Se você me entende, por favor me explica

Se você me entende, por favor me explica Pedro Salomão

Resenhas - Se você me entende, por favor me explica

Júlia.Siqueira 01/11/2021

"Eu virei floresta porque aceitei o fim e entendi o ciclo."
Mais uma vez Pedro Salomão conseguiu transformar a leitura como se fosse a conversa mais íntima, despindo todos os sentimentos de sua alma.

Mesmo com toda a intensidade e complexidade de sentimentos, o livro traz um acolhimento, e com certeza foi o melhor momento para ler e compreender os ciclos e o processo de cura.

"A perda vai te ensinar a seguir em frente. Ela vai te ensinar muitas coisas sobre si, mas, principalmente, ela vai te ensinar a seguir em frente. Você não terá outra escolha, apenas respirar fundo e aceitar. E seguir."

"As folhas secas da árvore precisam cair as novas folhas nasceram."
Pedro 01/11/2021minha estante
Excelente resenha!!! ???

Júlia.Siqueira 01/11/2021minha estante
Obrigada !!

JurúMontalvao 04/11/2021minha estante
A perda vai te ensinar a seguir em frente?

Valter.Jack 10/07/2022minha estante
Nossa que resenha
Isso é uma maravilha!!!??

Júlia.Siqueira 14/07/2022minha estante
obrigada !!

Anna 18/01/2023minha estante
Como faz pra conseguir ler???

Júlia.Siqueira 21/01/2023minha estante
tem disponível na amazon

Rosangela Max 28/07/2022

Me conectei mais com os textos do que com as poesias.
É uma mistura de textos com poesias, ambos falando sobre diferentes formas de amar, inclusive o amor próprio e o amor a vida.
Algumas partes falaram diretamente comigo e outros não, o que é normal.
Achei bom e pretendo ler mais publicações do autor, mas não posso dizer que supriu a minha vontade de ler poesias. Acredito que para isso há autores que me atendam mais.
Mesmo assim é uma leitura que recomendo.

Julia3899 25/01/2024

Alguém ME explica?
??Professora, posso ir beber água?
? Pode, mas vá correndo!
Que correndo que nada, eu vou devagarinho...
Sentindo o Sol e o vento
sentindo o chão, o caminho. três minutos de liberdade [?]
Volto, pego a maçaneta. Respiro fundo.
Penso que queria estar brincando no quintal.
Mas agora só me resta
esperar pelo sinal.?

Amo livros desses estilo? livro de poesia, onde os sentimentos de ansiedade, felicidade e tristeza são descritos perfeitamente!!
Li pelo Kindle e foi super rápida a leitura, em menos de três dias devorei felizmente o livro. Super recomendo para quem esta começando o hábito de ler pelo fato de ser rápido, com expressões simples e profundas ao mesmo tempo!

kay :) 03/06/2024

Se você me entende, por favor me explica ??
Gostei bastante do livro pela simples frase ?se apaixonar está entre o poético e o patético?. Uma frase que quase todos entendem.
Danielle.Nunes 03/06/2024minha estante
Eu amei a frase!

Miresenhs 22/02/2024

Despir a alma é mais íntimo que despir o corpo.
Estou simplesmente sem palavras. Preciso de um tempo para processar tudo.
Simplesmente espetacular.

Quem pode roubar o vazio?
Não sou nada.
Por não ser nada, de nada podem me julgar. Por não ser nada, o todo pode me abraçar.

book.hiraeth 22/02/2024

Despir a alma é mais íntimo do que despir o corpo.
Estou simplesmente sem palavras. Preciso de um tempo para processar tudo.
Simplesmente espetacular.

Quem pode roubar o vazio?
Não sou nada.

Pare de se cobrar pelas escolhas que fez no passado.
Você fez o que achou certo com a maturidade que tinha,
e foi isso que te fez crescer.
Hoje você caminha em águas que antes não davam pé.
Se não fosse como foi,
não seria como é.

