Criança 44

Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Sandra 24/07/2023

Criança 44
Criança 44, é um suspense de tirar o folego !
Personagens complexos e instigantes, que fazem com que a todo momento você se coloque no lugar deles.
Liev, um agente da polícia fica intrigado ao saber de um assassinato e ver que o governo quer encobrir o caso, como se fosse um incidente. Ele então percebe outros assassinatos semelhantes a este, o que o choca ainda mais e o impulsiona a seguir pistas e ir atrás do assassino a qualquer custo, mesmo que para isso, ele tenha que virar inimigo do estado e se tornar procurado em toda a Rússia..
O livro tem como plano de fundo a Rússia Stalinista, relatando todo a dificuldade, horror e humilhação ao qual o povo foi infringido.
Um período onde para sobreviver era preciso submissão e devoção total ao governo e suas causas, onde nada e nem ninguém são o que parecem ser.

Isadora1073 15/07/2023

M A R A V I L H O S O
Meu livro favorito desde 2020, nenhum até o momento superou. Sabe aquele thriller que te prende e você simplesmente não consegue desgrudar da leitura?! "Criança 44" possui uma das narrativas mais cativantes e fantásticas que eu já li. E se você é uma pessoa que como eu AMA quando o livro utiliza fatos e lugares históricos verídicos, este livro é para você. Tudo está tão bem relacionado, e o plot twist no final é de cair o queixo!!! Vale muito a pena a leitura, recomendo bastante. Fui encontrar uma narrativa parecida só agora! No momento, estou devorando Lars Kepler.

Clau Melo 06/07/2023

#1 Trilogia Liev Demidov
Literatura inglesa, 2008. #1 Trilogia Liev Demidov. Suspense.

O romance é baseado na história real do assassino em série russo Andrei Chikatilo, também conhecido como o Estripador de Rostov, que foi o responsável por 52 assassinatos na União Soviética. Além de destacar o problema da criminalidade da era soviética, em um estado onde "não há crime", o romance também explora a paranóia da época, o sistema de educação, o aparato da polícia secreta, orfanatos, a homossexualidade na URSS e o descaso com os hospitais psiquiátricos. O livro é a primeira parte de uma trilogia. A segunda parte é chamada de O Discurso Secreto e também apresenta o personagem de Liev Demidov e sua esposa, Raíssa Demidova.

.Lara 04/07/2023

Desde que tinham me recomendado o livro, eu só comprei e nunca tinha visto a sinopse, então imagina quando comecei a ler pensando que era uma coisa e me deparei com algo completamente diferente. Tudo nele me prendeu, a narrativa, a ambientação, realmente foi uma surpresa muito boa.

Joseni.Carvalho 02/07/2023

Intrigany
Faz os livros de psicopatas parecerem contos de fadas. A vida das pessoas não valem nada. São cruéis em todos os segmentos da sociedade, inclusive com eles mesmos. Ação do começo ao fim. O autor pesquisou muito bem para escrever essa obra.

Priscila 11/06/2023

Acho que 80% do livro é sobre a dificuldade de investigar/resolver um crime na Rússia Stalinista, mas valeu a pena cada página. Um livro que queria ler há muito tempo, não me decepcionou.

Lia Gabriele 23/05/2023

11 de 10
Fazia tempo que eu não dava 5 estrelas. Para este eu daria 6. Personagens críveis, envolventes, bem construídos. Trama original e com profundas raízes históricas.

Posteriormente descobri que um serial killler real foi livremente retratado no livro, o que torna a obra ainda mais fascinante.

A narrativa do autor é fluida, e os plot twists são naturais. Não fica aquela impressão de que o leitor está sendo manipulado. Livraço. Amei cada segundo da leitura.

lauraods1 02/04/2023

Criança 44: comunismo, medo e terror
Difícil ler em 2023 uma história de pós guerra, em um cenário que tem como pano de fundo Rússia e Ucrânia.

Por isso, e por outros detalhes, achei Criança 44 uma leitura muito pesada, densa mesmo. É um livro bom, mas para mim a linha da história que aborda o serial killer, ficou em um plano muito encoberto pelas questões sociais da história como Stalin e todo sovietismo.

Liev e Raíssa são personagens fortes e muito bem construídos, e foi interessante ir acompanhando a transformação no relacionamento deles.

