A Floresta de Mãos e Dentes

A Floresta de Mãos e Dentes Carrie Ryan

Resenhas - A Floresta de Mãos e Dentes

Victor 03/10/2011

Resenha: A Floresta de Mãos e Dentes
Apocalipse zumbi e YA são duas coisas que, logo de cara, você não imaginaria juntas. Mas, mesmo apesar dessa categoria jovem, devo dizer que essa combinação até que funcionou para A Floresta de Mãos e Dentes. A autora consegue, mesmo que com alguns problemas que incomodam um tanto – vou citá-los separadamente abaixo -, nos transportar para um mundo circundado por morte e sem esperança, onde tudo é mórbido e sombrio.

Continue a ler a resenha no Blog das Resenhas!

andersonvbranco 16/04/2012

A Floresta de Mãos e Dentes por Carrie Ryan
Imagine-se diante de um sonho, aquele que você faria qualquer coisa, sacrificaria tudo, deixaria tudo de lado para alcançá-lo. Mary tem um sonho um tanto impossível para a sua realidade; sua mãe lhe contava histórias sobre o oceano quando pequena e depois de sua mãe ser atacada por um Esconjurado (zumbi) e Retornar (se tornar um zumbi) Mary fica apta de fazer qualquer coisa para alcançar seu maior objetivo, assim como o da sua mãe: ver o oceano.

Mary vive numa aldeia rodeada por uma cerca, após tal cerca é onde fica a Floresta de Mãos e Dentes, quem passa dela, ou chega muito perto corre sério risco de se tornar um Esconjurado. Esta aldeia é comandada por irmãs, que apesar de levar Deus e ordem à aldeia são quem escondem segredos que não deveriam ser ocultos. Após o Retorno de sua mãe Mary é obrigada a se tornar irmã, o único modo de não fazer isto é se casando, porém que pede a tua mão em casamento não é o seu amado, e sim o irmão dele.

Durante a sua morada com as irmãs, Mary descobre muitos segredos, lugares estranhos e pistas que podem levá-la a realização do seu grande sonho, é também durante esta morada que Travis (o garoto que amava) é levado para o convento para ser tratado pois tinha machucado muito sua perna, então Mary passa a visitá-lo todas as noites, rezar por ele e também contar suas histórias sobre o oceano e o mundo antes do Retorno. Em uma noite, Travis revela que ele havia pedido a mão de Cassandra (melhor amiga de Mary) em casamento, é no dia da Amarração, onde os casais são amarrados para passar um dia juntos que a aldeia é invadida pelos Esconjurados e então, Mary, junto de seu irmão Jed, Travis, Harry, Cassandra e Jacob são obrigados a fugirem a aldeia.

Carrie Ryan criou personagens incríveis, cada um com sua personalidade, com a sua forma de agir e de encarar as coisas, ela os depositou em um cenário incrível, e então deu no que deu, um livro inovador, diferente que quebra os limites do romance e do sobrenatural, este livro me surpreendeu várias vezes e de vários modos, eu o recomendo sem dúvida alguma, mas quem realmente for pegar para ler deve gostar de livros pós-apocalípticos, de personagens imprevisíveis e estar totalmente pronto para chorar.

"Me pergunto se talvez todos os caminhos levam aos Esconjurados. Se isso é um destino ao qual nenhum de nós pode jamais escapar - algo tão certo quanto a morte."

Vanessa 07/07/2012

A Floresta de Mãos e Dentes conta a história de um mundo pós-apocaliptico. Um mundo destruído por um vírus que rapidamente tomou quase o planeta inteiro, matando as pessoas e transformando-as em Esconjurados. Basta uma mordida de um Esconjurado e você morre, logo voltando como um deles, com nada além da eterna fome de carne humana. Sua humanidade se vai, assim como qualquer sentimento ou memórias.
Mary é descendente das poucas pessoas que sobreviveram após o Retorno, época quando as pessoas começaram a voltar após a morte.
Mary vive em uma pequena vila isolada por uma cerda de ferro, que mantém os Esconjurados fora, ou os vivos dentro. A vila é comandada pela Irmandade, que controlam tudo e todos. As irmãs são as professoras, as médicas e as freiras. São elas que obtêm poder sobre o conhecimento passado que foi perdido. São elas que ditam os caminhos a serem tomados na vida, usando Deus como desculpa, pois Deus os deu a benção para viver e eles devem honrá-la.
O perigo é constante. As pessoas da vila vivem cercadas pelo medo de uma invasão de Esconjurados e privados dos segredos escondidos pela irmandade não há nada que possam fazer a não ser viver dia após dia na esperança de que nada aconteça.
Coisas do mundo exterior como o oceano tornaram-se lendas, conhecidas por poucas famílias, acreditada por poucas pessoas. Mary é uma dessas pessoas. Seu sonho é ver o oceano, sentir as ondas embalarem seu corpo e o gosto de sal em seus lábios. E logo Mary precisará escolher entre seus sonhos, as pessoas que ama e as pessoas que a amam.

