A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Medica Leitora 29/12/2023

Não existem acasos, nosso guia é Aslam!
Um releitura encantadora, literalmente hehehe
Amo as Crônicas??
& o que posso dizer é: viagem sempre para Nárnia!

Ewelin2 28/12/2023

Anseio por Nárnia como se fosse real...
Toda vez que leio um livro de Nárnia me sinto arrebatada, como se estivesse voltando pra um lugar de descanso depois de um dia ruim. É impossível ler esses livros uma vez só na vida. Quando um livro termina me da uma vontade enorme de ler o próximo, e agora que estou indo para o último livro sinto meu coração bem apertado.
Neste livro vemos de novo Eustáquio, agora mais velho e mais maduro ja tendo passado por Nárnia, com Jill uma menina que estuda com ele. Os dois acabam entrando em Nárnia enquanto fogem de outros alunos. Lá, Aslan da uma missão para eles que não é nada fácil.
Os dois embarcam em uma aventura maravilhosa em um ambiente encantador de um jeito que só Nárnia consegue abrigar.
Amei cada momento da leitura e me diverti muito. Um livro para todas as idades.

Bonnie 27/12/2023

No geral até que gostei, mas confesso que sinto falta dos quatro irmãos (Lucia, Edmundo, Suzana e Pedro).

eduardamp 27/12/2023

As Crônicas de Nárnia é com certeza uma das minhas séries de livros favoritas E apesar desse não ser um dos meus favoritos entre os 7 livros, ele ainda é muito legal.

O livro segue o mesmo padrão dos demais da saga, com uma leitura tranquila e simples, narrando bem os detalhes e envolvendo você na história junto com os personagens, o já conhecido Eustáquio, Jill e o meu favorito (pelo seu belo senso de humor), o paulama Brejeiro.

Ester.xd._ 27/12/2023

Resenha de ?A cadeira de prata?
O que eu gostei e o que eu não gostei?
Gostei de tudo sério, a escrita é tão tranquila mas não eu enjoativa, as cenas são descritas na medida certa, eu amei tudinho, acho que não teve algo diretamente que eu possa não ter gostado, pois gostei do livro todinho

A quem eu recomendo esse livro?
Aos amantes de fantasia e aos que viram o filme e queiram conhecer melhor Nárnia

Porque eu dei essa avaliação?
Porque eu adorei o livro do começo ao fim, só não favoritei, mas com certeza eu leria novamente

Weverton Oliveira 24/12/2023

Surpreendentemente bom
No início da leitura senti uma falta de conexão com a história. Senti a história um pouco parada: faltava emoção, aventura? achei uma leitura ?arrastada? até certo ponto, mas fica bom. O final não deixa a desejar. Espero reler no futuro, sob uma nova perspectiva a história.

Chagazzz 20/12/2023

Fantástico
Eu adorei, aventura do começo ao fim e muito engraçado e fantástico, mais uma vez me apaixonei por Narnia.

Danielly Lima 20/12/2023

"Suponha que, de fato, só sonhamos, ou inventamos, todas essas coisas árvores, relva, sol, lua, estrelas e o próprio Aslan. Suponha. Então só posso dizer que, nesse caso, as coisas inventadas parecem muito mais importantes que as reais. Suponha que esse fosso escuro que você chama de reino seja o único mundo. Bem, a mim, parece ser um mundo bem ruim. E é engraçado quando se pensa melhor. Somos apenas bebês inventando um jogo,se tiver razão. Mas quatro bebês jogando um jogo podem fazer um mundo de brinquedo que dá de dez a zero em seu mundo real. Por isso vou ficar do lado do mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslan mesmo que não haja nenhum Aslan para liderá-lo. Vou viver ao máximo possível como narniano, mesmo que não exista Nárnia."

@jaquepoesia 16/12/2023

C. S. Lewis sempre maravilhoso!
As Crônicas de Nárnia
▪︎ A Cadeira de Prata
• Editora Harper Collins @harpercollinsbrasil
• Ano: 2023 - 239 páginas

🍂"Chorar é muito bom, de certo modo, enquanto dura. Porém, mais cedo ou mais tarde, é preciso parar, e ainda é preciso decidir o que fazer. ¤ pág.25

Nessa Crônica conheceremos Giu Fontes, uma garota que sofre bullying no ginásio (chamado Casa Experimental) em que estuda. Para conforta-la, um de seus colegas é Eustáquio Pífio (personagem presente em As Viagens do Peregrino da Alvorada), que conta a ela sobre o lugar que o transformara.

