Guerra Mundial Z

Guerra Mundial Z Max Brooks

Resenhas - Guerra Mundial Z

Alessandro.Aguilera 28/02/2020

Uma guerra pela sobrevivência
Como posso falar de Guerra Mundia Z, primeiro vi o filme e foi sensacional, um ritmo alucinante. Depois li o livro, que no caso é muito diferente do filme e por isso não é ruim, e sim muito bom. No livro, toda essa guerra é contada através de relatos de pessoas que sobreviveram depois da guerra, anos depois. Os relatos não obedecem uma linha linear do tempo. Aqui vemos relatos de pessoas do mundo inteiro, onde estavam quando o surto começou e ainda presenciamos os relatos que podem ter sido do paciente zero. São relatos tensos e angustiantes. O livro é muito bom e recomendo ler e assistir ao filme, não importando em qual ordem.

Mylla 29/06/2020

É um maravilhoso livro documentário!
O livro todo é o registro de várias entrevistas com pessoas variadas contando suas histórias sobre o que viveram durante a Guerra Mundial Contra os Zumbis.

O entrevistador conversa com várias pessoas desde um simples civil, médico, governador, militar e entre outros, trazendo um compilado de entrevistas com as mais diferentes pessoas das mais diferentes personalidades e cargos para explicar e entender a origem do vírus, a pandemia, a luta pela sobrevivência, a crise física e mental, a erradicação do vírus. É um relato histórico dos anos que era estar em um mundo cheio de zumbis.

A leitura é muito fluída e te insere perfeitamente no universo do livro, é como assistir um documentário de história. Você consegue sentir a raiva, o medo, o estresse que é estar em um mundo em crise. É de um enredo e análise técnica muito bem feitas e pensadas para as mais diversas situações que você imaginar e que jamais imaginaria sem esse livro.

Carlos 17/05/2021

No me arrependo da leitura. Mas esperava outra coisa. Não me marcou.
e confesso que não esperava a narrativa que o segue. O livro é escrito totalmente como uma série de relatos que contam os períodos da famigerada guerra contra o exército de mortos vivos. O ritmo do livro é bem interessante e o personagem principal (que coletou os relatos) quase não pontua nos diálogos. Devo dizer que não me empolgou tanto essa obra. Os relatos são breves e feitos pelos sobreviventes. Logo não temos nenhuma grande surpresa e obviamente não criamos nenhum vinculo afetivo com nenhum personagem. São dezenas de relatos, se não centenas, eu não contei. Rs Mas até que achei interessante a divisão do livro, é bem construído, demonstra o ocorrido por visões diferentes. Tem até o relato de um brasileiro, que achei bem ruim. Um visão do autor sobre o Brasil traduzida em: drogas, venda de órgãos, favelas, polícia corrupta e afins.
Até o final do livro, cada capítulo é dedicado ao desenrolar dos estágios do apocalipse, como a disseminação, a culpa, teorias de onde iniciou o vírus, o plano para acabar com os Z's. O livro conta em detalhes as primeiras infecções, as ações dos governos quanto a isso, e como a infestação se tornou mundial. Fosse por refugiados infectados, ou mesmo o transplante de órgãos com o vírus, ou Empresários da indústria farmacêutica que lucraram com a histeria da infestação zumbi; general chinês que fugiu com um submarino nuclear.

Muito coisa acontecendo a cada relato e acabei não me prendendo a nada.

Maria11360 01/11/2020

Bate - Papo com sobreviventes da Guerra Mundial Z
O livro é escrito no modelo de entrevistas que ocorrem após a Guerra Z "ter acabado". Com histórias e personagens novos a cada capítulo, cada um contando sua história de sobrevivência e do quão terrível foi a guerra. Eu gostei bastante, cada relato é único, detalhado como se o personagem estivesse na nossa frente, falando conosco. O filme ( ótimo filme por sinal) é totalmente diferente e se houver alguma referência é mínima, ambos muito bons cada qual com suas devidas peculiaridades.

Descontrolados 22/09/2013

E SE A HUMANIDADE ENTRASSE EM GUERRA CONTRA A PRÓPRIA HUMANIDADE, DOMINADA POR UM VÍRUS DEVASTADOR E MORTAL?
No universo zumbi, assim como George Romero pode ser considerado o mestre do tema no cinema, Max Brooks é igualmente coroado, no âmbito literário, título que começou a conquistar já em seu primeiro livro, Guia de Sobrevivência à Zumbis, lançado no Brasil em 2006 pela Editora Rocco. Sua coração ao sucesso absoluto no gênero veio em 2006, com o lançamento de Guerra Mundial Z, lançado por aqui em 2010 pela Rocco e que acaba de ganhar uma reedição com nova capa, graças à adaptação cinematográfica de mesmo nome.

Em Guerra Mundial Z, Brooks nos introduz à um narrador desconhecido, um repórter contratado para viajar e construir um relatório para a Comissão Pós Guerra das Nações Unidas sobre a Guerra Mundial Z, como ficou conhecida a batalha contra a extinção, travada contra humanos portadores de um vírus que os transformou em zumbis. O relatório, após encerrado, sofreu uma reedição, pois ele era “íntimo demais”, fugindo de seu objetivo, que seria proporcionar no futuro o estudo dos acontecimentos da década apocalíptica, uma coletânea de dados frios.