A história de A Floresta de Mãos e Dentes é densa, pesada. Em vários trechos percebi que prendia a respiração, de olhos arregalados, ávida para descobrir o que aconteceria em seguida. Se a protagonista sofria, eu sofria junto com ela. Os acontecimentos do livro são contados com tal emoção, de forma tão realista (dentro do possível) que a sensação é de que estamos vivendo a história junto com Mary.
Cada hipótese que eu criava para resolver os problemas enfrentados tornavam-se inúteis quando o rumo da história de repente mudava. É o tipo de livro que se fixa em sua cabeça e você não consegue parar de pensar em “o que vai acontecer com eles?” e também nas coisas que já aconteceram.
Esse é um livro intenso, ótimo para os mais aventureiros, que gostam de ação e de uma boa história.

Nice Santos 09/08/2011

Por Nice Santos em www.mixliterario.com
Narrado em primeira pessoa, por Mary, o leitor passa boa parte da estória em um frenesi total, pelo pavor que a estória passa.

Os Esconjurados são zumbis, eles infectam os vivos através da mordida e só depois da morte eles se transformam em Esconjurados, os Esconjurados não dormem, e a fome de carne humana é seu único objetivo... “Os Esconjurados nunca hesitam em deixar uma vítima recém-morta para pegar outra viva. É da natureza deles matar e infectar acima de tudo.” Os humanos fogem e a fuga é pavorosa, os Esconjurados estão perto, eles se amontoam na cerca, gemendo, com os olhos arregalados de fome e o cheiro de sangue e morte exalam deles...

A estória tinha tudo pra ser impar e perfeita, mas a autora não soube aproveitar o poder que tinha nas mãos... A sensação é que todo esse temor é desnecessário, uma vez que os Esconjurados podem ser mortos, porém ao invés de lutar para reaver seu lugar no mundo os humanos simplesmente se aprisionam e os Esconjurados estão lá, incansáveis cercando-os...

Não há condições de seres humanos à beira da extinção serem tão relaxos e estúpidos ao tratar da própria sobrevivência. Pode ser o tempo de luta, já que o “retorno” (a volta dos mortos) aconteceu na época da tataratataravó de Mary e os vivos estão cansados de lutar, ou outro motivo que não consegui encontrar, por estar tão cheia da nossa heroína, que por sinal é um “pé no saco”! Mary é uma garota sonhadora, mas nada basta pra ela, ela é egoísta, chorona, estúpida e impulsiva, tornando-se assim um personagem irritante!

Volto a falar, leiam, tirem suas próprias conclusões, não se deixem “barrar” por uma resenha negativa. Quando (finalmente) terminei de ler "A Floresta de mãos e dentes" fui ver o que outros leitores disseram sobre ele, e me deparei com 95% de pessoas que avaliaram o livro como 4 e 5 estrelas (com ênfase no 5), aí me perguntei: “Será que li corretamente, e tudo direitinho?” E voltei para o livro e alguns pontos da estória... Realmente essa série não é pra mim, não pela ação nem pelo terror, ao contrário, adoro ação e terror (sonhei com os Esconjurados vindo me pegar por duas noites seguidas), é por causa dessas duas ferramentas que não avaliei o livro pior, achei simplesmente “burras” as ações dos “vivos”!

Dan 04/03/2012

Resenha: A floresta de mãos e dentes
Tudo o que Mary conhece vai até o limite da cerca que separa a colônia dos Esconjurados.

Ela sonha com as histórias de sua mãe sobre o mar, o cheiro do sal, da imensidão de água, em como o mundo era antes do Retorno.

Mary vive numa aldeia que é regida pela Irmandade (freiras), que detém segredos e comandam o lugar.

Ela é apaixonada por Travis, mas o irmão dele, Harry, sempre fora apaixonado por ela, mas ela só o tinha como amigo.

Era costume da aldeia as moças serem reclamadas pelos rapazes, ou seja, eles escolhiam suas esposas. Quem não era reclamada teria que entrar para a Irmandade.

