022

No mundo dos Gatos ?
Não tenho como criar uma sinopse para esse livro. Eu tentei, juro, porém é uma composição de tantos contos que ficou difícil para mim criar uma sinopse que incluísse tudo que achará nesse livro.
O grande livro dos Gatos é uma compilação de 17 contos escritos por grandes escritores na história da literatura, porém alguns talvez queiram me corrigir, já que não devem conhecer alguns desses autores, mas ainda sim fizeram obras maravilhosas. Aqui, entre as páginas desse livro, terá aqueles que irão rever o grande clássico do Gato de Botas, e até mesmo o temível O Gato preto de Edgar Alan Poe, mas também irão conhecer outras obras e história, que contém de romance a aventura, de intrigas a vingança, e até um gato filosófico. Também verás que gatos podem sim serem fiéis e companheiros, mas também traiçoeiro e perigosos, pois diferente dos cães eles tem uma personalidade livre e suas escolhas dependem da boa vontade deles.

Natália 06/06/2020

O livro reúne diversos contos de escritores renomados sobre gatos. Alguns deles tem um tom mais de fábula, mais fantásticos, outros são um pouco mais reflexivos sobre a condição de existência do gato. Tem até mesmo um conto de terror do Edgar Alan Poe e o horror cósmico de H. P. Lovecraft.

Destaco aqui alguns dos meus contos preferidos:

“O gato” de Théodore de Banville, que posso dizer é quase uma tese ou análise filosófica do gato. Gostei muito da noção de liberdade dos gatos que ele apresenta, como por exemplo nesse trecho:
“Selvagem ou doméstico, permanece o mesmo, obstinadamente, com serenidade absoluta,
sem perder por nada sua beleza e sua graça suprema. Por mais modesta ou por mais vil sua condição, ele não se degrada, porque não cede, mantendo sempre a única liberdade que pode ser concedida às criaturas, ou seja, a vontade e a resolução irrevogável de ser livre. E é livre de verdade, porque se entrega apenas quando quer, oferecendo ou recusando por espontânea vontade sua afeição e seus carinhos, e por esse motivo permanece belo, isto é, semelhante a seu modelo eterno.”

O conto “A gata persa da Tia Cynthia” é muito divertido, e apesar de bem simples, foi um dos meus preferidos do livro também. Outro muito divertido também é o conto de Émile Zola “O paraíso dos gatos”, no qual ele conta a história de um gato que, cansado de sua vida caseira, resolve sair de casa e explorar novos horizontes. Nesse caso a vida de um gato de rua. É interessante nesse livro o contraponto à ideia de liberdade do gato. Pois este gato caseiro se vê “preso” numa vida de conforto e rotina. E ao longo do conto a gente percebe como esse gato em específico se sente melhor na sua prisão do que na incerteza da liberdade.

O último conto que eu destaco é “Penas de amor de uma gata inglesa” de Honoré Balzac. Nesse conto eu consigo perceber uma crítica à moralidade inglesa, que parece consistir em apenas esconder os atos considerados “imorais”. Pode-se cometê-los, desde que não diante da sociedade. No conto, a gata Beauty é condicionada por sua dona a esconder todos os seus hábitos “imorais” de gata, para que seja bem vista pela sociedade.

Janaína 17/01/2022

Gatos dão oque falar.
Um livro de contos escritos por autores renomados da literatura, a grande maioria sendo homens. Alguns contos são mais fluidos na fruição, outros não, mas todos muito bem escritos. O conto es rito por Balzac é maravilhoso.
Indico a leitura.