Recomendo a leitura para todos que tem 'estômago' (contém ironia e piada interna para quem já leu) e estão preparados para uma leitura impactante.
Ricardo Tavares 02/04/2023minha estante
Li no final de março o último livro da trilogia de Live. Gostei do estilo do autor. Preciso ler os outros livros, pois comecei pelo último, O agente 6.

Ricardo Tavares 02/04/2023minha estante
Liev e Raíssa são personagens centrais do último livro, que também é bastante pesado em alguns momentos e tem uma atmosfera opressiva.

Erika 14/02/2023

Olha, que canseira!
Acho que esse livro foi um dos que mais demorei para ler em toda minha vida. Pensei em largá-lo por inúmeras vezes.
A narrativa é extremamente enrolada, com partes desnecessárias e muito descritivas que entendiam o leitor a todo o tempo. O livro só começou a engrenar depois da metade, quando, ai sim, a história dos assassinatos realmente começou a ser desenvolvida.
É bacana acompanhar o contexto da União Soviética da época, mas, na minha opinião, foi muito esquisito a forma que foi desenvolvido. O autor poderia muito bem já ter mesclado a premissa do livro com os acontecimentos que precederam as primeiras 200 páginas, ao invés de enrolar tanto a história.
Dei nota razoável apenas porque gosto do gênero e o final achei legalzinho.
Não recomendo a leitura, tampouco darei nova oportunidade ao autor.

(lidos só 2021 em diante) 31/01/2023

Rambo mequetrefe?
Rum com força?

Olha. Terminar de ler esse livro do Tom Rob Smith foi sofrido.

Está mais para um Rambo mequetrefe com dramalhão do que para uma história séria e profunda.

Um show de conveniências. São fugas surreais, tiros que não acertam protagonistas, inimigos letais que de repente se tornam estúpidos para o herói sobreviver.

Tem uma tal cena no trem, Jesus amado... Tem uma tal cena dele se escondendo no prédio e depois correndo pra fugir de dezenas de soldados fortemente armados, Jesus amado...

E ainda tenta surpreender com um plot twist que não impacta em nada, pois a construção dele deu mais sono do que interesse.

O contexto do enredo é a única coisa que gera sentimentos, pois tudo se passa na União Soviética pós-Segunda Guerra, e sabemos como era pavoroso viver nisso (exceto se você mesmo fosse um pavor aos outros, sendo membro do governo tirânico). Só que todo resto parece paródia de um filme de ação. Daí nem adianta.

Ruim com força!

(Foi o primeiro livro lido em 2022, não tinha feito resenha, fiz agora pra postar no Instagram @literatura.retumbante aproveitei e coloquei aqui. Aproveita e segue lá ?)

Priscila.Damiani 27/01/2023

Meu livro favorito há 15 anos, rs
*esta resenha não contém spoiler

?O Problema de perder o poder, como aconteceu com você, é que as pessoas começam a lhe dizer a verdade.?

Criança 44 é um livro que se passa na Rússia Stalinista entre os anos de 1933 e 1953.
E é dividido nesses dois tempos para contextualizar toda a narrativa.

A história tem como protagonista Liev Domidov, um importante agente das forças especiais da Rússia (MGB). Que acaba criando uma certa rivalidade com Vassili, um agente subordinado que tem o desejo de derrubar Liev a qualquer custo. Situação que define muita coisa na trama.

Na União Soviética, onde tudo era válido quando conveniente para o Estado. Liev entra conflito com o regime ali imposto, e é obrigado a fazer coisas que jamais imaginou fazer para desvendar uma série de crimes assustadores e interligados, contra CRIANÇAS. Mas com seu rival "dificultando" as coisas, os crimes parecem impossíveis de serem verdadeiramente desvendados.

Tom Rob Smith consegue nos fazer imergir nessa história, e com sede por justiça devorar cada página sem nem perceber. Com um Plot Twist "raiz", em menos 50% do livro vamos de 0 a 100 com direito a perder o fôlego.

Este livro, que li há 15 anos e que tive o prazer de reler esse ano continua sendo o meu livro favorito da vida, sem dúvidas. Me emocionei, me indignei, me frustrei, tanto ou mais que a primeira vez.
Uma escrita instigante, fluída, dinâmica e impressionante.

Alerta de gatilhos com os temas: abuso sexual, instinto de sobrevivência, brutalidade, tortura e mais...

