Mulheres, raça e classe

Mulheres, raça e classe Angela Davis

Resenhas -

Alex 26/03/2022

Crítica fundamental
Li por recomendação de um professor, achei que ia ser bom, e utrapassou minhas expectativas, com sua escrita dura e direta, já no começo percebi que era um livro forte. Com varias críticas ao racismo que existiu e existe ainda no movimento feminista e que atrasou e atrasa seus avanços. Esse livro mostra de forma fundamentada que o feminismo seria uma luta em vão se ele não se aplicar as raças e classes diversas.

Gabriel 30/01/2023

Leitura mais que necessária
Angela Davis, em Mulheres, raça e classe, faz uma profunda análise acerca das diversas formas através das quais a mulher negra foi e é submetida a formas de exploração, violência e desigualdade. Em suas análises, destaca, também, o racismo como ferramenta de dominação do capitalismo monopolista.
Um dos pontos de maior interesse diz respeito à forma como as mulheres negras continuaram em posições de servidão e exploração, mesmo após a libertação da escravidão nos Estados Unidos. Ademais, Davis afirma como o afastamento da população negra da educação configura-se como um mecanismo que impede a emancipação da classe negra, pobre e trabalhadora.
A autora destaca, também, como uma política natalista abusiva e a restrição de direitos reprodutivos às mulheres negras configura-se como uma forma de violência profunda.
Uma leitura excelente e necessária para compreender o racismo num campo ou plano de violências do capitalismo monopolista que acaba por instrumentalizar corpos negros e femininos. Excelente!
Gabriel 01/02/2023minha estante
"As pessoas negras que recebiam instrução acadêmica inevitavelmente associavam o conhecimento à batalha coletiva de seu povo por liberdade" - trecho de Mulheres, raça e classe

Lucikelly.Oliveira 08/07/2021

Necessário para mulheres brancas feministas
O feminismo sem luta de classe e raça não passa de modismo pra mulheres das classes sociais mais abastardas. O feminismo pra a burguesia virou um movimento apolitico, esvaziado das demandas que de fato mudam a vida das mulheres negras e da classe trabalhadora.

Dadá 20/11/2023

Genial
Ela faz uma analise de como a mulher negra foi e é submetida a todo tipo de violência e exploração. E de como os movimentos sociais usaram osnegros qdo interessava e viravam as costas logo depois.

Drica 22/04/2021

Didático
Apesar de ser um livro que relata sobre o racismo nos Estados Unidos; está bem próxima da realidade do Brasil.

Teve um certo momento no livro que me lembrei muito da mini série ? Olhos que condenam?; apesar de ser um seriado forte; é muito necessário.

Acredito que todas pessoas deveriam ler esse livro para compreender mais sobre a
realidade das pessoas menos favorecidas na sociedade.

Através desse livro conseguimos entender um pouco sobre o feminismo interseccional.

Samira_santos 22/05/2021

Me surpreendeu positivamente
Muito satisfeita em ter lido este livro, só não estou mais por conta de achar que eu poderia ter lido com mais qualidade, mais calma. Enfim, o fato é que li e foi um pouco diferente do que eu esperava.
E o que eu esperava era uma leitura como Mulheres que correm com os lobos, O conto da Aia e por aí vai, mas o que eu não sabia era que Mulheres, raça e classe, não tem o foco apenas no feminismo e além disso a leitura em si, é bem mais simples do que a dos livros supracitados.
Angela Davis é indiscutivelmente um ícone do ativismo, uma mulher de extrema inteligência, coragem, dotada de diversas experiências e talvez por tudo isso eu, inconscientemente, esperasse um livro altamente complexo. Apesar de não ser complexo, anda longe de ser simplista. É ponderado na medida exata para se fazer entender sem grandes dificuldades.
O livro é cheio de relatos sobre a escravidão nos EUA, como eram as condições de vida dos negros, como a sociedade escrava se organizava. Também contém trechos relativos ao início da luta do feminismo pelo direito ao voto, expondo a posição da mulher negra nesse processo. É incrível ver como o racismo se apresenta mais grave que o machismo e quando se apresenta junto a ele, seus efeitos são os piores possíveis. Angela Davis fala de tudo isso com exímia maestria. Trata-se de um livro consideravelmente curto e bastante rico. Eu diria que é uma leitura obrigatória, para todos.

Luizaaa 30/11/2021

Não sei nem o que dizer
Bom, li para um projeto da escola e assimkkkkkkkk, eu achava que iria ser bom, porque o professor que me indicou tem um gosto muito bom, mas eu não sabia que seria tão incrível. No começo fiquei meio assim, por ser um pouco pesado e meio fria a escrita, mas ao decorrer do livro foi desenvolvendo. O primeiro livro que eu choro. Tem alguns
gatilhos sim, principalmente para pessoas negras e/ou pessoas abusadas.

O livro se retrata desses escravidão até os anos 70 só último século, eu acho muito válido a leitura.