12345 11/06/2021

"Por fim, eu te amo, pai. Só sou poeta porque tu és poesia."
"Quanto àquele que está competindo,
chegará ao final da vida
procurando um pódio,
e estará sozinho."

Este livro é bem mais pessoal do que o primeiro que eu li do autor, é quase um pedido de socorro.
Pra mim foi bem viciante, eu peguei o livro, sentei na cadeira de balanço e li em uma tarde só. É mais pelo fato de as poesias serem pequenas, e talvez eu tenha me reconhecido em muitas delas.

Achei o autor corajoso ao criticar a pressão causada pela editora em algumas de suas poesias. Enfim, recomendo bastante, é um livro de desabafo, mas o que é a poesia se não os sentimentos escritos e desenhados no papel?

Maria 30/12/2023

Pedro salomão, eu te amo!!
Que livro bom, me vi nele em vários momentos, quero ler tudo o que o autor lançar. simplesmente um dos melhores que já li, fiquei apaixonada.
isadora1102 30/12/2023minha estante
p mim é o melhor dele!

isadora1102 30/12/2023minha estante
p mim é o melhor dele!

Maria 30/12/2023minha estante
eu amo ?tenho sérios poemas mentais?, acho que nenhum supera esse kkk, mas eu amei demais esse tbm kkk

isadora1102 03/01/2024minha estante
Ele é incrível tb!!

Mariiianne 04/03/2024

Se você me entende
"A palavra que sai da minha boca é brisa suave,

mas dentro de mim é tempestade,

vendaval."

"Você é tão incrível

que ?ser linda?

é o de menos."

"Eu virei floresta porque aceitei o fim e entendi o ciclo."

Flavia_Lo 16/07/2023

"Ninguém me exige nada, mas eu me cobro. E isso já é o suficiente para foder com tudo. Eu não preciso de alguém para me sabotar, eu me basto. Tudo o que eu escrevo é sobre mim porque eu não ligo para mais ninguém".

Os textos corridos me cativaram mais do que os poemas, mas muitos deles traduziram sensações tão específicas que me fizeram me sentir mais acolhida.

auroras 21/01/2024

A poesia é sua, interprete-a como quiser.
?Escrever é sangrar, mas às vezes sangrar é preciso. Às vezes sangrar desinflama.?

Tive dificuldades em como começar essa resenha, escrevi, reescrevi e apaguei tudo várias vezes. Penso que é mais fácil falar sobre um livro que não gostamos do que sobre um livro que gostamos. Vou começar comentando que li os livros do Pedro Salomão completamente fora de ordem, comecei pelo terceiro, li o primeiro recentemente e acabei de ler o segundo, mas, sinto que fiz a leitura de cada um no momento certo porque foi de acordo com o que eu estava vivenciando ou refletindo.

Em mais uma coletânea de poemas, este livro é daqueles que acariciam a alma, oferece abraços e desfere alguns tapas em prol de despertar a consciência, levando a reflexões que não surgiriam naturalmente sem a leitura dessas palavras. Consigo visualizar o Pedro Salomão como um arqueiro e a sua escrita como uma fecha que vai te acertar. Você irá sangrar, mas verá que, de certa forma, foi bom para o seu crescimento, para a sua compreensão e até mesmo para a sua cicatrização - às vezes precisamos nos machucar para que o processo de cura comece de fato. Temos que viver a escrita de cada poema, o nosso coração, a nossa mente devem estar receptivos para receber as fechadas em forma de palavras. Da mesma forma que o Pedro Salomão sangra ao escrever, nós sangramos ao ler. Recomendo a leitura das obras do autor, a poesia é dolorosa? Sim! Mas, posso garantir que no final vem a sensação de um abraço quentinho.

by.dassa 31/05/2024

Se você me entende, por favor me explica
Achei o livro bem gostoso de ler, apesar de ter várias partes meio redundantes e cansativas eu adorei as partes que me lembraram minha amada, é sempre bom lembrá-la ao ler sobre amor.

