O Guarani José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - O Guarani

Sophia442 23/06/2021

Obra de arte
José de Alencar escreve lindo. E esse livro é apenas um exemplo dessa escrita que cativa, que emociona!! A história é linda, apesar de o final ser um pouco triste...não é um clássico monótono, arrastado...é uma realmente obra apaixonante! Eu amo muito??

Miguel.Moreira 23/07/2021

O Guarani
Antes de tudo, eu já tentei ler esse livro no ensino médio, e abandonei antes de chegar no segundo ato, pois não entendia quase nada da narrativa por conta da forma de escrita. Recentemente resolvi dar uma segunda chance, agora com mais experiência de leitura, foi bem mais fácil e prazerosa a leitura desse clássico.
Este livro retrata o Brasil do séc XVII, e mostra a relação dos portugueses com os índios, que eram tratados como seres inferiores. Se a criação dos personagens for o íntimo do autor, mostra que José de Alencar tinha uma alma nobre como a de seus personagens, que nos faz gostar do índio Peri, que tem tanta devoção pela filha de um fidalgo respeitado chamado D. Antônio, o homem que acolheu Peri em sua casa nobre após um feito heróico do selvagem.
O livro mostra bastante do pensamento cristão da época, que é bastante repugnante a forma como os portugueses se expressam para com o índio, apesar de considerarem um amigo, sempre tem um ar de desconfiança por ele ser filho da natureza, e algumas vezes chega a ser cruel a forma com que pensam a respeito. Não há debate religioso no livro, apenas falas ingênuas da época, que nos duas de hoje é ultrapassado, que mesmo para um cristão é cruel da parte dos nobres fidalgos.
A estrutura da história é muito semelhante a uma peça de teatro e uma ópera, tem todas as características (inclusive musicais) de uma obra cenográfica.

Para quem está no ensino médio e não tem o costume de ler muito, não recomendo esse livro, pois será muito cansativa a leitura. Mas se você já lê bastante, dê uma chance para esse patrimônio nacional. O livro é acima de tudo um romance histórico, esqueçam esse papo de livro para vestibular que eu não entendi até hoje o motivo desse apelido pejorativo. O livro é ótimo.

renata 01/08/2010

A maioria das pessoas não gosta do livro porque já começam a ler com aquele preconceito horrivel de achar que é porque é nacional que é chato, é ruim.
Os personagens são marcantes, cheios de vida. Peri então, você encontra poucos personagens (até agora não encontrei nenhum como ele) por aí.
É muito bom, e recomendaria para as pessoas que não gostaram re-lerem com uma mente mais aberta. Vocês vão encontrar a beleza adorável da escrita do José de Alencar desta vez.

Alyne.Queiroz 31/01/2021

Final surpreendente
Pelo andar da carruagem, com tanto romantismo, heroísmo, e pessoas de conduta e moral perfeitas fiquei esperando um final tipo "e foram felizes para sempre" então foi uma surpresa, positiva, o estilo do final, só achei o personagem do irmão da Ceci muito inútil, ele serviu pra provocar a ira dos índios contra a família e depois foi em busca de ajuda para combater esses mesmos índios e sumiu.
Gostei do recurso adotado pelo autor nessa obra, apesar de ter sido usado em excesso, de mostrar os acontecimentos de trás pra frente, primeiro ele contava o final de uma passagem e como geralmente eram coisas bem surpreendentes ele voltava pra explicar como se deu todo o processo.
Enfim, mais uma leitura de uma de nossas obras tão famosas que sempre merecem ser conhecidas

Josiane 27/07/2011

Livro fantástico!
Como admiradora da obra de José de Alencar que sou, a leitura deste livro se mostrou indispensável. Mas estava com receio, pois a temática dele não chamou minha atenção. O livro mostrou que eu estava totalmente enganada. A história é muito emocionante e você não pára de ler enquanto não descobre o que acontece com os personagens. Diferente de Iracema, achei O Guarani mais dinâmico, mais envolvente.
Quem não leu, não sabe o que está perdendo.
Mara Gomes 10/08/2011minha estante
concordo plenamente, quem fala que é chato é porque não tem paciência de ler, por que o guarani tem uma linguagem bem mais simples e uma historia totalmente envolvente. amei

maria fer 20/07/2021

sem dúvidas um dos melhores livros que eu já li!!! no início ele é bem difícil mas depois meu deus do céu !!! não canso de dizer que a literatura brasileira é tudo

29/06/2020

Comecei a ler sem muito interesse, mas a história me prendeu de um jeito que eu li tudo em uma sentada só. A leitura é bem gostosa e simples, o que atribuo ao fato desta versão ser adaptada para Neoleitores (termo que eu só descobri a existência hoje).