Harry chama Mary para uma celebração na qual reclamaria por ela, mas algo terrível acontece. A mãe de Mary é contaminada e em breve se tornaria uma Esconjurada (zumbi, mas a autora não usa esse termo).
Para quem era contaminado só restava duas opções, ou a pessoa era morta, ou quando se transformasse era colocada junta com os outros Esconjurados. A mãe de Mary prefere juntar-se a eles. O pai de Mary também fora infectado, depois disso sua mãe não estava nada bem, até que resultou nesse desastre.

O irmão de Mary não a perdoa por ter permitido que sua mãe escolhesse esse caminho e expulsa ela de casa (fico revoltada com esse cara!). Mary vai parar no convento, não fora reclamada por Harry e não tinha mais onde morar.
A coitada sofre pra caramba nessa Irmandade, descobre podres das freiras e ainda terá que ver seu amor a beira da morte sem poder fazer nada. Isso mesmo! Travis aparece gravemente ferido. As freiras também atuavam como ‘médicas’. E seu acidente é um mistério, ninguém sabe se ele está contaminado, Mary passa várias noites à cabeceira, esforçando-se para cuidar da melhor forma possível dele.

Muitas coisas acontecem (o livro é cheio de reviravoltas), nos sentimos aflitos e sofremos com os personagens.
Gostei bastante de lê-lo, mas o final me deixou com gostinho de quero mais, acho que terá continuação. Vale a pena ser lido.

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

No momento entre a morte de minha mãe e seu Retorno,
eu paro de acreditar em Deus.
Pág. 23

Passamos toda nossa vida em busca da realização dos sonhos. Sonhamos em encontrar o amor e viver com ele, dentre diversos outros. Mas, sabe quando conseguimos tudo o que desejamos e, de repente, isso não é o bastante?

Estamos numa constante procura do ‘algo a mais’.

O mundo como conhecemos não existe mais. A população foi devastada por uma infecção que transformou os humanos em zumbis. Os poucos sobreviventes se instalaram numa colônia, totalmente cercados, protegidos dos Esconjurados (zumbis).

É terminantemente proibido sair das colônias. É quase viver dentre de uma bolha. Os jovens não conheceram o mundo antes do Retorno – nome dado ao período de sobrevivência após as primeiras infecções -, a colônia é tudo que conhecem. De geração em geração, a história contada é que eles são a única colônia de humanos e que tudo que existe detrás das cercas é um mundo povoado de Esconjurados.

Pausa: vocês podem pensar: parece com a cidade onde Tally (da série Feios) morava. Garanto que não se parece em nada!

A mãe de Mary lhe contava histórias sobre o oceano. Sobre uma imensidão de água salgada. Sobre uma época que não existia mais. Mary sonhava com o mar, sonhava com uma vida além da cerca. Sonhava com Travis, o prometido de sua melhor amiga, Cassie.

Mary acreditava em muitas coisas, até o dia em que ela parou de acreditar em Deus. Sua mãe chegou perto da cerca e foi infectada. Ela tinha duas escolhas: morrer ou ser jogada na Floresta de Mãos e Dentes. Ela escolheu ir para a Floresta, onde seu marido estava - isso se considerar que zumbis conservassem lembranças.

Tudo que restou a Mary foi seu irmão, Jed, seu amor por Travis e seu sonho de conhecer o mar, isso se ele realmente existisse.

Na colônia, uma mulher adulta tem três caminhos a escolher: servir à Irmandade (espécie de convento), ser uma solteirona criada por algum membro masculino da família ou ser Amarrada (casar). Lá, não há casamentos por amor. Há uma união baseada na procriação da espécie.

Mary ama Travis, mas fora prometida para seu irmão, Henry. Num momento, antes de ser prometida, ela vai pra Irmandade, lá descobre que Travis está hospitalizado e delira. É quando pode estar com ele, quando pode amá-lo sem ele saber.

Conto a ele sobre o oceano.
Nesses momentos sei que estou apaixonada por Travis. Só eu sei a dor que sinto de tanto desejo que ele fique bom novamente. Se pudesse tirar um pedaço da minha própria vida e dividi-la com ele para que ficasse melhor, eu não hesitaria nem por um instante. E não entendo como, dia após dia, posso entrar neste quarto, encostar meu rosto tão perto do dele que meus lábios roçam sua face e sua orelha, e ele não melhora.
...
É por isso que eu sei que jamais serei uma serva de Deus, porque nunca serei capaz de me entregar às Irmãs. Porque amo Travis demais para deixá-lo de lado.
Págs. 48-49

Para encurtar, os Esconjurados invadem a colônia. Mary, Jed, Travis, Harry, Cassie e um menininho que fora salvo, só têm uma saída – entrar no caminho escondido pelos Guardiões da colônia. E esperar.