Naty__ 20/07/2022

Pedro... Que achado!
Tive que finalizar o primeiro e já embarcar no segundo.

Pensei até que fosse ficar cansada e que leria apenas metade logo de cara. Mas não... Pedro consegue ser ainda melhor, mais profundo.

Selecionei vários trechos. Difícil precisar, mas o último é o meu preferido.

“O começo é sempre a parte mais difícil. Começar é complicado, é sempre mais fácil continuar do jeito que está. Começar requer coragem para enfrentar o novo e sair da inércia.”

“Muito do que me tornei
eu aprendi a ser.
Mas a parte do que sou
é porque é.
Como a árvore é porque é,
sem nunca ter aprendido a ser.
Como o vento é
e soa,
eu sou e sempre fui.”

“Relacionamento amoroso tem que ser bom!
E é para ser leve.
Para dar prazer,
para ter piadas internas,
para te encorajar,
para aumentar a autoestima.
A vida já tem problemas demais
para o relacionamento ser mais um.”

“A pessoa certa é a que está disposta a usar o diálogo para melhorar por você, e você por ela reciprocamente.”

“Muita gente é triste pelo simples motivo
de ter uma memória boa demais.
Não raramente esquecer é ser feliz.
A felicidade é para distraídos
e para quem esquece rápido.”

“Você é tão incrível que ‘ser linda’ é o de menos.”

“A morte,
para quem fica,
é a distância infinita que existe
entre um ponto
e nenhum outro.”

“Comparação é máquina de frustração.
Se comparar é se diminuir.
A gente sempre se compara com quem achamos ser maior
ou melhor que a gente.
Pare de se comparar com os outros e comece a se perceber
como parte da natureza,
vai perceber que é também orgânico.
Nem melhor,
nem pior,
é tão livre quanto o vento,
tão grande quanto o céu,
tão cíclico quanto a flor
e tão mortal quanto tudo.”

“(...) às vezes você acaba se machucando para que ninguém se machuque.”

“Quem controla a própria respiração
controla a vida toda ao seu redor.”

“Você julga a dor do outro como
‘tempestade em copo d´água’
porque não viu
como essas nuvens se formaram.”

“Pare de se cobrar pelas escolhas que fez no passado.
Você fez o que achou certo
com a maturidade que tinha,
e foi isso que te fez crescer.
Hoje você caminha em águas
que antes não davam pé.
Se não fosse como foi,
não seria como é.”

“Os homofóbicos têm medo.
Fobia de perceber que suas duas cores não conseguem resumir
uma sociedade tão colorida.
E eles preferem tentar resumir o Universo para que caiba na
caixinha de fósforo de seus costumes
do que aceitar que no coração e no estojo das pessoas
tem mais lápis de cor do que só o azul e o rosa.
Por trás de um discurso que parece inofensivo,
tem muito olho roxo
e sangue vermelho.
No fundo, eles não estão preocupados com as meninas de
azul e os meninos de rosa,
eles só têm medo de perceber
que nem todo mundo tem a alma cinza como a deles.”
Thainá @thaii.limab 20/07/2022minha estante
Queria esse ?

Naty__ 20/07/2022minha estante
É tão bom ???

Sabrinna 11/06/2023

Da próxima vez que vier visitar essas páginas, você será uma outra pessoa, em um outro contexto, e as poesias farão sentido de um jeito novo para você. Portanto, essa é a primeira e última vez que irá ler esse livro, por mais que o leia outra dezena de vezes.

Sinta-se livre para sentir o que quiser enquanto lê, é a sua história que dará sentido a cada palavra escrita aqui. E conforme sua história vai dando significado para a poesia, a poesia vai ressignificando sua história.

É uma honra ter você aqui e poder fazer parte de quem você está se tornando.