O Centésimo Sol

O Centésimo Sol Pablo Zorzi

Resenhas - O Centésimo Sol

Aline Zuim 22/04/2020

Chocada
Em choque. Não esperava pelo plot-twist que aconteceu...? Muito bom. Um conto sci-fi diferente, que nos deixa curiosos do início ao fim. #centésimoSol

Ericks 05/04/2020

Futurístico e atual
Uma história futurística com um enredo que nos faz refletir sobre o tempo que estamos passando e sobre as consequências das ações do homem na Terra. Devorei o livro em poucas horas. O final é surpreendente. Esse é o segundo livro que leio do Pablo Zorzi e desde o primeiro livro já virei fã do autor. Não vejo a hora de ler o próximo.

Diogenes Ternero 17/09/2021

GENIAL!
Existe uma frase que cita “quantidade não é sinônimo de qualidade” e o conto “O Centésimo Sol” é uma prova que essa frase é uma grande verdade. Em suas 43 páginas, o autor Pablo Zorzi conseguiu criar uma história simplesmente espetacular.

Pablo Zorzi mostra todo o seu talento literário na construção dos eventos e como eles se cruzam. Tudo é propositalmente bem feito, desde a capa, em uma grande homenagem aos autores e capistas de gibis dos anos 50 e 60, até como não revelar o nome do velho no início, para então nos surpreender com a revelação.

No final o autor nos coloca em um dilema junto com os personagens, também proposital, justamente para nos surpreender com um grande plot twist. E a cereja do bolo fica por conta do último capítulo, absolutamente genial, na qual podemos fazer uma ligação direta com a atualidade, provocando uma reflexão sobre a raça humana.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

Davenir - Diário de Anarres 17/11/2020

Noveleta com tudo que um bom pulp precisa!
"O Centésimo Sol" é outra das minhas leituras do Kindle, ainda lendo livros brasileiros de Ficção Científica, buscando nomes pouco conhecidos mas com enredos provocativos e atraentes. Acabei encontrando essa capa em estilo pulp maravilhosa e uma aventura com final surpreendente e parti para a leitura.

Acompanhamos a história de um velho e um garoto que lutam para sobreviver numa terra arrasada pelo calor e pelo esgotamento dos recursos naturais, que obrigam os governantes do planeta a preparar um plano de fuga para uma estrela estável. A noveleta tem 64 páginas, divididas em seis capítulos. Os três primeiros estabelecem o dilema do conto enquanto os outros vão trazer revelações, principalmente o último que quebra várias barreiras e chega a surpreender, ainda que seja um final muito mirabolante (e preso numa moral autopunitiva) mas diverte como numa boa história pulp. Recomendo!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/11/resenha-157-o-centesimo-sol-pablo-zorzi.html

Tonkinhos 20/07/2021

Leitura super agradável!
Que conto, meus amigos! Nunca tinha lido nado do Pablo e fiquei muito confortável com a escrita, super leve e fácil de se prender. A história então!!! Fiquei de queixo caído com o plot twist no fim! Com certeza nos coloca pra pensar sobre nosso papel enquanto raça humana. Adorei!!

Andreia Santana 07/05/2024

Dois contos de Pablo Zorzi para entreter amantes de ficção cientifica
Li recentemente dois contos de Pablo Zorzi, autor dos thrillers Colheita de Ossos e O homem de palha e do romance de ficção científica Wow! O Primeiro Contato, livro de estreia. As duas histórias também são de ficção especulativa. A seguir, minhas impressões de cada uma delas. Antes, porém, vale destacar as capas que remetem às antigas revistas pulp e a homenagem aos capistas de HQ dos anos 1950/60, o que dá um charme extra a esses contos que mantém um pé na nostalgia:

Sob as rochas

A história é uma mistura de ficção científica e western, ambientada no Arizona (EUA), em algum momento do século XIX, com xerifes, cowboys e indígenas da etnia Navajo guerreando com os colonos brancos que invadiam suas terras.

Conta a viagem de um pistoleiro de aluguel e de um cientista para descobrir o misterioso sumiço de diversos moradores de um vilarejo, depois que luzes misteriosas surgem no céu.
Daria um episódio muito bacana de séries antológicas como Além da Imaginação (The Twilight Zone) ou, transposta para o século XX, da inesquecível Arquivo X.

O conto de 20 páginas tem um texto rápido, criativo, que prende a atenção do leitor e é pontuado por várias referências da cultura pop.

O centésimo sol

Essa história, uma distopia futurista sobre colonização espacial, inverte a lógica dos filmes de extraterrestres, pois os invasores somos nós, os humanos. A novela de 85 páginas apresenta os moradores da Centésima Terra, uma colônia de humanos no espaço, que está com o governo mobilizado em encontrar o planeta de número 101 para onde mudar a civilização, já que os recursos da Centésima Terra estão se esgotando e o Centésimo Sol vai entrar em colapso e explodir tudo.

Os humanos são governados por uma elite religiosa, o Priorado [as referências às sociedades secretas das teorias da conspiração parecem totalmente intencionais], que também comanda o trabalho dos cientistas, ou seja, os estudiosos que vasculham o universo em busca de planetas viáveis à vida humana, mesmo que para isso as civilizações locais tenham de ser exterminadas [a metáfora com os processos de colonização a partir do século XVI também é intencional].

Conspirações políticas, fake news como meio de enganar o povo e uma elite dominante que massacra a população mais pobre são elementos presentes na trama que mostram que Pablo Zorzi fez o dever de casa de bom leitor das distopias clássicas, como todo autor contemporâneo que queira fugir do óbvio.

E por falar em escapar do lugar comum, a história tem um plot twist daqueles que pega o leitor totalmente de surpresa. Embora a ideia não seja totalmente inédita no universo da ficção especulativa, a forma como Zorzi faz essa pegadinha final é de fazer qualquer aficionado por sci-fi corar de orgulho...

Fichas Técnicas:

Autor: Pablo Zorzi
Editora: Increasy
43 páginas
R$ 19,90 na assinatura do plano Leer+ do Skeelo ou por R$ 5,99 no Kindle

*Replicada também na página de Sob as rochas

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Renato Zanotte 11/10/2021

É plot que você quer?
Eu vi a resenha do https://instagram.com/vagalumenerd e achei interessante. Comprei na Amazon por um preço bem legal. Apesar de curto, demorei um pouco para ler devido a correria dos últimos dias.
Mas vale a pena ler de uma vez!

Uma civilização, baseada em um livro sagrado e que não acredita muito na ciência, está chegando ao fim. A solução é procurar outro planeta para habitar. Mas será que todos irão? Quais são os reais planos do Priorado?

A história prende o leitor, ainda mais com algumas "coincidências" com a nossa sociedade.

Mas ao chegar ao fim foi algo como: Wooowwww!!!! Vale a pena conferir.