A espera nunca acaba. A colônia não existe mais, até onde eles sabem são os únicos sobreviventes da face da Terra.

Na caminhada, Mary percebe que ama Travis mais do que qualquer outra coisa, mais do que o próprio Oceano. E Travis percebe que ele nunca será o bastante para ela, ninguém nunca será. Mary tem uma fome por ‘algo mais’. Mais conhecimento, mais amor, mais vida!

Ele fez uma pausa e posso ver lágrimas inundando seus olhos mais uma vez.
- Não posso ser seu sonho reserva.
Pág. 247

A narrativa de Carrie Ryan me lembrou muito a de Elizabeth Scott. Fiquei impressionada com a delicadeza da escrita e a profundidade dos personagens. Eu podia sentir a dor e a esperança dos personagens no meu coração.

Tem livros que só dá para parar de ler quando as páginas acabam. A Floresta de Mãos e Dentes, de Carrie Ryan (Underworld, 342 páginas, R$ 39,90) é um deles! Em determinadas cenas, minhas lágrimas caiam e eu pensava: ‘Oh meu Deus, porque isso teve que acontecer?’ Um filme passava na minha cabeça e era como se eu fosse um personagem e estivesse presenciando tudo ao vivo.

No fim, Mary descobre que o oceano não era uma utopia. Na verdade, Mary descobriu o ‘mais’ que ela tanto ansiava.

Super recomendo!!!

Série A Floresta de Mãos e Dentes
1. A Floresta de Mãos e Dentes
2. The Dead-Tossed Waves (a editora deve publicar até o fim do ano)
3. The Dark and Hollow Places
Também foi lançado um conto, spin-off da série, intitulado Hare Moon, a sinopse promete. Tomara que a Underworld publique!

Camilla 05/02/2013

A Floresta de Mãos e Dentes, Carrie Ryan
Gosto muito de histórias distópicas, muito mesmo. É sempre bom aprender algo com um livro e os distópicos são mestres em lhe mostrar um ponto de vista que toca. Carrie Ryan fala de um mundo horrível e sem esperança, no qual as pessoas estão sujeitas a uma vida limitada e incerta. Não há nada de novo, nada que centenas de filmes ainda não tenham abordado, mas a leitura é pesada e impactante de forma que nenhum filme seria. Confesso que custei a entender do quê realmente se tratava a história e quando percebi já estava vidrada demais para desistir.
Mary vive em um vilarejo rodeado por cercas que, a princípio, podem parecer apenas limites para uma sociedade comandada por uma Irmandade, que considera respostas e castigos Superiores os fatos inexplicados. Mary perdeu o pai para os Esconjurados, seres que perambulam pela Floresta de Mãos e Dentes e circundam a vila à espera de comida. Tudo se complica quando sua mãe também se perde para os Esconjurados. Seu irmão aguarda o nascimento de seu primeiro filho e, assim, Mary se vê sozinha num mundo bastante cruel. Agora, ela precisa aceitar um compromisso com um de seus melhores amigos, Harry, apesar de ser apaixonada pelo irmão do mesmo, Travis, que também está comprometido com a melhor amiga, Cass. Seu sonho é chegar ao oceano, que está além da floresta e, tecnicamente, impossível de se atravessar. Ela acaba aceitando o que as regras da sociedade lhe impõem, mas algo dá errado e os Esconjurados invadem a vila, destruindo e matando sem que as pessoas tenham chance de escapar. (continue a leitura no blog http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2013/02/a-floresta-de-maos-e-dentes-carrie-ryan.html

Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/12/floresta-de-maos-e-dentes-forest-of.html

(...)
O livro mostra um mundo devastado onde apenas um vilarejo sobreviveu. Tudo se resume à que lado da cerca você está, do lado vivo ou do lado que retornou; ninguém sabe quem construiu a cerca, ou até onde ela vai e muito menos se mais algum lugar do mundo sobreviveu. É uma crença cega de que são as últimas pessoas na face da terra, imposta pela irmandade e mantida pelos guardiões. Toda a cultura, todo o conhecimento, tudo foi perdido; exceto por algumas histórias. São essas pequenas histórias que ainda dão esperança à Mary, que a fazem seguir em frente quando parece o fim.

(...)