Ana Usui 10/01/2022

Uma crítica sincera, justa e dura do feminismo
Angela Davis expoem com muitos fatos e dados históricos o racismo explicitio na luta feminista e como ele atrapalhou a causa de várias formas.
Antigamente era senso comum focar-se em apenas uma causa por vez, separar as lutas sociais como se cada uma tivesse um peso ou relevância diferente, uma visão extremamente arcaica e errada.
Davis chama atenção para o fato de que a opressão funciona com um conjunto enorme de fatores e quanto mais desses itens você possui na sua lista, maior sua desvantagem social, ou seja, se você é: mulher, negra, lésbica e de baixa renda; é impossível lutar por apenas uma causa porque o conjunto de fatores estão relacionados na forma como você sofre a opressão do sistema em que vivemos.
Essa pauta tem sido bastante discutida entre pensadoras feministas e agora se fala bastante no termo de INTERSECÇÃO DAS CAUSAS, porém essa pauta não é recente. Muito pelo contrário, inúmeras críticas já foram feitas sobre essa questão desde o primeiro levante do feminismo, infelizmente só agora esse ponto tem chamado a atenção.
O que me faz refletir sobre o quanto podemos ser hipócritas lutando por direitos enquanto oprimimos o próximo. É necessário estar alerta, estudar constantemente e ser envolvido nas lutas sociais para não cair nessa terrível armadilha.
O livro é bem escrito, fluído, sem muita redundância, com informações e dados expostos de forma balanceada sem deixar o texto denso. Os temas selecionados nos capitulos são os principais na luta antirascimo e Davis mostrou com maestria uma parte da história do feminismo nos Estados Unidos do ponto de vista da mulher negra.
Acredito ser uma leitura essencial para qualquer estudante do feminismo.

francezju 25/08/2023

Nesse livro, a Angela Davis descreve a história e a situação da mulher negra nos EUA desde o período da escravidão, até os anos 80 - quando livro foi escrito.
Aqui também ela fala sobre o direito ao aborto e controle de natalidade, e como ele surgiu como um direito para mulheres brancas, mas como "controle populacional" para as mulheres negras. Mais uma leitura essencial dela, e que tá aí para nos lembrar como o feminismo é uma luta intrínseca à luta de classes.

lililu 26/08/2023

Uma leitura bem pesada
Eu enrolei para ler esse livro porque pensei que seria chato ou cansativo, mas eu estava completamente errada.
No começo estava meio parada, mas ao decorrer do livro foi se desenvolvendo.
Contém vários gatilhos, principalmente para pessoas negras.
O pior é saber o quão suja as pessoas conseguiram ser ao longo dos anos

Daniele 11/07/2021

Crucial e chocante
A leitura nos encaminha para o pensamento feminista negro, mostrando o quanto o feminismo branco foi disseminador do racismo no final do século XIX. Muito importante entender mais visões para não cair nas garras do racismo e do sexismo ao lutar por condições igualitárias. Angela escreve em uma época em que o socialismo ainda tinha uma parte de força sobre o capitalismo. Hoje, a partir do pouco conhecimento que tenho, não consigo enxergar o socialismo como uma saída. Ainda me parece uma utopia acreditar que o socialismo é uma salvação ao capitalismo, embora eu creia que os grandes problemas da sociedade atual seja sim fruto do capitalismo monopolista.

LaLa219 09/05/2022

Acho muito importante ler esse livro. Angela Davis é simplesmente uma ativista genial, lerei mais obras dela.

Kathe 25/09/2022

Traz informações bem interessantes sobre como a falta de entrosamento entre os diversos movimentos sociais enfraquece as causas específicas de cada um destes, quando na verdade as pautas têm muito em comum. Destaca principalmente o racismo no movimento feminista desde seu surgimento... como a mulher branca burguesa/classe média negligenciou a mulher negra em suas reivindicações.
Também, como o capitalismo transformou a importância e protagonismo das mulheres nos lares, fazendo com que o trabalho doméstico passasse de uma posição de respeito para um conjunto enfadonho de funções.

JAlia372 07/03/2024

Análises perspicazes
Com uma abordagem de um ponto de vista diferente do usual, "Mulheres, Raça e Classe" faz analises perspicazes sobre temas que rondam esses 3 tópicos da sociedade. Angela Davis faz um incrível trabalho aqui, e sendo honesta o capítulo sobre a questão de trabalho doméstico me pegou bastante, porém todo capítulo era uma nova descoberta ou reflexão super interessante. Considero esse livro essencial para qualquer pessoa, desde quem tem interesse em se aprofundar em algum estudo, ou simplesmente se informar (o que é necessário).

victoria 22/10/2022

Brilhante. Sempre falo com a didática da Angela Davis é bem mais fácil de entender do que a maioria dos outros pensadores e esse livro é a prova disso, fala sobre o tema principal de forma clara e bem fácil de entender.

Apesar de curto, demorei um pouco para ler porque se é abordado temas muitas vezes pesados então eu precisava tirar um tempo para refletir. É uma crítica certeira e que qualquer pessoa deveria ler, principalmente pessoas que se interessam por estudos feministas.

Aqui a autora expõe o quanto as mulheres negras ? e mulheres de cor e classe baixa no geral ? sempre foram excluídas de absolutamente tudo, até mesmo dos movimentos sociais, como foram tratadas como sub-humanas e tiveram seus direitos mais básicos negados. Também se pode perceber o quanto o feminismo branco muitas vezes atuou só a seu própio favor e mesmo quando confrontadas se negavam a admitir sua hipocrisia.

Uma das coisas que mais me chocou na leitura foram os capítulos sobre alienação, para mim é tão intrigante como as mentiras políticas e manipulações são tão facilmente inseridas na sociedade e às vezes se passam séculos e a informação continua sendo propagada. Outra coisa é que o preconceito e ódio parecem sempre ressurgir de tempos em tempos, durante o livro você percebe como o racismo sempre voltava mais forte de tempos em tempos, não quero ser pessimista mas muitas vezes o retrocesso parece maior que o progresso.

Enfim, minha resenha já tá gigante ? mas é um livro excelente, se pudesse eu continuaria falando dele por muito mais tempo.