Curiosidade: O livro foi baseado em uma história real do serial killer soviético que matou mais de 53 crianças . Não procurem antes de ler o livro, pois é Spoiler escancarado, rs
Existe também a adaptação do romance chamado Crimes ocultos

"Ele passou a acreditar que coisas assim não existiam por acaso. Existiam por alguma razão, por um bem maior. Existiam para aterrorizar. O terror era necessário. Protegia a Revolução"

Emanoel 09/01/2023

- Não aconteceu dessa forma, não é mesmo? - Não, não senhor
Ganhei esse livro de uma moça desconhecida no ônibus. Tinha prometido que, neste ano, leria coisas que realmente me agradassem - sobre assuntos que realmente me chamassem atenção. Talvez uma forma de tornar minhas leituras mais fluidas e recorrentes

Não obstante, quando li a sinopse e vi que era um romance que se passa na União Soviética Stalinista, considerei que foi algo que me convidou para dentro da ver o que havia dentro da história.

Na narrativa, estamos na Rússia Soviética pós-guerra (segunda guerra mundial). Vivendo sob um regime autoritário, qualquer susurro mal interpretado é motivo para prisão e duras penas de anos de trabalhos forçados nos gulags.

Em meio a esse contexto, a brutal morte de um menino faz a família dele se convencer de que o acontecimento, tratava-se um assassinato.

Liev, agente da MGB (Ministério de Segurança do Estado) é obrigado a fazer a família mudar de ideia sobre a motivação do ocorrido e, ao mesmo tempo, obrigado a ignorar o assunto por ordens de seus superiores.

Mas ao decorrer da história, essa situação mostra-se mais assustadora do que parece, o que dá rumos totalmente imprevisíveis para a história.

A coisa mais difícil de entender no livro - na verdade de pronunciar - são os nomes do personagens; afinal, Russo não é bem um idioma que todos nós estamos familiarizados. Mas nada que um pouco de esforço nos faça compreender.

Como não é bem um livro que eu vi muitas pessoas falando, eu fiquei receoso de iniciar a leitura e acabar abandonado. Mas, contrariando todas as minhas (más) expectativas, foi uma leitura que de certa forma envolveu-me - entre altos e baixos.

O autor nos traz e nos joga conta o protagonistas e os coadjuvantes. Alguns deles estão do lado opressor, mas com o tempo, anseiam em estar do lado do oprimido, querendo fazer justiça, mudar a história; enquanto outros, lutam para deixar as coisas do jeito que estão, seja em benefício próprio, seja por crenças os cegam.

Liev é um personagem que eu comecei odiando. Mas acompanhar sua jornada de descobertas, foi refletir que até nós mesmos, por vezes, nos negamos a ver a realidade para proteger nós mesmos e a outros. Seja por questões simplistas ou por questões de vida ou morte.

A busca por justiça e a redenção, são as coisas mais nobres que vão levar o leitor para o final do livro. O autor faz um bom trabalho encaixando as peças do quebra-cabeça, mostrando que nem tudo é o que parece. Nos coloca no meio nas decisões difíceis que precisam ser tomadas - que nem são decisões nossas.

Vale a leitura!

Mari.Vasconcelos 04/01/2023

porazitel'ny
Sob a cortina do governo stalinista, em meio a história de um povo massacrado e doutrinado a seguir cegamente o governo obedecendo uma polícia política, acontecem crimes acobertados pelo sistema para que a imagem de perfeição do regime comunista fosse uma regra absoluta.

Os personagens são tão bem construídos que é possível acreditar que foram, de fato, pessoas reais. Ops! Péra...
E não é que existiu realmente um dos personagens?!
A vida real e os "feitos" serviram de base para a caracterizar o perfil.

Preparem-se para um livro que vai te impactar.

Diogão 01/01/2023

Bem Pesado
Esse foi o primeiro livro que eu li que fiquei assustado e com medo, gostei muito dele e recomendo. Confesso que não sabia que era uma história real, mas gostei ainda mais dele quando fiquei sabendo disso. E se você gosta de serial killer, esse livro é perfeito para você.

The guy on the train 21/09/2022

OPINIAO SOBRE "CRIANÇA 44"
Muito brutal. Numa Russia dominada pela ditadura de Stalin, onde literalmente qualquer coisa pode te colocar na mira da policia, o autor constroi uma trama muito instigante baseada no caso horrivel do açougueiro de Rostov. A 1* metade lenta é essencial pra construçao da tensao na segunda metade. Muito bom mesmo.