A narrativa é por conta de Mary e a construção dos personagens é muito forte. Carrie conseguiu reproduzir a essência do ser humano em meio ao desespero e de situações extremas; você consegue sentir na pele a pressão dentro deles, a exaustão causada por todos os medos, sentimentos, dúvidas e perdas. Os personagens possuem personalidades simples e sólidas, o que define cada um é a maneira com que lidam com todo o horror a sua volta, com cada situação e cada sentimento. Eu me senti exausta quando fechei o livro, ele te envolve de uma maneira surpreendente e única.

Amy 14/12/2011

“Um romance pós-apocalíptico de primeira ordem, elegantemente escrito desde o título até a última linha”. – Scott Westerfeld – autor das séries Feios e Leviathan.
[Como?]
Fui a felizarda de ganhei esse livro numa promoção do blog Menina da Bahia. Foi o primeiro livro da Underworld que li e confesso que será o primeiro de muitos. A diagramação é bem simples. No começo de cada capítulo tem uma árvore com galhos sem folhas, sendo assim um clima bem próximo do livro.
[Carrie Ryan]
É o primeiro livro que leio da autora e segundo skoob é o primeiro livro dela a ser traduzido no Brasil.
[Personagens]
Mary – é a protagonista é a nossa confidente durante todos momentos, corajosa, ousada e apaixonante.
Cass – é a melhor amiga de Mary e ao longo da trama vai assumindo um novo papel, não tão amigável.
Travis – é o amor de Mary porém está prometido para Cass, é alguém muito contido mas que acaba por ceder em alguns momentos.
Harry – é irmão de Travis, parece ser alguém bem extrovertido, é um bom garoto.
Irma Tabitha – uma irmãzinha cruel, bem dura e guarda muitos segredos o qual Mary custa para encontrar.
Gabrielle – Alguém que aparece mas que fica num eterno mistério. Não se sabe se é alguém ou alguma coisa.
[Trama]
É de umas reflexões bem interessantes a cerca do mundo como vivemos. É possível fazer um paralelo com o mundo atual. Onde somos enclausurados pelos medos e ficamos reclusos em pensamentos que confortem. Se identificar com Mary não é muito difícil. Na vida temos muitas escolhas e embora ela mesmo ache que não há. Com certeza há. As páginas voam ao passar da trama que se desenvolve de maneira inusitada.
[Momento Favorito #1]
*Novidade Macchiato*
A partir dessa resenha, passarei meus desenhos sobre os momentos que mais gostei no livro juntamente com as citações (o que originalmente faço em meu caderno e não colocava aqui por vergonha ou por se tratar de momentos pessoais).
Assim tento melhorar meus dotes desenhísticos e trago pra vocês uma novidade (pois até então não havia visto em algum blog, se souberem de algum me avisem por aqui, pois até então não tinha conhecimento).

[...] Quase estérica, me viro de volta para a tal segurança do túnel subterrâneo onde irmã Tabitha está bloqueando o meu caminho.
- O que a senhora está fazendo comigo? – grito. Minha voz sai rouca e falha de tanto medo, e as palavras que saem da minha garganta quase me engasgam enquanto tento respirar.
* Prometo que na próxima resenha o desenho fique mais bonito é realmente a falta de tempo e preparo fazem coisas que ninguém imagina. É como dizem o que vale é a boa intensão.
[Considerações Finais]
A Floresta de Mãos e Dentes tem um enredo que chama atenção pela qualidade e pela temática que aborda.
É muito próximo de Feios do Scott (muy amiga), mas acredito que se supera no carregamento de emoções. Não vejo isso tão claramente em Feios, sou atacada pelo mundo de Mary de forma direta. Que inclusive o autor assina a capa do livro dizendo:

CRIS 22/11/2011

Surpresa!
Muito bom...foi uma surpresa total!
Imagine um apocalipse zumbi...então acompanhe a vida dos sobreviventes mais de um século depois...

"Ana Paula" 27/02/2012

Como consta na capa do livro: Um romance pos-apocaliptico de primeira ordem! Realmente é verdade, comecei a ler o livro ontem e não consegui desgrudar dele até a ultima linha.

Floresta de Mãos e Dentes, conta a estória de Mary, uma adolescente que vive isolada numa aldeia cercada por cercas de ferro, para se protegerem dos Esconjurados (zumbis). O livro ja começa com uma perda para Mary, depois de perder seu pai, sua mãe tbm foi infectada e logo ela será lançada na floresta juntos com os outros Esconjurados. Quando Mary pensa que tera o apoio de seu irmão, o mesmo não "fala por ela" e ela vai para a Irmandade, viver como uma mulher reclusa, mas acaba se apaixonando por Travis, irmão de seu melhor amigo, Harry.

Mary começa a descobrir coisas dentro da Irmandade e curiosa como ela é, enfrenta a ira da irmã Tabitha, mas mesmo assim, Mary continua sua busca pela verdade. Irmã Tabitha, consegue então que Harry "fale por Mary" e aceita o casamento dos dois. Mas na noite da celebração, uma brecha acontece e os Esconjurados invadem a aldeia.

Numa tentativa de sobreviver, Mary e seus amigos vão para o outro lado da cerca e embarcam numa busca por outro lugar onde não haja nenhum Esconjurado.

Gostei muito do livro, só não gostei do final! O livro te prende de uma maneira que vc quer saber o que vai acontecer e nem ve as paginas passarem. A escrita é leve, e não encontrei muitos erros de digitação, a estória é muito empolgante, mas a protagonista principal é muito egoista, teve horas que tive vontade de esmurrar ela. Mas vale a pena, o livro é lindo, a capa é linda, enfim... como todos os livros da Underwood.

Vanessa Vieira 28/02/2012

A Floresta de Mãos e Dentes_Carrie Ryan
O livro A Floresta de Mãos e Dentes, de Carrie Ryan, nos conta a estória de Mary. Mary vive em um vilarejo norteado por zumbis, e os moradores são separados dos Esconjurados apenas por uma cerca. Neste vilarejo, as decisões são tomadas pela Irmandade, constituída pelas freiras da região, que alegam saberem o que é melhor para cada um dos habitantes. Existem também os Guardiões, que são os responsáveis por manterem todos da vila em segurança.

Logo no início da estória, os pais de Mary acabam sendo infectados e uma escolha cruel é feita. De sua família, só restam o seu irmão Jed e sua esposa Beth. Ela acaba sendo levada para a Irmandade e conhece a irmã Tabitha, que lhe incube de cuidar de um rapaz doente e manter voto de silêncio. O rapaz em questão é Travis, por quem Mary é apaixonada. O que Mary não poderia imaginar era que a Irmandade havia planejado o seu casamento com o irmão de Travis, Harry, que a ama, mas nunca foi correspondido. Eles também arquitetaram o enlace de Travis com Cassandra, a melhor amiga de Mary.

Mary não se conforma com o seu destino e não quer, de forma alguma, se casar com alguém por quem não nutre amor. Ela passa a questionar tudo e todos a sua volta e acaba conhecendo alguns segredos a respeito da Irmandade e dos Guardiões. O ambiente ao seu redor possui o cheiro pútrido da morte, cercado por Esconjurados, com os ossos quebrados e famintos por carne. Para sobreviver, ela terá que lutar incessantemente contra a Floresta de Mãos e Dentes. E como se não bastasse a luta pela vida, ela também terá que decidir se abrirá mão do seu grande amor ou se enfrentará todos os embates para ter Travis do seu lado...

Esse é o primeiro livro sobre zumbis que eu tenho a oportunidade de ler, e confesso que é um tema que nunca me chamou muito a atenção. Mas a escrita da Carrie Ryan me surpreendeu, com traços de política, amor, compaixão e batalha apocalíptica. Digo batalha apocalíptica mesmo, pois Mary e seu grupo acabam se tornando minoria em um cenário de luta e horror. Algumas cenas me lembraram do seriado The Walking Dead, apesar dos enredos serem bem diferentes entre si.

Travis foi um dos meus personagens favoritos. Ele é dócil, atencioso, um verdadeiro gentleman. Mary, como a protagonista principal, não é aquela mocinha melosa e indefesa, e demonstra ter uma personalidade forte e muita garra para sobreviver. O seu sonho de vislumbrar o oceano é tão singelo e sutil em meio aos caos em que eles estão vivendo, que acaba se tornando um sopro de vida entre tanta devastação. Já a Cassandra foi uma personagem que eu não gostei por ser antipática e chatinha. Fica claro que ela sente muito ciúmes de Mary.

Outro personagem que eu amei foi o cachorro Argos, que se mostrou um grande herói, defendendo os personagens com afinco. Há muitos momentos tristes, principalmente quando eles precisam sacrificar as pessoas que amam por elas terem sido mordidas pelos Esconjurados.

Um livro muito interessante, curioso e bem elaborado. O final deixa um gancho para o próximo volume da série, intitulado The Dead Tossed Waves. Vale a pena conferir!