Pretendo futuramente ler a versão original do livro, para ter a experiência completa da obra.

Lyta 29/01/2012

(Quarta Parte, Capítulo VIII: Noiva)
"Quando o olhar de Isabel caiu sobre o corpo de seu amante, ela ergueu-se como impelida por uma força sobrenatural, atravessou rapidamente a sala, e foi por sua vez ajoelhar-se em face desse leito mortuário. Mas não era para fazer uma prece que ajoelhava, era para embeber-se na contemplação desse rosto lívido e gelado, desses lábios frios, desses olhos extintos, que ela amava apesar da morte".

"Louca, perdida, alucinada, ela ergueu-se, seu seio dilatou-se, e sua boca, entreabrindo-se, colou-se aos lábios frios e gelados de seu amante; era o seu primeiro e último beijo; o seu beijo de noiva.
Foi uma agonia lenta, um pesadelo horrível em que a dor lutava com o gozo, em que as sensações tinham um requinte de prazer e de sofrimento ao mesmo tempo; em que a morte, torturando o corpo, vertia na alma eflúvios celestes".

Day 23/02/2022

Amei a história me apaixonei no índio Peri,
Eu não tinha ideia de como a literatura brasileira é tão rica e maravilhosa!
Confesso que não gostei do final ... Esperava ser diferente!
Leiam !!!
????

Betânia 20/09/2021

O Guarani
Belíssimo romance de José de Alencar. Possui uma narrativa cativante e leva emoção ao leitor durante os acontecimentos da história. É um livro que retrata o amor e a lealdade. Gostei muito!

Clara 19/03/2021

6543213421672743 plots durante o livro pra no final o peri ser um super heroi que arranca uma arvore dando um abraço e um cheiro no cangote dela

Gabi 24/04/2021

Tão difícil avaliar
Acho que não tenho parâmetro pra avaliar uma obra tão distante do meu tempo e da minha realidade.
Achei uma história interessante, com personagens legais. Mas definitivamente não faz parte do meu gosto pessoal

Isabella.Fernanda 02/03/2022

José sendo Alencar...!!!
O Guarani é o primeiro romance indianista do Alencar, o que lhe trouxe notoriedade também, este, meu Alencar do ano, acabou me sendo uma releitura, porque pensei que apenas tivesse começado em 2016, mas na realidade, só não tinha lido uns 10/15% finais. E eu gostei demais dessa leitura! A primeira leitura do ano com a Larissa, e eu tive que fazer uma leitura mais acelerada do que o planejado, porque fiquei atrasada... Por mais que eu estivesse lendo devagar pela quantidade de marcações em cada página, passei horas e mais horas lendo ele sem cansaço e muitas interrupções.

O enredo se passa no meio da mata, rio paquequer no interior do Rio de Janeiro, século XVII. É um romance histórico, então os costumes são bem marcados e os personagens principais realmente existiram, como o D. Antônio de Mariz, além da forte figura indianista, que é o herói, Peri. São quatro partes extremamente dinâmicas, pois acompanhamos algumas linhas de acontecimento em cada capítulo, com ocorrências e depois retorno para descrevê-las, também há pistas para o desenrolar e nuances que te fazem questionar sobre o que de fato vai acontecer. Ah, a descrição do José é impecável, sobre a natureza em especial, é invejável, e faz total diferença, principalmente em um livro passado no meio da floresta.

Eu gostei dos personagens, por mais que eu confesse não ter sido presa fortemente a eles, Peri e D. Mariz foram os meus favoritos, sem dúvida! A questão comportamental foi fascinante, cada personalidade era claramente desenvolta nas ações, todos os personagens relevantes eram complexos e profundos, o que é sinceramente um primor. Temas recorrentes e desenvolvidos no eixo social são o preconceito racial e religião, e a evolução entorno disso é natural, mas muito clara em seu avanço e importância como análise social.

Ah, que livro delicioso...! Estava receosa antes de ler esta obra, por conta das impressões que carreguei de minha primeira leitura corrida para uma prova da escola, seis anos atrás, me deu vontade de ler mais um Alencar este ano ainda, veremos!

Sem dúvidas eu recomendo esse livro, é compreensível ter um pé atrás, como eu tinha, mas basta iniciar a leitura para que os receios caiam por terra.