Sabendo sobre Nárnia, Giu atende ao pedido do amigo que a incentiva a estender os braços em direção ao Leste para pedirem juntos a Aslan para estarem no lugar mágico onde os animais falam, é então que o desejo de seus corações é atendido (de certa forma), no entanto Eustáquio cai de um penhasco tentando segurar Giu, temendo sua queda.

Graças aos sopros de Aslan, ambos ficam a salvo, mas devem cumprir a missão de econtrarem um Príncipe perdido, e só então chegarão à Nárnia.
Mas para conseguir concluir a missão, Giu precisa repetir toda noite uma sequência de sinais, pois só assim se lembrará do caminho a trilhar.

🐍Setenta anos narnianos depois que Eustáquio estivera em Nárnia, transformaram o jovem Príncipe Caspian agora rei, em um senhor frágil, e o Príncipe que devem encontram é Rilian (filho de Caspian), o qual se perdeu buscando se vingar da cobra que matou sua mãe.

🦉 Acompanhados do Corujão, as duas crianças partem para encontrar Rilian, mas essa aventura oferecerá uma série de desafios, como voar agarrados em corujas, passar por um vilarejo de gigantes e conhecer o pessimista porém companheiro mexebrejo Poçaflito.

💬 Se lembrar quem você é e de onde é o seu lugar de origem é mais importante do que você pensa! Uma vez encantado pela Feiticeira, tanto Rilian quanto os gnomos de Bismo, se esquecem da sua própria história e de seu valor.
Pensamos tantas vezes termos chegado ao fim, mas talvez estejamos mais perto de Nárnia. 🧡

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk
Livro bom, mas como coloquei no título, falta muito da cadeira de prata, ela aparece em duas páginas, e com certeza estou exagerando e some. Eu até entendo o simbolismo que ela trás para a história, mas falta um drama por cima, sobre isso foi muito simples, muito rápido. Mas a história em si é boa, e você se apega aos personagens. Mas o plot dessa também não foi muito boa, são coisas que você já esperava. 3,5 de estrelas acho que foi generoso ainda, mas como amo o gênero aventura, ainda assim é uma boa leitura.

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk

Luan.Moura 12/12/2023

Tudo novo e a mesma magia
A Cadeira de Prata é, pra mim, um novo marco sobre Nárnia. Sem a presença dos queridos 4 irmãos, percebemos que Nárnia não dependia deles para proporcionar grandes aventuras de tirar o fôlego, eles que precisavam de Nárnia (assim como nós).
É impactante e profundo (literalmente) é o livro que carrega uma das frases mais bonitas e famosas de toda a saga: ?ainda que não exista Nárnia, viverei como um Narniano.? E fica ainda melhor no contexto onde ela é dita.
Cheio de novas aventuras e descobertas.
É um livro muito bom e explora as boas construções do universo criado por Lewis, e como tudo o que ele escreveu, é muito recomendado!

Após um tempo desde que visitou Nárnia, Eustaquio volta ás terras mágicas levando uma amiga que nunca estivera lá antes, como participou a maior parte das explorações em alto mar, também foi uma grande descoberta para ele descobrir os territórios de Nárnia e arredores.
Assim que chegam, percebem o caos estabelecido devido ao sumiço do príncipe e são designados por Aslam a procurarem o jovem.
Juntos a uma grande figura, Brejero, enfrentam perigos e desafios de tirar o fôlego, até que enfrentam algo que para os Narnianos era tristemente familiar, a magia má.
Descobrindo lugares e vencendo obstáculos, esses novos aventureiros desvendam como será o novo tempo estabelecido em Nárnia.

Sobre a mudança de ares, que é o que mais percebemos nessa parte da história:

As aventuras que nos cativam por um bom tempo são alegres e doces em nossa memórias, mas não devem sabotar as aventuras que o novo tem a oferecer. Cada tempo trás sua alegria e não precisamos escolher essa ou aquela, poderemos desfrutar de todas e sermos plenamente felizes!