Paty Rio 07/04/2012

Oi Povo!!!
O que me chamou a atenção para este livro foi a capa e o título. Os efeitos de galhos desenhados, não um galho propriamente dito, deixaram a capa maravilhosa, mas o título foi o principal motivo para adquirir o livro. A Floresta de Mãos e Dentes não é tão esclarecedor como deve parece. A primeira coisa que pensei quando li o título foi: o livro vai falar de arvores que querem comer as pessoas kkk. Sério, foi exatamente isso que pensei. Mas quando eu li a sinopse, eu realmente me apaixonei, até por que nunca li um livro do gênero, fora um de Stephen King, A Dança da Morte (quem conhece deve saber do que estou falando) mas, ele não conta, até por que poderia bem que ser um começo para o livro que eu vou colocar a sinopse abaixo (Clica ai curioso kk)

O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?
Para explicar melhor, Esconjurados são pessoas infectadas por outras pessoas doentes. Eles morrem e depois de mortas elas saem andando com fome de carne humana. Seria mais fácil se eu falasse logo que eles são zumbis, mas no livro a palavra propriamente dita não foi citada nenhuma vez sequer, então vamos tratar os zumbis na resenha como Esconjurados.
A Irmandade é uma espécie de ceita religiosa que comanda tudo e todos na aldeia onde Mary vive, mantendo todos na linha e no caminho do Senhor, já que a fé é uma das poucas coisas que a população da aldeia tem ainda.
Os Guardiões são os subordinados da Irmandade e, mantendo-se obedientes a elas, eles fazem a manutenção periódica da cerca, a única coisa que separa o pequeno vilarejo dos Esconjurados e da infecção.

Depois da explicação, fica bem mais fácil entender o por que do nome da floresta. Nada mais apropriado!
Mary é uma moça que vive nesta aldeia e, que espera ser pedida em casamento, mas, diversas coisas acontecem na vida da garota, deixando-a perdida, decepcionada e extremamente triste consigo mesma, perdendo o amor de sua vida, entes queridos e as próprias ilusões de ser uma adolescente que cresceu ouvindo histórias sobre o oceano. Mas ai, quando sua vida finalmente está entrando nos eixos, Mary se depara com a guerra contra os Esconjurados. O vilarejo da moça é atacado pelos zumbis e ela é obrigada a entrar na Floresta de Mãos e Dentes juntamente com seus amigos.

O que me desagradou no livro foi o começo. Ele é triste demais, sentimental demais e eu, particularmente, não gosto deste tipo de coisa. Todo narrado na primeira pessoa, a autora descreveu as cenas muito bem, porem, elas, com o passar do livro, ficavam cada vez mais repetitivas, na descrição da reação dos personagens. Eu não gostei justamente disso. Mas o livro como um todo é muito bom, tanto que cheguei a sonhar com zumbis na noite em que comecei a ler o livro o.O

Às vezes, eu sentia uma vontade absurda de entrar no livro e dar umas boas bofetadas na cara da Mary. Sério, eu terminei o livro achando ela muito egoísta. Tá certo que ela estava seguindo seus sonhos, mas ainda assim acho que a garota deveria pensar no grupo em que ela está primeiro lugar, e não simplesmente sair correndo feito uma doida, justamente para os lugares onde ela não deveria ir. Mas ainda digo que quem gosta de histórias de zumbis, nunca leu e está curioso ou está só cansado das dezenas de livros de vampiros espalhados por ai, leiam o livro. Bastante gente vai se identificar com ele :-)

E tá parecendo que A Floresta de Mãos e Dentes vai ter continuação, coisa que achei bastante apropriada, já que as pontas soltas deixadas neste são, não grandes e escandalosas, mas deixam a gente pensando : " O que será que vai acontecer depois???"

Bem povo, é isso ai! Comentem MUITO. Preciso realmente de todos vocês. Ia esquecendo... arrumei um emprego, então, brevemente vai ter promoção com muitos prêmios aqui no blog. Espero que gostem. É isso ai!
COMENTEM \o/
Bjs Paty

Laisy 20/05/2012

"A floresta de mãos e dentes" de Carrie Ryan
Não sei nem como começar a falar sobre esse livro. Só sei que acabei de lê-lo há alguns minutos e ainda estou com o coração disparado e com os olhos cheios de lágrimas. Não por ser um livro triste, mas extremamente tocante.

Bom, como eu nunca tinha lido nenhuma resenha a respeito deste livro não sabia que se tratava de um livro sobre zumbis. Quando comecei a ler, achei extremamente parecido com o filme "A vila" e achei que iria ler um livro sobre o filme ou alguma coisa do tipo, mas me enganei redondamente.

No início ele lembra sim o filme "A Vila" porque se trata de um vilarejo onde as pessoas vivem no meio de uma floresta e são cercadas por cercas, não podendo ultrapassá-las e vivendo seu mundo ali, isoladas, como se elas fossem as últimas pessoas que sobraram no mundo. Mas é aí que existe uma diferença: essa cerca existe para protegê-los dos zumbis (que no livro são tratados como esconjurados). Você pode até pensar... "Ah não! Livro de zumbis ninguém merece"! Pois é o que eu também pensava, e acho até que se eu soubesse que o tema envolveria tal assunto não teria comprado. Mas digo: - Ainda bem que eu comprei e me pergunto porque raios eu demorei tanto pra lê-lo, já que o comprei na bienal. Porém, questionamentos a parte, digo com toda certeza que este é um dos melhores livros que já li até hoje.

Mesmo que o livro tenha o tema zumbis, este não é o principal foco do livro. O livro fala muito sobre escolhas, amor, dedicação e um pouco de questionamento sobre a igreja e religião, uma vez que o vilarejo é supostamente "protegido" por uma irmandade que diz a todos o que fazer e como agir. Doutrinando-os e dizendo que as pessoas viravam zumbis porque desobedeciam a Deus. Nele, a autora também faz com que você pense em algo que acredito que os outros livros sobre zumbis não devem fazer (já que nunca li um livro sobre zumbis até então): Mas esses zumbis já foram humanos um dia, tinham uma vida, um sonho, uma família antes disso tudo acontecer, mas que simplesmente vai ficar perdido no tempo.

A protagonista Mary é bem questionadora, o que faz com que ela descubra coisas que não deveria, ou que a Irmandade não gostaria que as pessoas do vilarejo soubessem e muitas das vezes é também extremamente egoísta, o que me irritava as vezes. O vilarejo existe a séculos, com pessoas vivendo, se reproduzindo ali e morrendo, então ela e toda sua geração são de pessoas que conseguiram sobreviver séculos após esse mundo pós apocalíptico e que por já viverem ali naquele mundinho há tanto tempo, acreditam que o mundo que temos hoje nunca existiu a ponto até de acharem que o oceano é uma lenda.

O livro é de uma ação impressionante e existem vários momentos em que você sente um medo extremo e fica apavorado. Várias vezes me peguei prendendo a respiração por conta das coisas que aconteciam e não paravam de acontecer. O livro é ação do início ao fim e você se imagina ali, vivendo junto com eles, sofrendo junto com eles e sentindo medo junto com eles. O livro não se passa todo no vilarejo, o que faz com que o livro tenha uma história surpreendente já que eles são forçados a sair de lá.

Eu descreveria esse livro com algumas palavras: inteligente, sombrio, em alguns momentos apavorante e hipnotizante. Há momentos em que você, com o coração na mão e com lágrimas nos olhos, quer gritar para a Amy e para os outros que existe sim o oceano, que não é uma lenda, pra que ela não desista. O livro é lindo, de uma escrita impressionante e te deixa sem fôlego do início ao fim literalmente.

Logo, este eu faço questão de dizer que SUPER RECOMENDO!!!

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fiquem a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)

day 16/01/2013

maravilhoso livro!!
Comecei a ler esse livro e rapidinho fui me apaixonando por ele.
Mary mora em um vilarejo protegido por guardiões e por uma ordem religiosa que afirmam que não existe nada além da floresta de mãos e dentes.
O mundo está vivendo o apocalipse zumbi e essa vila vive como se a humanidade tivesse sido destruída a séculos;
porém Mary sempre escutou de sua mãe história sobre cidades e sobre o oceano.
Todos costumam ri dela por acreditar nessas lendas,mas algo em seu interior a faz a cada dia acreditar que existe vida além das cercas da vila,além da floresta de mãos e dentes.
um dia sua vila é invadida pelos zumbis (esconjurados) como eles chamam ,e Mary e outros que fazem parte de sua vida,seu irmão,cunhada,seu noivo,sua amiga ,jacob um garoto que perdeu os pais e seu noivo são obrigados a sair da vila por um caminho cercado que não se sabe onde vai dar...
bom...Daí começa uma aventura alucinante em busca do desconhecido!!
Para que gosta de histórias de zumbi,com certeza irá amar esse livro. Eu mesma não desgrudei dele até o último capítulo que me deixou mais curiosa ainda pelo fim desta história alucinante.
agora é esperar pelos 2 livros da trilogia