Crendo ser necessário mostrar o fator humano da década apocalíptica, por esse ser apenas o único diferencial entre nós e o inimigo denominado morto-vivo, decide então lançar um livro, com o aval de sua chefe, mostrando a íntegra das entrevistas que realizou, com envolvidos desde o caso com o paciente zero até o fim da guerra.

O interessante deste livro é que ele basicamente é um relato jornalístico realizado através das fictícias entrevistas feitas pelo narrador. Com muita genialidade, Brooks apresentou duras críticas aos governos de todo o mundo, questionando decisões militares e como muitos beneficiaram da guerra, enquanto a população ruía em meio ao caos instaurado.

Não se engane achando que este é um livro sobre zumbis. Eles são apenas parte da história, onde o personagem principal é a Guerra e o relato de todo o horror provocado por ela serve como pano de fundo, ligando todo o livro, através dos relatos organizados de forma cronológica, mostrados sob a ótica pessoas comuns, militares, médicos, contrabandistas, aproveitadores e membros do governo. É a mescla dessas opiniões que leva o leitor a uma verdadeira viagem à uma Guerra Mundial que nunca aconteceu, mas que nas palavras de Brooks, parece tão tangível e cruel como as verdadeiras Guerras Mundiais.

Há ainda que se ressaltar que apesar da trama ter sido banalizada na produção hollywoodiana de mesmo nome, estrela por Brad Pitt, em nada tem a ver realmente com o que você encontrará nas páginas desse livro.

Não que a superprodução da Paramount seja ruim, pelo contrário, foi certamente uma das melhores filmes do gênero dos últimos anos, repleto de cenas eletrizantes e agonizantes. Entretanto, toda a magnitude da produção cinematográfica sequer se compara ao relato chocante presente no livro de Max Brooks. Como complemento da obra literária, o filme é uma excelente pedida!

Por Diego Cardoso

Editora: Rocco

site: http://programadescontrolados.com/resenha-guerra-mundial-z/

Jorgiana.Parise 31/12/2022

Começou bem e desandou
O livro começa bem, dá uma boa imersão, mas assim que deixa os EUA desanda, o autor cai em vários cliches baratos regados ao mais puro orientalismo (sério, monge cego???) e anti comunismo barato, no fim é o que se espera de um estadunidense narrando coisas em primeira pessoa numa guerra, um monte de patriotismo, ladainhas sobre liberdade de expressão, e estereótipos
Aliás num dava pra ter pelo menos posto um personagem brasileiro pra fala do Brasil não? E tinha que ser relacionado a tráfico??

Nicolas.Rodrigues 03/04/2020

Um livro, estilo documentário, pouco cativante e bem cansativo. Se você procura por algo parecido com o filme nesse livro, sinto informar que você perderá seu tempo lendo-o. Resumindo, é um livro decepcionante, visto a inevitável comparação com a sua versão cinematográfica.

Carlos 29/04/2020

É um relato de vários sobreviventes que não são cativantes.
É muito legal como o livro retrata a sociedade, as famílias, animais e afins após um apocalipse Zumbi. O único problema é a leitura ser muito cansativa.

Beta 07/04/2020

Bem diferente do filme...
Em algumas partes pareceu muito com o que estamos enfrentando com o Covid-19... Claro que sem os mortos vivos...
No momento só esperamos que um dia a vida volte a ser como antes...

WinterNogs 27/10/2021

Completo de uma vista política
Guerra Mundial Z do original, World War Z, é um livro de Max Brooks que nos leva a perceber uma epidemia onde as pessoas voltam à vida pelo olhar de personagens seletos e de importância.

Nesta obra o autor nos instiga a gostar, odiar, amar e sentir empatia pelas personagens, mas também nos mostra que o mundo de hoje não está longe da ideia que ele aborda em sua obra.

Repleta de conflitos, opini?es e pontos de vista distintos e, por muitas vezes, equivocados, Guerra Mundial Z nos leva à uma viagem pelo globo para entender como o mundo de hoje se portaria, como as pessoas da atualidade se portariam, se por acaso os mortos voltassem a andar na terra.

Deixo aqui meu parecer favorável como leitor e indicação de um livro mais político e ideológico do que uma obra de ação e aventura.

Erika 21/01/2021

Parece real
Uma obra, perfeito na escrita, te deixa tenso, cada vez você quer saber mais. Além de parecer que tudo narrado aconteceu.

Manu 04/03/2022

Guerra mundial Z
Super diferente do filme, está é a primeira coisa que devo mencionar. Mas ele é diferente de uma maneira super positiva, o livro é incrível, conta a perspectiva de diversos sobreviventes do "grande pânico".
Alguns relatos realmente me tocaram de uma maneira inexplicável, este livro apenas aumentou o meu amor pelos zumbis.
Gosto muito deste tipo de história, e para quem assim como eu adora as narrativas dos mortos- vivos, indico super este livro!!!!! Sério, não pense duas vezes antes de lê-lo!

Myke.Anderson 30/12/2020

Se ama terror e zumbis leia agora!
Um livro fantástico que nos coloca em um universo apocaliptico ao estilo George Romero, uma narrativa que te prende do início ao fim! Recomendo fortemente!

Andre350 25/01/2022

Em Guerra Mundial Z, Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência a zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque zumbi que quase extinguiu a humanidade. O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado.